A Garota de Treze

A Garota de Treze Lilian Reis

Resenhas - A Garota de Treze

1 | 2 | 3 | 4

Resenhas_da_isa 15/02/2024

Luce tem treze anos, é filha de pais separados, mora com a mãe, Bete, e está insatisfeita, pois queria ter dezesseis anos. Ela ainda não deu seu primeiro beijo e acha que isso não acontecerá tão cedo, pois os garotos de sua idade são todos bobos e infantis, e os mais velhos não se interessam por meninas da sua idade. Sua mãe, é super protetora e não dá folga, mas nem isso impede Luce de se meter em algumas enrascadas quando ela conhece Noah, o vocalista super fofo de uma banda. É assim, em meio a loucuras adolescentes que vamos conhecendo Luce e sua desastrosa história.

"(...) Uma vez ouvi alguém dizer que as meninas amadurecem mais rápido do que os meninos. E é verdade, sabia? Na minha sala, tem um monte desses moleques que só tem tamanho. O cérebro deles é do tamanho do caroço de uma azeitona." (p. 15)

"(...) Se arrependimento matasse... Na verdade, estou péssima porque percebi que agi feito criança. Logo eu que queria tanto crescer!" (p. 79)

Luce é a típica adolescente, com todos os anseios e dúvidas, é impulsiva, exagerada e ansiosa, tem pressa de fazer dezesseis anos. A pressa e a impaciência, comum aos adolescentes, faz com que ela entre em algumas enrascadas, onde ela terá que lidar com as consequências da confusão em que se meteu. Por outro lado, mesmo com todas as suas manias adolescentes, Luce acabou me surpreendendo pela sua compreensão com algumas situações. Ela lidou com alguns acontecimentos melhor do que eu imaginava.

Os personagens secundários foram muito bem caracterizados e explorados na trama. Os que mais me agradaram foram a Vó Candinha; Rafa, a melhor amiga; Bruno, amigo apaixonado; e Noah, o primeiro amor.

A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Luce. Lilian Reis possui uma escrita delicada e agradável, que fez com que a leitura fluísse rapidamente. Com uma trama cativante, a história foi me envolvendo e quando dei por mim, já tinha terminado de ler. O que me agradou foi que apesar de ser uma história leve, a autora sutilmente mostra que independente da idade, temos que arcar com as consequências dos nossos atos e que não devemos apressar as coisas, não adianta querer pular fases, tudo acontece no seu tempo, e o melhor é que não foi somente Luce que precisou aprender sua lição, sua mãe, também tirou uma boa lição de tudo o que aconteceu.

"(...) Está só precisando enfrentar as consequências de suas atitudes, e o nome disso é crescer! Portanto, seja educada e pare de ironizar! Sorria um pouco! Eu já disse que essa fase ruim, que você arrumou sozinha para si mesma, vai passar." (p. 203)

Adolescência, amizades, primeiro amor, ansiedade, A garota de treze é uma história que me transportou de volta para minha adolescência, me fez reviver histórias, foi uma leitura gostosa que me deixou totalmente nostálgica.

O desfecho foi, de certo modo, surpreendente, o que fez com que a história me cativasse ainda mais. A garota de treze foi uma grata surpresa. O livro é uma ótima pedida para aquelas leituras de domingo à tarde, sabe? Leve, agradável e descontraído, e com uma boa mensagem. Um ótimo passatempo!

Caroline727 23/01/2024

A GAROTA DE TREZE
Eu achei a leitura ótima , foi muito bom , um livro rápidinho de ele , recomendo para todos , ele mostra pra nós sobre a puberdade entre os adolescentes , como diz o livro " TODOS TEM SEU MOMENTO CERTO , APENAS ESPERE " ?

Ansiosa para ler o segundo livro ??

Keizi 02/11/2023

Fofo
Gostei muito do livro. Por mais que seja juvenil, abordou uma história interessante sobre o desenvolvimento contra a antecipação.
Luce nossa personagem principal é a garota de 13 anos, quer já quer ter 16y. E Noah nosso mocinho com 18. E também não podemos nos esquecer de Bruno e Rafa de 13y.
Luce quer descobrir mais, e tem o maior interesse em namorar, porém sua mãe e muito rígida por medo de sua filha ser magoada. Mais Luce logo conhece Noah e com a nova maquiagem que comprou parece ter 16y. Noah começa a gostar de Luce, e os dois começam a sair e namorar. Sua mãe não percebe I namoro logo de cara, mas já reparou que a filha anda estranha. Não tendo tempo para Luce por causa de seu novo casamento, acaba deixando passar. Até que Luce resolve contar toda a verdade a Noah.

A idade não anda junto com a maturidade. Saber seguir certas fazes da vida e essencial para o amadurecimento e crescimento mental.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Já li este livros mais de cinco vezes e nunca vou me cansar da história linda da lucy eu me sinto como se ela fosse uma amiga minha que tenho ah anos

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

nic8 16/01/2023

Quando eu tinha treze anos, comprei esse livro na livraria pois me interessei pelo título e achei que fosse me identificar. Foi uma leitura fluida, cativante e que, de certa forma, me fez entrar ainda mais pro mundo dos livros.
Porém, hoje em dia, eu acho ele meio problemático. Tanto pelo romance quanto pelo desenvolvimento da personagem.

Larissa 15/01/2023

perfeito!
o livro é maravilhoso! tudo o que menos esperamos acontece, mas tudo se encaixa muito bem! amei demais o livro e li em uma tarde!

Leticia 06/09/2022

Bem razoável.
Li esse livro qd tinha uns 12/13 anos (mesma idade da protagonista) e, msm assim, achei a história e personagens bobos demais.

Achei a o desenvolver muito superficial e raso. Uma protagonista chata e um tanto egoísta, por mais jovem que seja.

Não foi uma leitura que funcionou pra mim 100%. :(

Carol 27/06/2022

O livro que que me trouxe para o universo da leitura
Esse foi o primeiro livro que li e realmente amei, antes eu odiava ler. Li ele pela primeira vez lá em 2018, e até hoje é um dos meus favoritos. A história é maravilhosa, é cativante, fluida é perfeita. A garota de treze sempre vai ter um lugar no meu coração.

mari242 14/05/2022

PÉSSIMO
O livro fala sobre uma pré adolescente que quer "crescer rapido demais" igual a basicamente todo mundo

Ela se apaixona por um menino que é bem mais velho que ela e ninguém sabe!!

A mãe dela é bem super protetora em relação a tudo

Não gostei do livro pelo simples fato de ser aquele livro que você sente vergonha de ler, o livro todo a personagem principal "Luce" faz tanta besteira e todos ali que são coisas tão?!?!??!?!???!?!?????

(por mais que o livro trate de um assunto que presisa ser mais abordado, não acho que ele foi bem trabalhado em questão a isso)
mari242 14/05/2022minha estante
luce**

Miss Moriarty 14/05/2022minha estante
Livro com vergonha alheia são os piores, em minha opinião. Dá agonia de ver a pessoa fazendo merda.

Annaluh 06/04/2022

Uma boa leitura
Esse livro traz uma ótima história para meninas que estão começando a adolescência. Lembro de ter vivido as agruras que a Luce viveu. Queria ter lido esse livro quando eu tinha 13 kkkk mas é o tipo de livro que quando a gente cresce lê e acha engraçadinho. Achei a escrita razoável e enredo interessante. Mas acho que os personagens mereciam um maior aprofundamento em suas personalidades.
Resumindo: se vc tem entre 12 e 14 anos, leia esse livro. Provavelmente vai gostar muito.

maju 28/10/2021

Em geral eu gostei bastante do livro, claro que teve alguns pontos baixos, mas eu consegui me identificar com o livro sabe? Quando acabei o primeiro fiquei com muito vontade de ler o segundo e saber qual seria o destino de Luce, me fiz várias perguntas, quais como: ?Bruno ou Noah?? ?Será que ela vai reencontrar o Noah?? ?FICA BEM COM SUA MÃE LUCE POR FAVOR?!! É um romance bem clichê e que tem uma vibe mais Fanfic. A autora, Lilian Reis, é super talentosa e super simpática (já conversei com ela pelo direct), e a mesma divulgou em seu Instagram que já está escrevendo o terceiro livro da saga! Eu indico sim pra quem gosta de Fanfic e que está chegando agora no universo literário! É um livro bem curtinho e bem rapidinho de ler.

karolinekelly 17/10/2021

Livro perfeito, senti raiva em alguns momentos, mas valeu a pena. Acontece várias coisas loucas que só a cabeça de um brasileiro pode criar (é um livro nacional), mas isso deixou tudo mais emocionante.

majubrito 18/08/2021

maria lassance 26/08/2021minha estante
MDS q bom saber q vai ter um terceiro livro!! fiquei perdida no final do segundo

majubrito 26/08/2021minha estante
simmm, eu fiquei tipo??? oq vai acontecer senhorr

1 | 2 | 3 | 4