Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Nnamzloh 21/04/2024

Que fantasia!!!Diferente.
Li acreditando, que seria um bom romance, mas o conceito vai além parte para um jogo detalhes que se torna uma lição de como tudo pode ser corrompido.

Zelia4 14/04/2024

Elfinha!!
Quem for ler wicked pensando no filme o mágico de Oz é totalmente diferente. A bruxa má do Oeste não é tão má assim e em vários momentos me peguei torcendo para que algo bom acontecesse para ela. Dorothy e toto só aparecem por volta da página 400. Temos a Glinda mas confesso que me apeguei mesmo a elfinha, fiquei triste por ela quando Fyero morreu a culpa que ela sentiu e a sua busca por perdão.

Debs Vezzali 03/04/2024

What is this feeling?
Wicked é um livro que tem uma história peculiar. Se você leu O Mágico de Oz antes, vai gostar muito mais do clássico de L. Frank Baum, o que foi o meu caso.

A questão é, fui saber recentemente que Wicked era um livro e não só um musical renomado da Broadway, sabia que era baseado em O Mágico de Oz e tudo mais, mas não sabia da existência do livro de Gregory Maguire e pensava que o musical tinha sido criado apenas com base no livro com a Dorothy e tudo mais. Bem, em partes eu não estava errada, mas de fato existe o livro ? que é BEM diferente do musical.
Não vou dizer que não gostei, mas o enredo só começou a ficar bom nos 50% do livro. É, bom, não foi incrível. Eu achava que ia encontrar o que vi no musical (e amo aliás) mas, foi diferente e como ficou bom só depois de um certo tempo de leitura, foi uma leitura pesada, um pouco enrolada e até chata. Uma pena, já que a história do musical é incrível.

A verdade é que eu mais li esse livro por causa do filme que vai lançar esse ano, porque se for pensar no musical, eu sei a história de cor e salteado, então em partes não precisava ler o livro, mas quis ler só para o contexto ser maior. Mas, não me arrependo e a leitura foi um plus. Pelo menos, eu acho que foi melhor ter lido e não ter sido uau do que não ter e ficar pensando como seria o livro.

Michel 29/03/2024

Elfhaba ...... Em busca de redenção
O livro me atraiu para saber as origens da bruxa má do oeste, porém acabei me encantando ainda mais por Elfhaba, uma vez que ela mostra que o "má" é no sentido abstrato...... Será que ela realmente morreu no embate com Dorothy ou quem morreu foi apenas o codinome adotado por ela ????m

Pena o livro não sanar esses questionamentos, esperava mais ...... Terminou de forma insonsa, o que me decepcionou.

hyril 29/03/2024

Esperava bem mais!
O livro tem seu valor, mas tem alguns problemas. gregory tem boas ideias, mas não soube desenvolvê-las. em alguns momentos do livro ele se faz muito prolixo, em outras, muito raso.
é difícil simpatizar com os personagens em alguns momentos, falta carisma, falta proximidade com o leitor. os saltos temporais reforçam essa falta de proximidade com os personagens e com a estória. bem como a falta de desenrolo dos relacionamentos que são criados ao longo do livro.
a personagem que mais conhecemos é a elphaba, o que faz sentido, afinal, o livro é sobre ela. acontece que alguns detalhes na vida dela são muito pouco explorados ou explicados pra gente. algumas cenas aleatórias poderiam ser trocadas por maior profundidade na relação entre os personagens e na vida deles, pra gente navegar e, talvez, se identificar.
o autor traz críticas sociais no livro, política, religiosa... mas, infelizmente, ele não soube explorar o suficiente. ou seja, alguns assuntos, se bem destrinchados, agregariam mais valor a estória, mas gregory se perde...
vale a pena? sim, vale! eu me diverti bastante no início do livro, gostei de saber como foi a infância da bruxa má do oeste e de sua passagem pela "escola de magia"! mas poderia ter sido um milhão de vezes mais bem escrito e, daí, acredito que teria se tornado um favorito. fico, então, com o musical, que é bem diferente do livro!
não espere uma estória infantil, não tá na categoria infanto-juvenil, definitivamente. é sombrio, é desafiador, é maluco (no bom sentido)! muita coisa fica sem resposta, o meio do livro causou uma bela ressaca, deu vontade de abandonar, e eu não amei o final, mas foi minimamente satisfatório pra fechar o arco.

_carolthome 22/03/2024

Esperava tramas políticas, mas não personagens ruins
Dessa vez eu verdadeiramente não sei nem por onde começar.

Não assisti ao musical, mas conheço um pouco (por ser fã de vilões e da Idina Menzel). Não sabia muito sobre a história que encontraria quando comecei a ler. O início é bem fraco, a única coisa que te prende é a Elphaba. Aliás, ela é a única coisa que te prende o livro inteiro, até ela se perder e te perder. Eu li o livro em duas edições simultaneamente: essa, de 2023 pela Dakrside, e a outra de 2016, pela Leya e disponível no Kindle Unlimited. O mais interessante disso foi ver as diferenças de tradução e edição, porque de resto dá no mesmo. Preferi a tradução da Darkside, inclusive.
Duas coisas principais me incomodaram: os personagens e o machismo. Primeiramente, nenhum dos personagens tem um arco muito bom, nem mesmo a protagonista. Aliás, eu acho que o dela é o pior: até meados do livro, você entende, simpatiza e torce por ela. Depois de um dos últimos saltos temporais, Elphaba se perde completamente. Na última parte, o narrador tenta te convencer de que ela está ficando maluca, mas ele não constrói isso em momento nenhum, pelo contrário! Uma das principais características dela ao longo do livro todo era ser racional demais. Sobre os outros personagens: Fiyero é bem meh, a Glinda eu não saquei até agora, o Liir é um inútil e a família da Sarima podia ter tido mais espaço. A única que foi melhor desenvolvida foi a Nessarose, por mais surpreendente que isso possa parecer.
Sobre o machismo: argh. Tô cansada de ter que reclamar disso. As edições são mais recentes, mas o texto original é de 1995 e foi escrito por um homem. Um homem branco narrou a história de uma mulher verde (!!!), com praticamente nenhum tipo de recorte referente a isso. E olha que o livro é cheio de críticas sociais, mas em nenhum momento ele questiona o papel de Elphaba ou de qualquer outra mulher ali. Como uma mulher que estuda bruxas há pouco menos de um ano, mesmo não sendo especialista, essa representação me incomodou profundamente. Em especial porque ele a chama de Bruxa, mas não deixa ela assumir essa identidade propriamente, ele a torna incapaz de ler ou fazer magia conscientemente. Ela não faz nada para "merecer" o título. As atitudes dela na última parte não condizem em nada com a personagem que eu li até então. Ela poderia ser uma personagem incrível se o narrador não a odiasse tanto.
Além disso, não entendi até agora porque o musical é sobre a amizade da Glinda e da Elphaba. Isso dura uma parte e olhe lá. Já em relação às tramas políticas: muitas críticas, pouco a dizer. O autor parecia querer transformar Oz em algo super elaborado e até conseguiu! Mas os personagens não sustentam isso, o plot não sustenta o mundo.

Em resumo: só me deu vontade de macetar esse livro com argumentos acadêmicos, mas isso eu deixo pra outro dia.

Malvadeza. 20/03/2024

Verde musgo
Wicked foi e sempre vai ser um dos meus livros favoritos do início da minha adolescência, a minha amarga bruxinha verde má do oeste. A reviravolta de uma história de um conto já conhecido por muitos na história tradicional de osma de oz, é de fato divertida,
Onde você não espera os acontecimentos e muitas vezes fica surpresa, é de uma leitura fácil mesmo sendo necessário certo foco
Se você entrar dentro do livro e daquele mundo tudo fará sentido, o mundo lúdico da fantasia se mistura com a política do mundo real.
As diversas analogias feitas no livro que se encaixa da visão da realidade também é muito importante, principalmente toda a visão sobre os animais e ANIMAIS feita, que te deixa muito pensativa por que pode ser encaixada no nosso mundo como realmente animais, e os humanos que foram tratados como animais.
Sem muito vitimismo e frescuras da parte realmente crua e má de elfaba, que na época, foi oque me encantou. Além do ponto de vista sobre o mundo que ela era condicionada a viver, e a sua revolta contra as injustiça que assim considerava, queria fazer justiça em nome de todos e não de si mesma que era considerada uma aberração mesmo sem ser acolhida por muitos, era uma mulher forte e foi de grande inspiração para a mine eu, que também tinha um coração maldoso e malicioso por natureza, mas também bravo e benevolênte.

Wandrovski 18/03/2024

Não recomendo pra quem é fã da história original
Aqui nós temos muitas alterações feitas pelo autor, temas sensíveis sendo relatados, uma guerra de magos por poder que me lembrou muito senhor dos anéis, é um livro super político, relata preconceitos e mostra que nem tudo é como a gente pensa. gostei muito, porém fazendo o paralelo com o Mágico de Oz, parece um universo completamente diferente.

carolina.soares 15/03/2024

Gostei muito do livro, da escrita, das personagens.
Estava esperando um livro com pegada meio infantil, mas esse é bem dark.
Simpatizei muito com a Elphaba e toda sua história de vida.

Helda.Ramos 15/03/2024

Oferece uma perspectiva única sobre o mundo de Oz, famoso através do livro infantil clássico "O Mágico de Oz". Maguire reconta a história sob a perspectiva da Bruxa Má do Oeste, Elphaba, explorando suas origens, motivações e os eventos que levaram à sua transformação em uma figura icônica. O livro mergulha em temas complexos como política, religião, e preconceito, desafiando as noções tradicionais de bem e mal. Com sua narrativa rica e provocativa, "Wicked" convida os leitores a questionar suas próprias percepções sobre os contos de fadas e os personagens que pensavam conhecer tão bem.

Jorge.Raitz 09/03/2024

Livro bom, um pouco travado em várias partes, o que faz você perder o pique da leitura. O enredo é interessante e o final é bom. Um livro que não ficaria nas minhas prioridades de leitura.