Ye

Ye Guilherme Petreca

Resenhas - Ye

soro fisiológico 30/08/2023

YE YE YE
É uma leitura mais visual, a arte é muito linda. Fala sobre aprender a lidar com o medo durante o crescimento.

anapera 08/07/2021

YE
Esse livro é muito pouco conhecido, e merecia mais reconhecimento!! É uma HQ escrita por um escritor nacional, que vai procurar falar sobre a as dificuldades que passamos durante a nossa vida, sendo elas tanto em nosso interior, quanto no nosso exterior!! Eu acho que deveria ser uma leitura obrigatória, pois cada um dos quadrinhos tem um significado muito pesado, quando o personagem principal está triste, as cores dos quadrinhos escurecem e por aí vai!! Se bem interpretado, esse livro pode ter um significado muito marcante?

André Hausmann 19/09/2022

Uma aventura visual e poética
Com um visual preto e branco impressionante e poético, acompanhe a jornada de Ye em busca de uma cura para a maldição do Rei sem Cor que se abateu sobre ele. Dessa forma, esse jovem, que apenas sabe dizer o seu nome, precisa enfrentar piratas, viagens de balão, palhaços, bruxa, pesadelos e outros eventos que o levam do campo para a cidade para obter a recuperação de sua chaga.

A obra trabalha os desafios tanto na forma literal quanto metaforicamente, assim o protagonista torna sua aventura um enfretamento dos seus medos ao mesmo tempo em que cresce na sua jornada pessoal. A narrativa apresenta que não é fácil amadurecer, ter coragem para ir à busca de seus objetivos, independente do tamanho do mundo em que esteja – entendendo aqui que mundo pode ser desde seu bairro, cidade e até mesmo podendo ser toda a Terra.

Essa aventura que busca superar os medos e lutar os obstáculos da vida é construída de maneira que tanto o adulto quanto a criança que ler a história irá se encantar e compreender que todos os acontecimentos, bons ou ruins, servem para nos dar mais força e coragem para avançar na caminhada.

Os traços e as ilustrações de Petreca estão incríveis e originais, e a forma como ele trabalha Yê que consegue se expressar sem palavras durante a história mostra sua enorme capacidade narrativa. É uma leitura que vale a pena ser realizada.

joaoggur 26/08/2020

UM PETARDO!
Que quadrinho excelente! Infelizmente, Ye não é um quadrinho muito comentado, mas na minha opinião, é um dos quadrinhos brasileiros mais fodas dos últimos tempos

A narrativa é muito boa, os desenhos são belíssimos, tudo é muito bom! A cada página é uma obra de Arte diferente!

Procure ler Ye urgentemente, pois é um quadrinho muito lindo!
Julinhafox 26/01/2021minha estante
Comecei a ler hoje! Estou gostando - e que traços bonitos!

joaoggur 27/01/2021minha estante
Sim!

Jaqueline 23/08/2022

Gostei bastante da história, uma pena acabar de forma tão rápida. Sinto que um pouco da escrita carregada de emoções que tanto chamou minha atenção no começo da obra, se perdeu um pouco ao longo da história pela necessidade de um encerramento. Seria possível explorar muito mais o universo e as metáforas criadas se o autor tivesse mais páginas para isso.

"Existe um ser, algo temível e cruel, a quem nomeamos 'rei sem cor'. Quando alguém adoece, dizemos que a pessoa recebeu um sopro do rei. Quando alguém perde a razão para o ódio ou medo, dizemos que ela se pôs a serviço do rei. Todos podemos ser um rei sem cor".

jadhe 02/03/2022

lindo lindo lindo. cada página tem um nível de detalhe surreal, queria tatuar o desenho que inicia o capítulo 5. por mais que seja destinado a pessoas de qualquer idade, achei uma ótima leitura pra crianças e adolescentes passando por problemas internos. "minha chaga é minha cura".

Luan 03/04/2020

Quando a arte é a principal personagem.
Ye é História mediana. Beira quase um conto infantil. Engana-se quem pensar que isso é demérito. A trama pode não ser inovadora e tem um ritmo narrativo muito corrido, mas através de metáforas e alegorias trabalha de forma bela a ideia de bem e mal. Beleza essa realçada pela arte. Que espetáculo!
Guilherme Petreca é aquele tipo de artista que nos faz ficar mais tempo em cada página admirando cada detalhe. Não dá nem vontade de virar a página. Sentimento recorrente do início ao fim. Um dos artistas que desperta esse tipo de sentimento em mim é o Gipi. Que Guilherme aprenda a desenvolver uma história, do ponto de vista narrativo, como o italiano, autor do aclamado A Terra dos Filhos, publicado também pela Veneta, pois em relação a arte Guilherme segue o mesmo caminho sublime.

Vanessa 15/07/2020

História boa, com belas metáforas e ilustrações maravilhosas. Demorei a ler porque ficava muito tempo admirando cada página.

Luisa469 10/04/2023

Rápidas crises
Livro maravilhoso, li em menos de uma hora mas com certeza irei reler tanto para ver diferente interpretações quanto para ver as lindas ilustrações. A todos que já se sentiram sem esperança de vida ou que ainda enfrentam fortes tendências suicidas, recomendo este livro.

Ale 31/10/2022

Uma arte linda para uma história mediana
Paquerei Ye por muuuuito tempo na livraria, e finalmente decidi comprar e ler! É uma história bem levinha, a arte é belíssima. Li bem rápido, e no geral achei fofo. Mas acho que o forte do Guilherme não é a narrativa. É bem simples, talvez simples demais. Eu leria bem mais páginas do Ye se aventurando no mundo, e acho que esse desenvolvimento extra seria necessário para realmente passar a mensagem de amadurecimento de forma efetiva.

Julinhafox 26/01/2021

Que ilustração!
Ye é um livro bonito, não apenas pela história, pela mensagem ou pelos personagens, mas também - e principalmente - pela ilustração. Que traço delicado, cheio de movimento e expressão. Belo!
Sinto que a aventura do protagonista podia se prolongar, apresentando maiores dificuldades ao menino, mas gostei da mesma forma. :)
joaoggur 27/01/2021minha estante
Acho o quadrinho estupendo. Vale muito ter na estante.

Julinhafox 27/01/2021minha estante
Vale! E dá vontade de emoldurar algumas das ilustrações!

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

YE é a jornada do herói de Guilherme Petreca. A sinopse da história traz um universo fantástico com referências claras à cultura cigana, onde um camponês tímido – que fala apenas a palavra Ye – é obrigado a procurar ajuda quando é tocado pela chaga do Rei sem Cor. Em sua busca, encontrará amigos e inimigos que o ajudarão em sua jornada de auto descobrimento. Não é algo novo e o próprio autor conta que é baseada na Jornada do Herói.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563137609

Pri Gabarron 01/10/2016

O traço é muito bom, mas a história, apesar de interessante, é explorada de maneira bem rasa e sem muita novidade.
Gláucia da Silva Angelocci 17/04/2017minha estante
Exatamente. =)

18/10/2017

O que me fisgou nessa HQ foi o traço extremamente lindo e delicado. A história que ela traz não é inovadora necessariamente, mas isso está longe de incomodar.

Ye é um menino que acaba sendo marcado por uma força aparentemente maligna chamada de Rei Sem Cor. Esse Rei é o responsável por basicamente tudo de ruim que há no mundo e vive adormecido dentro de cada um de nós. Para se livrar disso, Ye buscará a ajuda de uma bruxa e durante a sua jornada para encontrá-la, muitas outras coisas surgirão em seu trajeto. Ele será sequestrado; lutará com piratas e ganhará uma carona de balão por um palhaço doido.

Adorei a mensagem que esse quadrinho traz. A importância de não perdermos nossa voz perante aos nossos medos, mas principalmente, a necessidade de sempre manter o coração leve. Lindo!