História da beleza

História da beleza Umberto Eco

Resenhas - História da beleza

Bonezi 24/05/2023

Um livro de estudo
Para quem gosta de história, história das artes, esse livro dentro da perspectiva de beleza para a sociedade, permeia várias questões de entendimento entre épocas e mudanças comportamentais através do tempo.

Não fiz uma leitura contínua, até porque tem pouco texto e muitas imagens, pesquisas.

Considero um livro de estudo, daqueles que precisamos anotar informações, fazer pesquisas paralelas e procurar outras fontes para aprofundar onde nosso interesse abrange.

Rafael Flores 19/05/2022

Leitura incrível proposto pelo autor. Umberto Eco vai contextualizar a Beleza da antiguidade grega até a contemporaneidade do séc.XX. A visão diferenciada de beleza propõe uma mente aberta e ainda assim com pausas de leitura para uma reflexão profunda. Das eras da concepção de beleza até os modelos do belo como manifestação artística, uma visão muito além do que se vê por uma beleza pré-concebida.

Carol T.S. 21/10/2020

Pra ficar na cabeceira...
...pra sempre. Não é um livro para ser simplesmente lido. Ele deve
estar sempre na cabeceira, para ser consultado de forma recorrente, sempre que algo nos deleitar, nos intrigar, nos assustar. É um livro para ser degustado da mesma forma que um bom vinho, um bom prato...pq ele enche os olhos, sacia o apetite por conhecimento sobre o belo, suas diferentes formas, interpretações, e ideias expressas desde a antiguidade até hoje.

Joaozinho, Artista 15/03/2020

Estética
O livro de Humberto Eco faz uma viagem pelos diversis períodos históricos da arte e mostra a evolução da beleza na arte, seus períodos e seus contextos históricos.

Natália Ranhel 29/04/2017

Esclarecedor
Li para meu mestrado, me deu uma boa orientação sobre as origens das referências de beleza que temos.
Porém discordei completamente de Umberto eco no último capítulo, q era o mais importante para mim, mas tudo bem
Sergio.Pontes 20/08/2017minha estante
nota 0 para sua resenha de 2 linhas

Bel 23/03/2017

Um belo livro
Literalmente, um livro BELO! Ele é como um catálogo que descreve o belo no decorrer histórico relacionando-o a arte. Recortes com definições e visões da beleza num contexto filosófico contemplam o universo documental e enriquecem - com primor - a obra.
"Para Eco, não será o mundo que a beleza tomará como modelo. Nem tampouco o homem tal como ele se situa nesse mundo, tal como ele é. Mais sutil, Eco admite que o homem cria o belo à imagem e semelhança da forma como vê e representa a si próprio. E é nesse sentido que a beleza tornar-se-ia histórica, já que igualmente histórico seria esse entendimento do homem para consigo mesmo." (Daniel Pícaro Carlos)

site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100010

ItaloDeck 26/10/2012

História da Beleza - Umberto Eco
Umberto Eco faz uma varredura pela história para tentar descobrir o que é beleza e sua história.
Descobre-se então que a beleza é relativa, é algo mutável.
A beleza varia de acordo com o tempo, de acordo com a época e do ponto de vista do observador. A beleza é tão relativa que até mesmo dentro de uma mesma época, dentro de uma mesma cultura, o que parece bonito aos olhos de um, pode não ser aos olhos de outro.
O livro traz uma catalogação da história da beleza ao redor do mundo desde o começo da humanidade até os dias atuais.

Flavia1414 09/03/2011

É um livro que não se baseia em critérios artísticos de beleza, mas sim, a beleza marcada pelo tempo, pelos conceito e pelo que era e é considerado belo em cada época.