Guerra de gueixas

Guerra de gueixas Kafu Nagai

Resenhas - Guerra de gueixas

Raiane166 17/03/2024

Gostei bastante. Gosto de romance assim.
Claro que fiquei meio revoltada com algumas coisas, mas me deu uma esperança no final do enredo. Eu recomendo, embora algumas frases sejam meio cruéis com as mulheres, mas como o livro foi escrito no começo do século XX, em uma sociedade absurdamente machista, eu até relevo. Pelo menos nos dá uma noção de como os homens viam as mulheres e que, de certa forma, alguns ainda veem.

Léo 12/02/2024

Não poucas foram as leituras que me tocaram de tal forma que me deram a impressão de que minha vida jamais seria a mesma. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma delas. Mas algo diferente aconteceu: ao fechar o livro, não sabia ao certo sobre o quê o livro falava, qual a mensagem central que o autor queria transmitir.

Tal qual a vida, esse livro não parece seguir um planejamento, uma linha central. Aqui acompanhamos, de forma crua, sem romantizações, a realidade das gueixas, em especial a da protagonista Komayo. Constituída de várias tragédias cotidianas, a história nos insere no Japão do início século XX, um período de transformações -- principalmente no que se refere à ocidentalização --, mas também de continuidades, como a estrutura estática de costumes que alijava as mulheres.

Ao longo da história, nos deparamos com traições, vingança, vícios, más decisões, injustiças e humilhações, mas também com boas ações, amor e, bem no fundo, esperança.

Não há muito mais a dizer do que isso: leiam e surpreendam-se.

Mariana Dal Chico 06/11/2023

Meu primeiro contato com Nagai Sokichi, ou Nagai Kafu, foi com o livro “Guerra de Gueixas”, aqui no Brasil editado pela @estliberdade com tradução e notas de Andrei Cunha.

Publicada inicialmente entre 1916 e 1917 em um jornal literário, teve sua primeira edição como livro em 1917. Até 1960 apenas a versão censurada foi comercializada. Na minha edição, Andrei aponta os trechos que foram censurados por serem consideradas eróticas.

Acompanhamos a história de Komayo, uma gueixa que deixou as casas de chá ao se casar, mas que com aa morte do marido precisou retornar ao antigo ofício.

O autor retratou as dores, prazeres, rede de conspiração e jogos de poder de um bairro de Tóquio repleto de casas de chás e considerado um lugar de perdição.

Longe de romantizar as gueixas, Kafu as retrata como mulheres que têm opiniões próprias, se entregam ao amor, apesar da aparente submissão que sua profissão exige.

A narrativa do autor me prendeu logo nas primeiras páginas, não esperava muito da leitura e acabei sendo surpreendida positivamente.

O autor parte do princípio que o leitor tem um conhecimento mínimo sobre a cultura das gueixas, então tirar uns minutinhos para fazer uma pesquisa rápida na internet - caso você não saiba muito sobre esse mundo -, vale a pena para melhor compreensão das nuances nas entrelinhas.

O terço final da leitura me decepcionou um pouco, achei um pouco corrido com inserção de personagens secundários que não acrescentaram muito ao enredo.

No geral foi uma ótima leitura e quero conhecer outras obras do autor.

site: https://www.instagram.com/p/CzHjqiCPWuL/?img_index=1

Dani 23/07/2023

O movimento de uma roda gigante: apogeu, queda e apogeu.
Guerra de Gueixas é um livro de literatura japonesa completamente interessante do início ao fim, por já iniciar com uma cena de reencontro, mantém o leitor curioso com as informações ocultas relacionado a estes dois personagens introdutórios, a gueixa Komayo e o influente Yoshioka.

A história segue um ritmo constante, porém lento até atingir o momento do ápice e sustenta essa linearidade de fluxos de novas situações e acontecimentos por todo o livro, mantendo as expectativas.

É uma obra que pode ser introdutória à literatura japonesa, mas também pode ser uma obra de quem já possui conhecimentos sobre a cultura japonesa, aproveita vários detalhes, pois há certas coisas intrínsecas na sociedade dos dias antigos até os dias atuais.

O tema central da história, e principalmente para quem tem mais afinidade com a cultura japonesa são as gueixas e a história desses ícones nacionais do Japão e como são suas vidas, suas intrigas, suas relações, adversidades e conflitos. As gueixas na história cultural do país, sofreram imensas modificações no modo de como suas artes eram vistas, para atingir a maneira artística e respeitada que carregam atualmente.

O legado das gueixas foi construído muito arduamente para terem se tornado símbolo nacional do Japão, junto de seus templos imperiais e imagens de samurais.

Adelson 28/05/2023

Taca pó de arroz!
Era isso que imaginava quando li o título, porém o livro a "guerra" travada é mais sem contato físico e mais entre as artimanhas das Gueixas de conseguirem um benfeitor.
Aliás temos uma única personagem principal. Mas! O seu elenco de coadjuvantes é excelente com suas pequenas histórias que vão aparecendo ao longo da narrativa.
A única crítica que tenho é que alguns bons coadjuvantes interessantes cumprem o seu papel na história e depois somem e não sabemos que fim levaram. Mesmo assim continua sendo um ótimo livro e rápido de ler.

Yakkovna 24/05/2021

Quase chorei de dó de uma gueixa que cavou a própria cova.
A leitura é fluida e todos os personagens apresentados se entrelaçam no decorrer da história. Mostra bem o dia e os dilemas da época, principalmente uma cultura que, praticamente, não existe mais.

vivi 18/05/2021

Instigante e diferenciado
Apesar de se tratar de um clássico da literatura japonesa, escrito nos anos próximo à década de 1920, traz um informalismo de narração muito gostoso que não deixa a leitura pesar ou entendiar. Ele é bem leve e te leva a conhecer o cotidiano da vidas das gueixas, mostrando seu dia a dia e seus receios. Muito boa a imersão em uma outra cultura que ele traz. E repito o que disse em um dos meus históricos de leitura: amei demais o livro por mostrar uma cultura tão distante da nossa de forma tão explícita, mas é inegável afirmar como a forma que as mulheres são vistas e tratadas pela sociedade japonesa da época chegou a me dar náuseas lendo.

Letícia 08/03/2021

Primeira experiência!
Essa foi minha primeira experiência com a leitura japonesa.
É um livro que nos convida a conhecer os meandros do dia a dia das gueixas em um Japão do início do século XX e portanto. As disputas, os costumes, a arte, a literatura e com certeza os tabus referentes às casas de gueixas e ao modo de vida.
O interessante é que nessa versão há os pontos que foram omitidos da publicação original, considerando que eram trechos "impróprios".
Foi uma leitura boa e que me fez querer continuar a desbravar outras histórias dessa cultura ainda por nós desconhecida.
08/03/2021minha estante
Vá ler Voragem s2

Letícia 08/03/2021minha estante
pode deixar! estou muito atrasada hahaha

Mamy 17/12/2020

Uma narrativa diferente
Este livro me surpreendeu já nos primeiros parágrafos, pois sua narrativa é bem diferente dos demais autores japoneses que eu já havia lido. Ela é rápida, dinâmica e sem rodeios. Talvez influência do naturalismo francês ou porque foi publicada originalmente como um folhetim (1916~1917), mas a verdade é que apesar de contar a história sobre o retorno à vida de gueixa de Komayo, o que me surpreendeu é a forma como foi ela foi contada, sem rodeios, sem margens para especulações sobre o que poderia haver por trás das entrelinhas, ou melhor, não há entrelinhas.
Apesar do tema sempre evocar uma "romantização", neste livro não há romance, o que há é uma descrição da vida cotidiana das gueixas no início do século XX.
Leitura rápida e gostosa. Recomendo.

Alyne.Queiroz 03/11/2020

Muito superficial
Não gostei muito da leitura, achei os personagens muito superficiais, alguns desaparecem no meio do livro, outros aparecem já no finzinho, ocupam um capítulo e somem, não agrega em nada aquela aparição deles, se excluísse o capítulo não faria nenhuma falta. Também me incomodou que o mundo das gueixas foi retratado com uma supervalorização apenas do sexo, da fofoca, dos vícios reforçando o estereótipo de gueixa como prostituta de luxo. Enfim, eu esperava algo mais no estilo do filme "memórias de uma gueixa" onde a gueixa é antes de tudo uma artista

Daniela 13/05/2019

Um mergulho na cultura das gueixas
• Ler sobre diferentes culturas me fascina, sejam reais ou fictícias. Guerra de gueixas foi um achado que me trouxe a beleza cultural do Japão sem ocultar a realidade da época em que se situa.
⠀⠀⠀
• Há intrigas, dilemas, deveres e jogos numa sociedade muito diferente, ainda mais por se tratarem de gueixas.

• Não houve nenhuma personagem a quem me apeguei nesse livro, entretanto todas são muito bem construídas e nos trazem peculiaridades de sua profissão.

• É um livro fácil e fluido para aqueles que querem conhecer um pouco dessa cultura.

“Os momentos felizes passam como um sonho fugaz; mas quando se está sofrendo, um momento fugaz pode parecer cem anos.”

@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/BtgS3fvgfsv/