Azul de Lear

Azul de Lear Roberta Prado
Roberta Prado

Resenhas - Azul de Lear

@cortedeamigaselivros 23/12/2023

Uma história emocionante sobre perdão
"Trilhar caminhos é fácil, o difícil é saber qual deles é o certo. Se é que existe um caminho certo nessa vida."

Bella é uma mulher acostumada a viver de forma independente, mas que vê sua vida virar do avesso ao receber o diagnóstico de uma doença que pode lhe tirar a vida. Temendo machucar àqueles que ama, ela esconde seu estado e decide viver o tempo que lhe "resta" de maneira livre e sem pensar nas consequências de suas ações.

Mas o que nossa protagonista não esperava era os conflitos e a solidão que suas decisões acarretariam, incluindo perder Alexandre, o amor de sua vida e momentos importantes ao lado de sua família e amigos.

Roberta Prado nos apresenta uma história que mostra a importância de reconhecermos nossos erros e o poder do perdão. O quanto o amor é poderoso, não apenas o romântico, mas o fraternal e o entre amigos também. E que mesmo nos piores momentos de nossa vida, termos pessoas que nos apoiam e amam, pode ser um verdadeiro divisor de águas.

A escrita da autora é ágil e simples, te envolve com facilidade, de maneira que a leitura flui. Além disso, contamos com várias reflexões ao longo da trama, que nos emocionam e nos fazem questionar o que faríamos se estivéssemos no lugar da protagonista.

Minha ressalva é acerca da doença da personagem principal, gostaria que a evolução e tratamento pelos quais Bella passou tivessem sido mais detalhados. E apesar de entender que a protagonista estava passando por um momento muito difícil em sua vida, certas atitudes dela me incomodaram muito por me soarem egoístas.

Enfim, se você procura uma leitura que irá te emocionar, te fazer refletir sobre a vida e mostrar o amor em suas diversas facetas, recomendo essa leitura!

Marcia Pimentel 03/01/2017

Me surpreendi com a história!
Vou começar dizendo que me surpreendi muito com o livro durante a leitura. E como é bom ler autor nacional!
Vou começar pela capa. Uma capa simples e muuuuiiittooo bonita. Fiquei encantada com a capa. Ela com certeza transmite a ideia do livro. Que a vida é como o nascer do sol, é sempre um recomeço. Tem tudo haver com a história.
Agora minha opinião sincera sobre a história de Isabella. A história é em primeira pessoa, e dessa forma você consegue entender melhor os medos, as frustrações e as decisões da personagem. Tudo bem que algumas decisões dela me deu vontade de pegá-la pelos ombros e sacudir e dizer que ela estava indo pelo caminho errado.
Bella é uma mulher independente, mora sozinha, tem um trabalho que ama e um grande amor. Mas por ser uma pessoa independente, nunca quis ter um relacionamento sério com Alexandre. Mesmo sabendo que ele era o homem da sua vida.
Logo no começo do livro Bella fica sabendo que tem uma doença grave e que pode morrer a qualquer momento. E é aí que ela tem a primeira decisão errada. Decide que não vai se tratar e deixar que a doença a mate, mesmo podendo viver se decidisse pelo tratamento.
Como pode morrer a qualquer momento, Bella decide se entregar ao amor que sente por Alexandre e diz que o ama, que sempre o amou desde o começo do relacionamento deles. No começo Alexandre fica chateado por ter vivido um relacionamento com Bella por dois anos acreditando que ela só o queria para passar o tempo. Mas logo eles fazem as pazes e passam a viver o amor que um sente pelo outro.
Bella tem uma grande amiga, Jéssica, e acaba contando sobre sua doença, mas a faz prometer que não dirá nada sobre sua doença a ninguém. Mas o tempo vai passar e Bella fica muito doente e as duas acabam brigando e a amizade terminada. Isso é o que Bella acredita depois de magoar a amiga com suas palavras.
Bella comete mais um erro em sua vida depois que descobre sua doença. Ela traí Alexandre com um vizinho e fica muito difícil dele perdoá-la.
Aos poucos Bella afasta todos de perto dela e fica sozinha. E sua doença se agrava e quem a socorre é sua amiga Jéssica. Bella acorda no hospital muito mal e se vê rodeada pela família, de quem escondeu a doença, e pela amiga.
Bella se recupera e tenta se aproximar de Alexandre, mas não conta para ele o quanto está doente. Mas Alexandre ainda está muito magoado e não quer saber de se aproximar de Bella. Novamente ela piora e para novamente no hospital.
Essa parte do livro tem um momento muito especial, que confesso para vocês que chorei de emoção. É algo que acontece entre ela e o irmão. Eu não vou dizer para não dar spoiler. Mas tenho certeza que todos vão se emocionar quando lerem.
Ainda no hospital, Isabella recebe a visita inesperada de Alexandre depois que ela lhe envia uma carta. Confesso que eu queria muito saber o que estava escrito nessa carta.
O tempo que fica no hospital se recuperando, Isabella se dá conta de todos os erros que cometeu e tentar repará-los. O mais difícil é ter o perdão de Alexandre. Mas ela não desiste, pois sabe que Alexandre a ama muito, como ela o ama.
Os últimos capítulos vemos o quanto Isabella mudou depois de tudo o que passou, de quase morreu e perdeu as pessoas que amava para os erros que cometeu.
Eu amei ler esse livro. Super recomendado.

site: http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2017/01/resenha-azul-de-lear-ensina-me-viver.html

Juuh 03/03/2024

Resenha: AZUL DE LEAR ??
?Amar é mais fácil do que dizer a verdade? ????

Esse livro me trouxe um mix de emoções!

?Bela, uma mulher linda, independente, dona de si e fotógrafa. O mundo de Bela VIRA DE CABEÇA PARA BAIXO, DESPENCA, quando ela recebe uma notícia ?trágica?. E ela não sabe o que fazer, esconde a notícia de seus familiares, amigos e pessoas que ela ama por medo de machucá-los.

???? Muito abalada com essa notícia, Bela decide viver a vida, sem pensar nas consequências e no que pode acontecer. Abalando também, o seu relacionamento com Alexandre. (Que homem incrível, eu confesso que fiquei com muita peninha dele, pois ele a amava MUITO!) Vocês vão entender!

? Nossa protagonista não imaginou que isso poderia lhe causar tantos problemas, e começou a se sentir solitária.

?? Roberta Prado me fez refletir muito sobre a vida. Sobre os momentos que deixamos de passar com as pessoas que amamos, por coisas que não valem a pena. Sobre reconhecer erros, sobre perdoar, sobre AMAR! O amor é lindo demais! E isso é muito claro no livro!
Uma escrita leve, fluída. Você vai ler sem piscar, pois eu terminei em 1 dia!

?Eu gostaria de ter visto mais sobre o tratamento de Bela. Fora isso, amei todos os personagens, cenários e referências. Se você gosta de um livro que fale de amor, sem ser clichê, gosta de um livro que te faça refletir, não irá se arrepender de ler ?Azul de lear? ??

Fran 18/04/2017

Isabella é uma mulher independente que trabalha com fotografia, mora sozinha e namora Alexandre, um homem alto e bonito que trabalha com o pai em uma oficina mecânica herdade de seu avô.

Rose e José Cunha são pais da moça teimosa que conhecemos nesse livro. Seu irmão mais novo Lucas, um amor de pessoa e seu herói particular.

Durante um exame de rotina, Bella descobre que tem leucemia e resolve esconder de todo mundo, menos da sua vizinha e melhor amiga desde que se mudou para o prédio: Jéssica, obrigando-a a manter o seu segredo. Temendo fazer todos aqueles que a rodeiam sofrer, a moça decide não fazer o tratamento e deixar “a vontade de Deus” prevalecer.

No meio do caminho, Bella começa a aproveitar a vida sem pensar em quem vai machucar no caminho. Eis que surge Breno, um advogado recém-formado e seu mais novo vizinho... (Aí a história começa a ficar interessante!). Breno decide investir na jovem após uma noite regada de vinho e pizza. Após essa noite, sua rotina resume-se em ir ao apartamento de Bella depois do serviço. Ale descobre a amizade dos dois e proíbe a namorada de continuar com essa amizade. (Como tudo que é mais proibido é mais gostoso), Bella não só continua com a amizade, como a transforma em um caso depois de visitar a família de Breno no interior e banhar-se em um lago pelada com ele sob a luz da lua. Ainda por cima mente para o namorado dizendo que o jovem era na verdade um amante de sua amiga Jéssica, que traia o namorado e melhor amigo de Ale e a (obre e indefesa) Bella era obrigada a esconder o romance dos dois.

Daí pra frente Ale descobre a traição da moça que tem uma recaída e é levada ao hospital onde é obrigada a seguir o tratamento e é constantemente atormentada pelas ações que cometeu.

OPINIÃO: A ideia central do livro é mostrar o propósito da vida, a força de vontade, superação, arrependimento... Basicamente vi uma menina mimada, fazendo o que acha ser o certo. Depois se arrependendo das burradas que fez e correndo contra o tempo para reparar os erros e trazer de volta as pessoas que ela mesma afastou. Não preciso nem mencionar o fato da infantilidade dela acreditar que optar por não fazer o tratamento vai poupar as pessoas que a amam de sofrerem com a sua perda. Sim, eu realmente torci para que o Breno fosse o grande amor dela (não me julguem!), mas o Ale é sem graça e sem sal... Me animei na chegada do Breno e me arrependi pela escolha dela de continuar com Alexandre. Breno era cheio de vida, provocou nela a vontade de fazer o tratamento, mas isso foi escondido ao longo do livro.