A Descoberta da América pelos Turcos

A Descoberta da América pelos Turcos Jorge Amado

Resenhas - A Descoberta da América Pelos Turcos

Nscalazans 31/12/2023

Mais um
Mais um enredo curto e engraçado, que tem objetivo de explicar como a relação dos árabes na sociedade brasileira se deu.

Creio que esse livro é muito importante para mostrar diversidade e riqueza do Brasil.

Flavio.Vinicius 22/07/2023

A descoberta da América pelos turcos
Livro simples e despretensioso, em que Jorge Amado, numa espécie de paródia, conta de que modo os turcos "descobriram" a América, ao invés de contar, como na história dita oficial, de que modo os portugueses ou espanhóis descobriram o continente.

A história tem passagens politicamente incorretas, que podem ofender leitores do século 21. Porém, é um livro delicioso de se ler. É engraçado, repleto de termos, personagens e enredos que fazem gosto de se ler. Um livro curtinho para ler de forma despretensiosa.

@injoyce_ 20/06/2023

A descoberta da América pelos turcos
Livro interessante, que de um capítulo longo, fez-se a obra.
O livro se consiste em muita putaria e homem safado... que com a donzela feia, quem se casar, herdará umas boas coisas. Então muito homem safado pensa em casar com a moça, só pensando na herança.
O livro é curtinho, da para ler numa sentada.
Essa foi a última obra publicada do Jorge Amado.

Caio328 30/05/2023

Quase um conto
Meu primeiro livro de Jorge Amado, uma rápida história de como dois turcos chegaram a Bahia e suas aventuras no comércio e no amor.

Gabriel 29/01/2023

A partir de uma prosa envolvente e de uma história divertidíssima, Jorge Amado conduz a meada sem perder o fio e, ainda mais importante, sem perder o leitor. O livro é curto, mas não é por isso que o leitor se sente a ele aprisionado. Jorge Amado efetivamente tinha o dom da escrita.

Por também ser grapiúna como o Jorge, tenho sensações de nostalgia quando leio seus livros que se passam na Bahia, seja em Salvador, seja nas terras cacaueiras -- com esse não foi diferente. Não se trata apenas de uma prosa cativante e de um estilo moderno e convidativo para o leitor; há algo a mais na escrita do Jorge Amado, algo que aparentemente não pode ser identificado e continua sendo um mistério ainda hoje, tal como os mistérios mencionados de Sálua e de Adma.

Elaine Messias 27/06/2022

Delicioso texto de Jorge Amado
Em um texto muito criativo, relatando os costumes grapiúnas do começo do século XX, a gente acompanha a hilária história dos comerciantes turcos e do casamento arranjado da geniosa Adma.

Ribeiro 13/06/2022

Perspectivas
Sem dúvida alguma é um ótimo romance, cheio de quiproquós, risadas, uma pitada de putaria e a representação do retrato social baiano. Jorge Amado é mestre em descrever cenas, situações e amores em seus livros. em "A descoberta da América pelos turcos" não seria diferente, mas como pesquisadora do universo feminino na literatura preciso dizer que a misoginia é fortíssima nesta obra.
Vale ressaltar que Jorge é de outra época, outra realidade social e consequentemente as mulheres personagens de sua obra são meros objetos do prazer masculino e em muitos momentos elas são apenas matrizes reprodutoras da prole que engradece a Bahia de todos os santos.
Mesmo com esse aspecto um tanto quanto negativo é uma leitura prazerosa, de fácil compreensão, fluída e engraçada.

jamine 14/05/2022

Divertido e problemático
Gostei de ler, mas me incomodei bastante. Pensamento misógino tipo da época, não estou habituada. Porém é narrado com ótimo humor, me conquistou.

Rodolfo | @_rodolfo92 23/02/2022

Romancinho
"A Descoberta da América pelos Turcos", ou "Os Esponsais de Adma", ou também, como foi apelidado pelo próprio autor, o "romancinho", foi fruto inicialmente de um projeto italiano envolvendo três escritores (o norte-americano Norman Mailer, o mexicano Carlos Fuentes e o brasileiro Jorge Amado). Cada um escreveria um romance em homenagem ao Quinto Centenário da "descoberta" da América. Ao que parece, o projeto foi por água abaixo depois da "Operação Mãos Limpas" na Itália e em seguida Jorge Amado autorizou a publicação da sua parte pela editora record.

O romance se passa na Bahia, no início do século XX, no tempo da civilização do cacau dominada pelos coronéis e é narrado sob a visão e costumes dos descendentes de imigrantes árabes. A breve história é construída dentro de um universo bem problemático tendo como assuntos principais os casamentos arranjados, as conversas e negócios tratados em mesas de jogatina e cabaré e a mulher sempre vista como causa de infortúnios dos homens e como meras peças dentro dessas negociatas.

Achei uma leitura razoável mas, ainda assim, é um livro bem escrito - considerando que Jorge Amado praticamente confessa na introdução que escreveu pra se divertir/passar o tempo e ganhar uma graninha a mais.

EvaíOliveira 18/12/2021

Publicado em 1994, os personagens principais do livro são o sírio Jamil Bichara e o libanês Raduan Murad, que em 1903 chegam ao Brasil e se instalam na região cacaueira do sul da Bahia. Raduan tenta convencer Jamil a se casar com Adma, filha do dono de um armarinho, para poder herdar os negócios do sogro.

Gláucia 23/10/2021

A Descoberta da América Pelos Turcos - Jorge Amado
Tem muita coisa problemática aqui e me sinto até um pouco culpada de ter gostado tanto dessa leitura, que achei muito divertida. Temos que ter em mente antes de iniciar livros do Jorge Amado que sempre a mulher é retratada dessa forma, objetos sexuais sempre culpadas pelas desgraças na vida dos homens. Ele sempre exalta em suas obras os bêbados, as prostitutas, os malandros, os boêmios, os jogadores.

Carol 31/03/2021

Expectativa muito alta, um pouco decepcionada com o texto
Esta resenha terá mais uma comparação com outros livros de Jorge Amado do que uma análise exclusiva do livro.

Eu já tinha lido outros 2 livros do autor (Capitães de Areia e Tenda dos Milagres) e tinha gostado muito dos livros, pela escrita de Amado, pelos temas, como ele construiu os personagens ao longo do enredo.

Mas esse livro, na minha humilde opinião de leitora, não acompanhou as características que eu citei dos outros livros. O tema parecia interessante, mas não atingiu o que minha expectativa esperava - talvez eu tenha criado uma expectativa muito grande por já ter lido outros textos de Jorge Amado.

Não gostei dos personagens, não gostei do enredo, não gostei de algumas representações apresentadas. Mas valeu a leitura, para conhecer um pouco mais do trabalho de Jorge Amado.

Paula1882 22/03/2021

Apesar de entender que é um livro antigo, não consegui ignorar o tanto de coisa problemática. É tanta misoginia que o livro se tornou intragável pra mim.

Alipio 15/02/2021

A Descoverta da América pelos turcos
Imigrantes da Síria , Líbano ou Turquia; eram denominados de " turcos". Em 1903, dois imigrantes desembarcam na Bahia: Raduan Murad e Jamil Bichara, protagonistas do " romancinho" (assim denominado pelo autor) "A Descoverta da América pelos turcos" - obra escrita para atender um projeto comemorativo de 500 anos da Descoberta (Conquista) da América.
O "romancinho" se passa na região de Itabuna/BA, onde a solteirona Adma: ácida, feiosa e "incólume"; morando com o seu pai Ibrahim Jafet e trabalhando no armarinho da família, não despertava interesse dos homens. Para solucionar o problema da rejeição da sua filha por pretendentes da região, Ibraim propõe sociedade do armarinho "o barateiro" para aquele que casasse com a sua filha.

O Sírio Jamil Bichara vê nesta proposta a oportunidade de ascensão econômica e de tornar um comerciante de sucesso.
Numa prosa divertida e desbocada, o autor descreve hábitos e costumes da região ( o que denominamos "leis consuetudinária" ).