Superfreakonomics

Superfreakonomics Steven D. Levitt

Resenhas - Superfreakonomics

eduardoin 06/05/2015

Análise de dados com prazer de leigo.
Super Freakonomics é uma ótima continuação ao best-seller que tornou os autores mundialmente famosos. Conheci este trabalho através da versão cinematográfica do primeiro livro, e a fórmula do sucesso empregada – casos curiosos (e polêmicos) analisados e desvendados através de uma visão de economia – se repete aqui, com histórias pra lá de distantes mas que guardam sempre alguma relação em como as coisas funcionam. De acordo com Levitt e Dubner, o ser humano é movido por incentivos, e suas narrativas colocam essa regra à prova, gerando sempre surpresa e fascínio com as explicações apresentadas. Leitura leve e rápida, para quem gosta de pensar sem precisar cavar fundo demais.

Cezar Felipe 22/02/2015

Economia em outra perspectiva
Economia+cotidiano=um livro leve, espirituoso e muito curioso. Muito bem escrito, nos trazendo a visão da macroeconomia para apresentar uma nova visão dos assuntos corriqueiros e também importantes do dia-a-dia.

Nicole 12/02/2015

Economia nunca foi tão legal
Acho que serei sempre grata por esse livro que me tirou um grande preconceito: economia
Essa combinação de jornalismo e economia, a vida e a economia da tão certo! Ele mudou minha forma de encarar a macroeconomia mostrando como a microeconomia funciona e isso é sensacional, super recomendo! principalmente pra quem vai ter economia na faculdade haha

Rafael Reis 10/04/2014

Respostas saudáveis de microeconomistas
Eu não li Freakonomics, mas de tanto o pessoal da faculdade falar, aproveitei uma promoção e peguei a continuação. Esse lado da microeconomia sempre me atraiu na faculdade e acredito ser uma das coisas mais curiosas e interessantes da abordagem econômica para leigos. O cruzamentos de dados e a explicação de comportamentos, convincentes ou não, são o foco da análise dos autores economistas. O primeiro capítulo trata de prostituas e papai noel. A comparação foi muito forçada, mas acredito que eles não acharam uma coisa mais bizarra pra fazer a relação e realizar uma abordagem econômica sobre a prostituição. Os resultados são bem interessantes e tudo que eles analisam é de fato curioso, mostrando assim porque o livro caiu no gosto do público: uma análise científica para comportamentos sociais que ninguém se interessa em saber como realmente funciona. Somente a relação com o papai noel foi bem infeliz porque realmente só gastaram uma linha pra fazer a relação com as prostitutas, hehehehe. Eles deveriam ter arranjado algo bizarro mais convincente.

Já a relação do capítulo 2 - homens bomba/seguro de vida - se mostra mais contundente, apesar do conteúdo mostrar mais sobre a unidade de emergência de um hospital de Washington. Na avaliação final faz bem mais sentido do que no capítulo anterior, na verdade o caminho da explanação, mesmo trazendo ambientes e explicações estranhas, se revela numa conclusão convincente.

A maneira que o assunto do capítulo 3 foi orquestrado é muito interessante. Falar sobre a atitude humana é bem complicado, principalmente se economistas estão por trás do discurso. Lembro que na faculdade o pessoal da direita dizia que o homem era egoísta e primeiramente pensava em si, já os da esquerda diziam sobre muitas pesquisas do homem em comunidade, na verdade o sistema que formava a cultura individualista para o ser humano, mas sua natureza sempre foi altruísta. E sobre isso que trata o capítulo, de forma bem engenhosa acredito eu, pois nunca me deparei com tantos testes estatísticos sobre esse assunto. Gostei bastante.

O 4º capítulo fala sobre decisões baratas e simples que resolvem grandes problemas, como o ato de lavar as mãos por parte dos médicos e também o uso do cinto de segurança para a comunidade em geral. Muito bom. O último e mais extenso capítulo traz a discussão do "aquecimento global". Estava por fora de como muita coisa sobre o assunto não chega a grande mídia. Realmente é complicadíssimo, como mostrado no capítulo, falar sobre aspectos ambientais que mexem com todo o planeta. Mas é tranqüilizante saber que tem gente desenvolvendo tecnologia e ideias para amenizar o problema. Muitas informações sobre o resfriamento global, questões de temperaturas ao longo de anos e eventos naturais ou não são bem esclarecedores para a discussão. Obviamente foi a parte do livro mais viesada e praticamente deve ter tido um patrocínio da empresa que é citada em quase todas as páginas, rsrsrsrs. Ah, o epílogo é sensacional: treinamento de micos para entenderem o valor da moeda. Caramba, tem muita gente maluca nesse mundo!!! hahahah Cuidado com os economistas!"

A ideia dos autores continua brilhante, amarrar tantos estudos estatísticos diferentes numa linha de raciocínio para responder uma pergunta que ninguém nunca ouviu falar, não é um tarefa fácil."

Varga 25/10/2010

Com conteúdo totalmente novo em relação ao livro anterior dos mesmos autores (Freakonomics) Superfreakonomics vem com tudo. Histórias novas. Novos assuntos. Novas surpresas, mas sempre dentro do conceito original: o lado oculto e surpreendente da vida, desafiando o censo comum.

Descubra porque...
. bêbado é melhor ir de carro que a pé.
. indianos não usam camisinha.
. é possível prever nos Países Muçulmanos com exatidão, o mês no ano com maior incidência de nascimentos com má formação fetal.
. existem prostitutas de temporada como papais-noeis de shopping.
. o sexo oral ficou mais barato no mercado de prostituição.
. homens-bomba deveriam fazer seguro de vida.
. no séc.XIX morria-se mais de parto assistido por médicos que por parteiras.

Destaque especial para os pontos sobre o Aquecimento (ou seria Resfriamento?) Global e sobre experimentos econômicos com micos. Não me refiro a "produtos micos" e sim aos símios mesmo. Contrariando Adam Smith, poderiam animais entender economia? Genial!

Sem dúvida, a dupla Levitt & Dubner continua trazendo fatos e dados surpreendentes sobre nosso mundo.
E pelo jeito, matéria-prima não faltará a dupla para mais outra edição no futuro.

Mais informações no site do livro: http://freakonomicsbook.com/
e no blog: http://freakonomics.blogs.nytimes.com/
(ambos em inglês)

< / >.

Vini 19/08/2010

Esquisitonomia
É super interessante os pontos de vista dos autores e as estatisticas usadas para comprová-los! Mas estatísticas nunca são inteiramente confiáveis! Gosto especialmente sobre os tão falados incentivos economicos, bem no fundo ninguém é totalmente altruísta! Como químico não posso concordar com tudo o que é dito no capítulo sobre as mudanças climáticas, deve-se fazer uma avaliação bem a fundo para ver se os experimentos da IV não teriam nenhuma externalidade negativa como os próprios autores definem!

Marcos 09/07/2010

Meia boca
Achei bem mais fraco que o primeiro. Os assuntos não são tão interessantes e os autores parecem que fizeram aquilo que os estatísticos muitas vezes adoram fazer: torturaram números para que eles dissessem o que eles, os autores, gostariam de passar. Muita propaganda ideológica, justificando o "american way of life" em contraposição a outras culturas, através de conclusões bastante contestáveis sobre determinadas estatísticas.

Não sei se eu que estou mais amadurecido e começo a ver mais defeitos nesses tipos de livros ou se ele é mais fraco mesmo. Só sei que o primeiro estava entre meus favoritos e esse me decepcionou.

Ermelino 27/03/2010

Síndrome da continuação
Muitas vezes obras que são continuação de sucessos não atingem o mesmo nível da primeira. Esse foi o caso de SuperFreakonomics, um pouco pela falta "inesperado" como já foi dito pelo amigo abaixo, mas também pelo nível dos casos apresentados.
Pensando bem é ate natural o que aconteceu, imagine você escrever um livro sobre fatos da sua vida, obviamente você colocaria o que de mais interessante aconteceu com você até hoje. Agora imagine você fazendo uma continuação desse livro 4 anos depois, muito provavelmente o que aconteceu nesses 4 anos mais o que você deliberadamente deixou de fora da primeira vez não seriam mais interessantes do que o que você escreveu no primeiro livro.
Mesmo bastante inferior ao seu predecessor, é um bom livro.

MMassa 31/12/2009

Perde um pouco para o primeiro livro, mas continua sendo interessante
Comparado com o primeiro livro, esta sequencia (se podemos chamá-lo assim), perde um pouco da fórmula inovadora, embora traga alguns temas interessantes e atualizados.
De resto, o livro mantém a estrutura de capítulos bem amarrados, de leitura fácil e rápida.
Tendo em mente estes fatores, se gostou do primeiro Freaknomics, certamente vai se divertir com esse também.

Léo Araújo 11/01/2010

Entenda os reais motivos dos acontecimentos
Os temas abordados de forma simples ajudam a prender o leitor até o fim do livro, com o objetivo de ler a conclusão dos fatos expostos.

Alguém imagina:

o motivo de ser perigoso de se andar bêbado?
o motivo de indianos não utilizarem camisinhas?
o motivo dos cavalos serem deixados de lado como meio de transporte em grandes cidades?
o motivo de poucas prostitutas sem sobressairem?
o motivo de aniversários determinarem quem será atleta ou não?

Existem outros temas abordados, como o aquecimento global pelo dióxido de carbono, que é refutado por vários cientistas renomados.

O livro é legal...nos coloca nas perspectivas dos microeconomistas que estudam os impactos de pequenos ou grandes acontecimentos, explicando termos econômicos, como externalidades, falsos positivos, aleatoridade acidental, leis das consequências não intencionais, entre outros.

Como não li, ainda, o Freakconomcs, acredito que sua leitura à época de seu lançamento tenha sido tão impactante como esse foi para mim, agora. Saber, através de dados estatíticos, o real motivo de algumas coisas terem sido descobertas ou acontecidos, é fascinante. Muda-lhe a perspectiva de se olhar as coisas.

Recomendo sua leitura.