O Viés Otimista

O Viés Otimista Tari Sharot

Resenhas - O Viés Otimista

Naiara 07/03/2023

Fluido, muito gostoso de ler, nao repetitivo, varios exemplos e assuntos muito interessante.
A leitura foi maravilhosa, um tema que pensei que seria pobre, mais me surpreendi, foi muito bem escrito.

Tiago.Zulian 19/12/2020

Gene otimista
Se você se acha pessimista, tente olhar para o copo metade cheio pois, cientificamente, te dará maiores oportunidades mas, isso não significa que você não vá realizar as ações necessárias pra alcançar o que busca! Esse livro comprova muito bem sobre o tema do otimismo.

Elton.Oliveira 10/12/2022

Interessante
Livro bem parecido com os de Daniel Kahneman, sendo q nesse, o autor embasou seus estudos no viés otimista e tentou sempre provar a sua teoria com experimentos e pesquisas .
O texto torna-se um pouco cansativo e enfadonho mas na maioria das vezes é muito interessante.... Sempre gosto de conhecer essas pesquisas q são capazes de explicar o comportamento humano !

Considero um bom livro !

Carolina 03/08/2016

Viés do otimismo: a vida cor de rosa faz parte de todos!
Está comprovado que a tendência do ser humano é superestimar a probabilidade de viver eventos positivos no futuro, e ainda subestimar a probabilidade de viver eventos negativos.

Este é o papel do viés do otimismo: nos proteger de perceber com precisão a dor e as dificuldades que o futuro nos reserva e nos defender de ver nossas opções na vida como um tanto ou quanto limitadas. Resultado: estresse e ansiedades são reduzidos, a saúde física e mental melhora e a motivação para a ação e a produtividade aumenta.

Otimismo não é defeito, mas ter um parâmetro equilibrado nos ajudará evitar os excessos de confiança ao estimar projetos, custos, mudanças de profissão etc. Saber dosar o lado cor de rosa da vida é um desafio, exatamente porque achamos que somos diferentes da maioria - algo impossível em relação à probabilidade - como o exemplo dos índices econômicos que julgamos não nos afetar ou as perspectivas de longevidade.

Recomendo o livro para os interessados na área de humanas, perfil psicológico, neurociência e tendências de comportamentos.