Será que Deus joga dados?

Será que Deus joga dados? Ian Stewart

Resenhas - Será que Deus joga dados?

finoto 02/11/2010

É um bom livro, mas, para leigos em teoria matemática, a leitura fica cansativa em certo ponto. Por isso, abandonei sua leitura na página 160. Espero voltar a lê-lo com calma e tempo para parar a leitura e buscar informações essenciais para entendê-lo completamente.

Lenon, André Lenon 30/05/2021

Um livro bem complexo sobre os aspectos da teoria do caos. Pra mim particularmente não foi uma leitura muito produtiva, pois acredito que estou abaixo do nível matemático necessário para um leitor deste assunto.

Challis 23/06/2014

Com esta obra de Ian Stewart você certamente se surpreenderá com as descobertas e mistérios que envolvem o caos e perceberá também que ele não pode mais ser ignorado. A partir desta leitura, irá começar a ver o mundo com outros olhos, um mundo repleto de pegadas do caos. Arrisque-se!

Leia a resenha completa: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/02/resenha-sera-que-deus-joga-dados-de-ian.html

Truga 06/09/2019

Embora o título seja uma referência ao comentário de Einstein à Born (You believe in a God who plays dice, and I in complete law and order) no contexto da mecânica quântica, o livro abordará o caos nos sistemas dinâmicos clássicos. Apenas no fim do livro é que Stewart dedica algumas páginas para comentar o cenário da caologia quântica.

De uma maneira geral, a intenção desse livro é explicar a teoria do caos. Apesar do autor se preocupar em dialogar com leitores leigos, o livro adquire um conhecimento bastante técnico ao longo das páginas, progredindo na descrição e na análise matemática que envolve o caos. Para isso, Stewart traz muitos gráficos, diagramas e até mesmo algumas equações para elucidar os conceitos. Exemplos que se destacaram foram os fractais e o conjunto de Mandelbrot, além do uso de computadores para o seu estudo.

Assim, o livro acaba detalhando a história e os conceitos da teoria do caos. Escrito como uma obra de divulgação científica, você se sente imerso num mundo totalmente novo, onde o “aleatório” ganha um novo significado além de enxergar a natureza sob uma nova ótica, como bater de asas de uma borboleta pode causar um furacão no outro lado do mundo.

Indico este livro para uma leitura complementar ou como uma segunda leitura no assunto. Ótima combinação para se fazer após o livro do andar do bêbado, também da editora Zahar.