A História da Humanidade Contada pelos Vírus

A História da Humanidade Contada pelos Vírus Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - A História da Humanidade Contada pelos Vírus

L. Polon 23/05/2010

O livro foi feito para não necessáriamente ser lido linearmente e o preço disso foi um pouco de repetição e uma leitura pouco fuída algumas vezes.

Pontos altos:

No livro o leitor dispõe de informações interessantes, precisas e organizadas que só um bom especialista e escritor poderia fornecer. O leitor não se sentirá subestimado e pode confiar no Stefan cunha dirigindo o seu raciocínio.

Pontos baixos:

Na minha opinião o autor não deveria ter medo de explicar com mais cuidado "como sabemos o que sabemos" e fazer isso em uma única linha reciocínio. (que tal uma digressão logo no começo?)

Uma boa analogia para o tempo geológico seria muito útil no livro. Não é obvio para a maioria das pessoas que o ser humano moderna anda por aí há 200.000 anos.

Caroline 16/08/2021

Leitura interessante e esclarecedora.
? O livro é interessantíssimo, esclarecedor, rico em exemplos, escrito de forma didática possuindo ainda mapas e figuras para situar o leitor. Foi uma leitura gratificante e enriquecedora para mim, senti falta apenas de uma melhor conexão entre os capítulos, por isso 4,5/5?. Indico a leitura a todos, principalmente aos apaixonados por história, ciência, arqueologia, biologia e medicina.

Henderson 14/05/2009

Poderia ser melhor
Um livro de divulgação científica escrito por um brasileiro só pode ser louvado. A escolha do tema foi boa e o conhecimento do escritor é incontestável, mas o livro não flui da maneira que deveria. Às vezes é técnico demais, ou parte do pressuposto que o leitor conhece alguns conceitos que não são de amplo domínio público. Também é um pouco repetitivo às vezes. Apesar disso, há passagens muito bem escritas e está bem atualizado. Leitura recomendada nesses tempos de "gripe do porco", mesmo com ressalvas.

regifreitas 10/07/2023

A HISTÓRIA DA HUMANIDADE CONTADA PELOS VÍRUS, BACTÉRIAS, PARASITAS E OUTROS MICRORGANISMO… (2008), de Stefan Cunha Ujvari.

Esta obra, do médico infectologista brasileiro Stefan Cunha Ujvari, procura demonstrar, à luz das atuais pesquisas genéticas, a origem de muitas doenças que flagelam a humanidade desde o início da sua história. Malária, sífilis, tuberculose, ebola, gripe, aids, sarampo, lepra, dengue são alguns desses males tratados aqui.

Muitas dessas doenças passaram a atingir os homens principalmente a partir da transformação da vida nômade em sedentária, quando começam a surgir os primeiros povoamentos humanos. É nesse período que principia a criação em cativeiro de animais e o desenvolvimento da agricultura, para poder dar conta da alimentação desses grupos. As migrações entre continentes no início da história humana, bem como a posterior globalização possibilitada com as grandes navegações, também podem ser apontadas como eventos importantes na proliferação de doenças entre regiões e continentes.

Como se trata de um trabalho publicado originalmente em 2008, ele está desatualizado com os acontecimentos mais recentes pelos quais passamos há pouquíssimo tempo. Contudo, quando o autor trata do surto de 'influenza', que afetou principalmente os países asiáticos no início dos anos 2000, muito do que ele prognostica a partir daquela conjuntura acabou se concretizando com o surgimento do Covid-19. Infelizmente, a cada vez maior interferência do homem no meio ambiente do planeta e nosso atual estilo de vida são sinalizadores de eventos que poderão ser potencialmente iguais ou até piores em anos vindouros.

É uma obra interessantíssima. Contudo, cansativa. Sua estrutura é repetitiva, o que faz com que a leitura se arraste mais do que o necessário. Eu mesmo demorei quase seis meses para concluí-la. Mesmo assim, valeu muito a pena.

Simone de Cássia 05/05/2020

Muito interessante entender o caminho percorrido pelas patologias e a influência delas na história. Pra quem trabalha na área é bem pedagógico e pra quem é curioso é cheio de informações . Vale ressaltar, porém, que é um livro bem técnico, não é uma leitura fluída.

Edras 19/07/2021

Um livro curioso
Um livro curioso que aborda as principais doenças que caminharam com os homens no passar da história. O autor mostra-se um grande conhecedor do assunto e de uma cultura ímpar.

Daniel432 05/04/2011

História Evolutiva
O autor procura mostrar, principalmente, por meio de análises de DNA e RNA a evolução de diversos tipos de vírus bem como a trajetória por eles empreendida em sua disseminação ao redor de todo o planeta.

Curiosamente, a evolução dos vírus muitas vezes corre paralela à evolução de diversas espécies animais das quais o homem, de alguma forma, usufrui bem como à evolução do próprio ser humano.

No geral, o livro é muito interessante principalmente na primeira metade onde o autor relata inúmeras curiosidades. Na segunda metade, o livro começa a ficar um pouco repetitivo, mas ainda assim vale à pena lê-lo.

Jhow 17/03/2021

A História dos Vírus Contada Pela Humanidade
Reintegrando o título que coloquei para essa resenha, parodiando o original ?A História da Humanidade Contada Pelos Vírus?, o texto é mais uma perspectiva sobre as doenças em si do que sobre a humanidade; disserta sobre agentes, vetores, mutações virais e bacterianas, repetindo tantas informações que até parece que o autor subestima o leitor kkkkkkk
Pincelando sobre acontecimentos históricos, é mais sobre biologia e por esse motivo, *auxilia* na compreensão da pandemia do COVID-19, pontuando como funcionam as vacinas, como nosso sistema imunológico produz anticorpos a partir dos antígenos e porque a maioria não se contamina duas vezes.
Ainda, acredito que especificamente e de maneira positiva ao brasileiro, o livro pode ajudar na compreensão das mutações virais que o país vem lidando.
Finalmente, o livro se equilibra entre o cansativo e o didático, podendo ou não estas características serem consequências mútuas.
Àqueles que adoram soltar uma ?curiosidade aleatória? no meio da roda, o texto é recheado delas.

Felipe.Camargo 08/04/2021

Não recomendado para hipocondríacos kk
38º Livro do ano ? A história da humanidade contada através dos Vírus ? Stefan Cunha Ujvaris

O livro nos traz muitas informações de como vírus, bactérias e parasitas nos acompanharam durante a nossa evolução e na nossa história humana. Crises de saúde pública e pandemia foram constantes junto ao desenvolvimento da humanidade, o que mostra que o período que estamos vivenciando não foi o primeiro e com certeza não será o último. O autor mostra o quanto a história das doenças pode dizer sobre as nossas organizações sociais, ainda mais em períodos aos quais não temos os documentos estudados pela história, ou seja, na maior parte da trajetória humana. Em relação ao texto, achei um tanto quanto objetivo, o autor parece que desenvolver um relato, bem simplório e objetivo, talvez o texto poderia ser revisado para deixar mais leve e menos cansativo. Mas vale a pena pelas diversas curiosidades.
P.S. Hipocondríacos como eu podem ficar um tanto quanto mal ao fazer essa leitura.
Anna Dut 08/04/2021minha estante
Quero ler, não sei quando, mas quero.

Marisol 28/12/2020

Leitura necessária
Nestes tempos incertos de pandemia, buscar informações na história é uma eficaz maneira de compreender (ou ao menos tentar) o que estamos enfrentando. A primeira leitura que concluí sobre o assunto é “História da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos...”, do médico infectologista Stefan Cunha Ujvari. Publicado pela @editoracontexto, o autor explica, com uma linguagem muito clara e acessível, a trajetória de seres microscópicos que chegam a ser devastadores, de que forma ocorreram diversas epidemias, como a descoberta do DNA dos microrganismos foi um avanço na ciência, aliada à arqueologia, e como foi encontrada a cura de muitas doenças.
⠀⠀
Graças a essas descobertas, cientistas conseguiram traçar toda uma rota e a origem desses seres causadores de doenças como aids, sífilis, tuberculose, influenza, ebola, dengue, entre outras.

A migração e a cultura humana também foram responsáveis pela disseminação dessas moléstias, além das guerras. Um dos assuntos que me surpreenderam foi a agricultura. “Construímos represas para acúmulo de água necessária e controlamos seu fornecimento. Essas áreas alagadas eram propícias para que os mosquitos depositassem seus ovos.
Assim, o número do mosquito aumentou e eles passaram a preferir sangue humano em vez dos animais do interior das matas”. ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro aspecto importante abordado no livro foram estudos em cobaias humanas. E isso não foi exclusividade dos nazistas. Ujvari relata testes realizados em populações japonesas, chinesas, americanas (em especial negros). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E, pelos tempos de pandemia que vivemos, há um capítulo específico sobre gripe. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Luiz 18/07/2023

Vale seu tempo!
Para começo de conversa, qualquer um que se proponha a fazer divulgação científica, deve ser louvado. Não é tarefa simples: quem escreve habitualmente é hiperespecializado e tem que escapar da linguagem tecnicista para se fazer entender pelo grande público, caso contrário o trabalho fica estéril.
Isso posto, ao livro. O texto é fácil de ler e por vezes senti falta de uma certa profundidade. Está mais para uma reportagem da Super Interessante (mas sem seus gráficos, infelizmente) do que para um artigo das séries especiais da Scientific American. Com isso, quem está acostumado com o tema, pode não ter grandes descobertas, mas sempre será surpreendido por uma ou outra informação nova. Se tivesse um pé mais pesado na Antropologia ou na História, teria um corpo de informações mais completo, mas talvez isso passasse a ser um trabalho para ser realizado a quatro mãos. Tisse uma iconografia mais forte, seria mais prazeroso, principalmente mapas e aspectos dos germes abordados. A capa, linda, promete um aspecto mais visual do livro, o que acaba não ocorrendo.
Cairia bem uma revisão do texto também, mas isso não chega a comprometer o conjunto.
É verdade que não fala só de vírus. Considere isso um presente!
Afinal, vale a pena encarar o livro? Sem dúvida! Dá para notar o prazer do autor em desenvolver algumas partes, e esses trechos feitos com mais profundidade são puro deleite para saciar a curiosidade.

Kelli ( kell_msa) 17/05/2023

Palavras ambíguas...
Primeiramente, antes de tudo.... calma lá... Irei fazer uma resenha com base no que eu li e na minha impressão do livro, conteúdo e escrita.. não estou atacando ninguém, então não venham me atacar. e se vier ( Buonasera katuxa e p*u no seu c*).

Demorei dois longos meses para ler esse livro, compre o kit contendo 3 livros do autor e mais 1 de outro autor que dizia ser da mesma temática. Então, quando chegou pela Amazon, fui feliz e serelepe pegar o bendito e lê ele. Não me lembro propriamente onde minha preguiça com esse livro começou, tem menos de 200 páginas, podia ter lido em 2 DIAS. mas acabei lendo em 2 MESES. Ao longo da minha leitura, fui grifando com cores diferentes todos as partes que me chamaram a atenção, assuntos que eu não sabia e que gostei demais de saber e grifei para procurar sobre o assunto mais tarde e grifei outra coisa também, a escolha de palavras do outro para abordar, falar e se aprofundar em certas coisas.

Antes de me aventurar na minha área atual, dei um pulo na área de exatas, fiquei lá por 3 anos, algumas coisas me chamaram atenção e outras me entediaram pra um caramba, então exatas não, próximo curso, obrigada. Pensei em ir para área de humanas, afinal sempre gostei demais de ler. Mas acabei olhando opções demais e escolhendo de menos. Beleza, qual área ainda me resta? Foi aí que me deparei finalmente ( apesar de receber muitos palpites anos antes) com as Biológicas. Escolhi ir para um curso de ciências aplicáveis, eu simplesmente DETESTEI. O curso era cheio de gente elitista de nariz em pé, o esnobismo , o racismo, preconceito, o complexo de deuses sabe tudo. EU ODIEI! Mas mesmo abandonando, resolvi continuar nas biológicas, mas dessa vez fui tentar uma Ciência fundamental. Nunca gostei tanto de uma área quanto essa. O meu rolê é ciência fundamental mesmo, a que produz o grosso, a teoria, a testagem de hipóteses. Enfim, um curso que abarcou ciências e todas as variáveis que a influenciava, psicologia, politica, sociedade, saúde, biodiversidade, historia, outras ciências fundamentais, sociologia, filosofia entre dezenas de outras coisas. Fiz o curso certo pro meu perfil.

Mas o que eu quero dizer com isso, é que quando se escreve um livro, você tem que ter segurança. delicadeza e embasamento para tudo, no livro do Stefan, várias vezes ele falava com segurança, mas o embasamento vacilava muuito... referenciava, claro. Mas entortava um pouco o conceito lá na frente e ficava esquisito a coisa toda. E a delicadeza nas escolhas de palavras? iiiiiiiiiii tava meio esquisita. Ao longo do livro todo, fiquei aguardando paragrafo por paragrafo, página por página e assunto por assunto, ele ligar as causas dos males que assolaram a humanidade a uma coisa predominante: Pobreza. desigualdade de renda, qualidade de vida e por aí vai. Falou? falouo nada, fez uma menção ali mais rápida que o relâmpago marquinhos e nunca mais.
Eu entendo muito bem, que ele é um médico e professor. Não é nenhum Jared Diamond, Siddhartha Mukherjee, Leonard Mlodinow, Alanna Collen , Yuval Noah Harari ,lMia Couto ou Eva Jablonka . Entendo, que no Brasil não é costume médico ser pesquisador, só é medico mesmo, e parabéns por isso. Mas ô mania ruim de quererem saber de tudo, não conseguirem aprofundar em tudo e esperarem palmas por isso achando que fizeram um excelente trabalho.
Isso tá bem explicito no livros, conceitos entortados e alguns bem superficiais. A presteza que o bom escritor tem em enaltecer pesquisadores ( Apenas médicos, viu) ao longo do livros. Ele fala do trabalho do médico, nome, historia e que é médico e seu impacto nas pesquisas, até aí tudo bem, chegou até mencionar dois médicos brasileiros. Mas tirando isso, quem faz o grosso da pesquisa mesmo, é esquecido. ( Biomédicos, Biólogos, biotecnologistas, farmacêuticos, químicos que fazem o verdadeiro grosso das pesquisas) ficam escondidos através de termos como pesquisadores e cientistas. quem conhecerá os nomes deles serão apenas estudantes ao longo da graduação. Ou curiosos que adoram lê sobre o tema em livros de divulgação cientifica escritos por pesquisadores mesmo (exceto médicos).
Outra coisa que me incomodou muito foi o uso das palavras. por que se referindo a pessoas que moram na Europa e falando sobre seus países, por exemplos: " Temos 3 indivíduos da Europa, um francês, um inglês e um sueco. O individuo francês bla blá blá.." ele trata uma pessoa da Europa pela sua nacionalidade. Agora, em outras partes quando se referia a África ele ignorava a nacionalidade e sempre se referia ao individuo, como homem negro africano ou apenas negro africano. Fica meu questionamento, afinal as vezes pode não ser racismo, mas a intenção da escolha das palavras é bem sugestivo.
No decorrer do livros também há outras partes problemáticas, como a escolha das palavras na hora de falar sobre a vinda e chegada dos europeus as Américas. Quando os europeus trouxeram os Vírus, as palavras usadas são sempre " Introduziu os vírus" ou " Os vírus que os europeus trouxeram foi uma vantagem" OU " A colonização DEU CERTO devido aos indígenas nunca terem tido contato com aqueles vírus que chegaram juntos com os europeus". Agora, você que está lendo essa resenha, ele usa sempre outras palavras para falar de outro grupo. como: " Os negros escravizados estavam levando os vírus da doença pro novo continente" OU " Os africanos já carregavam consigo aquela bactéria/vírus , levando a doença para o novo mundo, onde passariam para outras pessoas".

Gente que isso? fala sério! qual o motivo da mudança drástica de tom? Porque um carrega doença como se tivesse sido vantagem e outro como se fosse um objeto pestilento cheio de doença?

Ah, mas você odiou o livro? nãooo, mas também não foi meu preferidinho. Me agregou muitas coisas, entretanto isso não me impede de perceber as problemáticas da escrita. Sei que nas ciências aplicáveis o pessoal não tem essa multidisciplinaridade com outras áreas e é bem mais cabeça fechada, talvez por isso eu não goste tantoo de livros escritos por médicos, todos me decepcionaram, mas em contrapartida, amei os livros escritos pelo pessoal das ciências fundamentais e muito desses livros escrito por eles são clássicos na área lidos por váriaas áreas da graduação, curiosos e entusiastas.

enfim, eu que não vou falar para você não ler. Leia mesmo e tire suas próprias conclusões.

Martony.Demes 09/02/2023

Livro de conhecimentos gerais sobre o tema
Quando vi o título dessa obra eu fiquei bem curioso. Então esperei surgir uma promoção e adquiri.

Bem, é bem interessante, elucidativo e eu indicaria muito para os negacionistas, em especial os mais recentes que afloraram nos últimos anos.

Fiquei bem impressionado como um vírus chegara em uma região ou país. Vieram por barcos, por animais e tribulantes. Como vírus que era restrito de uma região, como da dengue, veio expandir-se em clima e ambiente semelhante, como no Brasil!

Bom saber como ocorreu as mutações, como são os vetores e como a falta de cuidados com higiene propiciaram grandes contaminações. Hoje isso tudo parece básico, mas antigamente não era bem assim! E diga-se que em muitos países ainda há precariedade de higiene e esgotamento sanitário em cujas doenças explodem e se mantêm!

Não dá para colocar os principais destaques do livro! Seria muito longo e feneceria o prazer da leitura!

Por tanto, indico o livro e boa viagem!

Punisher 07/03/2023

Todo progresso tem um custo.
Em uma época onde podemos rastrear tudo: desde a nossa encomenda online até o motoboy trazendo nosso lanche, esse livro nos mostra que podemos seguir, também, as pegadas de vários vírus ancestrais.

Por meio das 'impressões digitais' dos vírus, o autor nos mostra que é possível descobrir a época e de onde vieram várias doenças que nos acometem a tempos, (mesmo elas sofrendo evoluções) conseguindo assim chegar a um denominador comum - geralmente, de milhares de anos atrás.

O livro tem uma linguagem bem tranquila, de fácil leitura. Interessante descobrir não só um pouco da historia da humanidade, mas também como e quando surgiram essas doenças. Por exemplo, eu sempre achava (pelas vozes da minha cabeça) que a Aids tinha sido criada em laboratório por alguém com sérios problemas amorosos (e psicológicos).

Outra coisa interessante, quem você acha que 'procura' esses microrganismos? Pois é, parece que mesmo quando a Dona da Foice tira férias, nós humanos procuramos sarna para se coçar (antes fosse só sarna).

Suplantando florestas, destruindo habitats naturais ou abatendo animais para ajudar na alimentação. Tudo isso nos ajudou a expansão territorial e marítima - eis que os vírus aproveitam o passeio pelo globo para expandir também.

Incrível como algo tão pequeno, tem um poder de mudança enorme. Microrganismos capazes de se adaptar, para sobreviver e evoluir. Apesar de falar dos vírus, somos muito parecidos com eles. E infelizmente, também causamos destruição por onde passamos. Ao menos, os vírus evoluem.

Ale Giannini 15/04/2021

Isso ainda não aconteceu...
Essa é uma das frases que encontramos no capítulo final do livro de Stefan Cunha Ujvar, médico infectologista do Hospital Oswaldo Cruz - SP, e faz referência à sorte (acaso) de, depois da gripe espanhola em 1918, não termos nos deparado com nenhuma vírus que se disseminasse de pessoa a pessoa pelo ar. Publicado em 2008, infelizmente sua frase otimista duraria pouco.

Sou suspeito de falar sobre esse livros porque tenho muito interesse pela área de biológicas tendo estudado um pouco na área. O mérito de Ujvari, está em tornar assuntos como: genética, mutação, transmissão, vetores, hospedeiros, vacinas, em uma linguagem simples e acessível à qualquer pessoa.

Interessante descobrir como nossa evolução é acompanhada pela gripe, sífilis, herpes, aids, sarampo e toda espécie de males que atingem a humanidade, alguns deles desde a origem do hominíneo.

Esperançoso saber que, assim como os vírus se adaptam para sobreviver, nós também resistimos.