O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto Rick Riordan

Resenhas - O oráculo oculto

Murilo sibim 03/04/2021

Rick mais uma vez acerta em cheio com essa história, muito legal ver o egocentrismo de Apolo aos poucos sendo deixado de lado ao ex deus perceber que ele não é o centro das atenções.
História muito bem intercalada em momentos de ação e outros de evolução do personagem, Rick como sempre escrevendo boas histórias!

labbacchio 10/02/2022

Live fully and without fear
Com toda sinceridade, eu esperava muito desse livro.

Não vou mentir, antes de começar O Oráculo Oculto eu nem sequer sabia que o protagonista de As Provações de Apolo era Apolo ? podem me chamar de burra, mas, em minha defesa, fazia muito mais sentido ser sobre os filhos dele (pelo menos pra mim fazia). Comecei a saga sem nem ao menos saber do que se tratava, mas ainda assim tinha colocado muitas expectativas nela apenas por ser uma saga do Rick. Bem, fico feliz em dizer que não me arrependi.

O Oráculo Oculto me surpreendeu de diversas formas ? começando com o protagonista ? ?, e eu realmente acho, após ler apenas o primeiro livro, que tem potencial pra ser até melhor que Os Heróis do Olimpo (a saga anterior a essa) ? obs: eu adorei HDO.

Outrossim, o livro tem um desenvolvimento razoavelmente bom no quesito história, mas em relação à evolução de Apolo é perfeito. Além disso, não só a ideologia me pareceu incrível e com bastante potencial, como também a leitura do livro é simples e rápida ? menos no início, mas explico isso depois. Sobre os personagens, ainda não tenho muito o que comentar. O livro é bastante introdutório e foca ? praticamente ? só no protagonista ? no quesito personagens ?, então não cheguei a me envolver com nenhum personagem ? claro que tem personagens que já amo por ter lido PJO e HDO, mas, supondo que tivesse lido apenas esse, não teria me apegado a ninguém.

Bem, agora que já resumi ? relativamente ? tudo que falarei nessa resenha, vou separar minhas opiniões em pontos e falar detalhadamente sobre cada um.

Primeiro ponto: desenvolvimento razoável. Não dá para dizer que o desenvolvimento de O Oráculo Oculto foi uma coisa super "uau" nem nada do tipo no quesito história, mas, cara, a evolução do Apolo durante o livro foi surreal. Sendo bem sincera, no começo do livro achei que acabaria não gostando da saga por ser narrada por Apolo, já que inicialmente o mesmo era insuportável, porém ele simplesmente foi sendo desenvolvido de forma impecável, num nível que o que mais me motivava a ler era ver a evolução dos pensamentos de Apolo. No caso, por isso disse que o desenvolvimento era razoável, mediano no quesito história e impecável no quesito protagonista ? não dá pra dizer "personagens", tipo, generalizando, porque o foco do desenvolvimento foi praticamente só no Apolo. Honestamente, acho bem plausível não ter um puta desenvolvimento na história já no primeiro livro de uma saga, levando em conta a justificativa de ser uma introdução.

Segundo ponto: início relativamente cansativo. Bem, eu sempre cito a parte de ter achado cansativo ou não, mas é óbvio que isso é algo relativo, então esse ponto é mais voltado a, tipo, meu gosto, eu acho? ? gosto de colocar porque, sei lá, tenho que mostrar porque as notas que dou são plausíveis (na minha cabeça faz bastante sentido, ok?). Cara, sinceramente, nem é que o livro começou super parado e entediante, é que eu já estava com raiva do Apolo por causa de outro livro, e a personalidade dele no início não tava ajudando. Enfim, ficou bem chato de ler porque eu tava achando o protagonista ? que é quem narra o livro ? insuportável.

Terceiro ponto: ideologia ótima. De verdade, eu comprei o box de TOA sem nem saber a sinopse, apenas confiando no fato que devia ser bom porque é do Rick e é do mesmo universo de PJO. Enfim, não muito depois de 10% do livro eu já pude ver claramente que valeu a pena ter confiado. As Provações de Apolo tem um aspecto bem diferente tanto de PJO quanto de HDO, e acho que o simples fato de Apolo, um deus com milhares de anos de idade, ser o protagonista e o narrador já resume tudo. Com toda sinceridade do mundo, não vejo a hora de sair dessa parte introdutória e chegar na ação de verdade ? no momento atual estou em uns 30% do segundo livro, mas acabei parando e indo pra outro mais levinho, porque tava numa ressaca terrível e passei duas semanas sem ler. Realmente adorei a proposta da saga.

Quarto ponto: escrita leve e envolvente. Bem, como eu já havia dito no início da resenha, não muito após a parte inicial ? quando Apolo começa a deixar de ser insuportável ? o livro passou a prender bastante minha atenção, e a leitura se manteve fluida até o final. Sinceramente, uma das coisas que mais ajuda é o modo engraçado como Apolo pensa, já que, por ser um Deus, ele tem uma visão bem "maquiada" do mundo mortal. Inclusive, não posso deixar de citar o quanto Apolo é dramático ? sério, ele é simplesmente uma personificação da palavra drama ? e como esse fato me fez dar altas gargalhadas ? mano, que expressão de velho ? e, consequentemente, ler com mais facilidade.

Quinto ponto: livro bastante introdutório. Assim, por ser um primeiro livro de saga, já era esperado que o livro fosse introdutório, então não é como se esse ponto pesasse tanto assim na hora de dar nota. Bem, como eu já havia dito anteriormente, O Oráculo Oculto não chega a ser um livro super parado ou chato de ler, mas também não contém tantos acontecimentos relevantes, então não chega a ser, tipo, um livro que você lê e fica superempolgado a ponto de não conseguir sequer esperar para ler a continuação. No entanto, por ter uma ideologia totalmente nova e, até então, não vista nesse universo, acho que o fato de ter maior foco em intruduzir tudo em vez de já colocar vários acontecimentos relevantes e um desenvolvimento incrível é bem plausível.

Sexto ponto: plot twist relativamente bom. Bem, pra mim, o plot foi até que previsível, mas também não é aquela coisa que, tipo, é jogada na sua cara desde o início ? cof O Ladrão de Raios cof. Sinceramente, admito que até fiquei chocada com uma parte do plot ? quero dizer, eu esperava que fosse acontecer, mas não daquele jeito e naquelas condições. Enfim, não foi o melhor que já li, mas também não foi, nem de longe, o pior.

Por fim, falando sobre a questão da recomendação, eu acho que, mesmo estando ainda no primeiro livro, já é bastante recomendável. Sinceramente, é muito raro eu criar tanta expectativa assim para uma saga apenas no primeiro livro, mas, de verdade, pelo que vi em O Oráculo Oculto, acho que essa saga vale mesmo muito a pena.

-Koraline 28/12/2021

Não é mais pra mim
As Provações de Apolo é a única saga do Rick que ainda não tinha lido, e confesso que estava bastante empolgada para ler, já que sempre amei todos os livros do autor, especialmente Magnus Chase, que li logo no lançamento, mas o mesmo não aconteceu com esse livro. Apesar da narrativa ser bastante divertida, a história é mais do mesmo e nada de surpreendente acontece. O livro é um grande fan service, para podermos revisitar os personagens mais queridos do Acampamento Meio Sangue odo Acampamento Júpiter, e acho que eu teria gostado muito mais se tivesse lido alguns anos atrás, mas acho que a narrativa mais voltada para o público infanto-juvenil não me atrai mais. Não pretendo ler os outros livros da saga em futuri breve, mas quem sabe não me interesso novamente daqui a algum tempo.
Loren Fernandes 28/12/2021minha estante
Concordo em número, gênero e grau. Também fui vítima da "maturidade literária" quando tentei ler "As Crônicas do Kane" do Riordan esse ano, foi simplesmente intragável, não consegui nem chegar na metade do livro. Se eu tivesse lido há uns 10 anos atrás acharia um máximo da mesma forma que achei os livros do Percy Jackson, mas nessa altura da vida, beirando os 30, não me apetece mais...

-Koraline 28/12/2021minha estante
Nee, antes eu amava livros em que várias coisas aconteciam de forma vem rápida, mas depois de passar a gostar mais de thrillers, agora prefiro livros com uma linguagem mais séria e descrições mais aprofundadas...

Fabio Castanheda 28/12/2021minha estante
Eu terminei a saga mas foi difícil, fiquei saturado de repetir a mesma receita de bolo do rick. Terminei mais por apego emocional a história do acampamento meio sangue e o júpiter

Hugo. 28/12/2021minha estante
Exatamente o mesmo sentimento, eu fui ler até com uma ideia que a abordagem estaria um pouco mais madura no sentido que os primeiros leitores cresceram junto com os heróis antigos. Mas foi mais do mesmos e quando acabei o livro fiquei com vontade de ler os outros pelo simples fato de querer saber como estão os outros personagens e não pela história. Percy é a minha saga favorita porque foi a primeira saga que li, esperava muito mais das aprovações de apolo.

Juan 18/06/2022minha estante
Tantos comentários endeusando o livro por aqui. Achei que eu estava ficando maluco em ter achado essa obra horrível.

Arya4 19/07/2020

As Provações de Apolo.
"Meu nome é Apolo. Eu era um deus"

Apolo foi expulso do Olimpo por Zeus e transformado em humano como punição. Em meio às suas aventuras na tentativa de voltar a cair nas graças do Pai novamente ele vai perceber que a vida de humano não é tão simples e a de um herói menos ainda. Mas,com humor,completa falta de noção e perspectiva e egoísmo sem precedentes ele vai te conquistar. E você vai querer devorar as páginas.

"Você é lindo e as pessoas te amam!
Então saí pra enfrentar o mundo."

Não esperava gostar tanto,mas se tratando Rick Riordian não é surpresa que eu me apaixonei. E rever os heróis da série Os Heróis do Olimpo foi um extra.
Você precisa ler As Provações de Apolo.

"Tenho que confessar: eu estava com medo de morrer. Com um medo corajoso,nobre e lindo,verdade. Mas com medo mesmo assim."

Venha conhecer Apolo também conhecido como Raio De Sol.
atalia.regalado 20/03/2021minha estante
Eu quando fui ler e vi que o livro não era do Will: ????

babieayllow 14/03/2021

Muito socos na cara;Queria dizimar todos;Ser mortal,que saco
Primeiramente KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

?Eu era deusístico
Agora eu estou um lixo?

Alguns podem não gostar do personagem (ex)deus Apolo achando chato por ser muito egocêntrico (e porque não seria? afinal ele é o Sol) mas isso foi a que deixou a narração SENSACIONAL. Divertido e meio sem noção KKKKKK com muito humor nosso garoto dourado Lester Papadopoulos nos prende até o final de sua primeira provação enquanto ele vai se desenvolvendo, descobrindo e aprendendo que talvez não seja o centro do mundo, só mais um saco de carne no universo.

?...por isso fui expulso do Olimpo e vim parar na Terra na forma de um mortal de dezesseis anos, com espinhas e sem abdome tanquinho! Infelizmente já fui punido dessa forma antes. Sei como as coisas funcionam: vou enfrentar provações e infortúnio (ou talvez enviar servos em potencial...quer dizer...semideuses heróis). Espero que todo esse sofrimento prove meu valor e faça com que eu caia novamente nas graças de Zeus e recupere meu lugar no Olimpo?
Vingre 15/03/2021minha estante
Apolo é muito legal kkkkk, quando ele aparece na série de percy jackson, rouba a cena toda pra ele.

babieayllow 15/03/2021minha estante
ja ta quase virando meu deus favorito, quase

Vingre 15/03/2021minha estante
Sim kkkkkkk

Lili235 25/01/2024

Apolo divo
Eu tava morrendo de saudade de ler os livros do rick, e esse livro aqui foi perfeito pra isso. Achei o apolo um querido e eu adorei como o rick se aprofundou na história dele, e nos sentimentos dele também. muito muito bom

Tafne2 04/01/2024

O quanto esse livro é um exemplo do talento do Rick Riordan não tá escrito. O personagem principal é cativante nas outras sagas, e entregou tudo na própia, incluindo um desenvolvimento pessoal que começa a ser bem construído, e trocadilhos modernos que são geniais.

Reler os livros do universo de PJO é altamente recomendado!!!!

(Obs: parece que quando relemos um livro do Riordan ele se torna melhor do que quando lemos pela primeira vez.)

Ehkew 07/01/2023

A história promete muito caos, trocadilhos e o Apolo se lascando horrores. No começo achei ele um grande seboso mas ele é tão simpático que acabei gostando dele. Estava quase colocando um Jão ou Taylor Swift para tocar toda vez que ele falava das desilusões amorosas dele. Amei a aparição dos novos semideuses foi linda com direito inclusive a Brasileiro incluído e a dos antigos também. Enfim, a leitura é bem tranquila.
lisa13_ 07/01/2023minha estante
eu amo esse livro, também nao gostei do apolo de primeira mas ele é tao tao carismático e engraçado que vc se apega

Ehkew 07/01/2023minha estante
Verdade. Ele tem uma graça que encanta

Milleprale 07/12/2020

?Ser um Deus alguma vez impediu alguém de ser burro??
O grande Deus Apollo é considerado por Zeus, como o culpado pela batalha contra Gaia e como punição por seus atos é transformado por seu pai em um adolescente de 16 anos, espinhento, fraco e com uma carteira de motorista provisória, tendo a cada dia maiores lacunas em sua memória sobre sua vida divina.

Ao acordar despencando em uma nada glamurosa lata de lixo, o magnífico Deus Apollo durante uma batalha, acaba encontrando com a impetulante Meg e percebe-se muito mais unido a ela do que poderia imaginar.

O livro é engraçado, leve e repleto de piadas bobas; o maior problema se encontra na personalidade de Apollo, quase desisti da leitura por sua arrogância e seu narcisismo, mas fico feliz por não ter abandonado a leitura, pois o amadurecimento do Deus é notável e isso mostra o quão humano ele se tornou, com o tempo passa a se importar com os outros e entender seus erros (eu amei o final, socorro).

(Mesmo sendo um livro leve, teve suas cenas mais assustadoras além de um relacionamento abusivo que tem grande importância na história)

Novos personagens são apresentados sem deixar de lado a participação dos nossos antigos queridinhos, eu não esperava por tanta influência dos clássicos personagens nessa trama e amei suas aparições.

?Não sei quanto tempo minha vida mortal vai durar, mas pretendo viver intensamente e sem medo?

bibia 30/11/2020

quase perfeito
Primeiramente devo dizer que o personagem principal (Apolo) é PERFEITO, exatamente como eu imaginei que ele seria, da vontade de abraçar ele e dizer que tá todo bem e que ele sim é lindo e amado
Eu tava tão ansiosa pro Nico e pro Will, as partes foram poucas e curtas mas eu amei do mesmo jeito
Sobre os personagens secundários eu senti saudade dos 7 mas sei que nos outros livros vão aparecer e o foco é o Apolo
Me senti meio traída com o "plot" da história e eu ri DEMAIS com tudo.

Rodrigo Silvestre 20/02/2020

Cansei do Tio Rick?
O livro não foi essas coisas todas ou não sou mais o leitor de antes?
Já tive problemas com a leituras de heróis do Olimpo, talvez esteja na hora de parar de insistir e só guardar os livros dele na memória pra não estragar um dos meus escritórios favoritos da adolescência
Pri 20/02/2020minha estante
Eita! Que desanimei um pouco de ler. Kkkk.
Vou deixar na lista dos "quando não tiver nada melhor". Rs

Rodrigo Silvestre 20/02/2020minha estante
Pri, tenta pq o livro não é ruim, só não é taaao bom kkkkk.
Eu acho que é pq estou lendo junto com filho dourado que tem umas batalhas super detalhadas e insanas e aqui as lutas sempre vão mais pro lado da comédia aí eu tava 0 empolgação

Anne Ferreira 20/02/2020minha estante
E ainda assim, quase 4 estrelas kkk

Rodrigo Silvestre 20/02/2020minha estante
Eu tenho pena de dar poucas estrelas pra os livros kkkkkk

Ana Paula 21/02/2020minha estante
Tive o mesmo sentimento com esse livro, quando li. Mas estou relendo PJO/HDO e a mágica continua a mesma, então acredito que seja mais relacionado com idade para ler mesmo, pra ser sincera... PJO sempre vai ser ótimo, pelas lembranças e recordações; mas ler uma nova saga que você não tem muito apego pelos protagonistas (vide o horror que foi ler O Herói Perdido) é diferente.

Giselle.Rodrigues 05/05/2020minha estante
De todos os livros que li do Rick Riordan ( incluindo aqui Magnus Chase) esse com certeza foi o pior.

Matheus 30/05/2020minha estante
Eu também fiquei em dúvida se não gostei porque o livro é ruim ou porque eu cresci... Também aconteceu com Heróis do Olimpo, que só fui ler um tempo depois de ter terminado Percy Jackson.

AmandaSdeSouza 09/02/2022

Que saudade que eu tava desse mundo
Depois de anos sem Percy Jackson resolvi ler as provações de Apolo. Nesse primeiro livro a história da saga ainda está sendo construída, várias informações são dadas que, imagino, serão desenvolvidas depois. A aventura do livro não é tão UAU mas é boa, como absolutamente tudo criado pelo Rick. É delicioso relembrar personagens que amo tanto e que marcaram tanto minha vida. Vale a pena cada página!

laura 04/06/2021

PERFEITO!!
Sem sombra de dúvidas um dos melhores de toa!
Ja faz um tempo que eu li mas to fazendo a resenha agora.
O livro é MUITO engraçado, a missão é bem interessante e a revelação sobre quem é o espião foi bem chocante... fiz várias marcações e foi incrível, saudades desse livro ??

Queria Estar Lendo 17/05/2016

Resenha: O Oráculo Oculto
Tio Rick ataca novamente! O Oráculo Oculto é o primeiro livro da nova série - e possivelmente a última - seguindo o universo dos semideuses gregos que começou lá em Percy Jackson. Dessa vez, temos o deus Apolo sentenciado à vida mortal graças a uma punição de Zeus. As provações existem para tentar devolver a sua imortalidade, mas quem disse que vai ser fácil?

Tem alguma coisa de errado no Acampamento Meio-Sangue. Semideuses desapareceram, os que estão ali têm medo do desconhecido, e o bosque próximo parece estranhamente fantasmagórico. Quando Apolo é jogado na Terra - literalmente - com sua mortalidade, ele não sabe o que fez, tampouco se lembra dos últimos seis meses. Suas últimas lembranças são da guerra para derrubar Gaia, e depois disso só fumaça. Ele encontra ajuda numa garota esquisita chamada Meg, e ela parece ter a habilidade mágica de controlar as frutas; uma semideusa perdida e esquecida nas ruas de Nova York. Ao chegar no Acampamento, Apolo descobre que o seu oráculo está com defeito. O Oráculo de Delfos, mais precisamente, perdeu os poderes, e ninguém sabe porque. Semideuses sem profecias é igual a nenhuma aventura para entender o que está havendo lá fora, porque tantos deles estão desaparecendo. Eis que entra Apolo, e sua curiosa amiga Meg. Suas provações ditam que ele precisa seguir essa garota e ajudá-la a enfrentar as missões que ela designar, e Meg decide investigar o que fez o oráculo desaparecer.

" - O que esse otário tiver é meu, inclusive o dinheiro!
- Por que todo mundo está me chamando de otário?"

De todos os livros do tio Rick, esse foi, sem dúvidas, o que mais me fez rir. Ele já tem uma veia humorística excelente, e suas narrativas tendem a se tornar mais engraçadas com o tempo, mas a narração do Apolo e as aberturas de capítulos com os seus infames haicais são indescritíveis de tão hilários. O deus mais egocêntrico perdeu os seus poderes, a sua beleza e a sua imortalidade. Tem como isso não ser engraçado? O Apolo vive em tamanha negação que tem a atitude insensata, logo no início do livro, de comprar briga com um bando de valentões só porque acha que seus poderes vão retornar milagrosamente. Afinal, ele é Apolo, ninguém pode mexer com ele.

Quando confrontando com as questões de mortalidade, Apolo entra em pânico. Principalmente por causa da juventude; como assim ele está sendo forçado a viver a adolescência? Ele é o deus da arquearia e da música, um soberano do Olimpo, um dos olimpianos mais importantes, inclusive! Lógico que Zeus não está nem aí. Ele lançou a punição, e agora Apolo precisa lutar para recuperar o seu poder e lugar de direito.

"- Por favor, pai, aprendi a lição. Por favor, não posso fazer isso!
Zeus não respondeu. Devia estar ocupado demais gravando minha humilhação para postar no Snapchat."

Meg é a sua "mestra", companheira de missão e comandante de suas ações. Ela é a designada para guiar Apolo em suas aventuras, quase dando ordens ao ex-deus. Graças a Meg, Apolo encontra seus caminhos, coragem e surpreendente humildade conforme as páginas do livro vão avançando. Considerando o deus que caiu em terra, vê-lo agradecendo alguém é uma baita de uma evolução!

"Quando se é um deus, o mundo presta atenção em cada palavra sua. Quando se tem dezesseis anos... nem tanto."

Eu achei a interação entre os dois muito emocionante; não só pela diferença de idades, de sabedorias - o que, cá entre nós, a Meg tem mais que o Apolo em vários momentos - ou de habilidades. Os dois estão perdidos e sozinhos. A Meg com sua herança misteriosa e o Apolo com sua repentina mortalidade. Os dois precisam se ajudar e serem ajudados, e a amizade cresce a partir desse apoio mútuo. Quando se trata de boas amizades, Riordan sabe como escrever uma obra prima, e As Provações de Apolo tem uma grandiosa promessa para esses dois.

O humor, aliás, é outro fator sempre presente e muito bem trabalhado nos livros do Rick. Acho fantástico como ele transporta a mitologia para os dias atuais, adaptando todos os mitos, deuses e deusas, todas as histórias antigas de tal modo que você se sente parte dessa grandiosa família conturbada que começou lá no Olimpo. Os deuses estão sempre de pano de fundo, mas com Apolo protagonizando a obra, temos uma inserção muito maior nessa eternidade que é a história da mitologia grega. Em meio ao cotidiano e a sua missão conturbada, Apolo nos traz alguns flashbacks de histórias engraçadas e algumas trágicas - até porque os mitos gregos são feitos de comédia e drama multiplicados até a décima potência. A narrativa do Apolo foi, até hoje, a melhor que o Riordan já desenvolveu.

"Para ser totalmente sincero, preciso confessar outra coisa: todos os deuses temem a morte, mesmo quando não estamos presos em uma forma mortal."

Além deles, temos aparições nostálgicas dos outros semideuses já conhecidos dessa saga. Percy Jackson, Nico di Angelo, Will Solace, menções honrosas aos outros protagonistas da série Heróis do Olimpo, além da participação especial de Leo Valdez. QUANDO O TIO RICK QUER ME FAZER SURTAR, ELE CONSEGUE MARAVILHOSAMENTE!

"- Apolo, meu neto querido, bela criança... Ser um deus alguma vez impediu alguém de ser burro?"

Nico e Will são os coadjuvantes principais, até por Will ser filho de Apolo - o que traz muitas situações engraçadas para a interação entre pai e filho. Will e Nico são um casal, aliás. O melhor casal. Os meus bebês preciosos que devem ser protegidos a todos os custos. Com sutileza e evidência, Riordan entrega personagens representativos muito bem trabalhados - e deixa eu falar que já vi muitas "críticas" (ou, como eu gosto de dizer, choro de babaca) ao livro só porque o Apolo é pansexual e Nico e Will são gays, VAI TER GAY SIM E SE RECLAMAR TODO MUNDO É GAY!

"- Ei, só estou constatando o óbvio. Se este for Apolo e ele morrer, estamos todos encrencados.
- Peço desculpas pelo meu namorado.
- Você pode não...
- Você prefere pessoa especial? - perguntou Will. - Alma gêmea?
- Alma geniosa, no caso. - resmungou Nico.
- Ah, você vai me pagar por isso."

Destaque também para os personagens estrangeiros, que inclui um brasileiro. Sim, um semideus brasileiro, com direito a português, bandeira do Brasil e zoeira típica! Amo o Rick e vou protegê-lo por nos amar tanto.

"Eu não me sentia um floco de neve especial (embora minha mãe, Leto, sempre dissesse que eu era) e fiquei dolorosamente tentado a acusar Sherman de não me tratar como tal."

A trama principal é muito bem desenvolvida, envolvendo o silêncio dos oráculos e as consequências da guerra de Gaia. A mortalidade do Apolo está diretamente ligada ao caos que está começando a habitar o mundo dos semideuses, além da ameaça que paira sobre os oráculos. O que fez as profecias desaparecerem? O que está tentando dominar todos os oráculos existentes? A resposta é bem chocante, mas está diretamente ligada à trama de todas as sagas gregas do tio Rick até agora. ACHEI GENIAL! A maneira como ele traz as respostas, sempre mantendo aquele clima de mistério desesperador que já se tornou típico dos livros dele, é esperada e ao mesmo tempo surpreendente. Você começa a criar teorias, e de repente algumas teorias são verdadeiras e outras não chegam perto da verdade.

E FICA AQUELE CLIMA DE SUSPENSE DURANTE METADE DO LIVRO PORQUE O APOLO SABE AS RESPOSTAS, MAS NÃO FALA DIRETAMENTE CONTIGO. Não tão diretamente quanto ele fala sobre suas peripécias e a beleza infinita que tinha antes de ser "presenteado" com o novo rosto mortal.

"- Apolo quer dizer que não podemos fazer uma missão sem profecia, e não podemos ter profecia sem oráculo."

Aos acostumados com a narrativa do Riordan, é uma boa pedida para matar a saudade do universo do Percy e para uma nova aventura por eles. Apolo é carismático e o melhor protagonista até agora, e sua história tem muito crescer. Aos que ainda não conhecem nada que o Rick escreveu, só te digo POR QUE AINDA NÃO LEU PERCY JACKSON?

Lady Manuella 28/04/2022

Umas vez fã de rick riordan sempre fã de rick riordan
Muito Deja vu mds, as referências dos últimos livros, a volta de certos personagens.
Podemos falar q tio Rick tem uma marca? Sim, vc reconhece a escrita dele em qualquer lugar posso dizer que gostei? Enttt
Em pjo a gnt sempre vê a mesma fórmula, oq como é o primeiro contato com o autor é normal e é super interessante tanto que pjo é minah saga favorita, as profecias vão caminhando para algo maior como em hdo, contudo em hdo a gnt tem aquela vibe mais guerra infinita e ultimato que eu amo q vei Amo eles
Em aprovações de apolo, foi a mesma coisa a mesma fórmula, só mudou a origem de tudo, a gnt tem aquele afeto por personagens já conhecidos , mas pelo q me foi apresentando já nesse primeiro livro introdutório vai ser a mesma coisa
Achei q iria mudar o jeito de como a história andaria mas td foi caminhando para o mesmo lado, com aqueles vilão supremo clássico
Mas eu n posso reclamar pq eu amo ler esse tipo de coisa amo a escrita do tio Rick q consegue te prender amo mesmo mas eu tinha aquela expectativa de q algo ia mudar.

São apresentados personagens novos como nosso querido, agr ex deus apolo e confesso q gostei mto dessa versão dele tive mais contato com o chalé de apolo q me fez duvidar se eu n estaria nesse chalé, mas chalé 6 é o meu lugar
A Meg, gnt gosto mto dela gosto bastante to ansiosa pra ver oq ela vai fazer nos próximos livros

A influência do acampamento Jupiter, afff amei esse livro foi mais um reencontro q pra mim foi incrível.

m