A História da Humanidade Contada pelos Vírus

A História da Humanidade Contada pelos Vírus Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - A História da Humanidade Contada pelos Vírus

ferbreck 23/04/2024

Ótima leitura para quem quer conhecer um pouco de epidemiologia e infectologia num contexto histórico. Embora desatualizado, considero um excelente trabalho para despertar o interesse pelo assunto, além de conter curiosidades super interessantes.

Luiz 18/07/2023

Vale seu tempo!
Para começo de conversa, qualquer um que se proponha a fazer divulgação científica, deve ser louvado. Não é tarefa simples: quem escreve habitualmente é hiperespecializado e tem que escapar da linguagem tecnicista para se fazer entender pelo grande público, caso contrário o trabalho fica estéril.
Isso posto, ao livro. O texto é fácil de ler e por vezes senti falta de uma certa profundidade. Está mais para uma reportagem da Super Interessante (mas sem seus gráficos, infelizmente) do que para um artigo das séries especiais da Scientific American. Com isso, quem está acostumado com o tema, pode não ter grandes descobertas, mas sempre será surpreendido por uma ou outra informação nova. Se tivesse um pé mais pesado na Antropologia ou na História, teria um corpo de informações mais completo, mas talvez isso passasse a ser um trabalho para ser realizado a quatro mãos. Tisse uma iconografia mais forte, seria mais prazeroso, principalmente mapas e aspectos dos germes abordados. A capa, linda, promete um aspecto mais visual do livro, o que acaba não ocorrendo.
Cairia bem uma revisão do texto também, mas isso não chega a comprometer o conjunto.
É verdade que não fala só de vírus. Considere isso um presente!
Afinal, vale a pena encarar o livro? Sem dúvida! Dá para notar o prazer do autor em desenvolver algumas partes, e esses trechos feitos com mais profundidade são puro deleite para saciar a curiosidade.

regifreitas 10/07/2023

A HISTÓRIA DA HUMANIDADE CONTADA PELOS VÍRUS, BACTÉRIAS, PARASITAS E OUTROS MICRORGANISMO… (2008), de Stefan Cunha Ujvari.

Esta obra, do médico infectologista brasileiro Stefan Cunha Ujvari, procura demonstrar, à luz das atuais pesquisas genéticas, a origem de muitas doenças que flagelam a humanidade desde o início da sua história. Malária, sífilis, tuberculose, ebola, gripe, aids, sarampo, lepra, dengue são alguns desses males tratados aqui.

Muitas dessas doenças passaram a atingir os homens principalmente a partir da transformação da vida nômade em sedentária, quando começam a surgir os primeiros povoamentos humanos. É nesse período que principia a criação em cativeiro de animais e o desenvolvimento da agricultura, para poder dar conta da alimentação desses grupos. As migrações entre continentes no início da história humana, bem como a posterior globalização possibilitada com as grandes navegações, também podem ser apontadas como eventos importantes na proliferação de doenças entre regiões e continentes.

Como se trata de um trabalho publicado originalmente em 2008, ele está desatualizado com os acontecimentos mais recentes pelos quais passamos há pouquíssimo tempo. Contudo, quando o autor trata do surto de 'influenza', que afetou principalmente os países asiáticos no início dos anos 2000, muito do que ele prognostica a partir daquela conjuntura acabou se concretizando com o surgimento do Covid-19. Infelizmente, a cada vez maior interferência do homem no meio ambiente do planeta e nosso atual estilo de vida são sinalizadores de eventos que poderão ser potencialmente iguais ou até piores em anos vindouros.

É uma obra interessantíssima. Contudo, cansativa. Sua estrutura é repetitiva, o que faz com que a leitura se arraste mais do que o necessário. Eu mesmo demorei quase seis meses para concluí-la. Mesmo assim, valeu muito a pena.

Beto 24/06/2023

A história da humanidade é um assunto que sempre me atrai e ler sobre como se deu o surgimento de várias doenças foi muito interessante. Recomendo!

caiothulius 23/05/2023

Legal
É só isso, ele é bem didático, mas simples tem umas metáforas de fácil entendimento. É bem dboas pra ler.

Kelli ( kell_msa) 17/05/2023

Palavras ambíguas...
Primeiramente, antes de tudo.... calma lá... Irei fazer uma resenha com base no que eu li e na minha impressão do livro, conteúdo e escrita.. não estou atacando ninguém, então não venham me atacar. e se vier ( Buonasera katuxa e p*u no seu c*).

Demorei dois longos meses para ler esse livro, compre o kit contendo 3 livros do autor e mais 1 de outro autor que dizia ser da mesma temática. Então, quando chegou pela Amazon, fui feliz e serelepe pegar o bendito e lê ele. Não me lembro propriamente onde minha preguiça com esse livro começou, tem menos de 200 páginas, podia ter lido em 2 DIAS. mas acabei lendo em 2 MESES. Ao longo da minha leitura, fui grifando com cores diferentes todos as partes que me chamaram a atenção, assuntos que eu não sabia e que gostei demais de saber e grifei para procurar sobre o assunto mais tarde e grifei outra coisa também, a escolha de palavras do outro para abordar, falar e se aprofundar em certas coisas.

Antes de me aventurar na minha área atual, dei um pulo na área de exatas, fiquei lá por 3 anos, algumas coisas me chamaram atenção e outras me entediaram pra um caramba, então exatas não, próximo curso, obrigada. Pensei em ir para área de humanas, afinal sempre gostei demais de ler. Mas acabei olhando opções demais e escolhendo de menos. Beleza, qual área ainda me resta? Foi aí que me deparei finalmente ( apesar de receber muitos palpites anos antes) com as Biológicas. Escolhi ir para um curso de ciências aplicáveis, eu simplesmente DETESTEI. O curso era cheio de gente elitista de nariz em pé, o esnobismo , o racismo, preconceito, o complexo de deuses sabe tudo. EU ODIEI! Mas mesmo abandonando, resolvi continuar nas biológicas, mas dessa vez fui tentar uma Ciência fundamental. Nunca gostei tanto de uma área quanto essa. O meu rolê é ciência fundamental mesmo, a que produz o grosso, a teoria, a testagem de hipóteses. Enfim, um curso que abarcou ciências e todas as variáveis que a influenciava, psicologia, politica, sociedade, saúde, biodiversidade, historia, outras ciências fundamentais, sociologia, filosofia entre dezenas de outras coisas. Fiz o curso certo pro meu perfil.

Mas o que eu quero dizer com isso, é que quando se escreve um livro, você tem que ter segurança. delicadeza e embasamento para tudo, no livro do Stefan, várias vezes ele falava com segurança, mas o embasamento vacilava muuito... referenciava, claro. Mas entortava um pouco o conceito lá na frente e ficava esquisito a coisa toda. E a delicadeza nas escolhas de palavras? iiiiiiiiiii tava meio esquisita. Ao longo do livro todo, fiquei aguardando paragrafo por paragrafo, página por página e assunto por assunto, ele ligar as causas dos males que assolaram a humanidade a uma coisa predominante: Pobreza. desigualdade de renda, qualidade de vida e por aí vai. Falou? falouo nada, fez uma menção ali mais rápida que o relâmpago marquinhos e nunca mais.
Eu entendo muito bem, que ele é um médico e professor. Não é nenhum Jared Diamond, Siddhartha Mukherjee, Leonard Mlodinow, Alanna Collen , Yuval Noah Harari ,lMia Couto ou Eva Jablonka . Entendo, que no Brasil não é costume médico ser pesquisador, só é medico mesmo, e parabéns por isso. Mas ô mania ruim de quererem saber de tudo, não conseguirem aprofundar em tudo e esperarem palmas por isso achando que fizeram um excelente trabalho.
Isso tá bem explicito no livros, conceitos entortados e alguns bem superficiais. A presteza que o bom escritor tem em enaltecer pesquisadores ( Apenas médicos, viu) ao longo do livros. Ele fala do trabalho do médico, nome, historia e que é médico e seu impacto nas pesquisas, até aí tudo bem, chegou até mencionar dois médicos brasileiros. Mas tirando isso, quem faz o grosso da pesquisa mesmo, é esquecido. ( Biomédicos, Biólogos, biotecnologistas, farmacêuticos, químicos que fazem o verdadeiro grosso das pesquisas) ficam escondidos através de termos como pesquisadores e cientistas. quem conhecerá os nomes deles serão apenas estudantes ao longo da graduação. Ou curiosos que adoram lê sobre o tema em livros de divulgação cientifica escritos por pesquisadores mesmo (exceto médicos).
Outra coisa que me incomodou muito foi o uso das palavras. por que se referindo a pessoas que moram na Europa e falando sobre seus países, por exemplos: " Temos 3 indivíduos da Europa, um francês, um inglês e um sueco. O individuo francês bla blá blá.." ele trata uma pessoa da Europa pela sua nacionalidade. Agora, em outras partes quando se referia a África ele ignorava a nacionalidade e sempre se referia ao individuo, como homem negro africano ou apenas negro africano. Fica meu questionamento, afinal as vezes pode não ser racismo, mas a intenção da escolha das palavras é bem sugestivo.
No decorrer do livros também há outras partes problemáticas, como a escolha das palavras na hora de falar sobre a vinda e chegada dos europeus as Américas. Quando os europeus trouxeram os Vírus, as palavras usadas são sempre " Introduziu os vírus" ou " Os vírus que os europeus trouxeram foi uma vantagem" OU " A colonização DEU CERTO devido aos indígenas nunca terem tido contato com aqueles vírus que chegaram juntos com os europeus". Agora, você que está lendo essa resenha, ele usa sempre outras palavras para falar de outro grupo. como: " Os negros escravizados estavam levando os vírus da doença pro novo continente" OU " Os africanos já carregavam consigo aquela bactéria/vírus , levando a doença para o novo mundo, onde passariam para outras pessoas".

Gente que isso? fala sério! qual o motivo da mudança drástica de tom? Porque um carrega doença como se tivesse sido vantagem e outro como se fosse um objeto pestilento cheio de doença?

Ah, mas você odiou o livro? nãooo, mas também não foi meu preferidinho. Me agregou muitas coisas, entretanto isso não me impede de perceber as problemáticas da escrita. Sei que nas ciências aplicáveis o pessoal não tem essa multidisciplinaridade com outras áreas e é bem mais cabeça fechada, talvez por isso eu não goste tantoo de livros escritos por médicos, todos me decepcionaram, mas em contrapartida, amei os livros escritos pelo pessoal das ciências fundamentais e muito desses livros escrito por eles são clássicos na área lidos por váriaas áreas da graduação, curiosos e entusiastas.

enfim, eu que não vou falar para você não ler. Leia mesmo e tire suas próprias conclusões.

Punisher 07/03/2023

Todo progresso tem um custo.
Em uma época onde podemos rastrear tudo: desde a nossa encomenda online até o motoboy trazendo nosso lanche, esse livro nos mostra que podemos seguir, também, as pegadas de vários vírus ancestrais.

Por meio das 'impressões digitais' dos vírus, o autor nos mostra que é possível descobrir a época e de onde vieram várias doenças que nos acometem a tempos, (mesmo elas sofrendo evoluções) conseguindo assim chegar a um denominador comum - geralmente, de milhares de anos atrás.

O livro tem uma linguagem bem tranquila, de fácil leitura. Interessante descobrir não só um pouco da historia da humanidade, mas também como e quando surgiram essas doenças. Por exemplo, eu sempre achava (pelas vozes da minha cabeça) que a Aids tinha sido criada em laboratório por alguém com sérios problemas amorosos (e psicológicos).

Outra coisa interessante, quem você acha que 'procura' esses microrganismos? Pois é, parece que mesmo quando a Dona da Foice tira férias, nós humanos procuramos sarna para se coçar (antes fosse só sarna).

Suplantando florestas, destruindo habitats naturais ou abatendo animais para ajudar na alimentação. Tudo isso nos ajudou a expansão territorial e marítima - eis que os vírus aproveitam o passeio pelo globo para expandir também.

Incrível como algo tão pequeno, tem um poder de mudança enorme. Microrganismos capazes de se adaptar, para sobreviver e evoluir. Apesar de falar dos vírus, somos muito parecidos com eles. E infelizmente, também causamos destruição por onde passamos. Ao menos, os vírus evoluem.

Martony.Demes 09/02/2023

Livro de conhecimentos gerais sobre o tema
Quando vi o título dessa obra eu fiquei bem curioso. Então esperei surgir uma promoção e adquiri.

Bem, é bem interessante, elucidativo e eu indicaria muito para os negacionistas, em especial os mais recentes que afloraram nos últimos anos.

Fiquei bem impressionado como um vírus chegara em uma região ou país. Vieram por barcos, por animais e tribulantes. Como vírus que era restrito de uma região, como da dengue, veio expandir-se em clima e ambiente semelhante, como no Brasil!

Bom saber como ocorreu as mutações, como são os vetores e como a falta de cuidados com higiene propiciaram grandes contaminações. Hoje isso tudo parece básico, mas antigamente não era bem assim! E diga-se que em muitos países ainda há precariedade de higiene e esgotamento sanitário em cujas doenças explodem e se mantêm!

Não dá para colocar os principais destaques do livro! Seria muito longo e feneceria o prazer da leitura!

Por tanto, indico o livro e boa viagem!

Giovanna 16/01/2023

Ótimo conteúdo, mas prende pouco.
Comecei a ler esse livro com uma expectativa altíssima, e levei quase 1 ano para acabar. Motivo? Muito conteúdo e uma leitura difícil. Mas os temas abordados são incríveis e de grande valor, mas se você busca um livro para descontrair, esse não será para você. Os neurônios pedem socorro após uma tarde tranquila com esse livro. Amo.

marina 22/08/2022

a história da humanidade contada pelos vírus
uma leitura muito boa e muito muito interessante mesmo; descobri coisas que eu não sabia e amei muito principalmente os capítulos 3 e 4 :)

Maíra Marques | @literamai 09/04/2022

LEIA A POSTAGEM COMPLETA NO INSTAGRAM: @LITERAMAI
A leitura da vez foi "A História da Humanidade Contada Pelos Vírus", um livro que não esperava ler por agora, mas que já faz um tempo que estava curiosa para conhecer e fiquei feliz em tê-lo feito.
??
Como disse nas curiosidades citadas na postagem do instagram, foi muito fácil ficar presa na escrita do Ms. Stefan! Retornei ao tempo em que se iniciava a expansão do povo pela Terra, e com eles doenças inimagináveis. Todo nosso estilo de vida trouxe consequências até aqui, e a covid é uma prova disto né?
??
Ainda estou procurando expressar o quanto me sinto bem aprendendo tanto com esses livros, admiro demais o trabalho da Contexto e a qualidade dos materiais que publicam, e com esse livro não foi diferente.
??
Stefan Cunha Ujvari é médico infectologista, Mestre em doenças infecciosas e especialista em doenças infecciosas e parasitárias pela Unifesp.

Francisco 01/04/2022

A história da humanidade é repleta de enfermidades que vitimaram e fortaleceram o organismo das pessoas.

Vírus, bactérias e outros seres sempre acompanham a evolução biológica humana e esse livro aborda os principais. As epidemias, os surtos, o crescimento da ciência, tudo isso é explicado de maneira simples e acessível neste pequeno grande livro.

Caroline 16/08/2021

Leitura interessante e esclarecedora.
? O livro é interessantíssimo, esclarecedor, rico em exemplos, escrito de forma didática possuindo ainda mapas e figuras para situar o leitor. Foi uma leitura gratificante e enriquecedora para mim, senti falta apenas de uma melhor conexão entre os capítulos, por isso 4,5/5?. Indico a leitura a todos, principalmente aos apaixonados por história, ciência, arqueologia, biologia e medicina.

Edras 19/07/2021

Um livro curioso
Um livro curioso que aborda as principais doenças que caminharam com os homens no passar da história. O autor mostra-se um grande conhecedor do assunto e de uma cultura ímpar.

Fábio Valeta 02/07/2021

Livro pequeno e interessante sobre o surgimento de várias doenças humanas provocadas por vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos. Apesar do título dar a entender que somos os protagonistas dessa História, o autor se interessa mais é pelos vírus, e o título bem poderia ter sido invertido – A História dos vírus contada pela humanidade.

Usando de pesquisas científicas e um “trabalho de detetive” como ele mesmo diz, o autor discorre sobre como várias doenças como tuberculose, varíola, dengue, herpes, entre outras, surgiram. Analisando os vírus atuais e resquícios de vírus existentes em corpos de nossos antepassados. A partir desse trabalho, é possível identificar onde muitas dessas doenças surgiram e também como elas se espalharam pelo mundo, acompanhando a migração humana até conquistar o planeta.

Há várias informações interessantes, como o fato de a provável primeira infecção humana com o HIV ter ocorrido provavelmente na década de 1930 (a doença só foi oficialmente descoberta 50 anos depois), e em como a agricultura e domesticação de animais provocaram um aumento populacional humano graças a disponibilidade de alimento ao mesmo tempo em que auxiliou os microrganismos a mutarem e tornarem-se mais letais a esses mesmos humanos.

Para quem gosta de História, ciência e medicina, será uma boa leitura.