Não Nascemos Prontos!

Não Nascemos Prontos! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Nascemos Prontos!

Carol 13/07/2023

Superficial
Não gostei da leitura e a culpa é minha porque não prestei atenção ao fato de que são provocações filosóficas. São vários textinhos pequenos sobre assuntos diversos que, obviamente, têm por função apenas provocar o leitor a refletir sobre eles. Assim, o professor não se aprofunda em nenhum deles, o que me deixa agoniada pela quantidade de brechas que os textos têm. Mas, por serem provocar, fica a cabo do leitor preenchê-las. Acho que, pelo mesmo motivo que não gosto de contos contos não gostei desse modelo de escrita: acho que é algo mal desenvolvido e incompleto. Gosto de textos mais elaborados e que se aprofundam na matéria, ainda que eu discorde.

Luísa 09/07/2023

Fui procurada por minha mãe para ler esse livro e, acredito eu, que ela o fez com o intuito de tentar me transmitir alguma mensagem.
Eis o problema: não senti nada.
Cortella citou tantos filósofos, celebridades, etc, que esqueceu de desenvolver o conteúdo em si.
Achei que foi uma leitura vaga e com provocações (se é que posso chamar assim) um tanto sem-graça.
Talvez essa minha analise tenha total embasamento (e tem) no meu momento pessoal, então não significa que outros não possam se sentir tocados pelas mensagens que o livro transmite.

Warlly.Cavalcanti 16/06/2023

O livro é muito bom, mas tem uma linguagem bem formal, as vezes é meio difícil de entender. Com tudo ele passa mensagens de vida excelentes e faz com que o leitor reflita bem sobre essas questões da vida, que de fato não nascemos prontos, mas os processos das nossas vidas vão nos preparando para tudo.

Tice 07/06/2023

Não nascemos prontos
Ler Mário Sérgio Cortella é abrir as janelas da vida para um horizonte propício ao crescimento. Nesse livro ele apresenta uma rica abordagem reflexiva acerca da construção humana em todos os seus campos de atuação. Achei muito lindinha a descrição que ele fez da Tirinha da Mafalda. Foi algo tão criterioso que eu corri no celular em busca da tirinha afim de visualizar para além da imaginação. O livro, embora curtinho, tem uma bagagem gigante, tanto no que diz respeito ao conteúdo do autor, quanto em indicações de outros materiais como: livros, séries, músicas, escritores, textos, etc.
Leitura saborosa.

Malia_ 04/06/2023

ça ne fait rien
Não sei porque continuo lendo os livros de Cortella sempre que termino estou mais depressiva e perdida do que antes

Lynn 03/05/2023

Perfeito
O autor mostra que quando estamos insatisfeitos somos capazes de inovar, mudar e nos construir aos poucos, pois o grande desafio humano é não se satisfazer com as coisas como estão agora.

Marcello Ramalho 02/05/2023

Esperava que o livro estivesse a altura da reputação do autor. Em textos curtos, o autor tentar organizar ensinamentos de vida através da ótica da filosofia. Com exceção da menção a nobre pensadores e suas citações, achei o conteúdo pobre.

Amanda1791 09/04/2023

A primeira obra do Cortella que li. Francamente, esperava mais.
Algumas provocações fizeram todo o sentido na minha mente e assinei em baixo em algumas delas, mas não é um livro que leria ou recomendaria.

Babi 03/04/2023

INCRÍVEL
Esse livro foi uma experiência incrível. Não nascemos prontos é um momento de reflexão, de acordar para a vida, porque não devemos nos acomodar com o que temos e devemos sempre buscar conhecer mais, independente da idade. Saber que está faltando espanto em nós, mostra como o ser humano de hoje é inovador, inteligente. Mas alerta também que somos consumistas. Que o capitalismo nos cegou e, por isso, achamos normal atitudes de sermos superiores a outros. Vamos ter cuidado com a tacocracia, duas coisas essenciais: rapidez e agilidade, porém devemos cuidar disso. O autor relata como não sabemos cuidar, planejar nosso dia e com isso queremos tudo para agora, porque não podemos esperar pois já temos outra coisa para fazer.

Anny 08/03/2023

Não nascemos prontos! Questões filosóficas.
Um ótimo livro pra quem é da área de filosofia, sociologia... São assuntos do cotidiano que são abordados de uma forma pensante e que te faz questionar a sociedade. Com muitas referências literárias.

ingrid325 12/02/2023

Tacocracia com Freud?
É muito difícil conviver em sociedade sem se comparar com ela, sem pensar que deveria estar fazendo bem mais do que já faz, sem correr contra o tempo para entregar as demandas julgadas necessárias para o sucesso. Neste livro, o "viver depressa" recebe o nome de Tacocracia.
A Tacocracia é muito bem abordada nas provocações filosóficas contidas na leitura. Acerca delas,eu posso dar só uma palhinha. Diz Freud: "O homem moderno pensa perder algo - tempo- quando não faz as coisas depressa; entretanto, não sabe o que fazer com o tempo que ganha, a não ser matá-lo". Boa Leitura!

axcel0773 04/02/2023

Sempre gostei do Mario. Os livros dele tem muitos questionamentos que lhe faz refletir e desacelerar um pouco a sua vida, esse livro não é diferente, bons questionamentos, boas reflexões e bons ensinamentos. Recomendo.

pattymulder 21/01/2023

Os textos carregados de referências nos fazem refletir sobre nossas atitudes e reações no dia a dia.

Rayssa414 18/01/2023

Nada de mais
Não é lá um livro muito interessante, debate muitos assuntos, tem boas citações, algumas reflexões, mas é só isso.

Um livro para passar o tempo de forma produtiva, é pequeno e nos fornece alguns conhecimentos.

Batista 15/01/2023

Cortella, como sempre, brilhante. Há um questionamento de estar preparado, ou não, para a vida. Ele além de dar uma resposta, nós dá um consolo.