A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams
Jem Roberts

Resenhas - A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias

Gabriel.Tadeu 30/12/2020

A história é legal
Douglas Adams com certeza é um dos meus escritores favoritos, mas eu tenho certeza absoluta que biografia tá no meu top 3 gêneros mais odiados de todos.
anoca 31/12/2020minha estante
KKKKKKKKK puts

Gabriel.Tadeu 01/01/2021minha estante
Triste demais haha

Daniela 16/07/2020

A "espetacular história" mal contada...
Eu fiquei na dúvida entre dar ruim e péssimo pra esse livro, porque ele se propõe a contar a história do Guia e do Douglas Adams, mas acaba retratando a história da comédia, personagens da comédia e fatos desinteressantes da tv inglesa enquanto surgia o Guia.

O autor se perde demais em eventos e histórias que não interessam o fã de Douglas Adams e do Guia. É irritante.

E não bastasse isso, é mal escrito. Um texto chato de acompanhar. A edição da Aleph também não ajuda. Fonte minúscula...

Enfim, avaliei como razoável porque se a pessoa tiver paciência pra vencer a chatice, acaba sabendo mais do Douglas Adams, do Guia, e tem os extras com textos inéditos.

Ou seja, é material pra fã com uma paciência do tamanho do universo.

Fernanda 04/07/2016

Resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/07/resenha-espetacular-e-incrivel-vida-de.html

Café & Espadas 31/07/2016

5 motivos para ler...
No mês em que celebramos o Dia da Toalha, o lançamento de uma obra bem bacana publicada pela - também bacana - Editora Aleph chacoalhou o cérebro dos amantes da ficção científica. E ela não poupou esforços para nos entregar algo digno de ser tão memorável quanto o próprio homenageado dessa data importante do calendário nerd.

A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias, escrita por Jem Roberts, é mais que uma biografia: é um dos melhores trabalhos visuais e editorias que já chegou em nossas mãos e um mergulho incrível e profundo na vida e obra do maior autor de ficção científica humorística da história, o impagável Douglas Adams.

Jem é um historiador de comédia formado em literatura inglesa e já escreveu várias outras coisas, como ele mesmo cita. Seu campo de atuação é, no mínimo, digamos, bastante eclético. Já escreveu material para o The Independent, BBC News on-line, Xbox Mundial, para a revista Rolling Stones e até mesmo para o Disney & Me. Sobre comédias, sua maior fixação, ele escreveu dois guias sobre duas famosas comédias britânicas: I’m Sorry I Haven’t a Clue e Blackadder.

O livro em si é muito detalhado e riquíssimo em informações (daqui a pouco vamos falar de cada um deles...), mas uma das coisas mais interessantes sobre obra de título gigantesco é que além de focar na vida de Douglas ela também esmiúça a criação do maior legado deixado por ele: o fantástico Guia do Mochileiro das Galáxias, que nada mais é do que uma série de livros (a famigerada trilogia de cinco que traz uma mistura genialmente homogênea de comédia e ficção científica.

Sem mais delongas, vamos então conhecer cinco motivos pelos quais a leitura de A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias é algo indispensável para qualquer mochileiro interplanetário.

Confira no site!

site: http://cafeespadas.com/5-motivos-para-ler-espetacular-e-incrivel-vida-de-douglas-adams-e-do-guia-do-mochileiro-das-galaxias/

Taty Vasconcelos 13/09/2016

Parece muito mais interessante lá em cima...
A noite estava começando a cair no meu campo à medida que ele ia girando preguiçosamente debaixo de mim. Quando as estrelas apareceram... Pensei: Oh, parece muito mais interessante lá em cima.

E foi assim que Douglas Adams deitado bêbado em um campo de Innsbruck, durante uma viagem com uma mochila nas costas e apenas uns trocados no bolso, teve a primeira ideia do que mais tarde viria se tornar a série de livros "O guia do mochileiro das galaxias.

Aqui vamos ver toda a jornada do Autor, com menos foco na vida pessoal e mais na vida profissional, todas as dificuldades de provar para alguém que misturar ficção científica com humor poderia dar certo.

Veremos as inspirações para criar os personagens, as conquistas que vieram pouco a pouco, no radio, tv, teatro, jogos, livros e finalmente o cinema. o modo como ele sempre adiava começar os livros, comecando apenas depois de todos os prazos terem se esgotados.

Enfim, é um verdadeiro "Guia" sobre o guia do mochileiro das galaxias e todos os outros livros e projetos do Autor.

Eu queria poder escrever muito mais aqui, destaquei dezenas de frases do livro, mas parece que nao importa o quanto eu escrevo, eu nao conseguiria passar o sentimento que é ler esse livro e de como é se sentir um pouquinho mais proxima do Autor.
Então se você assim como eu é fã, só me resta recomendar do fundo do coração que leia esse livro.

melts10 31/10/2016

Guia do Guia e do autor do Guia: tão bom quanto o Guia
O livro cobre toda a vida de Douglas Adams (na verdade, vai desde antes até depois dela): desde sua ancestralidade de gênios até o seu pós-morte, com as versões mais recentes de seus trabalhos a ganharem novos formatos.

Serve mais como um Guia sobre o Guia e seu autor, do que como uma biografia. E, tal como o Guia, consegue te fazer dar muitas gargalhadas e abrir um grande sorriso enquanto o lê. Vai além, pois também tem suas partes tristes.

Mais do que uma biografia que conta a história do cara perfeito, o livro deixa claro como o Douglas era uma pessoa com muitos defeitos misturados com as suas belas qualidades. E este fator - junto à excelente escrita do Jem Roberts - é o que diferencia este livro das demais biografias disponíveis do Douglas Adams.

Recomendadíssimo para quem gosta do autor e de seus livros.

Renato.Vinicius 13/05/2017

Achei a leitura um pouco arrastada, por incluir muitos detalhes da vida pessoal dele, mas... É isso q trás vivacidade a leitura. Do meio para frente a coisa fica mais fluida e pra mim foi só amores! Rs

prof.vinic 06/11/2018

42 é pouco para entender a vida o universo e tudo mais...
Sempre gostei de ler biografias, afinal conhecer um pouco mais sobre uma pessoa que você admira é super interessante. Esta biografia em especial foi excelente! Sou fã do mochileiro (infelizmente o conheci tarde, pelo filme, mas daí li os livros, escutei algumas transmissões gravadas e até li o outro livro do autor!).

Este livro é longo, com algumas partes cansativas (A vida geralmente tem partes cansativas mesmo) mas vale muito a pena. Impossível exemplo, é impossível não se emocionar com o detalhe do falecimento do Mingo (ataque cardíaco fulminante segurando uma toalha!). Mas não se preocupe, esta é a única parte realmente triste, pois a maior parte do livro é uma celebração à comédia e a ficção científica.

Eu já tinha lido da "dificuldade" que o Douglas tinha em escrever, mas os detalhes mostrados aqui foram muito esclarecedores. Especialmente na forma inusitada que os editores tinham de "conhecê-lo" a escrever hehehehehe conhecer um pouco das frustrações do DNA também humaniza o grande autor.

Em suma, se você é fã vai adorar; caso não seja, acredito que vai se tornar um. E, em ambos, os casos vai querer (re)ler os livros ...

livrodebolso 14/10/2019

Tecnologia obsoleta, papéis espalhados e textos digitados amassados, mamadeira, garrafas vazias, comidas caras, um Porsche arranhado, cabelos arrancados, agentes em posição fetal, uma risada alta e contagiante, chá, música tocando sem parar... este é o cenário no qual se compôs a maior e mais extraordinária obra de ficção científica cômica inglesa escrita por mãos gigantes e estabanadas; no mesmíssimo pano de fundo foram escritos outros grandes nomes do rádio e televisão britânicos: Doctor Who e Monty Python; e também a quase trilogia Dirk Gently; e ainda o livro de manifestação pelas causas ambientais e preservação das espécies em extinção: Last Chance to See.
Sua visão da comédia das coisas, e sua insistência no pensamento positivo apesar de seu ateísmo, e da sua tranquilidade sobre as coisas ruindo (ou melhor: sua procrastinação sem vergonha) serviram de influência para o que viria a nos fazer rir no futuro. Sua altura considerável lhe fez ficar com as calças curtas na adolescência e antes de sofrer, ele gargalhou. Sua vida foi repleta de anedotas e situações engraçadas, como a sensacional vez em que estava lendo um jornal na estação de trem... recomendo conferir!
Outra coisa que se reflete muito em sua obra é o quão apaixonado por música ele fora, desde Beatles na adolescência e depois, por seus amigos, o Pink Floyd (!). Ele também tocava e mantinha uma banda com outros escritores.
A característica mais interessante do autor era a capacidade de transformar coisas banais em algo absurdo - com barulhos de sci-fi - como a burocracia e a impossibilidade de escolhemos uma comida.
As referências icônicas e seu "Dia Mundial" são alguns exemplos de quão rentável foi sua criação. Entretanto, seu maior sucesso foi o Don't Panic e a repercussão existencialista de sua obra, nos fazendo perceber a insignificância do ser humano no panorama galático.
Adams foi um gênio, aproveitou bem a fama e morreu sem sentido algum; sofreu o tormento da obra prima, mas se sobressaiu e já deixava um legado alternativo.
Era um mingo dupal que sempre soube onde encontrar sua toalha; inclusive morreu segurando uma!