Nilue Thais Lopes

Resenhas - Nilue

Stephanny.Manini 30/09/2020

Simplesmente muito bom
Eu me surpreendi com a velocidade que li esse livro, adorei a escrita da Thais Lopes e amei esse livro! É de uma imaginação espetacular! Quando pensa que tinha entendido o livro vem um acontecimento que faz pensar COMO ASSIM PRODUÇÃO? mas que era essencial para o livro.
Andressa 29/01/2021minha estante
Vc tem ele em pdf? Por favor

Stephanny.Manini 01/02/2021minha estante
ele esta disponível no Kindle Unlimited na amazon

Nanda Saturn 19/09/2023

Nilue
"Era melhor morrer por aquilo em que acreditava, lutando pelo que era certo, do que sobreviver me escondendo."

O livro é maravilhoso, a escrita da Thaís é impecável, como ela elaborar e criou essa história tão imersiva de forma que o leitor fique preso na trama da história de Tamisa caminhante das sombras. Ler o desenvolvimento da protagonista e de como ela saiu de uma simples ladra pra uma mulher fodona, que encarar todos os problemas de frente.

O romance foi bem em migalhas mesmo, achei que poderia ter mais, porém entendo que não era o foco da história.

Achei que em alguns momentos, a história nao andava, dava voltas e voltas e não saia do lugar acabei tendo um pouco de dificuldade em terminar confesso.

Em resumo, a história é maravilhosa e teve todo o fechamento da trama sem deixar pontas soltas.

Leticia colleto 05/07/2022

Eu sou muito fã da autora mas?
Comecei esse livro hypadissima: a menina que manda nas sombraaaaas !!!!

Mas assim? depois de alguns capítulos eu comecei a sentir como se meu tempo estivesse sendo sugado, no sentido que eu estava lendo, lendo e lendo, a personagem ia de um lado para outro e eu não consegui enxergar a história indo para frente?.
O relacionamento romântico para mim não foi bem desenvolvido, as ideias são muito boas mas não achei o desenrolar delas a altura.

Porém, entretanto, toda via, a autora é uma delicinha, e eu acredito que a escrita dela mudou muito com o passar dos anos. Estou louca para ler outros livros infelizmente esse não foi para mim.

hey_fireheart 10/07/2022

Nilue
Eu não sei nem como começar isso daqui de tanto que eu to abubleblé das ideia com os surtos que tive lendo esse livro.

Fazia MUITO tempo que eu não lia uma fantasia tão boa assim e que me prendia por horas. A escrita da Thais é maravilhosa, extremamente fluída e mesmo com a história sendo grandinha, eu li o livro inteiro sem me cansar nem um segundo! Tenho que deixar registrado aqui que é muito difícil que eu consiga ter essa conexão com a leitura e com a história quando ela é muito grande e, principalmente, quando ela é escrita em primeira pessoa. Eu sou meio chatinha pra essas coisas, então primeira pessoa pra mim se for pra ter, tem que ser bem escrita e a Thais entregou TUDO!!!

Achei incrível a forma como ela conseguiu passar todos os sentimentos e conflitos da Tamisa a medida em que a leitura vai avançando, você vai descobrindo as coisas com ela, e vendo ela lidando com isso tudo. Essa história trouxe aquela coisa que falta em muitos livros de que as pessoas tem defeitos, e os personagens de livros também! Odeio histórias onde todo mundo é perfeito e a protagonista vence tudo com uma coisa completamente ilusória.

A conexão que tive com o enredo e com os personagens foi maravilhosa, havia momentos em que eu me sentia realmente parte da história e só minhas amigas sabem os surtos que eu tive e compartilhei com elas através de muitos e muitos áudios.

Outro ponto muito positivo é o fato do livro ser único e a forma como a Thais conseguiu desenvolver um universo inteiro em um livro só, enquanto vários autores levam livros e livros inteiros e não passam nem metade do que ela passou. Isso pra mim é uma coisa que me agrada bastante porque eu ODEIO enrolação e Nilue entrega completamente o contrário disso. O tempo todo a gente ta descobrindo coisas novas junto da Tamisa e vendo ela lidar com os problemas que aparecem um atrás do outro.

O romance também é maravilhoso. Faz você ter aqueles conflitos internos certas horas onde você não sabe se apoia ou não, mas no final sempre acaba morrendo de amores querendo que eles se casem, tenham muitos filhos e vivam felizes para sempre. ???

Eu realmente não consigo enxergar nenhum ponto negativo no momento, então nem vou entrar nesse tópico.

Esse livro com certeza virou um cinco estrelas, favoritado, que eu vou panfletar pra Deus e o mundo porque eu amei demais!!!
.emii ;) 10/07/2022minha estante
amei amei ???

LuaTeresa 05/02/2023minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

hey_fireheart 09/02/2023minha estante
@Luana tem mas é bem pouco, se eu n me engano é uma ou duas cenas no máximo e não é explícito

LuaTeresa 09/02/2023minha estante
Ok. Obrigada

Martina23 17/01/2021

Maravilhoso
A escrita da Thais Lopes é sempre impecável, não é o primeiro livro dela que eu leio e esse está simplesmente incrível. O desenvolvimento da história como um todo, os mistérios que são desvendados aos poucos e o autoconhecimento que a personagem principal vai adquirindo na construção da história é muito bonito. O despertar dos seus verdadeiros poderes, a crença na sua capacidade que antes não tinha. A Tamisa do inicio do livro morreu e deu vida a outra mulher, uma completamente diferente no final. O relacionamento dela com Vokrin foi bonito, foi real, o medo, os desentendimentos e por fim a confiança restabelecida, o recomeço, foi muito lindo de ler. Por fim, "Conheça a si mesma. Conheça suas escolhas, conheça seus limites. Aceite as consequências de suas decisões, e aceite sua escuridão."

Cindy 26/09/2018

Ótimo livro de Fantasia YA
Não costumo ler nada de autoras brasileiras atuais, mas abri uma exceção para esse livro após ler "Sentinela" (uma Sci-Fi da mesma autora) e não me arrependo. A história se passa em um continente imaginário, outrora habitado por deuses e pessoas dotadas de magia, o qual, após uma guerra, foi unificado sob o punho de ferro de um Rei tirano, que destruiu quaisquer ameaças ao seu poder. O Rei vive em uma cidade fortificada (Delarna), cercada por uma muralha mágica que impede que as sombras mortíferas da cidade vizinha (Nilue) se aproximem. Nilue é uma cidade pobre, uma espécie de favela, para onde fugiram pessoas perseguidas pelo rei, ex-escravos e ladrões. Em uma época antiga, Nilue foi uma cidade grande, célebre por sua biblioteca de magia e pelos magos seguidores da deusa Aven que a governavam. Estes magos criaram as Sombras como uma arma mortífera, a partir do sacrifício de vidas humanas. Entretanto, com o passar do tempo, as Sombras acabaram fugindo do controle, consumiram os magos e destruíram a cidade, deixando somente ruínas. A partir daí, as Sombras passaram a cobrir Nilue com uma névoa negra e a consumir vidas humanas periodicamente, principalmente durante a noite, como uma espécie de alimento. O poder em Nilue é dividido entre as gangues de ladrões, especialmente as de Luka e Ellwyn, e algumas bruxas, entre as quais se destaca Kihamari.

Tamisa é uma jovem de 24 anos que teve sua vida destruída na infância, quando o rei invadiu sua aldeia no Norte do continente, matou sua avó e capturou a ela e sua mãe, enviando-as para serem escravizadas nas casas de prazer. Quando ela tinha 14 anos houve um grande terremoto que possibilitou sua fuga da escravidão para viver em Nilue. Desde o início ela foi poupada pelas Sombras, que, misteriosamente, se ligaram à ela e passaram a protegê-la, ajudá-la e transportá-la através de Nilue ou para as muralhas de Delarna, onde ela praticava pequenos furtos para sobreviver. Por esse motivo ela ficou conhecida como a Caminhante das Sombras. Ela vive em uma casa com sua família adotiva: o ladrão Cormal e a curandeira Asselya. Inicialmente ela apenas luta como pode pela sua sobrevivência, se recusando a se importar com os problemas da cidade e seus habitantes ou a "bater de frente" com o rei. Entretanto, uma série de acontecimentos - que têm início quando ela comete um furto no palácio real - acaba por levá-la a mudar de atitude e a se envolver com a luta pela libertação de Nilue. A partir desse momento de ruptura, ela passa a ser auxiliada pelas gangues, por sua família adotiva e especialmente por Selir e Vokrin.

Selir é um personagem um tanto misterioso, aprendiz de bruxo que trabalha com Kihamari, e que veio para Nilue com a intenção de se vingar do Rei, por causa da destruição de sua cidade natal. Outro personagem ambíguo e envolto em mistério é Vokrin, que surge do nada em um momento de crise para ajudar Tamisa e protegê-la.

A escrita da autora é bastante fluida, agradável e se desenvolve em uma narrativa ágil e que consegue prender o interesse do leitor desde as primeiras páginas. Só acho que faltou uma revisão, pois o texto apresenta muitos erros de digitação, além do fato do emprego errôneo de "quê" em vez de "que" na maioria das vezes. Todavia, uma coisa me irritou muito - e tem acontecido em vários livros de fantasia YA: a mocinha, de repente, se transformou numa idiota, covarde, fraca, alienada, burra e totalmente apática. E, como sempre, as justificativas para tal mudança não me convenceram nem um pouco. Eu simplesmente fico revoltada com autores que destroem toda a caracterização da mocinha e tudo que fazia o leitor gostar dela, sem mais nem menos, somente no intuito de provocar uma reviravolta na trama. Isso aconteceu no livro 2 da trilogia Rebelde do Deserto, no livro 3 da série Rainha Vermelha (e me fez abandonar a série de tanto ódio que passei) e na série Trono de Vidro. Mesmo tendo em vista o que aconteceu - faltando pouco mais de 100 páginas para o fim do livro - e levando em conta os sentimentos dela com relação a isso, nada justifica as atitudes totalmente insanas e estúpidas da mocinha a partir dali. Também achei totalmente incoerente a disposição dela em curtir futilidades e se alienar, em um momento crucial da trama, enquanto seus amigos arriscavam suas vidas e inocentes morriam diariamente. Felizmente, o momento de imbecilidade e fraqueza da mocinha não durou muito e ela se recuperou a tempo de garantir um desfecho coerente e épico para o livro, com tudo o que a gente espera de um livro de fantasia.
Clara S. 26/09/2018minha estante
Obrigado pela opinião. Ainda mais de autora brasileira ...
Também sou da opinião que é muito chato ver essa tendência de "... a mocinha, de repente, se transformou numa idiota, covarde, fraca, alienada, burra e totalmente apática..." como forma patética de aumentar o "suspense".
Eu também abandono a leitura com esse tipo de "sabotagem da heroína" ou é ou nunca foi valente e de opinião. Vacilar é permitido, mas não emburrecer o personagem.

Fred 24/10/2018minha estante
Esse livro é muito bacana mesmo. Fico feliz de ver uma autora brasileira escrevendo uma fantasia que não deixa nada a dever aos autores internacionais.

fagnandinha 21/05/2020minha estante
Amei a resenha. Já estou colocando o livro na minha lista ?

Roberta 22/10/2020

Intenso e envolvente
Gente que história maravilhosa! A autora conseguiu colocar todos os elementos nessa história, mesmo sendo longa não fica cansativa, nem parada, os personagens são profundos e cativantes, estou encantada!

necrowitch 12/06/2023

EU TO ENCANTADA
"Aven te guarde, minha criança. Aven te esconda sob Suas asas, pois o caminho diante de ti é a escuridão que nem mesmo Ela pode tocar."

Não me surpreendi em me apaixonar por mais um livro da Thais Lopes porque sempre amo a escrita dela, a forma como ela desenvolve os personagens e seus relacionamentos, como ela desenvolve a própria história, tudo com uma fluidez que você sente aquela satisfação de ler um livro bem planejado.
Sempre fui fã de fantasia, mas ultimamente andei desanimada com o gênero, tudo parecia uma repetição da mesma coisa, realeza x pobreza, um mundo mal construído, vários clichês, o mesmo relacionamento sem graça, os dramas adolescentes da galera de 17 anos que lidera uma revolução ou enfrenta um inimigo com mil anos de experiência... Etc etc. Em Nilue não tem nada disso, tudo que acontece na história parece natural, não é nada forçado para entreter. Os personagens são todos adultos, então sem dramas adolescentes.
Mas o que me encantou e me deixou insana foi todo o plot dessa perfeição. Deuses, bruxas, feiticeiros, magos, outros povos não humanos, todos são personagens muito comuns em fantasia e adorei a forma como foram trabalhados aqui, mas trazer a escuridão como um personagem.... Alguém que anda pelas sombras e essas sombras consomem vidas para se manterem ali, além de proteger a própria cidade que consome... Impossivel eu me aprofundar nisso sem spoilers, mas com certeza foi o ponto alto pra mim, completamente apaixonada por toda a história envolvendo as sombras, nunca tinha lido algo assim. Além de que tem um moreno cabeludo, 100% sombrio, com carater questionável, meu tipo, te amo Vokrin te amo

Mas algo que me chamou muita atenção e não faço ideia se foi proposital, foi que a trajetória de Tamisa é muito semelhante ao caminho dos pagões que cultuam deuses ctônicos (sombrios/caóticos), ela literalmente caminhou pelas sombras, foi quebrada, perdeu coisas valiosas, conquistou autoconhecimento e tudo isso trouxe poder, transformação e liberdade. Quem trabalha com esses deuses precisa passar pela morte para renascer alguém totalmente diferente. Não é uma história de uma heroína que se torna heroína por acaso, em Nilue não há coincidências, acaso ou sorte. O caminho de Tamisa foi árduo e com motivos, com sentido e com propósito. Tudo levou ela ao que aconteceu no final.
Para os que adoram fantasia com romance, eu (que também amo) particulamente amei como esse casal foi desenvolvido (me deixou maluca o livro todo). Não tem hot, mas de forma alguma foi um problema e a história é cativante o suficiente pra isso nem ser algo pra sentir falta.
Enfim, se tornou meu queridinho de longe.

Rai 01/02/2017

Desafio - Resenhas Nacionais 2017 (#6) - O DARK CRUSH
Se em algum momento eu discuti literatura nacional com você, é certeza que eu devo ter comentado sobre a Thais Lopes e muito provável que eu também tenha recomendado algum livro dela. ENTÃO, VEM COMIGO QUE HOJE É DIA DE DIVULGAR E ENALTECER!

Nilue é um livro que foi postado na íntegra no wattpad, e ganhou alguns extras e ilustrações LINDAS DE MORRER do Felipe Colombari quando foi pra versão na Amazon (sério, eu babo na ilustração 2 até hoje, inclusive na versão não finalizada dela) agora em dezembro.

Para os que não acompanham meus surtos e/ou nunca recomendei esse livro, aqui vai um pequeno resuminho sem spoilers críticos: Durante um terremoto, Tamisa, uma escrava das casas de prazer, consegue fugir em meio ao caos e encontra refúgio em Nilue, a cidade das sombras. Ela não esperava ser bem recebida. Não esperava sobreviver. Na verdade, ela não esperava nada. Então, foi uma surpresa para todos quando as sombras a acolheram e a transformaram na Caminhante das Sombras. Impulsionada por lendas antigas e um instinto que a dizia que era a coisa certa a se fazer, Tamisa rouba alguns artefatos que o Rei mantinha escondidos (my preciooooous) e atrai a fúria do monarca (e consequentemente destruição) para a cidade que aprendera a chamar de lar. Pega no meio da guerra, Tamisa é forçada a enfrentar algumas questões de seu passado enquanto tenta evitar que tudo e todos que ela conhece e ama ardam em chamas.

"A benção de Aven para você que escuta esta história."

Agora que estamos todos abençoados, vamos à minha opinião sobre o livro.

Primeiramente: O QUE FOI ESSE LIVRO, PELO AMOR DE DEUS? Parece que quanto mais eu surto com um livro, mais difícil é escrever algo coerente sobre ele depois. Tudo que você quer é berrar em capslock sobre cada capítulo, cada cena, cada personagem... SOBRE ABSOLUTAMENTE TUDO. Até crossover com cenas de outros livros. Mas vou tentar me orientar pelas resenhas anteriores e falar um pouquinho do que achei de cada personagem antes de resumir.

Tamisa foi uma que me cativou no começo e especialmente no fim. A garota quebrada, com um passado cruel, mas que aprendeu a lidar com isso e continua (sobre)vivendo. Mais pro meio, eu me irritei um pouco com as repetições de argumentos mentais dela como, por exemplo, as mil vezes que ela explicou que as sombras a acolheram porque ela estava vazia (eu contei pelo menos três vezes a MESMA FRASE durante as explicações), e a lerdeza dela em aceitar a natureza do Vokrin ou descobrir os segredos do Rei. Mas no final, não tem como não amar a garota. A evolução dela é sensacional. Ver ela virando a esperança de toda uma cidade, a heroína e também lembrando sobre coisas do seu passado que estavam na hora de serem lembradas, a relação dela com as sombras... Eu poderia até relacionar com a Katniss se transformando no Tordo, mas eu prefiro a Tamisa e não quero descer ela no patamar de personagens pra fazer essa comparação.

"Às vezes o monstro que você vê na escuridão só é o que é porque a luz o fez assim.
E às vezes... Às vezes a escuridão é o que vai manter os monstros à distância."

O Vokrin... AI MEU DEUS. O VOKRIN. Quando Thais me mandou uma prévia da ilustração dele, eu SENTI NO FUNDO DA MINHA ALMA (que ele pode consumir, se quiser) que tinha um novo crush. Eu não sabia nada sobre ele, nem mesmo o seu nome, na época, MAS O SURTO ACONTECEU MESMO ASSIM. ESSE HOMEM É MARAVILHOSO, MEU DEUS DO CÉU. Ele definitivamente leva o selo de "que homão da porra" e muito provavelmente está no top5 crushs do ano. Quando ele sorri, ou diz algo fofinho, meu coração para um pouco e perde o ritmo das batidas. TODAS AS CENAS que ele aparece são maravilhosas: seja lutando, cuidando da Tamisa, expondo seus feelings ou simplesmente existindo. Vou guardar esse crush pra sempre no coração (E O CAPÍTULO 14 TAMBÉM) s2

"Alguns poderes deveriam ser abandonados e esquecidos. Não importa qual seja sua intenção, eles vão te corromper, tomar sua vontade e sua vida."

E aqui temos Kihamari e Erain. Kihamari é uma nascida-bruxa que mora no Nilue e uma das ameaças ao povo dessa cidade. Tudo que ela mais quer é controlar as sombras, custe o que custar, e uma vez que essas sombras são o Vokrin, vocês imaginam o meu desgosto com essa mulher, né? Mas eu gostei do desenvolvimento dela, em como a sede por poder tornou alguém neutro (não vou dizer que ela era uma mocinha, porque seria forçar demais a barra) em um dos vilões da trama, e mesmo depois disso ninguém conseguia odiá-la completamente. O que não foi o caso de Erain, o Rei, que desde o início se mostrou um filho da mãe de marca maior. E logo do pior tipo: aquele que quando você se vê cara a cara, se mostra uma boa pessoa, te trata bem, faz joguinhos mentais sutis para tentar te controlar, antes de mostrar sua verdadeira face e partir pro ataque. Eu amei também a dualidade Sol/Trevas, Erain/Aven, os dois amantes e toda a referência às lendas e criação do mundo e coisa e tal (até li recentemente algo parecido, com Dia/Noite e Sol/Lua). s2

"O passado pode ser esquecido, mas jamais pode ser apagado. E as memórias carregam seu próprio poder, uma força com raízes tão profundas que nunca serão desenterradas."

Agora que eu já externalizei parte da minha empolgação com alguns personagens, vamos comentar um outro ponto importante que eu comecei a valorizar mais depois de ser influenciada pela chatice literária da autora: a construção de mundo. Chega a ser impressionante como as coisas se encaixam no final das contas. As lendas dos deuses, as guerras do passado, a formação da sociedade como um todo, os reinos esquecidos e os mais diversos povos.

UM SURTO ESPECIAL AQUI PARA OS SIKRANS, que carinhosamente apelidei de avatares hipsters, e quem desejo conhecer um pouco mais nas próximas histórias (olha que poster mental lindo: Kernos de um lado, Ellwyn no meio, e Darius do outro. Se ela não matasse os dois antes mesmo da foto ser batida, ia ser uma recordação bem colorida para se guardar rs). Os Naaren também é outro povo que me deixou na curiosidade eterna por mais. Espero encontrar a Dama Carisa de novo algum dia. Amei aquela velha s2

E falando em encontrar no futuro, temos aqui também o Selir, o feiticeiro que me fez ficar com um pé atrás e não confiar nele em momento algum, nem mesmo depois dele ajudar diversas vezes a Tamisa e os moradores do Nilue e provar o seu valor. Não vejo ele como um dos mocinhos. Pra mim, ele está na iminência de se tornar um dos corrompidos pela sede de poder (mas por enquanto é só surto de leitora treteira mesmo). O fato dele ter fugido com os livros, mesmo que por uma boa causa, só fez aumentar mais a minha suspeita.

"As lendas nascem quando a verdade é demais para a crença.
Elas nascem quando o impossível acontece, quando o reino mortal toca o imortal."

EU. SIMPLESMENTE. AMEI. ESSE. LIVRO.
EU. PRECISO. DELE. NA. MINHA. ESTANTE.
(figurativamente falando, por enquanto, porque eu não tenho uma estante de verdade q)

Nilue é um incrível. Com uma pegada mais dark, e um pouquinho de romance, mas um foco maior nas tretas envolvendo o passado/presente dos personagens, Thais conseguiu me cativar do primeiro trecho de abertura até o epílogo. É um daqueles livros que começa a ler e não quer terminar nunca mais. Os capítulos vão passando MUITO rápido e quando você menos espera já está virando a última página e chorando por ter lido tudo de uma vez (se você for do tipo de gente que relê os livros, esse com certeza vai entrar na lista). Thais tem uma narrativa gostosa de ler e cheia de frases de impacto para guardar pra vida (meu arquivo de notas do kindle tem o tamanho de quase 1/3 do ebook original), quotes maravilhosos que vão atiçar o lado escritor que há escondido em você, e tretas mirabolantes que vão te deixar de queixo caído. E também agrada os dois maiores grupos de leitores, aqueles que preferem a construção de mundo e aqueles (como eu) que são os "loucos por ships", então recomendo a leitura pra todo mundo s2

"Nem tudo pode ser explicado de forma simples, ou mesmo clara.
Pois os sonhos não são feitos de luz nem de trevas, mas sim de algo que é ambos e nenhum dos dois"
carol 20/04/2019minha estante
me convenceu totalmente a ler

.emii ;) 05/10/2023

Nilue
Depois de séculos, finalmente li essa obra. Eu admiro a forma que Thaís consegue criar de maneira tão criativa um universo fantástico e misterioso em um livro único. Estou muito curiosa para ler outros livros da autora, mas infelizmente esse aqui não foi para mim.

Não consegui me conectar de forma alguma com os personagens, e gostaria que tivesse um pouco mais de desenvolvimento de personagens secundários. A história é bem frenética e cheia de acontecimentos, mas para mim, depois que alcancei a metade do livro, ficou um pouco repetitido e a leitura se tornou lenta.

Thaís conseguiu fazer uma história com pouca enrolação e bastante ação, mas acho que poderia ter uma quantidade menor de páginas, já que cheha um determinado ponto que o enredo fica bem arrastado.

Como eu disse antes, infelizmente não foi uma leitura para mim, mas ainda quero ler outras obras dessa autora. Se você é um amante de fantasia, dê uma chance pois você pode gostar.

Danielle M Tostes 11/08/2022

Acho que também quero viver nessas sombras
Depois desse livro, com certeza não verei as sombras da mesma maneira e acho que não me importaria de viver nelas. rs Fiquei fascinada com essa história do início ao fim e, como eu já deveria esperar de um livro da Thais, a trama foi se mostrando cada vez mais complexa e me surpreendendo a cada nova revelação. Gostei muito de como a Tamisa foi descobrindo sua força e enfrentando seus medos e inseguranças! Maravilhosa! Foi sensacional entender a relação das sombras com Nilue, como os conflitos passados se ligavam com a guerra presente e ver algumas identidades finalmente reveladas. Amei!
LuaTeresa 05/02/2023minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

bruxadecopas 06/09/2022

Maravilhoso!
Tamisa perdeu tudo, sua avó, sua mãe, sua vila e até mesmo o controle sobre si mesma. Ela sabia o que era perder a vontade de existir, de lutar e apenas se deixar levar pelo destino e foi exatamente isso que fez com que ela sobrevivesse.

Anteriormente uma escrava de prazer do reino, ela conseguiu se refugiar em Nilue, onde todos temem as sombras e são consumidos por elas, exceto por Tamisa, que caminha pelas sombras e as reconhece como seu ponto de conforto e confiança.

Tamisa cometia pequenas infrações contra o reino, uma forma de demonstrar um pouco da rebeldia que estava dentro de si, mas em uma dessas empreitadas, ela rouba artefatos extremamente importantes, incluindo uma adaga que pode acabar com toda a essência do Nilue.

Agora Tamisa terá que lutar com todas as suas forças para proteger Nilue das investidas agressivas do Rei, mas para isso ela precisará aceitar suas sombras e conhecer a si mesma, inclusive as partes que ela não se lembra.

Nilue se tornou uma das fantasias mais bem estruturadas e interessantes que eu já li até o momento, sendo favoritado com sucesso. As primeiras palavras do livro rapidamente me prenderam e me fizeram ter interesse em continuar, simplesmente pela escrita e pela narrativa envolvente. O livro conta com mais de 600 páginas de uma mitologia muito bem estruturada e sem furos e muitas frases e trechos de destaque, então não se surpreenda se quiser marcar muita coisa!

A personagem principal está em uma ascenção de sua independência e encontro interno de sua força, mas antes disso ela já é alguém com grande personalidade e com possibilidade de se defender sozinha, aliás ela é uma figura que representa uma espécie de força para os residentes de Nilue.

O livro possui romance e cenas ?, mas esse não é o foco. O romance é algo secundário, que completa pontos importantes da história e traz um acalento para os fãs do gênero, mas o foco ainda é na política, na independência de Tamisa, na mitologia incrível criada, na compreensão da aceitação das suas sombras, na desigualdade... E outros muitos pontos muito bem abordados.

Leia Nilue e descubra o quanto as sombras podem trazer mais conforto que a luz.

Vivi 03/04/2022

Gostei muito da história, me prendeu do início ao fim. Um livro único e que valeu a pena.

Achei que também funcionaria se dividisse em dois livros, um com o final da derrota da nascida bruxa e o outro com o do Rei. Mas isso não é uma crítica, funcionou bem assim.

Ana 17/07/2021

Fantástico
Quando comecei a ler Nilui, não estava esperando por essa fantasia maravilhosa, estava esperando, óbvio, como todos os livros da Thais, uma fantasia na qual eu me entregava e queria saber mais e mais sobre esse mundo, mas não sei como explicar, Nilui foi algo a mais, o mundo que a Thais construiu, os personagens, tudo, eu queria ler mais e mais, as 700 e poucas páginas não foram o suficiente, e aquele epílogo??? Eu li o final umas 5 vezes, sorrindo toda boba, e as ilustrações me ajudaram demais a imaginar os protagonistas.
E é claro, depois de perceber que li todos os livros ja publicados pela Thais, considero esse o meu livro favorito e que virei muito fã dessa autora, e eu necessito de todos os livros dela físicos na minha estante.
Então, se você quer uma fantasia mais dark, cheio de reviravoltas, com uma pitada de romance, muita amizade e muita MUITA auto-descoberta, só se joga nesse livro e confia, você vai amar!

Ane 25/06/2020

Gostei
Eu tenho o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo e isso não me ajudou, eu li até a metade e deixei o resto pra outro dia. Quando fui terminar simplesmente não era mais pra mim. Mesmo com isso eu arrastei e terminei o livro. Por isso não me sinto no direito de julgar se é bom ou ruim. Eu gostei muito até certa parte dele e eu também gosto muito dessa autora.