Não nascemos prontos!

Não nascemos prontos! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Nascemos Prontos!

D+ 30/12/2022

Razoável, porém com gosto de "mais do mesmo"
Um livro razoável que segue a fórmula do "Não se desespere", do mesmo autor, o qual lera pouco tempo antes. Em razão disso, embora possua as mesmas qualidades daquela obra, fiquei com a sensação de "mais do mesmo", de que já houvera tido um contato prévio com provocações semelhantes, o que comprometeu um pouco da experiência de leitura. Contudo, no geral, é um livro razoável, cuja leitura recomendo, sobretudo se for o primeiro contato do leitor com o Cortella.

Ijas 21/12/2022

Sim! Da primeira a última folha somos colocadas diante de várias provocações. Como não refletir?! Como não filosofar?! É preciso não se dar por satisfeita, mesmo se sentindo saciada por leituras como esta. Como inicia Cortella, citando Guimarães Rosa, "o animal satisfeito dorme". É preciso despertar!

bruno 15/12/2022

Cortella, de forma bastante leve nos faz refletir sobre a vida de forma geral, com diversas citações de diversas personalidades, ao contrário do que parece, o autor não se aprofunda teoricamente, tornando a leitura bastante acessível e não algo cansativo. É um livro curtinho que vale a pena.

Lilica Britto 16/11/2022

Provocações filosóficas
Esse livro percorreu por variadas nuanças do nosso viver pois abordou a felicidade e sua fonte questionável, o tempo que insiste em se apressar, os valores fugazes, o regime da velocidade em que o ter não é tão primordial quanto o saber e, digo, o saber rápido e antes. Outros temas mais me fizeram despertar o interesse de refletir onde está a centralidade de minha vida. Assim como o título nos informa que não nascemos prontos, o livro parece que ainda não chegou ao seu ápice e, por isso, penso que o termo provocações veio a calhar e cumpriu o seu papel a mim como leitora. Simples, direto e provocador.

Lelê 21/10/2022

Provocações Filosóficas
Cortella elucida que um bom livro é aquele que traz sentimentos, despertando e tornando vivo tudo aquilo que carregamos dentro de nós mesmos, após a leitura se tornou evidente o quanto isso é verídico. O livro é carregado de questões instigantes e provocadoras, fazendo-se pensar em diferentes questões que passam despercebidas ao longo da vida.

Sucka 14/10/2022

De fato, não nascemos prontos.
Que bom ser provocada a pensar!
Este livro era o que eu precisava ler neste momento em que estou me indagando de certas coisas.
Este livro irá te fazer refletir e claro, tem ótimas indicações de livros.
Espero que apreciem a leitura tanto quanto eu.

Erika.Reis 07/10/2022

Comecei gostando bastante das primeiras reflexões, mas sinto q perdeu o ritmo no meio, fato que me fez não dar 5 estrelas. Mas é ótimo, tem ótimas ideias e viradas de chave, recomendo pra quem quer estudar filosofia sem sentir que estuda filosofia.

Luliane.Machado 17/09/2022

Pensamentos necessários
Nessa obra Cortella nos leva a pensar sobre situações que nos acontecem em dias atuais e que em função de estarmos sempre na correria, resolvendo o que é urgente não prestamos atenção.

Exemplos:
1. Tacocracia - É um termo que significa "ditadura da velocidade", que denota a noção de que as melhores coisas são classificadas como as mais rápidas.

2. "Memória fugaz, história veloz Lembramos facilmente a data que findou a Segunda Guerra Mundial, mas não recordamos fatos recentes como em que ano ocorreu o processo de impeachment do presidente brasileiro. ?????"

3. ""Na correria do dia a dia, o urgente não vem deixando tempo para o importante!""

4. ""Cuidado com a tristeza. Ela é um vício." Gustave Flaubert"

5. ""A recordação da felicidade já não é felicidade; a recordação da dor ainda é dor". George Gordon".

Tati 29/08/2022

Uma boa é breve reflexão
Esse livro traz reflexões das partes mais simples do cotidiano. É muito curiosa a reflexão que ele traz sobre "não estou mais velho. Esse é a minha versão mais atual. A versão mais velha está no passado".
Uma bela introdução a quem procura refletir e parece estar perdido no caminho.
E, claro, Cortella sempre é sensacional.

Vrodriguues 26/08/2022

"o tempo não é só passagem: é, também, esgotamento."
Não gostei, acredito que talvez seja porque Filosofia não seja o meu gênero de leitura. Tem uma proposta interessante, é uma leitura rápida, gostei das citações de pessoas, mas achei a escrita confusa e entendiante, não consegui me prender.

Daniele.Masotti 31/07/2022

Não nascemos prontos!
Isso é meio que óbvio, não nascemos prontos, e sim, aprendemos com o tempo. O tempo é o nosso bem mais precioso, mas nem sempre sabemos usá-lo. Muitas vezes fizemos as coisas com pressa, para ter mais tempo, e quando sobra um tempo, gastamos com coisas fúteis, horas no Instagram..... É claro que precisamos disso também....

Beatriz 23/07/2022

Provocações que te fazem pensar além
Um livro muito bem escrito com um vocabulário rebuscado que nos instiga a pensar mais profundamente sobre o que é a vida e o que podemos fazer com ela, para que possamos dar valor às coisas importantes e lembrarmos que estamos em constante construção de aprendizado.

Barkley 15/07/2022

Provocações filosóficas
O livro faz jus ao título, realmente nos faz refletir profundamente em temas como: o amor entre nós; a busca pelo conhecimento ; respeito ao próximo; noção de tempo.

É composto por curtos capítulos, com importantíssimos assuntos. A cada página que passa, levanta muitos questionamentos.

Cortella, nos traz frases de pessoas importantes, como Guilherme Guimarães, Shakespeare e outros. Recomendo que leiam o livro com um dicionário ao seu lado. É rico em palavras.

Recomendo à todos que leiam e releiam, é de suma importância pensar sobre os tópicos abordados.
Vanessa.Alessi 17/07/2022minha estante
Adorei a descrição! Vou colocar na lista de leituras..

Barkley 17/07/2022minha estante
Recomendo e muito.

Vini Medeiros 13/07/2022

Uma coletânea incrível
Cortela sempre um pensador que trás questões importantes para a vida, ele trás um conjunto de provocações para despertar no leitor algumas questões da vida moderna, excelente