Primeiros contos de Truman Capote

Primeiros contos de Truman Capote Truman Capote

Resenhas - Primeiros contos de Truman Capote

Menino Leitor 17/09/2020

Os contos...
Se gostei? Dei risadas, fiquei tenso, triste, abatido e mais risadas.
Meu primeiro contato com o autor.
Já adquirindo outros livros dele...
DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Carlsz 18/07/2022minha estante
comecei a ler esse livro, espero gostar da escrita

joaoggur 24/02/2024

Um escritor ainda escriba.
Posso não ter tido uma boa experiência com A Sangue Frio, e isso está longe de me fazer não considerar Truman Capote um dos maiores nomes na prosa estado-unidense; o que Hemingway representa para a primeira metade do século XX, Capote representa para a outra.

Temos aqui catorze de seus primeiros contos, alguns escritos ainda na adolescência, no início da década de quarenta.

Como todo escritor iniciante, o texto abunda de vícios linguísticos, explicações desnecessárias e omissões em momentos de intervenção do narrador; entretanto, como dito no posfácio, aqui temos uma profunda amostra de como Capote estava no caminho de se tornar um grande escritor.

Dando voz a aqueles que comumente, no tempo em questão, eram ignorados (uma mulher negra, vinda do Sul, em Nova York; uma criança solitária?), o autor enaltece aqueles que não tinham proeminência no cenário ianque.

A simplicidade mascara sua exímia habilidade de ler pelas entrelinhas da sociedade. Vale a pena.

Mairton.Rodrigues 30/05/2021

Provavelmente ele a esqueceria
Essa coletânea compila contos do jovem Truman Capote revelando seus primeiros passos como escritor. Entre momentos altos e baixos (mais esses segundos) é possível vislumbra um escritor imaturo, trabalhando temáticas infantis e com desfechos que despertam modorra.
Entre as catorze obras selecionadas apenas três me cativaram: "almas gêmeas", "o trânsito para oeste" e "isto é para Jamie".

Heloiza.Oliveira 19/03/2021

O olhar marginal, o compromisso com a escrita bem feita, bem alinhada e compreensível.
Escrita rica e fácil de ler, contos lapidados, um prazer do início ao fim. Se todo dom fosse tratado como o de Trumam, deitaríamos em baixo de boas sombras!

Lucas.Batista 13/04/2021

Prenúncio de um grande escritor.
Os 14 contos aqui reunidos foram escritos por Capote entre seus 14 e 20 anos. E isso é absolutamente incrível, pois a qualidade literária deles, ainda que evidentemente inferior à escrita magistral de suas obras cânones, apresenta um domínio de narrativa que surpreende em um escritor tão jovem.
Esse é um caso muito curioso, aonde a capa do livro pode resumir bem o conteúdo: um Capote jovem, leitor, ainda nem sonhando com seus bailes de gala e livros sobre assassinatos. Um Capote com vontade de aprender, aperfeiçoar, lapidar...
Destaco o conto Louise, cuja construção achei formidável; e também o conto Hilda, cujo desfecho achei deveras criativo.
Leitura válida tanto para aqueles que já leram A Sangue Frio e Bonequinha de Luxo, quanto para aqueles que gostariam de conhecer o autor.

nathaliart 01/09/2022

Meu primeiro contato com o autor. Já havia iniciado a leitura de A Sangue Frio duas vezes, mas em nenhuma delas consegui seguir adiante. A escrita de Capote é simples, objetiva e me agrada. Alguns contos não são tão interessantes quanto outros, mas creio que, de fato, a maior qualidade do autor seja a capacidade de falar das pessoas marginalizadas: negros, gays, pessoas em situação de rua, loucos... O conto que mais me fascinou foi O trânsito para o oeste; é, de longe, o mais criativo de todos.

Leitura rápida, bom livro, mas nada de muito especial. Ainda assim, recomendo.

Ãnimo Total 16/09/2020minha estante
Eu estou no começo...gosto de contos.
Não deixe de ler a Sangue Frio...é sensacional.

Geovana Rodrigues 16/09/2020minha estante
Oi! Sim, eu acabei lendo a sangue frio e gostei bastante!

Ãnimo Total 16/09/2020minha estante
Que legal.
????

Ana 01/08/2021

Um bom início nas obras do autor, que mesmo com a pouca idade quando escreveu esses contos já demonstrava uma imensa capacidade
Os contos são bem curtos, mas com uma linguagem simples e muito agradável de se ler

bobbie 12/08/2022

Uma resenha cautelosa.
Este é meu primeiro contato com a obra de Truman Capote, e, ao iniciar a leitura do prefácio, aliado ao próprio título do livro (óbvio), entendi que os contos aqui presentes compõem a aurora da carreira literária de Capote, tendo sido escritos quando ele contava menos de 20 anos de idade, em alguns casos. Claro que o escritor foi amadurecendo ao longo de sua vida e carreira e, sem dúvida, isso se refletirá em sua produção. Ainda não li nada da fase madura de Capote, o que pretendo fazer em breve, então tenho a preocupação de não fazer, aqui, uma leitura leviana. De fato, ao ler estes textos, nota-se que ainda havia muito a evoluir. Mas o que importa é que já se nota que Capote era, claramente, um contador de histórias. Ressalta-se, tanto no prefácio como nas considerações finais, que Capote foi um escritor da empatia, alguém que deu espaço para as alteridades, que se interessou em representar seus anseios e vicissitudes. Isto está presente aqui neste livro. Os contos são curtíssimos, ágeis, descritivos na medida certa (existe essa medida? Estou pensando nos leitores que reclamam de descrições longas e cansativas), de maneira que suas observações pintam uma imagem claramente reproduzível em nossas mentes. Vários desses contos apresentam o famigerado final aberto, reticente, que incomoda muitas pessoas. Já fui um desses; hoje confesso que lido melhor com essa elipse final, essa abertura para que eu imprima ao encerramento do texto as minhas próprias expectativas. E, sim, Capote vai pintar o quadro literário das figuras a quem damos pouca importância. Não há heróis ou heroínas aqui: ele nos apresenta a pessoas tristes, isoladas, falíveis, pessoas dispostas a matar para abrir espaço para o amor. Alguns podem dizer que há evidências racistas em alguns desses textos. Honestamente, acho que, de minha parte, seria precipitado fazer esse julgamento sem antes ter vasto conhecimento da obra deste escritor, a quem eu conhecia apenas de nome antes deste primeiro contato.

Cesar Garcia 11/07/2021

Contos incríveis
Truman Capote escreve contos com diversas temáticas de maneira majestosa.
Os contos passam vários sentimentos humanos de forma crua e verdadeira.
A prosa do autor é contagiante e em poucas páginas consegue nos contar sobre os sentimentos de seus personagens.
Um livraço.

Ladyce 30/01/2022

Acho que foi um erro começar meu relacionamento com Truman Capote através desses Primeiros Contos, com tradução de Clóvis Marques. Conhecido por sua obra À sangue frio, também escreveu outros textos adaptados para o cinema como Bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany’s) além de scripts para o teatro ou scripts feitos diretamente para filmes. Nunca havia lido nada dele. Mas neste Natal recebi de presente este livro de contos, seus primeiros, que só foram publicados depois de seus sucessos, quando redescobertos nos arquivos da Biblioteca Pública de Nova York.

Acredito que essas histórias escritas na adolescência e no início da idade adulta teriam mais interesse para o estudioso da obra de Capote, do que alguém, como eu, que gostaria de se familiarizar com o autor. Essas histórias são bem escritas. Parecem todas perfis de personagens interessantes, talvez para uso futuro. É provável que tenham tido origem em pessoas que o autor conheceu, vizinhos, pessoas da cidade onde cresceu.

Falta em muitas dessas narrativas conflitos interessantes levando a resoluções ou não de alguma questão. A mim pareceu um catálogo de personagens, com belas descrições de caráter e de hábitos peculiares. Capote demonstra compaixão e empatia pelos tipos que descreve. E apesar de ser bastante detalhista nas descrições, sua destreza no contar de histórias (que parece herança da tradição oral comum no sul dos EUA) não chegam a interromper o fluxo narrativo, nem distrair o leitor.

Voltarei a me familiarizar com a obra de Capote. Certamente essas primeiras histórias tenho certeza não poderiam ser representativas de sua obra madura. Por enquanto não posso dizer que conheço seu trabalho e nem mesmo se gostei de suas observações.

raomzk 10/12/2021

Um livro a ser degustado
Este livro com contos reunidos de Capote é uma pequena maravilha para se ter, para ler. Muitas das histórias apresentadas e narradas impressionam. Outras, nem tanto. Mas é um fato que Truman tinha paixão pela escrita e este livro prova isso.
Apesar de algumas de suas curtas narrativas possuírem algumas descrições que não cabem hoje, há que se destacar ?Despedida?, ?Senhorita Belle Rankin?, ?Se Eu Te Esquecer?, ?Terror No Pântano?, ?O Estranho Íntimo?, ?O Trânsito Para O Oeste? e ?Almas Gêmeas?.
Uma obra agradável de forma geral. Vale a pena.

J_Piexak 12/03/2022

Textos primordiais de um grande autor
Como o próprio título deixa claro, estamos diante dos contos escritos por Capote na sua juventude. Logo, não se pode esperar um grande domínio da técnica escrita. Aqui já fica clara a atenção que Truman dava às pessoas marginalizadas.
A maioria dos contos são bem interessantes. Destaco aqui "Louise", "Terror no Pântano", "Almas Gêmeas" e "Lucy".

Livro curtinho que se lê em um dia. Vale a pena pelo repertório cultural.

Marcos Pinto 24/05/2016

Capote é um ícone na literatura. Bonequinha de Luxo, uma de suas obras, marcou uma geração inteira. Contudo, ainda assim, nunca tinha lido nada de sua autoria. Quando vi, então, o lançamento da José Olympio, percebi que era a minha oportunidade. Afinal, nada melhor do que acompanhar o autor desde a sua gênese literária, não é mesmo? Confiante nisto, desbravei a obra; o resultado não poderia ser melhor.

Como resenhar contos é algo complexo, até porque o livro é composto por diversos textos, não farei um resumo de cada um deles por aqui. Isso tornaria a resenha cansativa e não chegaríamos ao real objetivo: analisar as características da escrita de Truman. Então, falarei dos aspectos dos textos de uma maneira mais geral.

O primeiro aspecto que se destaca na obra de Capote, ao menos na minha análise, é a banalidade. O que gera um grande conto? Se a sua resposta for algo como “um acontecimento fora do comum”, o presente livro está aqui para provar-te o contrário. Truman parte, quase sempre, do banal. De uma conversa, de uma senhora pobre que valorizava suas plantas, do sonho de agradar uma mãe... Coisas simples, cotidianas, mas que podem ter uma beleza grandiosa. O grande mérito do autor é saber focar no que é realmente importante, mesmo quando os momentos são pequenos. Dentro de uma perspectiva literária, em tudo há poesia; basta saber olhar corretamente. Capote tinha esse olhar.

“Por um momento ficou tão parada que ouvia o bater do próprio coração, e o relógio parecia uma marreta malhando um tronco oco. Em sabia que não estava imaginando coisas; sabia que aquele medo todo tinha um motivo; sabia instintivamente, de um instinto tão claro e vital que tomava todo o seu corpo” (p. 64).

Outro detalhe da escrita do autor que merece destaque é a empatia. Com grande habilidade, ele constrói o texto de uma forma que o leitor se vê na posição da personagem. A delicadeza da descrição, a minúcia dos sentimentos expressos envolve quem lê de uma maneira quase inexplicável. Pode-se perceber isso, claramente, no conto “Isto é para Jamie”, onde percebemos em cada detalhe da composição das cenas os sentimentos expostos.

O terceiro e último detalhe que merece ser destacado é a profundidade das personagens de Capote. Mesmo que elas sejam desenvolvidas em poucas páginas, é possível sentir toda a carga emocional por trás. Em apenas um parágrafo, Truman consegue desnudar a alma daqueles que participam do conto. Em tão pequena extensão, apenas os bons escritores conseguem tal efeito. Esse desenvolvimento rápido é essencial para o completo interesse do leitor. Afinal, muitos renegam o gênero conto pela falta de espaço para que o lado psicológico seja trabalhado.

Além dos bons contos, a José Olympio também nos brinda com uma excelente edição. A capa é bela e traz a imagem do próprio autor em um momento cotidiano, quase banal. O que, aliás, tem total relação com a obra. A diagramação, por sua vez, é simples, mas muito confortável, cumprindo seu objetivo. A tradução e revisão estão excelentes, o que já é padrão da editora.

“Sim, eu sabia que ela ia voltar. De modo que quando me disse que estava indo embora, não me surpreendi. Abri e fechei a boca e senti as lágrimas nos olhos e aquele vazio no estômago” (p. 113).

Em suma, Os Primeiros Contos de Truman Capote é um livro belo, profundo e rico em sentimentos. Se levarmos em conta, então, a idade com a qual o autor construiu tais narrativas, fica ainda mais evidente o talento. Sem dúvidas, uma obra recomendada.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/05/resenha-primeiros-contos-de-truman.html

Anna Lu 21/05/2020

Reunião de 14 contros escritos entre 1939 e 1947.
Nesse livro temos um Truman Capote muito jovem moldando suas habilidades de escrita para se tornar o tão conhecido autor de A Sangue Frio. Tenho que admitir que foi um bom começo, já que até então não havia lido nenhuma obra sua. Os contos são bem rápidos e de uma escrita admirável. Posso dar um grande destaque para "O Trânsito para o Oeste", o qual possui como característica uma prosa quase cinematográfica.
Contos que mais gostei:
-Despedida
-Se eu te esquecer
-A mariposa no fogo
-Terror no pântano
-O trânsito para o oeste
Gostaria de destacar também a importância do prefácio e do posfácio, que falam um pouco sobre a escrita do Capote durante essa época, e como ele estava desenvolvendo o estilo que o tornaria um dos maiores escritores do século XX.