Wendy Darling: Seas

Wendy Darling: Seas Colleen Oakes

Resenhas - Wendy Darling: Seas

Ivy (De repente, no último livro) 01/02/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Seas, a segunda parte da trilogia Wendy Darling cumpriu com todas as minhas expectativas. Embora seja uma continuação mais lenta que seu antecessor, continou sendo muito interessante. Se em Stars o leitor conheceu Peter Pan, os meninos perdidos, a fada Sininho e o lado mais maquiavélico do menino que não quer crescer, em Seas conheceremos ninguém menos do que arqui rival o Capitão Gancho e toda a sua tripulação de piratas mordazes e mal encarados.

Desde já me declaro apaixonada pelo Capitão Gancho. Já era de se prever que se Peter é o grande vilão, seu rival seria uma espécie de mocinho, mas Gancho supera qualquer coisa, porque ele é imprevisível e apesar de ser um herói, ele também pode ser malvado, brutal e muito implacável, eu amei porque temos aqui um mocinho que foge dos estereótipos e a história que conecta Peter e Gancho não poderia ser mais interessante. Durante o livro todo eu esperei pelo momento em que o Capitão e Wendy se uniriam pra valer e ficaríamos enfim conhecendo as raízes da rivalidade entre Pan e Gancho, e achei que as motivações que moveram ambos os perosnagens foram muito originais, inesperado até, porque o leitor logo deduz o mesmo de semrpe em uma possível rivalidade assim, mas não, o que faz com que Gancho e Pan lutem entre si é mais profundo, mais perturbador e muito inesperado. Vale demais a pena ler e conhecer essa versão de Colleen Oakes, até aqui tem sido um dos retellings mais originais que li.

Wendy, a protagonista sofre uma mudança brusca aqui. Ela era toda donzela, mocinha em apuros quando Peter a trouxe para a Terra do Nunca. Logo a garota descobriu que seu herói era monstro e conseguiu escapar indo diretamente em direção à Gancho.

Quando Wendy se vê obrigada a lidar com Gancho e um bando de piratas grosseiros, ela deve encarar o fato de que manter a inocência e agir como uma indefesa rapariga não funciona mais. Wendy tem que cuidar de Michael, tem que viver em um navio pirata presenciando toda a classe de atitudes e é obrigada a amadurecer, encarar o fato de que talvez jamais retorne pra casa e além disso, deverá ser habilidosa, escolhendo à dedo em quem deve confiar. A garota passa por vários apuros, mas até o final do livro ficou impossível não notar a tremenda evolução em Wendy, que praticamente saiu do casulo e virou borboleta, pois está totalmente diferente nesta continuação.

Obviamente Gancho é a fonte que traz as mudanças. Eu adoro a interação que há entre Wendy e Gancho, e como pouco a pouco eles evoluem passando por vários estágios de sentimento, primeiro desconfiança, depois receio até chegar ao momento em que Wendy reconhece que poderia confiar sua vida nas mãos desse novo amigo inesperado. A relação que se estabelece entre Wendy e Gancho é crível, pausada e convence o leitor, é o tipo de cumplicidade que a gente se diverte testemunhando, e como ambos são obrigados a dar o braço a torcer em prol do outro é bem hilariante de se ler.

Peter Pan não teve grande destaque aqui. Essa segunda parte foca mesmo nos piratas, nessa nova fase de Wendy e nos segredos que ela pouco a pouco vai descobrir sobre a Terra do Nunca. Mesmo assim, aparece em momentos específicos cheios de tensão, incluindo um final bem brutal que deixa o leitor arrepiado pra continuar logo a história e saber como vai terminar.

Apesar de Pan não ser tão protagonista nesta parte, seus segredos sim são desvendados, sua origem e anseios, e os pontos revelados sobre ele certamente serão fundamentais na terceira parte, pois tudo depende de Wendy e de como ela poderá reagir diante do poder de Pan.

Seas possuí uma narrativa mais pausada, eu senti que esse livro foca muito mais na relação de Wendy com os piratas do Noite Repentina, as amizades e alianças que se estabelecem e mais ainda, sua relação com Gancho.

O livro tem uma vibe bem Piratas do Caribe e foi muito legal conhecer outros aspectos da Terra do Nunca incluindo os adultos que vivem lá, submetidos à maldade de Pan. Um personagem de destaque é Fermina, uma mulher que antes também foi uma menina perdida seguidora de Pan e esclarece vários detalhes sobre o vilãozinho.

Como eu disse, Seas não foi um livro cheio de ação. Na verdade, o que prende mesmo o leitor são os mistérios ao redor de Pan e da Terra do Nunca, a história de Gancho e também esse amadurecimento de Wendy. Acho que a autora poderia ter colocado mais emoção, explorado mais essa trama com piratas e saqueadores malvados, porém apesar de sempre ficar nítido que Wendy está a bordo de um navio pirata, o leitor vê muito pouco do lado mais baderneiro do bando. Eu esperava por mais conflitos, mais batalhas, esperava por tiros de canhões e espadas, mas Oakes preferiu se focar em outros aspectos, o que deixou o livro mais pausado, porém ainda assim uma leitura formidável que vale a pena conferir, seja você leitor um fã ou não do clássico de Peter Pan.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2019/02/review-262-seas-wendy-darling-2.html
Flávio 01/02/2019minha estante
Você escreve muito bem ?