Judas, o Obscuro

Judas, o Obscuro Thomas Hardy

Resenhas - Judas, o Obscuro

Luiz Souza 19/03/2024

Amor Interrompido
O livro conta a história de Judas desde sua vida aos 11 anos até a vida adulta , ele passa por grandes provações mas mesmo assim ainda consegue ter determinação para as labutas da vida , esse romance é preciso ler devagar não por sua leitura difícil nada disso a escrita do autor é bem fácil por sinal mas a narrativa vai se afunilando num grau de sofrimento que misericórdia gente.
Judas tem 11 anos , trabalha muito e vive aguentando as queixas de sua tia meio chata depois na juventude se apaixona por Arabela uma mulher manipuladora e bem esperta inventa uma tal de gravidez eles se casam depois ela lhe deixa e ele se apaixona por Sue sua prima que também está casada e deixa o marido ambos vão viver juntos sem estar desquitado sendo assim motivo de desprezo pela sociedade em que vivem.
Judas nunca conseguiu entrar na faculdade devido a sempre trabalhar muito , ele termina com Arabela mesmo amando Sue que lhe deixa pois ela fica louca e se culpa por deixa o primeiro marido.

A história é uma alegoria aos casamentos daquela época que eram bem complicados se algum casal fosse se separar , o autor quis mostrar essa rigidez e as consequências que isso trazia naquela sociedade.

Gostei muito do livro , espero ler outros romances desse autor.

Ótima leitura.

Geise @leiturasdageh 16/02/2024

Judas, o Sonhador
Conhecendo agora a história de Judas e toda sua luta em busca de seus objetivos, afirmo que "obscuro" pode definir sua vida, mas "sonhador" é o que define quem foi Judas como pessoa.

Desde da sua infância, mesmo já vivendo grandes tragédias, Judas sempre teve esperança para seu futuro. Sempre acreditou que se ele se dedicasse iria realizar seu grande sonho, obter um diploma universitário. E assim o fez. Se tornou um autoditada. Aprendeu tudo que pode e que estava em seu alcance. E o melhor, sempre manteve um coração bom e um pensamento honesto. Mas infelizmente, a vida, ou melhor a sociedade, tinha outros planos para ele.

Judas, O obscuro é uma história repleta de tristeza. Do começo ao fim. Mas traz em suas páginas uma crítica muito forte e necessária. Tamanha é, que o autor foi muito criticado negativamente na época (1895) e teve até seu livro queimado por um bispo, que assim o fez, pois não podia queimar o próprio autor.

Um conselho que eu dou para quem tem interesse em ler esse livro é: teletransporte (literalmente) sua mente para 1895. Ano que esse livro foi publicado. Época onde o amor pouco importava. Que se você fosse casada pela lei e pela igreja, você teria um bom julgamento da sociedade, mesmo vivendo uma vida infeliz. Caso contrário, você seria condenada pelo resto da sua vida. Divórcio era uma palavra que não existia. Sociedade hipócrita? Temos desde sempre.

A mulher nascida nessa época, não tinha voz. Nasceu para ser dona de casa sem estudos e totalmente submissa aos homens. Então imagina o impacto que esse livro teve quando em suas páginas os leitores encontravam mulheres que trabalhavam, que diziam não e que pediam o divórcio? Queria viajar no tempo e poder ver essa cena. O choque. Thomas Hardy, parabéns por ter tido essa coragem. Acredito que sua história deve ter dado paz a consciência de muitas mulheres e espero que de alguns homens também, por terem um pensamento diferente.

Judas, o obscuro é uma história trágica. Mas a Geise de 1895, amou com força do começo ao fim.

Daniely2 07/02/2024

Judas, o obscuro.
Bom, deixa eu começar a detonar este livro aqui, um livro completamente chato, com personagens chatos e que sofrem do mal ?eu que fiz isso a mim mesmo?, eu amava tanto a Judas pitiquinho com seus sonhos e aspiração, sim entendo que o livro retrata a realidade, mas será mesmo que na realidade os personagens são tão burros assim?! Ah, mas se tu odiou deu 3 estrelas por que? Ora, porque meu coração mandou, e a escrita me conquistou completamente, confesso que sou cadelinha da forma de escrita dos clássicos, como descrevem cada coisa, e enfim. Eu não recomendo essa leitura, sei que tem muita gente que amou, mas eu odiei, beijos ?
Geise @leiturasdageh 13/02/2024minha estante
Eu gostei muito dessa leitura. Li sobre a época, o que acontecia lá em 1895 e consegui teletransportar minha mente para aquela época e entender melhor as atitudes dos personagens. Realmente, se a gente pensar no hoje, é uma leitura chata. Mas pensando como a época, é compreensível a atitude dos personagens. Uma história muito boa!

Raquel.Furchinetti 03/11/2023

Como só tomar péssimas decisões na vida
Desde o começo esse livro me lembrou O Vermelho e o Negro. Uma estória que dá voltas para quase permanecer no mesmo lugar. Um drama que o personagem principal só toma péssimas decisões e não aprende nada ao longo do livro. Achei muito bem escrito e pretendo ler outras obras de Thomaz Hardy. Mais do que tudo fiquei com vontade de bater em todos os personagens, que continuamente tomavam péssimas decisões em suas vidas, tornando suas próprias vidas e de todas um horror de viver.

Mimi 02/10/2023

Mais um clássico pra lista.
? História envolvente, aborda a quebra de padrões sociais e suas consequências.
Um sonho não realizado foi o que ocorreu com o Judas (universidade, educação etc).

Recomendo muito a leitura.
#12livros2023

Kamilla 21/10/2021

O avô do Grande Gatsby
Resenha de releitura – 21/10/2021

Judas Fawley é uma espécie de ancestral de Jay Gatsby e ninguém vai me provar o contrário rs

Enquanto Gatsby é a crítica de Fitzgerald ao ‘sonho americano’, Judas é a crítica de Hardy aos ideais da Inglaterra vitoriana, e na inacessibilidade dos mesmos ideais ao homem comum.

Judas começa o livro contemplando a cidade de Christminister (Oxford) brilhando no horizonte, e pertencer a essa cidade como um homem admirado e culto se torna o seu ideal, a faculdade da cidade se torna o seu sonho/plano mais acalentado.

Judas é então confrontado com a dura realidade, o trabalho que precisa para se sustentar consome a maior parte do seu tempo livre, o material de estudo está acima do que ele pode pagar e tentar se preparar para a admissão em uma faculdade sem um tutor é um tiro no escuro.

Judas também é atrapalhado pelas suas próprias fraquezas, a bebida e o sexo, ambos representados na figura de Arabella, ambos vistos na era Vitoriana como a causa da miséria nas classes mais baixas da sociedade.

Além de Arabella, Judas também se envolve com a sua prima Sue Bridehead, eu acredito que Hardy estava tentando criar um protótipo de uma feminista inconformista, mas a personagem não alcança plenamente o seu potencial, sendo por várias vezes simplesmente incoerente. Acho que Sue se encaixaria em algum espectro do que hoje nós chamamos de assexualidade, e a impossibilidade de encontrar um homem interessado unicamente em uma relação espiritual-intelectual acaba por ser a sua ruína emocional e no fim custa a sua sanidade.

Achei o arco das crianças um tanto quanto inverossímil e excessivamente melodramático, muitas das críticas levantadas pelo livro são pertinentes, infelizmente faltou carisma aos personagens principais para que esse livro se tornasse um favorito para mim.

Eliza.Beth 08/03/2021

Massante com alguns bons momentos
Esse livro tinha tudo para dar certo para mim mas não deu. No começo, me interessei bastante pela história e pelos personagens. Mas a maior parte da história fica muito presa em dois personagens controversos, com um enredo cansativo e que não desenrola.
Entre essas partes mais cansativas, alguns momentos de êxtase (eu diria, acontecimentos macabros).

Não foi uma leitura agradável.
Apesar de entender a importância desse livro para a literatura e entender as questões levantadas, no final fica uma sensação moralista de que o único destino possível para uma pessoa que erra, é a punição imposta pela sociedade.
Carolina.Gomes 13/03/2021minha estante
Concordo! ?

Eliza.Beth 14/03/2021minha estante
Essa leitura não rolou para a gente kkkkkkk

Carolina.Gomes 14/03/2021minha estante
Não! Definitivamente. ?

kiki.marino 31/01/2021

Um sonho Christminter
Um sonho não realizado é duro demais,este foi o de Judas :universidade,educação, conhecimento.Que lentamente vai sendo destruído e enterrado numa Inglaterra vitoriana dura e de quase impossível mobilidade social, descrita de forma melodramática e com exageros trágicos por Thomas Hardy.
Sobre destinos e consequências cruéis demais.
É sobre a hipocrisia e repreensão social do amor de Judas e Sue a ditar: "sejam infelizes como nós ".
Flerta com O tom pessimista de Schopenhauer sobre a natureza do homem e a mulher, o instinto biológico da procriação, o casamento como um mal necessário .

Destacam-se também as personagens femininas:Sue e Arabella, opostos semelhantes, que afinal são submetidas ao conservadorismo cristao social e fatalmente de culpa e punição pessoal.
A figura feminina "she devil" tão malignada desde Santo Agostinho ,a ser culpada por desviar o homem dos seus caminhos.
Enfim nas palavras de Judas, ele e Sue estavam a frente dos outros 50 anos.

Li num artigo sobre Mary Webb ser uma escritora superior e subestimada comparada a Thomas Hardy, escrevendo sobre o mesmo tema e agora posso entender ...

Alessandra.Ctgn 21/05/2019

Livro que abrange a quebra de padrões sociais da época e suas consequências. Em alguns momentos da leitura senti uma revolta absurda. Vale muito a leitura.

Julio.Argibay 21/09/2017

Judas
Um estoria comovente. Judas tem uma vida sofrida, cheia de obstáculos, poucos recursos e um amor problemático. Um grande romance.