Às vezes eu ouço minha voz em silêncio

Às vezes eu ouço minha voz em silêncio Priscilla Matsumoto

Resenhas - Às vezes eu ouço minha voz em silêncio

PorEssasPáginas 23/05/2016

A Cuca Recomenda: Às vezes eu ouço minha voz em silêncio - Por Essas Páginas
Já fazia algum tempo que tinha baixado esse livro de contos da Priscilla Matsumoto. Ela é a autora do romance Ball Jointed Alice – Uma história de amor e morte (que ainda não li, mas pretendo; há uma ótima resenha dele no Livros de Fantasia) e de vários contos, entre eles, alguns que já li e resenhei por aqui como Biscoito, Girassol e Peixe (resenha no blog) e Autonomia (resenha no blog), duas obras brilhantes que aliás também se encontram em Às vezes eu ouço minha voz em silêncio, uma reunião sensível, deliciosa e imperdível de várias histórias da autora.

Às vezes eu ouço minha voz em silêncio é, antes de tudo, uma coletânea de histórias sobre mulheres. Mulheres que encontram sua própria voz, que falam por si mesmas – talvez pela primeira vez -, mulheres que sussurram quando precisam gritar. Mulheres tão diferentes na maior parte do tempo, outras vezes tão parecidas entre si. Cada conto traz uma nova voz que penetra no íntimo do leitor, às vezes sensibilizando, às vezes machucando, sempre deixando uma marca. Tudo isso pontuado pela belíssima escrita de Priscilla Matsumoto. As ligações entre as palavras que Priscilla utiliza tecem frases e construções literárias que saltam aos olhos. A habilidade da autora é de impressionar.

“Desejou que seu coração fosse como um filtro de sonhos: retendo e expulsando a negatividade, deixando entrar a energia positiva.” Do conto “Amor Fati”

“Amor Fati” foi um dos meus contos favoritos. Ele é o exemplo perfeito de como Priscilla utiliza a fantasia como uma metáfora para abordar assuntos delicados e importantes como abuso, pedofilia, sexismo, depressão, sexualidade, homossexualidade, transsexualidade, violência, morte… Assuntos que fazem parte da vida das pessoas, e especialmente das mulheres, mas que ainda são tabu, apesar de sua discussão ser tão essencial. Com uma sensibilidade impressionante, a autora mexe em todas as feridas, torce e retorce, sangra, num quadro de magnífica beleza tecido em palavras.

Em “A Raiz Cardíaca“, Priscilla flerta com o horror em um conto sobre o pavor que só as mulheres compreendem de caminharem sozinhas à noite e, por fim, sobre estupro. O recurso que a autora se utiliza, da batata-doce, uma hortaliça florescendo no lugar do coração, é de arrepiar. O final é poderoso. Um dos melhores contos que já li na vida.

“Planejava deixá-lo amanhã. Mas as coisas foram me deixando hoje primeiro. Nunca consigo dar cabo dos meus planos. A minha mente é teimosa e se esconde de mim, da mesma forma que ele.” Do conto “Dois Espíritos”

Às vezes eu ouço minha voz em silêncio é uma coletânea de contos em vozes femininas, intensas, melancólicas e sensíveis, que demonstram a inegável habilidade de Priscilla Matsumoto em tecer histórias marcantes, cada uma especial a seu próprio modo. Gostaria de comentar todas, mas seria injusto deixar aqui minhas impressões quando esse é um livro que deve ser sentido por cada pessoa de uma forma diferente. Não existem dois leitores iguais, duas visões de mundo que sejam um espelho da outra. Até mesmo um espelho mostra uma imagem diferente da realidade, portanto não existem duas leituras iguais de uma mesma história. No caso dos contos de Às vezes eu ouço minha voz em silêncio, cada leitor terá uma visão diferente de cada história, assim como cada um terá seus contos favoritos. Sugiro que leiam, apreciem e reflitam com cada um deles. A Cuca definitivamente recomenda.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-as-vezes-eu-ouco-minha-voz-em-silencio

Leticia 15/06/2016

Surpresa adorável!

Laís Helena 18/10/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Às vezes eu ouço minha voz em silêncio é uma coletânea de contos da Priscilla Matsumoto que reúne histórias com os enredos e personagens mais diversos, mas que têm em comum a presença de algum elemento fantástico.

Não vou falar de cada conto separadamente porque são vários, e são todos da mesma autora. Todos são ao menos um pouco marcantes, e todos têm aquele quê de excêntrico ou de peculiar que me agradou em Biscoito, girassol e peixe (mini-resenha aqui), que inclusive está presente na antologia. Também não posso dizer que são, exatamente, de fantasia; são contos com elementos fantásticos, porque muitas vezes são jogados no conto e não há nenhuma explicação sobre como funcionam ou por que fazem sentido dentro do universo da história: é assim e pronto. E de modo algum considerei esse um defeito: foi o que tornou muitos dos contos tão marcantes e deu aquele toque excêntrico que mencionei.

Outro ponto positivo é que nenhum dos contos é clichê ou previsível. São protagonizados pelas mulheres mais diversas (todas as protagonistas apresentadas são mulheres), então vários grupos são representados: homossexuais, transexuais, pessoas com deficiência, pessoas idosas, etc. Além disso, todos os enredos são focados nos personagens e em seus conflitos internos, então podemos conhecer todos os seus sonhos, desejos e aflições, o que me agradou bastante, já que eu costumo preferir histórias mais focadas no lado de dentro.

A narrativa também me agradou bastante: também tem seu tom peculiar e é bastante envolvente. Minha única ressalva é que em alguns momentos ela explica demais (dando algum detalhe ou outro sobre determinado personagem), o que acabou me tirando um pouco da leitura. Mas a revisão ficou realmente muito boa — não me lembro de ter tropeçado com nenhum erro de digitação.

No geral, todos os contos me agradaram, mas, como sempre, um ou outro acaba chamando mais atenção. Então decidi eleger os três favoritos, que foram Senhoras idosas que puxam assunto no meio da rua, No love to speak e O infinito no meio.

Em resumo, recomendo muito a antologia. O meu exemplar foi carinhosamente cedido (autografado e com dois marcadores) pela autora para que eu pudesse apreciar a leitura e fazer a resenha, mas você pode adquirir o seu aqui, em e-book ou papel.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/09/resenha110.html