O Amigo Americano

O Amigo Americano Patricia Highsmith

Resenhas - O Amigo Americano

HARRY BOSCH 14/01/2010

O TALENTOSO RIPLEY
Patricia Highsmith nos brinda com mais uma aventura,do talentoso Ripley,este personagem,que é um misto de heroi e vilão.
O livro é bom,não chega a ser o melhor da autora,mas vale apena.

Raul Neris 09/01/2010

Neste livro Tom Ripley (personagem mais famosa de Patricia Highsmith) envolve Jonathan Trevanny em um jogo muito perigoso. Jonathan tem uma doença grave e está com os dias contados. Sabendo disso Tom o indica a seu amigo, Reeves, que está procurando alguém para fazer um serviço sujo (matar alguns integrantes da máfia).
Reeves persuade Jonathan, apelando para sua saúde debilitada e o convencendo de que poderia deixar dinheiro para sua família se morresse logo. Sem saber do envolvimento de Ripley e fragilizado pela sua doença, Jonathan se deixa levar pela conversa de Reeves.
Jonathan, um homem moralista, se vê num jogo arriscado. Fazendo coisas que nunca imaginou que seria capaz. Além de se ver obrigado a fazer outras piores para esconder o rastro das anteriores.

Um livro bom de Patricia Highsmith. Foi o primeiro contato que tive com essa autora. Confesso que achei o livro um pouco parado. Eu gosto de livros com um pouco mais de ação. Este livro é daqueles onde a sua maior parte é de conversas e pensamentos. Não é chato, só um pouco parado.

Dave Brubeck Quartet 30/12/2017

Um americano, um emoldurador e uma arma.
O que um homem comum é capaz de fazer para não ver sua família em apuros?

Será que ele é capaz de enganar, roubar ou até mesmo matar?

Essas dúvidas assolam a cabeça de Jonathan Trevanny, um pobre emoldurador inglês que sofre de uma doença terminal e que recebe uma proposta indecente do vigarista americano Tom Ripley: assassinar alguns membros da máfia em troca de uma vultosa soma de dinheiro.

É a partir dessa bela trama, a escritora Patricia Highsmith começa a brincar com a ética e a honestidade dos personagens,e do próprio leitor, pois: será que o assassinato é válido quando se trata de dois mafiosos? Será que é válido matar por dinheiro quando esse dinheiro servirá pra sustento de uma família?

A autora não responde essas perguntas, nem mesmo Jonathan, que é atormentado por essas perguntas do início ao fim do livro, e Tom Ripley, que não sente nenhum tipo de culpa ao induzir um homem comum a matar, respondem essas perguntas.

A livro é escrito numa linguagem simples: a autora apenas relata os personagens, suas ações, os acontecimentos e os cenários onde a estória se passa de maneira objetiva, como um verdadeiro relato criminal.

Pelos conflitos éticos que aborda e pela prosa simples, o livro "O Amigo Americano" é uma ótima opção de romance de suspense.