A Garota de Treze

Resenhas - A Garota de Treze

1 | 2 | 3 | 4

Júlia 03/05/2020

Não curti muito
Luce, uma menina de treze anos deseja crescer rápido e "aproveitar a vida"(quem nunca?), mas não é assim que as coisas acontecem. Ela está inconformada por nunca ter sido beijada antes, quanto a isso não é por falta de oportunidade, já que seu melhor amigo Bruno está apaixonado e ela sabe que é por ela. Luce também sente a pressão do controle exagerado de sua mãe. Em seu aniversário decide comprar um kit de maquiagem e em alguns momentos "ficar com cara de 16" ( sem sua mãe saber, óbvio). Até que na sua primeira aula de violão descobre que seu professor é vocalista de uma banda que ela já viu e ouviu, aí é paixão na certa. Como ele é mais velho Luce acaba mentindo. Ela só não sabia que com essa mentira a vida dela ia virar de cabeça para baixo.

Esse livro é indicado para o público infanto-juvenil, mas como eu gosto de livros nesse estilo acabei criando altas expectativas, até porque a história é bem intrigante. Massss eu não gostei. Achei a escrita super rápida e acaba não descrevendo bem os acontecimentos e tudo mais, ficando uma história superficial. Outro ponto negativo foi o final e como a personagem não teve uma evolução legal. O ponto positivo é a relação de amizade que tem no livro, acredito que valeu a pena ler só por isso.

mari242 14/05/2022

PÉSSIMO
O livro fala sobre uma pré adolescente que quer "crescer rapido demais" igual a basicamente todo mundo

Ela se apaixona por um menino que é bem mais velho que ela e ninguém sabe!!

A mãe dela é bem super protetora em relação a tudo

Não gostei do livro pelo simples fato de ser aquele livro que você sente vergonha de ler, o livro todo a personagem principal "Luce" faz tanta besteira e todos ali que são coisas tão?!?!??!?!???!?!?????

(por mais que o livro trate de um assunto que presisa ser mais abordado, não acho que ele foi bem trabalhado em questão a isso)
mari242 14/05/2022minha estante
luce**

Miss Moriarty 14/05/2022minha estante
Livro com vergonha alheia são os piores, em minha opinião. Dá agonia de ver a pessoa fazendo merda.

Brubs 12/04/2021

Peguei no KU e não esperava nada por ele, foi uma leitura boa, um chicl kit fofo que aquece o coração sabe, apesar de ter algumas partes cansativas e algumas partes que achei um pouco de encheção de linguiça, mas na soma do livro todo, foi muito feito. Vou começar a continuação do livro e espero ser bom também.

Kátia 12/04/2020

"Veja o que me tortura desde os meus onze anos: me sinto adulta, inteligente e capaz; sempre antenada, curiosa ao cubo e maluca para crescer logo."

Neste livro somos apresentados a Lucinda, ou como ela prefere ser chamada, Luce; ela acabou de completar 13 anos, mas na verdade tudo que ela mais queria era estar comemorando seus tão sonhados 16. Como qualquer pré-adolescente ela quer logo poder ter mais liberdade, sair mais para festas e, principalmente, não vê a hora de dar seu primeiro beijo, em um carinha mais velho. Luce tem um amigo que se chama Bruno, que é super apaixonado nela, mas por terem a mesma idade, ela o considera apenas como um bom amigo, deixado o coitado na friendzone. Sua melhor amiga é a Rafa, elas são amigas para qualquer hora, que assim como a Luce, quer seus 16 pra ontem; essa amizade tão forte criada pela autora com certeza é um dos pontos altos da trama. Seus pais são separados e ela mora com sua mãe, que se chama Bete, que é a típica mãe coruja, super protetora, não deixando a Luce sair sozinha para muitos lugares, principalmente festas; a mãe dela namora o Doutor Elias, que é advogado e chefe da Bete também; a Luce gosta da relação dos dois e acha que ele faz muito bem pra sua mãe.

No dia do aniversário de 13 anos da Luce, ela e Rafa vão ao shopping para poder escolher seu presente, e a Luce escolhe um estojo de maquiagem, e com a maquiagem, ela aparenta ter mais idade do que realmente tem, o que a deixa super animada. Com esse estojo de maquiagem e mais um emaranhado de mentiras, ela irá entrar em uma bola de neve ENORME que vai causar muita confusão. Mas será que Luce fez a escolha certa ao mentir tanto para ficar perto de uma pessoa que ela gosta? Será que querer crescer antes da hora foi uma boa escolha?

Esse é um livro que qualquer adolescente deveria ler, as dúvidas e tudo o que se passa na mente da Luce são típicas da fase, e atire a primeira pedra quem nunca pensou sobre isso nessa idade. Tudo o que se passa com ela é vivido pela personagem de uma forma muito intensa fazendo com que o leitor sinta junto com ela. A relação da Luce com a mãe é um dos pontos altos da estória, a falta de diálogo entre as duas afetava muito a nossa protagonista, se elas conversasem mais a Luce talvez entenderia melhor que tudo o que se passava com ela é normal e ela saberia lidar melhor com isso.

As mentiras da Luce realmente me incomodavam muito, minha vontade era de entra no livro e fazer com que ela se tocasse, mas isso é aquela típica coisa que você faz e depois percebe o quanto estava sendo idiota, mas no final você aprende com isso e amadurece; a Luce vai amadurecer muito durante a trama, aprendendo com tudo aquilo que fez, a autora soube desenvolver muito bem a nossa protagonista.

A trama como um todo é bem construída e super gostosa de acompanhar,a escrita da Lilian ajuda muito nessa construção, sendo narrada pela própria Luce, tudo o que ela pensa é muito bem narrada na escrita, que densevolve bem a personagem e monta um clímax perfeito pra trama; sem contar que a escrita é tão gostosa que a vontade é de ler sem parar.

O final é muito fofo e te deixa com aquele quentinho no coração, apesar de eu ter gostado do final, acho que ele não foi o mais apropriado para a trama, achei meio água com açúcar, mas o fato dele ser aberto faz com que o anseio pela continuação seja grande e que a conclusão da estória seja a altura da trama.

A Luce me encantou e quero muito continuar acompanhando a história dela.
Recomendo bastante esse livro para quem deseja uma leitura leve, divertida e doce.

Músicas: (porque tudo tem que ter música)
Love Story - Taylor Swift
Love You Like a Love Song - Selena Gomez
What Makes You Beautiful - One Direction (please comeback)

Mari 22/05/2021

nada contra mas tbm nada a favor. não foi uma leitura que me agradou. terminei o livro apenas pq estava realmente MUITO curiosa para saber como iria terminar.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Já li este livros mais de cinco vezes e nunca vou me cansar da história linda da lucy eu me sinto como se ela fosse uma amiga minha que tenho ah anos

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

laracarlota 02/11/2020

Esse livro é errado em tantas formas..romantizar um relacionamento amoroso entre uma menina de 13 com um marmanjo de 18?
A escrita é bem razoável e os personagens não são tão bem desenvolvidos.

maju 01/08/2021

Eu comprei esse livro no natal de 2020, eu ainda estava entrando no mundo literário então só li dias antes do meu aniversário de 14. Eu botei na minha cabeça que queria ler esse livro antes de completar 14 anos, e eu consegui! Foi a leitura mais rápida que eu já fiz até agora, e confesso que me identifiquei um pouco com a personagem principal? O final me deixou bem curiosa pra ler o segundo livro, mas quando comecei a ler me decepcionei?

Gabi Moreira 15/02/2021

Adorei
Um livro perfeito e gostoso de ler... recomendo para todos os leitores! Amo livros nesse estilo

karolinekelly 17/10/2021

Livro perfeito, senti raiva em alguns momentos, mas valeu a pena. Acontece várias coisas loucas que só a cabeça de um brasileiro pode criar (é um livro nacional), mas isso deixou tudo mais emocionante.

Namary 23/12/2020

A história em si é ótima, mais acredito que alguns pontos da história poderia ser mais desenvolvida.
Também confesso que o final me desapontou um pouco

Cia do Leitor 12/09/2016

A Garota de Treze
Você conhece o antigo ditado: "A Mentira tem perna curta"? Pois, eu conheço muito bem na prática e as consequências devastadoras que pode abalar a estrutura de relacionamentos e a credibilidade diante de seus amigos e parentes, uma vez acionada o botão "mentir", dificilmente você consegue acionar o botão "verdade" e tudo torna-se um ciclo vicioso e destrutivo.

Ao ler o livro "A garota de treze" de Lilian Reis, percebi que a protagonista teve essa infeliz experiencia e como não podia deixar de ser, ela sofreu na pele as consequências de um "pequeno ato" que envolveu a vida das pessoas que mais amava, magoando-as e distanciando-as.

Luce é obcecada por alcançar os tão sonhados 16 anos de idade, onde segundo sua mãe ela estaria livre para sair, chegar tarde, se maquiar, namorar e finalmente receber seu primeiro e tão sonhado beijo. Luce se achava madura pra idade que tinha, não apreciava a companhia dos coleguinhas da escola, pois achava-os infantis. (interessante isso...) Mas, também não era aceita no circulo dos alunos mais velhos, por ser considerada igualmente infantil. (Toma!) E essa era a real razão para tanto desespero por tornar-se mais velha. (Ô loko meu!)

Mas, como driblar o tempo? Impossível tentar envelhecer 3 anos em dias... Não para Luce. Ela encontra a solução para seus problemas, e cria uma situação embaraçosa trapaceando e enganando as pessoas e a si mesma.

A coisas ficam ainda mais críticas quando ela descobre estar apaixonada por um rapaz mais velho (eu disse MUITO mais velho) pra sua atual idade. Um relacionamento considerado proibido e perigoso. Mas, que vai dar panos pras mangas e muita dor de cabeça para seus pais.
"Um rapaz alto, de cabelos escuros, estava sentado num banco alto, de costas para a porta, tocando calmamente seu violão. Me aproximei. Ele colocou o instrumento sobre uma mesa e se virou. Nesse momento minhas pernas bambearam, meu cérebro berrou, meu coração surtou. PELAMORDIDEUS!"

Foi uma agradável surpresa a leitura deste livro, pois como coloquei no inicio desta resenha, de certa forma eu me identifiquei com Luce. Fiz coisas movida por impulso, por um desejo de ser notada e conquistar meu espaço na turma dos "jovens que podiam chegar tarde em casa". Então, não encontrei ferramenta melhor pra isso, que a mentira. Só que, o que eu não sabia é que toda mentira quando desmascarada, vem acompanhada com a vergonha, a mágoa e o julgamento. As consequências é a destruição de amizades, você perde o respeito e a confiança dos envolvidos.

Luce tinha o apoio de sua amiga Rafa, que era tão cabeça oca quanto ela. As duas eram muito unidas, na alegria, na doença e nas loucuras. Ambas tinham o mesmo desejo de completar os 16 anos e se libertar para uma vida de mais aventuras. Mas, o que as definiam como pessoas maduras? Elas só se metiam em furadas, cometiam deslises que chegou até a fragilizar uma amizade de anos com o vizinho Bruno. Bruno nutria um amor platônico por Luce, quando ela percebeu isso, pra sair dessa enrascada ela e Rafa criaram uma situação um tanto constrangedora para Bruno e claro, repleto de mentiras. Seja ela pequena ou grande, nada de bom poderia sair dessa atitude. E a bola-de-neve só aumentava a cada mentira criada.

Apesar dos pesares, foi nesse ponto da história que me diverti muito com Rafa e sua língua grande. Ela não tinha freios, falava o que vinha à mente e o que pensava é motivo de muitas gargalhadas. Os alunos da classe de Luce são uns verdadeiros capetas!!! (risos)

"A garota de treze" nos faz querer corrigir qualquer tipo de atitude errada que tenhamos feito através e mentiras e trapaças. Eu menti pra ir para os bailes, dizia que ia pra um lugar e ia para outro. Luce mentiu na idade pra se passar por mais velha e conquistar o carinha mais maduro e mais lindo que conhecera. Apesar que mesmo ela mentindo tinha que seguir algumas regras, tipo voltar pra casa cedo pra não levantar suspeitas. O pior ainda estava por vir, Noah o paquera de Luce, não estava em sua vida por mera coincidência, e sim, por obras do destino, o verdadeiro vilão desta história. E ele ainda ia dar a ultima e mais cruel cartada no casal de pombinhos. Será que o amor deles irá resistir a tantas mentiras e revelações bombásticas?

Enquanto fingimos ser aquilo que não somos, fazer aquilo que não fazemos, tudo é eletrizante, empolgante, divertido e perigoso. Daí refletimos. E "se" algo der errado? "se" esse algo for muito grave, tipo de vida ou morte? Eu menti, pessoas pesavam que eu estava em um lugar e eu estava em outro. Como me encontrariam? Como saberiam se estava bem de fato?! Pense bem se vale a pena enganar os outros, no final das contas o que vale é esperar, sinceridade é uma dádiva. Existe o momento certo para cada coisa em nossa vida, nada de antecipa-las por causa de ansiedade, de querer ser como o outro, de provar algo para alguém. Espere e veja como tudo será melhor sem mentiras e preocupações.

Achei muito divertido o livro, apesar dos pesares gostei demais da mensagem que o livro nos proporciona. Adorei cada personagem, são carismáticos e únicos. O desfecho foi bem bolado, uma ótima estratégia para não deixar a nossa protagonista na pior, se fosse diferente certamente eu ficaria contrariada.

O livro tem 219 páginas, divididas em 19 capítulos curtinhos e uma fonte mediana, a narrativa é em primeira pessoa de linguagem bem jovial tornando a leitura bem fluida e agradável. Achei fofo a diagramação e a capa, de uma delicadeza impar. A Editora Uno está de parabéns pelo trabalho técnico e a autora,... palmas pra ela!!

Indico para amantes de livros team.
Boa leitura pessoal!

1 | 2 | 3 | 4