A Garota Perfeita

A Garota Perfeita Mary Kubica

Resenhas - A Garota Perfeita

Helder 05/09/2016

Um livro quase perfeito
Muito importante pensarmos nas consequências que nossos atos poderão trazer as nossas vidas, pois as vezes são fardos muito pesados para serem carregados.
Este livro é quase perfeito. A começar pela capa sensacional passando pelo título cínico até o capítulo final.
É o primeiro livro da autora, que já começou com o pé direito. Tenho a impressão que nos EUA, devem existir cursos para escritores onde é proibido a existência de narrativas lineares, pois parece que todos os melhores romances atuais seguem esta regra: Contar a mesma estória com tempos e pontos de vista diferentes. Talvez se a narrativa fosse linear, não déssemos nada pelo livro, pois tudo pareceria muito básico. E eu acho isso ótimo, pois é como se o autor nos desse uma “cenoura para correr atrás”. Logo de início sabemos o QUE aconteceu, mas temos que ler todo o livro para entender COMO realmente aconteceu.
Aqui temos a estória de Mia, 25 anos, filha de um rico juiz, que sai de casa cedo em busca de sua liberdade. Ela sempre se sentiu rejeitada por não querer seguir a carreira do pai e tem uma relação distante com os pais e irmãs. Certa noite ela está em um bar e, após levar um bolo do seu namorado resolve se vingar. Conhece um cara no bar e decide sair dali com ele. O que ela não sabe, é que o rapaz a conhece muito bem, pois foi contratado para sequestra-la. Seu nome é Colin, um personagem muito interessante, pois vive no limite entre o mocinho e o vilão. A noite que deveria ser uma aventura, acaba virando um terror. Sem explicações, Colin decide esconder Mia em uma cabana solitária em uma floresta e não entrega-la aqueles que lhe pagaram para fazer o serviço, e a partir desta ação, muitas consequências imprevisíveis acontecerão, criando uma estória muito legal.
O mais interessante no livro é a sua estrutura narrativa. A autora vai nos trazendo em capítulos curtos os eventos que aconteceram antes e depois de Mia ser encontrada. São diversas ida e vindas, mas em momento nenhum nos perdemos na narrativa. E além disso, vamos conhecendo Mia através de 3 narradores diferentes: Colin, o sequestrador, que nunca sabemos se é um vilão ou um mocinho. Eve, a mãe de Mia que vai nos mostrando que nada é cor de rosa na casa daquela rica família e Gabe, o detetive responsável por encontrá-la, um cara extremamente perspicaz que vai cavando pequenas pistas até conseguir encontrá-la. A vítima só “fala” no final de tudo, quando a autora amarra todos os fios de sua estória.
Outro ponto interessante na maneira que o livro é narrado, é que desde o começo sabemos que Mia saiu viva do sequestro, porém ela não se lembra de nada do que ocorreu e nem sabe seu nome direito. Assim, precisamos ler o livro todo para entender o que de tão cruel aconteceu, e quando temos a resposta, dá vontade de dar os parabéns a autora e a editora por terem nos conduzido tão bem para aquele desfecho e passamos a entender o que se passa na cabeça de nossa Garota Perfeita e quem na realidade esteve sendo protegido todo este tempo.
Impossível falar mais sem revelar as grandes sacadas deste livro. Recomendo!
Amália 18/06/2017minha estante
Já gostei, vou ler!

Grasielle.Cancelier 09/07/2017minha estante
Ja quero! Desejado!!

Ju 21/03/2020minha estante
Nossa irei ler graças a sua resenha. Fiquei intrigada!! Me lembrou até de A Garota no Trem a forma como fiquei no final.

Helder 22/03/2020minha estante
A garota do trem é melhor, mas este tb é um bom livro

Garota book 29/03/2023minha estante
Adicionado na lista ?

Lizia.Yohanna 03/09/2020

Muito bem escrito
Eu já tinha gostado demais de Não chore, não mais esse teve uma qualidade ainda superior na história. Eu passei o livro todo tentando entender sobre o Sequestro de Mia " Chloe" e imaginando o que teria acontecido pra chegar a isso e quando finalmente eu cheguei ao fim fiquei passada e arrepiada com o enredo incrível e as reviravoltas surpreendentes que a autora criou. Um livro muito bom e que vale muito a leitura.
malu 03/09/2020minha estante
Ele é muito bom mesmo aa

Mila.Maluka 03/07/2021

A Garota Perfeita
Talvez o melhor romance policial que já li em toda minha vida. Adorei a forma escrita e desenvoltura do conteúdo. No final quase perdi o fôlego. Amei esse livro de ponta a ponta. E parabéns à Mary Kubica pela obra. Por mim, te daria 100 estrelinhas ?

Lady Addams 15/06/2023

Um grand finale
Livro bom, não colocaria entre os melhores, mas ainda sim achei um bom livro, bem escrito, evolvente e que passa o drama dos personagens.
A história é sobre o sequestro de umas filhas da família Dennett, Mia. Família que é ricaça de gerações e com grande reputação pra zelar, isto inclusive, é o que apenas interessa ao patriarca, James Dennet, juíz vaidoso e egocêntrico, casado com a vunerável e gentil Eve. Juntos tiveram duas filhas: Grace, a preferida do pai e que pode-se considerar a cópia da personalidade do citado e Mia, o alvo do sequestro.
Mia, ao contrário da irmã mais velha, nunca foi validada pelo pai; é diferente, possui uma veia artística que sempre é motivo de escárnios de seu progenitor. Fora que o pai sempre atribui a garota à problemas, devido a rebeldia típica da adolescência. Assim, quando completa 18 anos, Mia resolve se mudar e tocar a própria vida.
Passado anos, Mia com 25 anos, mais madura, é professora de uma escola e considera uma garota exemplar, a garota perfeita. No entanto, é notado que ela não comparece mais as aulas, algo que não é característico dela, levantando-se suspeitas de seu paradeiro.
Com isso, a história começa: a narração do sequestro de Mia, os capítulos oscilam antes e depois dos dias que a mulher passou em uma cabana em cativeiro. Capítulos narrados por sua mãe, o detetive que investiga seu caso e o homem que foi responsável por capturá-la e entregar ao encomendador do sequestro, Colin.
Colin Tatcher, contratado por Dalmar, um africano e chefe de quadrilha que queria usar a mulher como objeto de persuasão contra o pai dela, para raptar Mia. Colin é um homem que entrou no mundo do crime por necessidade e não conseguiu de desvencilhar mais.
No entanto, Colin não consegue entregar Mia para Dalmar e resolve sequestrá-la, fugindo para uma cabana de verão de sua família. Os dois vivem momentos de tensão, Mia é ameaçada e sobrevive em condições precárias e insalubres. No entanto, a afeição de ambos, um pelo outro, surge durante o convívio, Mia torna-se apaixonada por seu sequestrador.
É o grande momento de tensão, quando Mia é diagnosticada com Síndrome de Estocolmo e vive momentos de estresse pós traumático. Todavia, é no final que o leitor sentirá raiva, pergunta-se o porquê de tudo isso.
O último capítulo e único, narrador por Mia, descobrimos o verdadeiro porquê desse crime . Seria uma garota perfeita ? Mimada? Sangue de seu sangue? É aqui que é aberto o momento de borbulhar as emoções sobre a personagem que nos parece tão perfeita.
Por fim, a história parece devagar, mas gostei tanto da maneira que autora escreve e conduz que não me senti entediada por momento algum.

Adriana.SzT 22/09/2016

Só este livro mesmo para me fazer torcer pelo sequestrador!
Allen Iacara 07/11/2018minha estante
hahahahaha eu também!

Carolina 05/12/2022

A garota perfeita
O livro já começa com o desaparecimento de Mia e o livro é desenvolvido a partir daí. Mia vem de uma família Rica onde o pai é um Juiz conhecido e respeitado, sua irmã advogada e sua mãe do lar.
Seu pai sempre teve muito orgulho de sua filha advogada devido ter seguido seus passos porém com Mia as coisas foram um pouco diferentes pois decidiu seguir algo complete oposto.
Outro personagem desse livro bem marcante é Collin. Uma criança que precisou se tornar um adulto cedo. Uma criança que foi abandonado pelo pai, teve que cuidar da mãe muito novo devido sua doença e precisou sair de casa muito cedo para trazer o sustento de casa.
P.S: E esse Plot twist maravilhoso.

MariChalamet 22/10/2020

Nossa esse final estragou a história inteira!! Não gostei de muitos pontos também, tem muitas falas racistas e gordofóbicas.

Sra Torrance 12/11/2022

A garota perfeita ou não...
História interessante e envolvente, a narração é bem diferente do que eu sou acostumada. Fiquei querendo a narração da Mia, mas no final é tudo explicado e é claro que não dava pra ter a narração dela. O livro poderia ter algumas páginas a menos e seria perfeito, porque em algum momento a história fica travada e sem sentido. Colin merecia um final melhor.

Flaviaatb 05/04/2024

Dava para ter sido um cinco estrelas
Esse livro começa de um jeito fantástico. Ele gera MUITA curiosidade pela sinopse e te fisga desde o início, alternando os capítulos entre momentos antes da Mia ser encontrada e depois de ela ser encontrada, quando descobrimos que ela perdeu a memória, mas não sabemos o motivo.

O mistério do que aconteceu entre ela e o Colin e o possível romance entre os dois me fizeram devorar a primeira metade do livro, mas depois sinto que ele perde um pouco a força narrativa dele.

A escrita, que já era simples desde o início (não marquei quase nenhum trecho), começa a ficar cansativa porque muuuitos detalhes desnecessários vão sendo adicionados para manter o suspense.

Além disso, apesar de ter acontecido uma troca emocional bem feita entre ela e o Colin (coisa que não vejo até em muitos livros de romance), sinto que a autora romantizou um relacionamento que não deveria ter sido romantizado. Não há justificativas para o jeito violento que o Colin trata a Mia. Sem contar que, todas as confissões que eles fazem um ao outro parecem ter sido realizadas só para os dois terem algo a que se agarrar naquela cabana isolada, não porque confiam um no outro.

A dinâmica dos dois é sim muito interessante, mas, já que inclina para o romance, deveria ter sido tratada com mais carinho (para você ter uma ideia, o Colin só desiste de entregar a Mia por medo de ir para a cadeia e decepcionar a mãe. Não para salvá-la, como ele insiste em dizer)

E dava. Dava para fazer um romance bem legal aqui. Se o Colin tivesse empatia pela Mia no início e escolhesse salvá-la por isso, apesar da necessidade de dinheiro, faria muito mais sentido a troca emocional que eles têm depois.

Enfim, no final do livro, vem um super plot twist.
Dá para suspeitar, mas isso não diminui o quão bom ele é.

Porém um plot twist só deve estar no último capítulo se ele for mudar toda a perspectiva do livro, e esse daqui não muda nada. Só é uma surpresa.

Se vale a pena ou não ler esse livro, vai da experiência de cada um.
Para mim, até valeu, mas não deixo de ter a sensação de que a história podia ter sido melhor aproveitada.

Dani 05/10/2021

Meu primeiro contato com esta autora foi muito promissor. Gostei muito do livro, tem alguns furos de narrativa que eu gostaria q não existissem rs, mas o que me pegou mesmo foi a relação Colin e Mia.

Eu não queria torcer pela relação, eu não queria GOSTAR do Colin, ou me sensibilizar com ele, mas foi me inevitável isso acontecer. Pessoas como Colin tocam em um ponto fraco meu.

Não gostei do final dado a ele, não gostei do desfecho que sua historia teve. Fiquei muito sentida, principalmente depois que se descobre o quanto ele era só um peão naquilo tudo e que o lhe aconteceu foi em vão.

É de se pensar até que ponto as pessoas realmente são justas só pq estão punindo alguém que considera pior. É igual aquela frase que diz q ao lutar contra monstros devemos tomar cuidado para não nos tornarmos um também.
Mihh 07/01/2022minha estante
Oi vc poderia me dizer qual é a classificação etária e quais são os principais gatilhos??

Emyrosc 11/01/2022minha estante
Eu tbm me sentia muito problemática por apoiar essa relação, e des do começo eu reparei q tinha alguma coisa errada com a mia. O fim da história dele foi triste, e a mia teve uma parcela de culpa alta. Todos nessa história tem uma traço de vilanismo

Dani 12/01/2022minha estante
Mih eu diria +16, e tem gatilho para abuso, violência física, verbal, síndrome de estolcomo

Mihh 12/01/2022minha estante
Ok muito obrigada

Myh 07/03/2023minha estante
Concordo, tbm fiquei nessa dúvida, e realmente uma produtora boa, faria um filme perfeito...

Eduardo721 07/03/2023minha estante
Myh... Sim no início foi bem arrastado a leitura, quase desisti KKK... Más deu uma segunda chance e me surpreendi muito...

Gabi 17/03/2020

Chato demais.
Um dos livros mais chatos que já li, a história está sempre "no mesmo lugar", o plot twist é muito previsivel, pelo menos foi pra mim. Via muito gente falando super bem desse livro, fiquei sem entender.

_cardosinho 16/12/2021

Muito problemático
Eu comecei a ler imaginando uma coisa bem diferente na metade do livro pro final um romance extremamente esquisito começou a fluir e isso me deixou extremamente irritada, pior que foi tratado praticamente como NORMAL? Completamente errado, senti que o final foi apenas pra passar pano pelo que rolou e meu deus péssimo

Rafa 24/12/2020

Mia é filha do proeminente juiz James Dannnet. Quando ela resolve passar a noite com o desconhecido Coli Thatcher, uma sucessão de fatos transformam completamente sua vida. Colin a sequestra. Mas, curiosamente, não manda nenhum pedido de resgate. O obstinado detetive Gabe Hoffman é convocado para investigar o paradeiro de Mia. Quando a encontra, porém, Mia está em choque e não se lembra de nada. Conseguirá ela recobrar a memória e denunciar o verdadeiro vilão dessa história?

Tive dificuldades para escrever essa resenha porque, não me condenem, eu torci para o sequestrador!! Não entendi que a autora lançou mão de uma tentativa de romantização do sequestro, ela apenas descreveu, de uma forma nada rasa, o que ocorreu entre Mia e Colin. E a grande reviravolta do final, pra mim, confirma esse fato!!

A estrutura da narrativa foi um ponto alto da trama e me ajudou a ter essa opinião também. A história de Mia, antes e depois do sequestro, é contada por três narradores: Eve, a mãe dela, Gabe, o detetive, e Colin. É com os pontos de vista desses três personagens que formamos a figura de Mia e entendemos sua história. As partes destinadas a Eve e Gabe não ficaram muito interessantes, mas a de Colin sim! Ela é muito bem construída e fomenta com sucesso a compreensão sobre a relação entre os dois.

Terminei a leitura com a sensação de que não sabia o que pensar sobre o livro, tive que processar todas as informações por um tempo. Cheguei à conclusão de que A Garota Perfeita é uma boa história, que não só te entretem, mas também te faz refletir bastante sobre o que ela descreve. Por isso, recomendo que você viva essa experiência para poder tirar suas próprias conclusões!!

Gabriela.Batista 08/05/2020

Instigante
Daqueles livros que devoramos de tão instigante que é a história. Nós apegamos aos personagens e sofremos