A loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar

A loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar Dieison Groff

Resenhas - A loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar

Loja APL 16/05/2016

RESENHA: A LOIRA DO BANHEIRO E OUTRAS HISTÓRIAS DE ARREPIAR
Sobre esse livro não irei fazer uma resenha complexa, já que não quero estragar a surpresa de vocês, somente irei comentar do que se trata e dar a minha opinião, okay?

Vamos lá, o livro reúne uma coletânea de doze contos baseados em lendas urbanas modernas, como por exemplo: a loira do banheiro (capa do livro), a moça do táxi, etc. Os contos começam através de uma transcrição natural dos roteiros conhecidos, sendo assim quando nos damos conta já estamos entregues ao texto.

A escrita de Dieison Groff é gostosa e envolvente, apesar das lendas contadas aqui já serem conhecidas do público, ainda assim o autor consegue despertar a curiosidade através do mistério.

O livro é indicado para jovens leitores, leitores iniciantes e para aqueles que buscam um refresco entre as leituras, com histórias distintas e curtas é uma dose necessária para quem quer "respirar" entre um livro e outro.

Opinião

Editora: gostei muito do trabalho gráfico estão riquíssimos e com belas ilustrações, não apenas neste livro nos demais também. A diagramação é simples e com fonte padrão.

Autor: eu não conhecia o autor e esse é o primeiro livro dele que li, achei criativa sua maneira de reproduzir o texto e recriar suas "releituras" das lendas urbanas, com sagacidade e praticidade os textos criaram entre si um novo personagem: o narrador. A sensação de estar ouvindo uma história remete-nos as velhas lembranças de pais e avós nos contando quando crianças suas lendas e causos.

site: http://www.oamantedelivros.com.br/2016/05/resenha-loira-do-banheiro-e-outras.html

SahRosa 30/05/2016

Resenha Exclusiva do Blog Pobre Leitora (Publicada por Sammy Rosa - Da Imaginação à Escrita)
Contendo doze contos, baseados em lendas urbanas populares no Brasil, A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, possui cerca de 103 páginas, as histórias são curtas e o livro pode ser finalizado em uma tarde por exemplo. Quando escolhi esse livro para ler, eu já esperava que fossem contos simples, sem ter aquela carga de terror e suspense que estou acostumada a ler e a qual eu adoro, quem me conhece, sabe que esses dois gêneros são os meus favoritos, mas eu sabia que não encontraria esses elementos no livro, por mais que sejam lendas urbanas e confesso que já li algumas macabras, A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, peca em ser uma obra leve e despretensiosa, onde as lendas não passam a emoção devida.

Por mais que a narrativa seja direta, exatamente como as lendas que eram contadas boca a boca, não temos uma trama elaborada ou que explora o medo no leitor, apenas possuem aquele pequenino fundo sinistro, mas não o suficiente para impressionar ou surpreender, apesar do autor ter feito histórias inspiradas nas lendas urbanas e inserido elementos atuais, o que foi bem interessante, já que muitas são antigas, não foi uma obra que me cativou.

Gostei da origem das lendas urbanas que foram inseridas no final de cada conto, mas ao finalizar A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, conclui que não foi uma leitura arrebatadora, mas que entreteve e apenas isso, não causando arrepio ou emoção; O melhorzinho dos doze contos, foi O Baile de Debutantes, mas é finalizado tão rápido e com pouca profundidade que não passa qualquer comoção. De um modo geral, A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar foi uma leitura regular, para quem está acostumado com o gênero e até com lendas urbanas, o livro pode passar a impressão de ser muito brando e talvez a intenção fosse atingir o público mais jovem, como crianças ou adolescente, ou aqueles que não tem contato com histórias macabras e assustadoras. Acredito que os leitores mais jovens irão até se identificar mais com livro, pois alguns dos personagens dos contos são adolescentes, além disso, por ser uma trama mais simples, talvez este público seja mais adequado para o livro.

Entendo que a falta de complexidade nos contos fosse para mostrar as lendas como são apresentadas no Brasil a fora, mesmo que isto não seja de todo ruim, afinal, a leitura acaba sendo feita rapidamente, o leitor finaliza o livro com a sensação de que faltou algo a mais na obra. Por isso mesmo reafirmo que A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, não é um livro que terá suspense e muito menos terror, mas que irá te entreter ao longo das páginas. Recomendo mais para leitores jovens, ou para aqueles que buscam uma leitura sem pretensão, leitores que gostem de suspense e terror, podem acabar se decepcionando pela tranquilidade dos contos e narrativa. Sem mais, foi uma leitura boa para distrair.

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2016/05/resenha-loira-do-banheiro-e-outras.html

Rafael @autorrafaelmartins 08/10/2016

CN1# - A loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar
Trata-se de um livro de contos focadas em varias Lendas Urbanas do Brasil.
Apesar do titulo ter como destaque a Loira Do Banheiro ele vem recheado com outros 11 contos de assombrações.
Fiquei muito surpreso ao descobrir novas historias. Claro muitas eu já conhecia, mas ter uma surpresa dessas é muito gratificante.
O livro é pequeno o que infelizmente se torna uma leitura muito rápida.
Na minha humilde opinião é o único ponto negativo do livro, pois ainda terá gás para ler muito mais.
Se você já ouviu, gosta ou quer conhecer algumas dessas lendas como: Vestido de Noiva, A Moça do Taxi, do Motorista funerário. Certamente ficará impressionado e talvez com medo desse livro.

site: http://makaibooks.blogspot.com.br/

Clube do Livro 15/01/2017

Resenhista Giuliana Sperandio (completa)
“Você até pode não conhecer de forma detalhada as histórias deste livro, mas aposto que já ouviu falar em alguma delas. Cheias de mistério e suspense, as lendas urbanas têm o poder de mexer com o nosso imaginário.”

Nesse pequeno volume lançado em 2016 pela Editora Arwen, temos um apanhado de muitas lendas urbanas brasileiras de várias regiões do nosso vasto país, de norte a sul. O autor coletou informações e reproduziu as várias histórias de arrepiar que passaram de geração em geração.

Os contos:

A moça do táxi:

— A vida é muito curta e a morte nunca está longe. Pelo contrário, ela está sempre perto. Muitas vezes, do nosso lado, ou à nossa frente, nos esperando já na próxima esquina…

Um taxista no fim de expediente já cansado pega uma passageira no caminho com um pedido muito estranho, ela quer rodar pela cidade antes de ser deixada na casa dos seus pais, como é seu aniversário ele atende o pedido, na hora de receber o pagamento uma grande surpresa o aguarda.

O motorista funerário

Teodoro estava suando frio de tanto medo. De onde aquele homem apareceu? Afinal, quem era ele? O que alguém fazia andando de madrugada, solitário, naquela estrada praticamente abandonada?

Um homem sem emprego à bastante tempo vê no jornal um anúncio uma vaga para “motorista de funerária”, sem muita opção, e mesmo estando com muito medo ele aceita o trabalho, um dia enquanto transportava um de “seus” mortos, o pneu fura na madrugada e ele sozinho com aquele passageiro irá receber uma inesperada ajuda da qual ele jamais se esqueceria.

Romãozinho

“Romãozinho, você não morrerá nunca. Não conhecerá o céu e nem o inferno. Não descansará enquanto houver um vivente sobre a terra fazendo maldades”.

Um menino que não tinha limites, uma mãe desesperada por não saber mais o que fazer para que o menino obedecesse, um dia uma de suas travessuras foi o bastante para a mãe, então ela jogou uma praga, dali por diante o castigo dele seria eterno.

Um amor que nem a morte separa.

“Pai, o senhor tirou ele de mim e, assim, também tirou a minha vontade de viver. Vou ao encontro de meu amado da única forma que o senhor me deixou para fazer. Adeus.”

Um casal com classes sociais diferentes, ele um peão, ela uma filha de fazendeiro rico e rigoroso. Um amor impossível com um desfecho trágico e assombroso em pleno dia dos namorados.

A festa de debutante

A noite fria e chuvosa não era motivo para espantar a alegria e a paixão do jovem casal, embora Jonas sentisse que as mãos e o rosto de Natália ficavam cada vez mais geladas com o passar das horas.

Eles se conheceram e se aproximaram. Ela era uma jovem linda prestes a debutar os seus quinze anos. Um jovem casal apaixonado, um convite para uma festa de debutante e um final surpreendente para um dos dois jovens.

O Limpa túmulos

O cemitério era o local onde o menino encontrava refúgio e paz. Lá, ninguém debochava dele e, assim, podia desempenhar sua função com tranquilidade.

Menino bom de família pobre fazia limpeza e cuidado dos túmulos no cemitério da cidade, isso era motivo de chacota entre os outros meninos na rua. Um dia um novo amigo iria ensinar uma verdadeira lição de arrepiar para os moleques e ele nunca mais seria incomodado.

A noiva da estrada

A lenda conta que ao contornar a próxima curva, o motorista vê a noiva pelo retrovisor sentada no banco de trás do automóvel.

Uma conversa de bar e uma informação de acidente com morte trágica e a superstição de ter sido causado pela aparição da noiva da estrada. Rapaz novo não acreditou naquela conversa fiada e mesmo com os alertas de cuidado na estrada, um dia pagou sua língua de forma trágica…

A loira do banheiro

— Estudar pra quê? Eu sou linda e maravilhosa, todos admiram a minha beleza e, com ela, sei que vou conseguir tudo o que eu quiser nessa vida. A menina continuou ajeitando o cabelo. De repente, ouviu duas batidas na porta…

Uma menina que tinha tudo, achava que não precisava se juntar aos amigos ”comuns” de classe para aprender matérias que considerava inúteis, afinal a beleza abre portas, certo? O que Verônica não esperava é que sua beleza seria eterna e lembrada por muitos mesmo após sua partida.

O menino na foto

Ao visualizar a imagem no celular, Rosângela tomou um susto. — Meu Deus, o que é isso?! — disse, espantada.

Um dia de natal mãe e filho estavam arrumando sua árvore, quando para registrar o momento a mãe resolveu tirar uma foto de seu filho. Acontece que seu filho não seria o único naquela imagem de recordação familiar…

O rapaz do lenço

Fausto espirrou, estava gripado. Cristina, muito educada, pegou um lenço na bolsa. — Pode ficar com esse lenço, e cuidado com a gripe — advertiu.

Cristina era uma jovem que viajava muito trabalhando na venda cosméticos, um dia em uma cidade o acaso fez com que ela conhecesse Fausto um rapaz encantador do qual ela jamais esqueceria.

O bebê diabo

A reportagem narrava o clima de tensão e pânico em que o parto foi realizado, e ainda dava as características sobrenaturais do recém-nascido, igualzinho dona Eva havia escutado no dia anterior, na procissão.

Um nascimento incomum, um bebê com características demoníacas nascera levando uma cidade a uma caçada. Um homem cético e um final nada feliz.

O Vestido de noiva

Augusto, finalmente, havia encontrado uma saída. Deixaria os corpos sempre nus para a cremação e depois, venderia as roupas de segunda mão para o brechó da cidade.

Um funcionário do crematório precisava de aumento para saldar suas dívidas e gastos familiares, com seu pedido de aumento recusado, ele teve uma ideia, vender as roupas dos mortos para um brechó. Essa decisão irá mudar o rumo da história de uma jovem noiva de uma maneira fatídica e dolorosa.

Minha opinião:

O livro cumpre sua função de entreter e arrepiar em algumas partes o leitor, os contos são bem curtinhos, a escrita é fluída e fácil. No final de cada uma das lendas temos notas sobre a origem que o autor conseguiu pesquisar.
Os contos que mais gostei foram: Um amor que nem a morte separa, O menino na foto, O filho do diabo e Vestido de noiva. Esses chegam dar um arrepio de leve.

Me pareceu que todos as lendas possuem um tom de advertência para que as pessoas tomem cuidado com as suas atitudes e valores morais, e abordam vários temas com: Preconceito, Cuidado na estrada, Valorizar a família, obedecer aos pais, enfim, isso por si faz o leitor ter mais conexão com as histórias relatadas.

A revisão me pareceu bem feita, a diagramação só posso falar do ebook, que foi cedido pela editora em parceria para a resenha, mas achei muito agradável visualmente com algumas ilustrações e cada conto com o título com letras estilizadas, a capa retrata o conto “Loira do banheiro” e está condizente com o conteúdo.

Minha nota foi 3,5 (Bom)

E não foi maior por achar que talvez os contos poderiam ser mais trabalhada a narrativa no mistério, mas entendi que o autor quis fazer algo curto para ser lido como um “causo” daqueles que ouvimos em conversas entre amigos ou parentes.
Recomendo para quem quer se aventurar em histórias para arrepiar de leve, um livro de terror para quem não é acostumado com esse gênero.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2017/01/resenha-nacional-loira-do-banheiro-e.html

Giuliana Sperandio 15/01/2017

Um livro de terror bem leve

Os contos:

A moça do táxi:

O motorista funerário

Romãozinho

Um amor que nem a morte separa.

A festa de debutante

O Limpa túmulos