Botchan

Resenhas - Botchan

1 | 2 | 3 | 4

Loanfi 16/02/2024

Amei!
Essa foi uma leitura que me surpreendeu bastante! Pensei que iria ser difícil e enfadonha, porém achei super divertida. Confesso que me faltou cultura para compreender toda a obra e algumas tiradas dos personagens, mesmo com as anotações do tradutor, todavia amei a leitura.

Botchan conta a história de um jovem mimado, ingênuo, impulsivo e com grande senso de justiça e honra. Acompanhamos a sua trajetória dando aulas em uma província no interior do Japão.

Achei muito interessante como a sociedade é retratada. Apesar de ter ficado confusa em alguns momentos, me senti imersa na pequena cidade do interior.

O meu maior pesar é não saber japonês para aproveitar melhor a obra.

"When I come to consider the situation, it appears that a majority of people are encouraging others to become bad. They seem to believe that one must do wrong in order to succeed. If they happen to see some one honest and pure, they sneer at him as "Master Darling" or "kiddy.""

Camila de Almeida 19/10/2023

Sinopse da editora"
"Se em seu bem-sucedido livro de estreia, 'Eu sou um gato' (1905), Natsume Soseki satirizou a condição humana pelo olhar de um bichano sagaz, neste 'Botchan', publicado apenas um ano depois, o autor japonês reafirma o estilo bem-humorado com outra trama sobre diferenças: o choque cultural que opõe a cidade grande e o interior. Mas Soseki não opta pelo caminho mais fácil, pintar um caipira de calças curtas no furacão hostil da metrópole. Ao contrário: em 'Botchan', o personagem que dá título ao romance é um jovem professor de matemática de Tóquio que, aos 23 anos, aceita partir para uma localidade inóspita nos rincões do Japão, na ilha de Shikoku, a fim de lecionar para aquela que será sua primeira turma de alunos ginasiais.

Habilidade social não é o forte do protagonista, muitas vezes comparado ao Holden Caufield de J. D. Salinger em 'O apanhador no campo de centeio'. Até aceitar o emprego, 'Botchan' tinha passado os últimos três anos vivendo recluso em um cubículo 'de quatro tatames e meio'. Seus modos são ríspidos, sua paciência com os outros é limitada, sua impetuosidade vive lhe causando problemas, sua fome é insaciável.

No olhar ferino de Natsume Soseki quem se torna alvo da chacota e da maldade dos colegas não é o estudante desengonçado, mas o professor cujo sotaque cosmopolita agride os ouvidos dos alunos da província. Aprendiz de adulto, 'Botchan' terá de aprender que a vida real pode ser bem menos tranquila do que indicava sua experiência anterior, dividida entre a reclusão e os mimos de uma velha criada da família. No romance, Soseki, que também foi professor na juventude, destila os predicados que lhe deram fama, como a ironia, a escrita fluida e a magistral composição psicológica de personagens. Um clássico da literatura japonesa do século XX, que se mantém até hoje como um dos livros mais populares no Japão."

Me diverti com o estilo ranzinza e cáustico do texto de Natsume Soseki. A descrição das diferenças culturais entre metrópole e interior no Japão, o dia-a-dia no meio docente e, como esse mesmo meio pôde até influenciar nas escolhas de vida (nem sempre edificantes ou prazerosas) e na privacidade do cômico e nervoso protagonista, entre outros personagens de destaque no enredo. Primeiro livro do autor que li e sem dúvidas lerei outros.

Gabs 08/10/2023

O mestrinho
Fazia um tempo que eu não lia nada que me desse tanta raiva do personagem quanto esse aqui. Mais especificamente, a ultima vez foi com "O estrangeiro" de Camus, que ouso dizer está num tipo de leitura muito perto do querido mestrinho ou "Botchan".

Apesar dessa irritação, que acredito que é intencional mesmo, eu gostei muito do livro. Me impressionei com a escrita de Soseki e mal posso esperar para ler mais
Mariana1250 10/01/2024minha estante
Adorei a comparação entre o Botchan e o Meursault, eles são muito o tipo de personagens que fica:

"Ué, porquê as coisas acabaram assim? o que eu fiz de errado?"

Tudo. Absolutamente tudo.

Bia 31/08/2023

Um livro que te transporta para um Japão antigo e mostra como a vida no interior pode ser difícil. Uma leitura leve e divertida.

@Estantedelivrosdamylla 24/08/2023

Divertido
Botchan é meu segundo contato com Soseki, tendo sido o primeiro em "Eu sou um gato " que achei um pouco cansativo e ainda não conclui, mas com Botchan foi diferente.

Botchan é uma leitura rápida e cômica, conta a história de um jovem professor de 23 anos que sempre foi a ovelha negra da família, tendo como única fonte de amor sua velha empregada que o tratava como filho. Após fazer um curso de física, recebe a proposta para ser professor em uma cidade interiorana e ele aceita, mas assim que chega já se arrepende.

Botchan é viciado em reclamar. Por ser muito infantil, ele vê problema em tudo que não se encaixe nos seus modos habituais, ou seja, aqueles advindos de um jovem que cresceu na capital, dessa forma ele critica tudo que encara como "provinciano".

Tendo que lidar com uma cidade pequena e com pessoas que o veem como um homem presunçoso, mas ingênuo, Botchan se mete em algumas situações engraçadas que o irritam ao extremo.

Seu jeito inconsequente, infantil, e deveras egoísta faz desse livro um compilado de humor sarcástico, o que caracteriza a escrita do autor. Dessa maneira, ele mostra a ocidentalização do Japão, assim como sua cultura e sua sociedade rígida em regras (que as vezes não fazem sentido nem pra Botchan).

Por fim, recomendo essa leitura descontraída e que pode agradar por seu humor leve.

manu 15/05/2023

Engraçado
Demorei demais pra terminar mas adorei.
muito engraçado e é até rapidinho de ler.
adorei a escrita do natsume é no mesmo estilo do murakami.

Claudia.Michelin 27/04/2023

Literatura Japonesa: Natsume Soseki
Botchan, um livro interessante e de leitura rápida. Acompanhamos um jovem professor de matemática que sai de uma grande cidade para lecionar em uma cidade do interior. Natsume Soseki,através do bom humor, fala das dificuldades de estar em lugares que n conhecemos com cultura e hábitos diferentes. Se n se conhece ninguém, em quem confiar? Leitura agradável.

Cyntia Bender 23/04/2023

Uma viagem ao Japão dos anos 1900
Esse livro é uma experiência para quem quer conhecer um pouco sobre como funcionavam as pessoas que viveram no Japão do século passado, as angustias, os costumes e expectativas de vida. Acompanhamos o crescimento do menino denominado "Botchan", um menino que não tinha nada de especial se comparado ao seu irmão, e que tinha o amor incondicional de sua babá. Ele cresce e vive uma vida pacata em Tokio até conseguir seguir um emprego em uma cidade do interior e lá ser colocado a prova tendo que lidar com as diversas diferenças culturais e comportamentais dos moradores. É um livro super fluido, que entretém mesmo seguindo apenas o cotidiano desse menino nesse contexto.

ElesonQ 19/04/2023

Adorei o livro. A história me prendeu completamente e conseguiu ler em poucos dias. O final me deixou sensível.

Bartolomeu 13/04/2023

Sendo bem sincero eu esperava algo muito fora da curva, mas o livro é bem simples e fala sobre o cotidiano de um jovem filho de Edo que vai se questionando sobre várias coisas ao se relacionar com pessoas do interior, durante todo o livro há reflexões sobre moral e ética, as atitudes dos personagens para ele são sem sentido ou imorais e tem situações bem engraçadas, gostei muito da escrita do Soseki

Annalu 02/04/2023

O livro é interessante e a versão é de fácil entendimento. Natsume é realmente um bom autor, espero ler mais obras dele no futuro.

Marcos606 24/03/2023

O romance é a história de um menino de classe média nascido em Tóquio. Ele é o filho mais novo e seu irmão mais velho é o filho favorito. Mas não sentimos pena de Botchan, pois logo descobrimos por que isso acontece. Botchan é preguiçoso e cheio de senso de direito. Não tem paixão e determinação e, como não quer arrumar emprego, após a morte do pai, decide frequentar a escola (que é paga pelo irmão), acreditando que com a academia terá uma vida fácil.

Eventualmente, ele assume um cargo de professor em uma comunidade rural como instrutor de matemática, e isso só leva a disputas humorísticas entre professores e alunos. Botchan, acredita ser superior a este simples povo do campo. Embora Botchan seja egoísta, mimado e acredite ser mais esperto do que realmente é, ele ainda é um personagem muito agradável, que ri de suas frustrações. Seu senso de direito nos faz esperar que outros o capturem por suas pretensões.

Botchan é alguém que pode encontrar falhas em todos ao seu redor, menos em si mesmo. Embora seja sua própria arrogância que torna a leitura tão divertida.

Giovana409 04/03/2023

Resenha - Botchan
"Botchan" é um romance cômico escrito pelo autor japonês Natsume Soseki, publicado em 1906. O livro conta a história de um jovem professor chamado Botchan, que começa a trabalhar em uma escola secundária em uma pequena cidade do interior do Japão. O personagem principal é caracterizado por sua arrogância e seu comportamento um tanto infantil, o que faz com que ele constantemente entre em conflito com os outros professores e com os alunos.

Ao longo do livro, Botchan passa por uma série de situações cômicas e embaraçosas, incluindo ser enganado por seus alunos, ser alvo de fofocas na cidade e até mesmo ser preso injustamente. Embora ele muitas vezes se veja em dificuldades, sua personalidade teimosa o leva a se levantar novamente e continuar lutando.

Além de ser uma história engraçada e divertida, "Botchan" também oferece um vislumbre da vida japonesa no início do século XX. Através dos personagens e das situações que eles enfrentam, o autor apresenta uma crítica social às estruturas rígidas da sociedade japonesa da época.

No geral, "Botchan" é uma leitura agradável e divertida, que oferece uma perspectiva interessante sobre a vida japonesa e a cultura do início do século XX. A linguagem simples e a trama envolvente tornam este livro uma escolha popular para estudantes de japonês e amantes da literatura em geral.

Jessica 26/02/2023

Personagem mais chato de 2023 com toda certeza!!!!
Literatura japonesa a seguir:
Aqui temos um professor de ginásio como o personagem principal, que parece não ter um nome (se tem, me passou despercebido), mas que é chamado de Botchan pela criada da família. Botchan é um homem mimado, chato para caramba, impulsivo e inexperiente com a vida. Foi convidado para ministrar aulas em uma escola do interior, porém ficou o tempo todo reclamando dos interioranos, se sentindo superior só porque ele era de Tóquio. Colocou apelidos em todos os professores, por vezes se envolvia em encrencas com as pessoas da cidade, o cara era um total sem noção e fofoqueiro. O livro tem pontos de humor, mas o personagem principal não ajudava muito. Enfim, um livro na média.

Bela 02/02/2023

Achei chato
Achei uma leitura chata. Embora o livro seja curto não conseguia dar continuidade pois não havia nada que me prendesse à leitura. O protagonista é chato e mimado. Vou guardar o livro para fazer a leitura em um outro momento, talvez ela faça sentido daqui há um tempo.

1 | 2 | 3 | 4