Andurá

Andurá Lucas Benetti

Resenhas - Andurá

Theyzy 11/06/2021

Invoca o espírito guerreiro
Cada um tem um dom, como utilizar esse dom que define a sua capacidade. Andurá salvou a floresta e soube pedir ajuda a quem lhe socorreu e mostrou seu valor.
@olucasbenetti 12/06/2021minha estante
Que bom que você curtiu!

Abya.Yala 15/10/2021

Lindo demais
Andurá é, sem dúvida, um livro marcante. Amei demais acompanhar a história de Andurá. Da metade ao fim não deixei de ficar arrepiada. Lindo demais. As ilustrações estão maravilhosas. Um trabalho em conjunto que deu um resultado que amei.
Parabéns ao escritor! Quero mais hehehe
@olucasbenetti 18/10/2021minha estante
Obrigado, Abyaaa! Feliz demais em saber que a história te tocou nesse nível :)

Telma 31/03/2016

M A G N Í F I C O !!!

Obra Vencedora do Prêmio Off Flip de Literatura

Queridos,

O que dizer de um livro que te toca a alma quando tudo o que você quer na resenha é que a alma do leitor do blog seja tocada também?

Essa delícia de livro de Lucas Benetti, com ilustrações lindíssimas de Carol Borges me atordoou, me encheu os olhos de lágrimas e o peito de amor... A síntese de tudo é que acabei esse livro, inspirada a ser alguém melhor?

Não...não! Pára com isso! Não é auto-ajuda, não... é FANTASIA! É signo! É mitologia tupi-guarani.

Na USP, tempos atrás, fiz alguns cursos de mitologia greco-romana e me encantei. Essa é minha primeira vez com mitologia Ameríndia: tupi guarani. Eu estou apaixonadíssima. E sem querer cuspir no prato que comi (ainda amo os Heróis, os Sátiros, as Ninfas, as Quimeras, as Sereias - principalmente elas) e todos os outros seres que compõem a mitologia grega, mas... Andurá é "gente" da minha gente.

Ler Andurá é como abraçar um irmão que você não sabia que existia.

Eu sei que não estou sendo prática nessa resenha... não estou sendo técnica mas, a abstração me pegou de tal jeito, meus olhos estão brilhando tanto enquanto escrevo que me é impossível ser qualquer coisa que não um ser em surto... em combustão!

Vou tentar ser sintética:

"Andurá é uma árvore fantástica que, à noite, se inflama subitamente."(Wikipédia)

E ali na floresta onde vive, em meio a tantos seres maravilhosos, frondosos e belos, acaba por ser acusada de ser diferente. Todos os dedos da fauna e flora estavam apontados em sua direção.

Era impossível compreender porque Tupã, havia criado o Andurá com esse poder (que num primeiro momento parecia maldição). A árvore considerada maldita, até por alguns humanos, de algum modo, mostra a que veio (só lendo pra saber, baby).

Eu não vou dizer mais nada... só te deixar com algumas das reflexões do Andurá:

Sobre si mesma:
Mas nunca é tarde para um começo. Não importa o que o outros digam, tampouco importa o que vão pensar ou dizer sobre seu futuro, suas dificuldades, sua incapacidade de fazer aquilo que deve ser feito. Nenhuma raiz é tão profunda que te prenda ao solo.

Sobre os homens que queriam atacar:

Parecia que todas as riquezas e prestígio que ganhariam se me levassem para suas terras tinham conferido a eles coragem descomunal.

Atual, não é?

Sobre todos:

Todos temos um guerreiro aceso dentro de nós pronto para lutar pelo que acreditamos e para manter aceso o fogo do nosso espírito.

Ai que vontade de encher de quotes!!! Mas não vou, né? Não vou tirar de você, a surpresa de ver a beleza se desnudando pouco a pouco, à medida que adentra a floresta, através do livro.

Pra não dizer que não falei (das flores) da parte técnica:

O livro é feito com um papel delicioso (cheiroso) liso e macio, como costumam ser os livros infantis/juvenis com ilustrações.

As ilustrações de Carol Borges, complementam, harmonizam ... se casam, com o texto forte, doce e poético de Lucas Benetti.

O livro tem 24 páginas e eu posso ler Lucas Benetti a noite toda... então, já li o livro 3 vezes.

Apesar de estar na categoria infanto-juvenil, todo ser vivente deveria ler. Em especial os adultos desprovidos de preconceito e que pensam fora da caixinha.

Após ler pensamos: é muito compreensível que este livro tenha sido a obra vencedora e levado o Premio Off Flip de Literatura!

Concluindo: estou apaixonada por Lucas Benetti e Carol Borges (você notou?) e queria muito ter atingido meu objetivo com essa resenha que é: dar a você a oportunidade de apaixonar-se por eles também...

ah! e daqui pra frente, por favor, sutadinhos... me chamem de Andurá! *suspiro*

(se quiser ver as imagens, vá ao link abaixo) *smack*

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2016/03/resenha-andura.html
Nerd Resenheiro 20/08/2021minha estante
Ótimo texto, também fiquei apaixonado pelo trabalho dessa dupla, Anansi é maravilhoso e as tirinhas da Batatinha Fantasma salvam meu dia. Parabéns pela resenha!

tays costa 26/03/2016

A sutileza da memória
Que delicadeza! Que delícia saber que existem autores que olham com orgulho nossa cultura, nossos costumes, nossas lendas. Foi um prazer que, vou passar a quem pedir indicações, ler Andurá
Débora 28/03/2016minha estante
uallll que capa é essa?!!!

tays costa 28/03/2016minha estante
Debs! Vc tem que ver por dentro!