O Avanço de Aquitânia

O Avanço de Aquitânia Robert Ludlum

Resenhas - O Avanço de Aquitânia

Dada 11/06/2012

Excelente!
Sensação ao terminar de ler esse livro: espanto, admiração, adrenalina. É um livro tipicamente escrito por Robert Ludlum com muitas intrigas, conspirações políticas e assassinato.
Como eu gosto do gênero já li diversos livros de ação e às vezes sinto um certo desconforto por parte do escritor ao descrever cenas de ação ou muito agitadas que envolvam lugares abertos, por exemplo. Acho um dos grandes destaques nos livros do Ludlum que já tive a oportunidades de ler, que é a sua capacidade de fazer descrições enxutas de cenas de perseguição e de ação em geral. Acho que não é fácil para quem está escrevendo nem para quem está lendo, mas ele consegue magistralmente fazer com que as cenas fiquem mais fáceis de serem lidas.
Joel Converse, um ex- piloto das Forças Armadas dos Estados Unidos, que agora trabalha como advogado acaba envolvido em uma conspiração de militares de alta patente para instaurar uma nova forma de governo, controlado e administrado por eles. Para isso eles utilizam o caos. Joel fica no epicentro dessa confusão, sem saber em quem confiar ele passa a ser o homem mais procurado de toda a Europa, acusado de diversos assassinatos, pelos homens que veem nele uma ameaça a Aquitânia. Como conseguir escapar dessas figuras poderosas que querem impedi-lo? Como passar despercebido pelas autoridades? Por isso Joel foi escolhido, pois só um homem que desconfia da própria sombra é capaz de tal proeza.
O livro inteiro tem um ritmo acelerado, onde Joel é vai de um país a outro reunindo informações e fugindo de seus algozes. Eu realmente fiquei com muita pena dele afinal todo mundo que tentava ajuda-lo era morto. O aspecto psicológico do homem Joel também é importante, porque ele é um sobrevivente da guerra do Vietnã e os generais é tudo o que ele mais rejeita.
Reconheço que tive um pouco de receio de ler um livro tão antigo, por achar que ele seria “ultrapassado”, afinal ele tem quase trinta anos. Um preconceito tolo, pois o livro é ótimo. E olha que o meu livro é velho viu, fiquei até receosa de pegar alguma doença respiratória de tão amarelado e manchado que ele está.
Talvez uma coisa que tenha me incomodado nesse livro é aquela máxima de superioridade norte-americana, tipo “vamos salvar o mundo das caras maus, nós somos os bons”, mas isso é uma coisa que eu vejo em muitos outros livros.
Enfim, o livro é muito bom e recomendo que todos que gostam de uma boa conspiração leiam
Sergio 08/03/2013minha estante
v. tem algum canal ou blog de resenhas?

Sergio 08/03/2013minha estante
v. tem algum canal ou blog de resenhas?

Renata638 27/10/2023

Uma ótima leitura
Esse livro tem tudo o que uma boa leitura precisa: uma boa escrita e uma história envolvente que faz você não querer largar o livro. E ainda tem um final que aquece o coração depois de toda a loucura que acontece no decorrer da história.

Sebastian 06/01/2014

Um pouco de exagero
O livro tem bons méritos. Passa-se na Europa Ocidental, em algum momento da década de 80. Genebra, Paris, Bonn, interior da Alemanha e da Holanda.

Uma trama interessante. Um advogado (que também foi piloto no Vietnã) é chamado para tentar impedir que se faça uma coalizão militar que porá em risco as democracias ocidentais.

O livro, no que tange a cenas de suspense e ação, é bem eletrizante, embora peque por certo exagero em vários momentos, em que a sorte e habilidade do protagonista lembram filmes "b" de Hollywood.

Tem descrições concisas e adequadas, os personagens militares são um tanto quanto óbvios. No mais é uma boa diversão, sem maiores pretensões.

leodio 26/07/2014

Vale a pena
Embora aqui no Skoob a nota deste livro não seja das melhores, eu recomendo a leitura deste livro àqueles que gostam de intrigas internacionais. Este livro vai bem no estilo de A Identidade Bourne, já que também é a estória de um personagem que está sozinho e em busca de algo que ele não sabe bem do que se trata. Livro grande e complexo porém que vale a pena ser lido.