Liderança Cristã Ellen G. White

Resenhas - Liderança Cristã

Daygor Vessozi 31/12/2022

Liderança Cristã
Se eu tivesse que resumir o livro, de forma sucinta, ou melhor, se precisasse descrever o livro de alguma forma, creio que o mais adequado seria dizer que Liderança Cristã é:
 Um manual para todo indivíduo que almeja ter um ministério aprovado por Deus na liderança da igreja.
 Sabemos que quando tratamos de liderança, diversos aspectos vêm à tona, a liderança trata de diversas habilidades, estratégias e técnicas para concluir determinada meta, que no caso do Clube de Desbravadores, se refere ao nosso objetivo:
 "Salvar do pecado e guiar no serviço.".
 Todos esses conceitos são abordados ao longo do livro, tanto separados por seus assuntos, em um formato de "capítulos", como por sua subdivisão, em que temos subtítulos, que indicam a junção de diversas citações de Ellen G. White ao longo dos seus escritos, já que Liderança Cristã se trata de um compilado dos trechos escritos pela autora e que se referem a esse assunto de suma importância.
 Cada assunto é abordado de forma concisa, porém com seu conteúdo tendo uma profundidade incrível ao mesmo tempo, os temas são descritos de forma simples, mas que trazem grandes reflexões a cada parágrafo.
 Os tópicos tratados abrangem diversos conceitos da liderança, os que mais me surpreenderam, foram com relação a organização que deve ocorrer durante esse processo, sobre as qualidades exigidas para que o trabalho possa ser bem realizado e sobre todo o esforço que envolve essa empreitada tão importante.
 Uma das questões abordadas, que considerei extremamente relevante, se refere a delegação de funções, para que não venham a recair sobre uma só pessoa diversas tarefas, de forma que ela fique sobrecarregada e com o risco de exaustão, não podendo exercer seus dons de forma realmente plena na causa de Deus. O que é um perigo real nas nossas igrejas atualmente, vemos constantemente a presença de muitos cargos ou compromissos exigidos de um só indivíduo, o que dificulta que se execute cada obrigação com 100% das faculdades mentais e físicas, além de colocar a igreja em uma situação de vulnerabilidade, já que um só membro é responsável por diversos deveres, caso ele venha a não estar presente, mude de distrito/igreja ou por qualquer motivo de força maior venha a sair do ministério, muitas atividades que eram dependentes dele ficarão com uma "lacuna".
 Outro assunto que considerei interessante, principalmente por ter me surpreendido, tem relação com a influência de cada pessoa e a exigência que se fará de cada uma delas na avaliação celeste, sendo no livro dito que essas 2 são proporcionais: Quanto mais influência, mais será exigido, afinal, se uma ação boa não for realizada, também essa ação não irá exercer influência, a avaliação será conforme o tamanho da influência que não foi exercida, pela negligência ao não realizar essa boa ação. E foi essa lógica que me deixou surpreso, pois é algo simples, que faz total sentido e que é totalmente justo, porém nunca havia visto essa questão "influência x exigência" dessa forma.
 Ademais disso, os trechos tratam das qualidades exigidas para um bom líder, essas definições de quais qualidades e em que âmbito elas ocorrem já eram do meu conhecimento, porém a abordagem desses conceitos ocorre de maneira diferente, descrevendo a coragem como algo extremamente relevante para a liderança, para "[...] que sua voz seja ouvida acima das vozes dos infiéis [...]" (Testemunhos Para a Igreja 5:262, 263.), tratando da humildade, da saúde, do autocontrole e principalmente, a confiança em Deus.
Em suma, aprendi e compreendi com o livro diversas facetas da liderança cristã que jamais havia pensado (e que sozinho não iria pensar tão cedo), obtive a certeza de que estou correto com determinadas posturas e condutas, vi pontos em mim que precisam ser aperfeiçoados e principalmente, fiquei muito feliz em perceber que entendi qual é o caminho que devo percorrer na minha caminhada para ser um bom líder e exercer com excelência o plano de Deus para o meu ministério.

Anne208 14/09/2021

Um livro composto de cartas e/ ou trechos de escritos da Ellen White sobre liderança cristã.
Possui ótimos conselhos e é uma obra bem curtinha. Só uma informação me deixou pouco desconfortável no capítulo sobre liderança das mulheres. Não entendi porque a ênfase na mulher ser responsável pela felicidade do marido, quando fazer alguém feliz não deve ser responsabilidade de ninguém (ao meu ver).

Amanda 08/01/2023

Liderança Cristã
A liderança cristã é uma ciência e uma arte. É uma ciência porque existem princípios fundamentais a serem seguidos. E é uma arte porque o êxito dependerá em grande medida da capacidade do líder para aplicar tais princípios e de sua submissão à influência do Espírito Santo.

Ualiston 30/05/2020

Liderança Cristã
Esse livro é um compilado de escritos da Irmã White com enfoque na postura, como proceder na liderança da Igreja de Deus na terra. Muito bom livro!

Midian.Silva 01/11/2022

Recomendo
Para todos aqueles que desejam assumir postura de liderança, e querem fazer isso de acordo com a vontade de Deus. Para todos que querem aprender a ser bons líderes e ver bons resultados. Para quem quer multiplicar mentalidade de líder.

daday :) 21/01/2023

liderança se aprende quando Jesus é o professor
comecei a leitura por conta de cumprir requisitos da classe de líder, é uma leitura rápida e a cada parágrafo um tapa na cara. fala sobre características de um líder, ele é atencioso, bondoso, HUMILDE, pontual, gentil, saber resolver problemas da melhor maneira...

skuser02844 20/02/2020

Uma seleção de citações sobre liderança
A obra apresenta as principais características de um líder, princípios de liderança e conselhos para líderes. Em alguns momentos, achei a leitura pouco agradável por se tratar de uma compilação.

Edywil 16/12/2021

Liderança é seguir e ser exemplo
O livro trás inúmeros conselhos sobre a importância da humildade e sobre as características de um líder.

dalto_bandeira 28/01/2023

Um livro ideal para fazermos uma análise pessoal do nosso comportamento como cristão. E como o título diz, ele nos orienta a postura correta que um líder cristão deve demonstrar.

Quésia 09/03/2024

Excelente livro, recomendo a todos os líderes de qualquer religião. Trás muitos conselhos sobre a liderança religiosa.