O Tarô e a Viagem do Herói

O Tarô e a Viagem do Herói Hajo Banzhaf

Resenhas - O Tarô e a Viagem do Herói

Paula Juliana 12/02/2023

@overdoseliterariaoficial

''O sol chegou a seu ponto da meia-noite e encontrou as forças das trevas. Da mesma forma, o herói desceu ao longo mais escuro da sua jornada. Aqui no labirinto do submundo, o tesouro perdido, a bela prisioneira, a erva da vida ou qualquer que seja o valor de difícil alcance, é guardado por um monstro terrível, um dragão perigoso ou um adversário sinistro.''

O Tarô e a Jornada do Herói é uma obra maravilhosa, cheia de simbolismo e muito interessante que tem como foco a interpretação dos símbolos arquétipos que estão representados nos Arcanos Maiores das cartas do Tarô, o baralho tradicional é composto por 78 cartas, sendo divido em 22 que são os Arcano Maiores, e 56 Arcanos Menores que são ainda subdivididos em naipes (Paus, Espadas, Copas e Ouro), a obra é focada na interpretação e caracterização de cada Arcano Maior, descrito como persona, criando paralelo com a vida dos homens e a busca pela totalidade, a autorrealização, desenvolvimento pessoal e o crescimento interior e exterior, comparável com o percurso do sol.

A edição é lindíssima, toda ilustrada e colorida, cheia de histórias e mitos sobre a origem das cartas, apresentando ilustrações de obras de arte, pinturas, referências a literatura e mitologias como Grega, Egípcia e Nórdica.

A obra começa falando sobre o que é o Tarô, origem, estrutura, e o simbolismo das cartas, e como usar o livro, depois passamos enfim para a jornada do herói, uma parábola para o caminho de vida dos seres humanos, origem e significado da jornada do herói. Ainda na obra apresenta cada um dos 22 Arcanos Maiores, em cada um é abordado o arquétipo (o que ele representa), a tarefa (o que devemos fazer), objetivo, risco e disposição íntima.

Entre os arquétipos que achei mais interessantes destaco O Louco, caracterizado como O Herói da história, a figura do O Diabo, O Mundo, A Morte e A força, e amei ver em várias partes da obra A Divina Comédia sendo representada pela figura de Dante e sua jornada pelo inferno.

O Tarô e a Jornada do Herói é uma leitura muito rica, é cheia de referências, é uma obra para ler e para se ter como oráculo, para consultar durante uma tiragem de cartas, é uma boa indicação para quem gosta do tema e quer se aprofundar, como também para quem não conhece muito e quer aprender sobre, ainda de brinde apresenta uma edição belíssima, caprichada e interessante! Recomendadíssimo!

''A Jornada do herói é o padrão arquetípico de uma trama de ações tecida a partir dessas imagens primordiais, é por isso que a jornada e a imagem parecem tão extraordinariamente familiares, apesar de todas as variações. Ela sempre nos conta sobre a ''busca'' aventureira do tesouro difícil de encontrar.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2023/02/resenha-o-taro-e-jornada-do-heroi-hajo.html

Diego Piu 23/10/2019

Declaradamente inspirado no livro da Sallie Nichols - Jung e o Tarô - o autor tbm faz a jornada do herói com o oráculo, mas aqui utilizando o queridinho das rodinhas de estudo, o tarô Rider Waite Smith. Em seu livro, Banzhaf adota uma escrita menos densa do que o livro da Nichols, mas tbm recheado de arte e mitologia. Ao final de cada capítulo o autor apresenta um quadro resumo onde consta o Arquétipo, Tarefa, Objetivo, Risco e Disposição Íntima do Arcano Estudado.

Não tem como falar desse livro sem comparar com a obra que o inspirou. No Jung e o Tarô, a autora divide o mapa da jornada em 3 etapas percorridas pelo herói (O Louco): Reino dos Deuses (do Mago ao Carro); Reino; Reino da Realidade e Equilíbrio (da Justiça a Temperança) e; Reino da Iluminação Celestial (do Diabo ao Mundo). No livro do Banzhaf a jornada é divida em dois arcos: Diurno e Noturno.

Enfim, é uma obra menos complexa, mas tem suas peculiaridades e tbm é interessante. Indico principalmente pra quem teve dificuldades com o famoso e riquíssimo livro que inspira esse
Erico.Jose 17/12/2020minha estante
Eu acho os dois bem diferentes. O Tarô e a viagem do Herói foca sua visão mais na jornada do herói do Joseph Campbell e o monomito. Sem falar que este foca no simbolismo do tarot de Rider Waite. Já o Jung e o Tarot da Sally Nichols parte de um estudo mais intuitivo do simbolismo do tarot de Marselha. Este me agradou mais que o livro da Sally Nichols, embora este tenha oferecido insights muito interessantes sobre algumas cartas

Thereza 23/02/2022

Análise psicanalítica dos arcanos maiores
Bebendo principalmente da fonte de Jung, Hajo Banzhaf faz uma interpretação psicológica dos arcanos maiores do tarô que em muito contribui para o processo de autoconhecimento.

Tatiana221 13/06/2023

Livro excelente, trás todos os arquétipos mitológicos do arcanos maiores do tarot, sendo indispensável a compreensão correta do mesmo, tudo muito bem explicado.

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 06/01/2023)
Um livro muito agregador sobre os arcanos maiores do tarot. Você consegue ficar bem diversos conceitos de Jung e o intuito completo do tarot como um ser; maior do que um jogo de cartas. Há diversas relações com astrologia, mitologia, religião e contos de fada e suas associações com psicologia junguiana em si, para não exceder tanto o campo lógico da coisa. Acho muito importante enegrecer de self, arquétipos e inconsciente coletivo pelo menos basicamente para ser introduzido a esse livro. São conceitos extremamente abordados e que podem acarretar confusão (eu imagino). O significado das cartas ficou bem mais claro, e agora vou seguir os estudos :D

Jack Zack 24/04/2024

Mesmo tendo lido antes sobre tarô, eu passei a ver e entender melhor a metáfora da jornada do herói.
Eu, particularmente, adorei as referências à mitologia, à literatura e à psicologia feitas no decorrer de toda a leitura do livro!