Pacto Sinistro

Pacto Sinistro Patricia Highsmith

Resenhas - Pacto Sinistro

Annagavinho 15/05/2021

Ouvi falar desse livro numa série, onde citava essa história e dizia que era filme . Parecia ser muito bom, mas o livro fica meio maçante com o Bruno perseguindo o Guy, ele nunca pediu pra assassinar ninguém .

lecofaria 13/07/2021

Pacto Sinistro, de Patricia Highsmith (Strangers on a Train)

Com uma premissa excelente (dois estranhos se encontram em um trem e falam sobre assassinatos perfeitos - eles não se conhecem e, se um matar alguém que é um problema na vida do outro, ninguém nunca descobrirá), o livro que originou um dos clássicos filmes de Hitchcock (que nunca vi) começa bem, mas se torna cansativo e cai num erro fatal ao apostar em personagens chatos e que não geram empatia.

Podia ser muito bom. Mas achei bem chatinho e demorei uma eternidade para terminar, com muito esforço, inclusive.

Terminei a Leitura em: 13/07/2021
Cotação: 2 estrelas em 5

Marselle Urman 22/10/2014

Após um encontro fortuito entre dois estranhos num trem, vidas serão drasticamente mudadas...exceto talvez uma delas, que já caminhava a passos largos para a autodestruição.
Fiquei encantada com as descrições precisas e profundas das personagens, especialmente Charles Bruno. Uma criança mimada fruto de um casamento infeliz, um burguês hedonista entediado com a existência, com sérios problemas em relação à sua sexualidade e na relação com sua mãe. Psicologicamente fascinante.
Em meu primeiro encontro com a autora, me vejo surpreendida pelo clima claustrofóbico do romance, um torniquete no pescoço que se aperta devagar e constante; algo que só encontrei nos autores russos (Dostoievsky, Nabokov, Torpor). Aliás esse enredo é uma mistura de "Crime e Castigo" com "Dorian Gray" e ainda assim consegue ser original e absorvente.

Gostei muito.
Thammy 03/09/2019minha estante
Perfeita resenha. Concordo com o que você diz sobre ter tido a mesma sensação ao ler Crime e Castigo. Eu já sou fã da autora, mas a escrita dela sempre me surpreende.

Marcos Nandi 07/11/2020

Tradução horrível
A autora é genial. Ela subverte o gênero do romance policial como ninguém.
Mas a tradução é horrível. A começar pelo título horrível. Inclusive, em vários momentos, a tradução é confusa. Troca o nome dos personagens etc.

vanessamf 03/01/2021

Começa em alta, termina em baixa
O livro começa bem, depois se enrola e se arrasta no meio e termina estranho. Pensei que seria melhor, mas valeu pela tensão do primeiro terço.

Carolina1093 18/05/2023

Um livro verdadeiramente sinistro
Inicia com uma ideia de assassinato que leva a mudar completamente a vidas dos personagens principais. Trás uma perspectiva diferente da mente dos criminosos, com as repercussões psíquicas do ocultamente de um assassinato. Em alguns momentos é angustiante e trás o desejo de reescrever a trama, mas a curiosidade acerca do desfecho leva aos últimos parágrafos.

Nyx 17/11/2021

Pacto Sinistro ou Perseguição Sinistra?
O livro começa com uma história envolvente, que intriga o leitor e nos deixa um gostinho de quero mais a cada capítulo vencido.
Após o desenrolar do plot principal começa uma perseguição entre os personagens e um jogo psicólogico de chantagem que deixa a leitura um pouco cansativa, mas não ruim. A autora consegue manter o nosso interesse, porque o desenvolvimento dos personagens é realmente muito bom.
O problema mesmo é o fim. O livro não tem um final fechado e isso me deixou um pouco irritada, seria interessante ter tido a oportunidade de realmente visualizar como tudo terminou.

Neto 11/08/2020

Claustrofóbico
Se você conhecesse um estranho no trem, que em uma conversa simples acaba por compartilhar a sua vida, e guie a conversa a ponto de farze-lhe compartilhar também a sua se ambos tem cada qual um desafeto cuja morte traria muita paz as suas vidas, e se esse estranho lhe propusesse matar o seu desafeto, com a condição de que você matasse o dele, nunca mais vocês se veriam, ninguém desconfiaria de nada porque vocês não fazem parte do mesmo círculo. Este plano perfeito, você aceitaria?
Guy Haines é uma arquiteto honesto e promissor, esta indo ao encontro da ex-esposa Miriam a quem muito odeia, para dá-la um ultimato. Ele pretende divorciar-se para se casar novamente. No trem conhece Charles Bruno, um jovem rico e inconsequente que não esconde ser problemático desde a primeira conversa, ele odeio o pai e é a mente por traz desse pacto que promete mudar a vida de Guy para melhor.
Ao fim da viagem Guy o rejeita e conclui que se livrou do estranho, mas para a sua surpresa Charles adianta o seu plano matando a ex-mulher de Guy, obrigando-o a concluir a proposta.
Patrícia Highsmith construiu aqui um cenário agoniante e envolvente, abordando questões éticas e psicológicas em uma história que nos faz questionar o tempo todo: quem decide o rumo de nossas vidas? Pode um homem bom matar e continuar sendo um homem bom? É normal sentir ódio?
A história toda é escrita sob uma redoma psicológica que aos poucos conforme a história avança vai retirando o oxigênio até o último suspiro. O perfil dos protagonistas, os seus dilemas, as suas histórias, as suas justificaticas tão diferentes provam mais do que tudo que por mais que rejeitemos os opostos sempre irão se atrair nem que seja de uma maneira trágica.
Não crie expectativas para o final, você imagina desde o início, Guy e Charles são faísca e pavil, um relacionamento involuntário e autodestrutivo, eu só não imaginava que fosse explodir tão abruptamente.
Sem dúvidas este é um livro que eu recomendo se você gosta de histórias que te coloquem em confronto, que te fazem sentir até mais do que imagina.

Bernardo Brum 31/08/2020

18: Pacto Sinistro (Patricia Highsmith, 1950)

O sinônimo do que se pode entender por "suspense psicológico". A trama é, sim, original, mas também é impactante por sua simplicidade. A grande sofisticação de Highsmith é pegar essa narrativa de poucos eventos-chave e recheá-la com o diálogo interno dos personagens, que refletem longamente sobre os atos extremos cometidos. De questionamentos filosóficos banhados do existencialismo ao simples jorro desconfortável de interjeições agressivas, Pacto Sinistro é uma leitura no mínimo torturante, pouco menos de trezenas páginas de paisagens emocionais sombrias, o que vale - e muito - a comparação com Fiódor Dostoiévski em um cenário urbano e dentro de uma narrativa de gênero. A catarse do final é imprevista e seca e, por isso mesmo, é a cereja do bolo dessa narrativa ao mesmo tempo empática e impiedosa, tornando um clássico instantâneo - não à toa virou um grande filme de Hitchcock apenas um ano depois de ser publicado.

Fabio 01/08/2010

Livro clássico da autora. Já foi virou filme há algumas décadas atrás.

História gira em torno de duas personagens, Bruno e Guy. Suas angustias, culpas e loucuras. O livro me trouxe a mesma sensação do "Angustia" do Graciliano Ramos. Uma atmosfera pesada e prolixa.

A trama se arrasta e poderia terminar umas 80 páginas antes, mas se a intenção da autora era te incomodar, ela consegue.

Gláucia 09/03/2012

Pacto Sinistro - Patricia Highsmith
Classificado como policial mas se você procura literatura policial tradicional vai se decepcionar. Os assassinos já são conhecidos logo na sinopse e a trama se inicia com o planejamento do crime. Dois estranhos se conhecem num trem e planejam matar os alvos um do outro, eliminando assim o motivo. Seria o crime perfeito. Um leva a sério, o segundo pensa se tratar de uma brincadeira.
O suspense aqui tem caráter psicológico. O medo de ser descoberto, a culpa, a perseguição, a tensão constante, tudo isso enfim provando que nem sempre a punição legal é o maior castigo.

Allan 16/04/2013

"A todas as virginias"
E assim começa o livro, com essa dedicatória sem mais explicações e se arrasta no mesmo tom de mistério e confusão, realmente é um livro sinistro, que desperta no leitor uma angustia ao longos das primeiras 100 páginas onde a autora vai pouco a pouco descrevendo seus personagens. Loucura, sensatez, um toque de filosofia, compõe a obra, a "história é simples. Dois estranhos se encontram num trem e, no correr de uma longa conversa, planejam dois assassinatos".
O livro ja se tornou filme e é um pequeno clássico dos romances políciais, não se enquadra nos padrões habituais do gênero , mas agrada se você gosta de um atmosfera de loucura, medo, angustia e incertezas nos livros que lee, esse tem de sobra. Minha dica é leia o livro e assista o filme de Alfred Hitchcock, é diverção na certa.

Samantha 13/08/2013

O pacto que pode mudar sua vida
Talvez você odeie alguém. Eu sei que o termo 'ódio' é muito forte e tenho certeza que poucas pessoas realmente odeiem alguém. Muitas vezes usamos a palavra ódio de maneira errada, exagerada, tomados por algum sentimento negativo que brota em um momento de fúria.

Mas vamos imaginar que talvez você de fato odeie alguém. E talvez você queira que essa pessoa desapareça, que é um termo delicado para dizer que você QUER QUE ELA MORRA, pois você é uma pessoa equilibrada e não vai sair por aí matando pessoas. E também porque esse alguém um dia já teve seu amor, de certo modo você tem uma certa afeição por ela. Dizem por aí que há uma linha tênue entre o amor e o ódio.

Agora imagine que você casualmente comece a conversar com alguém. Sabe aquelas conversas que começam no metrô, normalmente sobre amenidades? Algumas pessoas ultrapassam as amenidades. Uma vez embarquei na Barra-Funda e desembarquei em Itaquera, ouvindo a história da vida de uma senhora. Para quem não é de São Paulo, os nomes que mencionei são estações de metrô que compreendem as extremidades da Linha Vermelha.

Então vamos supor que essa pessoa com quem você começou a conversar casualmente consiga de alguma forma, arrancar uma confissão sua. E essa confissão trata-se de seu ódio por alguém. A pessoa então admite que também odeia alguém e diz que identifica-se com seu problema e propõe um pacto de troca: você mata o desafeto dela e ela mata o seu desafeto.

O cenário de Pacto Sinistro é bem parecido com este que mencionei. Guy Haines é um cara inteligente e muito idôneo, natural de uma pequena cidade do Texas. Formado em arquitetura, tem 29 anos e está no início de uma carreira que será promissora, ao que tudo indica. Guy Haines casou-se com apenas 20 anos, provavelmente com a primeira namorada. Uma moça chamada Miriam. Devido a carreira de Guy, vão para Nova York. Lá Miriam, talvez entendiada com a vida de casada, trai Guy. Ele separa-se de Miriam, supera o trauma da traição e conhece uma encantadora mulher de família tradicional com quem pretende casar-se novamente. Mas, para o novo casamento acontecer, o divórcio entre Guy e Miriam precisa ocorrer. E aparentemente Miriam está enrolando Guy, tornando o processo do divórcio mais controlado.

Do outro lado, Charles Bruno. Um pouco mais novo que Guy, porém aparenta ser fisicamente mais velho. É um playboy boêmio, irresponsável e mimado. É a antítese de Guy. Os dois encontram-se em um trem e iniciam uma conversa. Charles odeia o pai e está interessado em sua herança. Durante aconversa, Guy acaba revelando os problemas que tem com a ex-mulher e a dificuldade de obter separação.

Os dois podem entrar em um acordo para resolver seus problemas, pelo menos aparentemente.

Lei mais no link abaixo.

site: http://meteoropole.com.br/2012/11/resenha-de-pacto-sinistro-patricia-highsmith/

Moises Celestino 26/06/2023

"Pacto Sinistro – O romance de estreia de Patricia Highsmith"
A consagrada autora Patrícia Highsmith arrasou na elaboração deste intrigante "Pacto Sinistro", romance de mistério policial escrito em estilo noir, cuja história serviu de base para o filme do mesmo nome, dirigido por Alfred Hitchcock. O longa-metragem “Pacto Sinistro” (Strangers on a Train: 1951) chegou às telonas um ano depois do lançamento do livro e se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Hitchcock. A partir do êxito desta história no cinema, o público passou a ver com outros olhos a obra de Patricia Highsmith. Em pouco tempo, o livro não apenas tinha sua primeira edição esgotada nas livrarias como se tornaria, alguns anos depois, um clássico dos romances policiais norte-americanos.

“Pacto Sinistro” tem aproximadamente 300 páginas. Seus capítulos são normalmente curtos, possuindo seis páginas em média. O ritmo do romance pode ser dividido em duas partes distintas. Com alto nível de tensão e de suspense, a autora norte-americana construiu uma obra-prima que marcou o gênero. Imperdível!

César Augusto 17/12/2020

Surpreendente e enervante
O arquiteto Guy Haines, em uma viagem de trem a Metcalf para tratar do divórcio com sua esposa Miriam, grávida de outro homem, conhece Charles Bruno, jovem playboy alcoólatra, falastrão e de comportamento maníaco. Entre drinques e gentilezas, contam suas próprias histórias que culminam em uma proposta de Bruno: ele mataria Miriam, deixando Guy livre em sua vida profissional e pessoal com sua namorada Anne Faulkner, enquanto Guy mataria Samuel Bruno, pai de Charles, que impedia o filho de ter acesso aos recursos financeiros de sua rica família. O arquiteto não dá crédito a Bruno e ambos se despedem, mas tempos depois Miriam é morta por estrangulamento pelo playboy à revelia de Guy. Charles passa a perseguir o arquiteto e infernizar sua vida cobrando o assassinato do próprio pai, transtornando Guy com sua obsessão cada vez mais crescente e interferindo perigosamente em sua relação com Anne - e na sua própria sanidade. Uma grande história de suspense com um final surpreendente numa narrativa que chega a sufocar o leitor que se sente acuado, como Guy, pela loucura de Bruno. A adaptação dirigida por Alfred Hitchcock manteve apenas o argumento principal, modificando toda a estrutura o romance quanto a personagens e ao seu final.