Exames de Empatia

Exames de Empatia Leslie Jamison

Resenhas - Exames de Empatia

Félix Liu 01/02/2021

Pensamentos sobre empatia se espiralando a partir de vivências curiosas
Exames de Empatia é uma coleção de ensaios confessionais escritos por Leslie Jamison, boa parte originalmente publicados separados em revistas distintas. Todos os textos trazem uma série de reflexões em torno da empatia e usam como ponto de partida (e também material subjacente) alguma vivência um tanto quanto curiosa com a qual ela teve contato. Algumas das vezes são vivências pessoais dela; outras vezes são de outras pessoas. Algumas vezes o contato foi incidental; outras vezes, deliberado.

Alguns relatos são pessoais a ponto de tomar algum tom de intimidade; e você termina com a impressão de que tem uma boa ideia de quem a autora era quando os escreveu (imagino que seja esse o lado confessional dos textos). Vez ou outra ela também faz algum experimento literário. Mas não se engane: as reflexões sobre empatia são bem mais preponderantes do que os tons de narrativa que se espalham pelo livro.

É realmente um livro de pensamentos e ruminações. Considerações que exigiram pesquisa, leitura, reflexão, ajustes. Citações e referência a outras obras. Literalmente uma coleção de ensaios, os quais não se propõem a ser elucidativos sobre a empatia: mergulham no assunto para simplesmente explorá-lo.

Débora 31/03/2024

É um livro que faz pensar...
Ele cumpre bem a sua proposta, mas de difícil absorção, pelo menos para mim. O final fe o sentido que o livro foi perdendo para mim durante o caminhar da Leitura. Talvez mereça uma releitura para pensar melhor...

lanegrao 07/08/2016

Nada do que eu esperava
Exames de empatia traz diversas histórias vividas pela autora. Não tem a profundidade que eu esperava no assunto empatia .
Donaiski 25/10/2020minha estante
Está sendo um conjunto.de vivências. O que achei de interessante é a diversidade. Como um conjunto de contos. Mas estou na metade ainda.

martinho.bia 11/09/2020

Os textos traçam histórias reais contadas a autora por desconhecidos, sobre as quais ela faz reflexões significativas.

Carol 11/08/2023

Intenso, de muita confissão e encorajamento (mas esperava mais)
Através de uma escrita muito honesta e detalhada, sobretudo dos sentimentos — fornecendo boas doses de realidade “nua e crua” para refletir e construir a própria percepção de empatia e compaixão, a escritora norte-americana Leslie Jamison escreve relatos sobre sua própria vida misturada às vidas que ela se conecta em diferentes contextos.

Não é uma história contínua — começo, meio e fim — e isso me decepcionou um pouco. São fatos que às vezes se conectam, às vezes nada tem a ver um com o outro — embora todos induzam à empatia (de forma mais direta ou indireta). Não parece haver um roteiro muito definido das histórias, deixando a leitura às vezes aleatória e monótona em alguns trechos. Embora a escrita seja muito profunda e cativante, foi difícil manter a conexão e/ou interesse em todos os relatos.

“Exames de Empatia” é intenso, de muita confissão e encorajamento. Não apenas no sentido de estar atento a detalhes que vão além da aparência dos outros — que carregam suas histórias complexas e dolorosas — mas também atua como uma espécie de permissão a si mesmo para deixar doer.

Sinto que a autora constantemente diz, através dos próprios relatos: que as suas dores doam, mas sem te consumir por completo. É um livro tão honesto que realmente dói. Machuca receber tantos relatos de doença, prisão, agressão. É uma leitura cansativa, às vezes monótona e arrastada, mas interessante e muito profunda.

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/