Of Sand and Malice Made

Of Sand and Malice Made Bradley P. Beaulieu

Resenhas - Of Sand and Malice Made

Paulo 03/07/2022

A ambição de um ser ancestral dificilmente pode ser medido. Sua própria maneira de compreender o tempo e a vida humana foge de nossa compreensão. Çeda é uma mulher mais jovem do que aquela que encontramos na série principal e realiza trabalhos para Osman enquanto luta nas arenas ilegais de Sharakhai. A Loba Branca já tornou infame no submundo e sua habilidade é temida e respeitada. Mas, um dia, uma das entregas que ela fez a um dos clientes de Osman dá errado e Çeda pode ter se tornado o joguete nas mãos de alguma figura sombria. Isso porque o cliente quase foi envenenado e isso pode provocar inúmeros problemas para seu protetor. À medida em que ela investiga quem adulterou o seu pacote, Çeda chama a atenção de Rumayesh, uma ehrekh com poderes quase divinos que colocou os seus olhos na Loba. E ela deseja possuir a Loba para si, custe o que custar.

Fazia algum tempo que eu não lia alguma história passada no mundo de Shattered Sands. E senti falta dos ares e sabores da cidade do deserto. O que chama a atenção na escrita de Beaulieu é em como ele consegue te enredar neste universo fantástico. As linhas parecem pulsar com vida e ameaça em cada uma das ruas. Vale mencionar que quase não vemos nada sobre a trama principal e essa narrativa é bem focada na relação entre Çeda e Osman e em como a personagem precisa aprender a lidar com os seres místicos que vivem secretamente na cidade. Ou seja, não temos nada sobre os reis-deuses ou as damas das lâminas. A escrita do autor me faz lembrar um contador de histórias ao redor de uma fogueira ou em uma taverna encantando os seus espectadores. Parece uma observação genérica, mas é que não é simples explicar em palavras. Só consigo dizer que a escrita do autor tem um tom mais descritivo sem perder a fluidez da narração. Esta é uma narrativa escrita no formato de três atos onde no primeiro conhecemos a ameaça de Rumayesh, no segundo ato temos a perseguição dela e no terceiro uma confrontação final.

O elemento mágico está acima da compreensão dos homens. Vamos ver Çeda desenvolvendo alguma afinidade a isso na série principal, mas aqui ela só pode contar com sua sagacidade. Um ehrekh é um ser de incrível poder e malícia. Mesmo a personagem possuindo a vantagem das pétalas de adichara, que permitem a ela obter temporariamente habilidades acima da média, ela não é páreo para um poder semi-divino. Então para ela conseguir lidar com Rumayesh, ela vai precisa obter conhecimento. Sair em busca de informações sobre a lenda dos ehrekhs, de onde vem seu poder, se é possível detê-los. À medida em que ela sai em busca dessas informações conhecemos mais sobre o mundo de Shangazi e seus mitos e lendas. Possuir a magia pode levar um usuário à loucura e abusar dessas habilidades fazem o processo se acelerar rapidamente.

Çeda ainda tem pouco conhecimento sobre as coisas. Ela é meio impulsiva e acaba se colocando em situações em que um pouco de sabedoria a teriam feito recuar. Mas, são momentos como esse em que vemos a personagem amadurecer com as lições dadas por situações limite. Çeda aprendeu a valorizar o conhecimento de Ibrahim, o contador de histórias e ele será essencial para sua missão. Sua ligação com Osman também será testada e levada ao limite. Osman é alguém que a tirou da rua e deu um lugar e um propósito. Por mais que ele seja um ladrão e alguém que lida com negócios escusos, ele é leal àqueles que protegem e Çeda pode contar com ele. Por essa razão é que ela se mete tão fundo em seus problemas com Rumayesh.

Os obstáculos enfrentados por Çeda nem sempre se resumem a combater lutadores. Muito pelo contrário. Mesmo a protagonista sendo uma lutadora bastante competente, isso não será o suficiente para libertá-la das situações impostas pela sua adversária. Vai ser preciso encontrar saídas inteligentes para suas armações e contar até com um pouco de sorte e de boas alianças. Promessas dadas devem ser encaradas com desconfiança já que seres ancestrais tem o hábito desagradável de manipular aquilo que foi prometido. Além disso, vemos o poder que conhecer o nome verdadeiro tem sobre uma pessoa. Gosto demais desses pequenos detalhes.

Por outro lado temos uma pequena mostra do mundo de Çeda. Esta é até uma história que pode ser lida de forma bem independente e ser usada como aperitivo para a série principal. Na narrativa o leitor vai obter todas as informações que ele precisa saber sobre a personagem. E sem ser um livro grosso como os livros da série principal. Talvez um livro de quatrocentas ou quinhentas páginas possam assustar em um primeiro momento e o leitor não deseje se comprometer com algo tão longo. Of Sand and Malice Made tem a receita certa em uma história intrigante, fabulosa e que vai te colocar no mundo criado pelo autor. Se o leitor curtir, pode abraçar a série principal porque isso aqui é apenas a ponta do iceberg. Se não curtir, não há problema porque não levou muito tempo para ler. Mas, tenho confiança que o leitor irá gostar da narrativa e da forma diferente de escrever.

site: www.ficcoeshumanas.com.br