Não Nascemos Prontos!

Não Nascemos Prontos! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Nascemos Prontos!

Rafaela1002 04/05/2022

Não Nascemos Prontos!
Nessa semana eu estava pensando o quanto sou incompleta e quanto não estava pronta para a vida. De forma muito engraçada achei o nome desse livro na minha lista de leitura ( nem lembrava que estava lá), procurei o livro na biblioteca da minha faculdade e peguei.

Já no inicio do livro o autor diz que sempre estaremos em processo de desenvolvimento! Ufa ! Que alívio! Descobri que não sou só eu nessa situação.
De forma bem clara o livro mostra que se nascessemos prontos a vida não teria tanta graça pois já saberíamos de tudo, e tudo seria repetido e monótono para nós !

Dessa forma, me sinto mais aliviada ao saber que sou a melhor versão de mim mesma, enquanto não posso ser melhor !

Quem quer ser provocado filosoficamente, leia esse livro !

DIRCE 31/08/2011

Um pequenino facho de luz.
Mário Sergio Cortella é realmente uma grande estrela. Digo isso porque com um livro de apenas 134 páginas ele consegue iluminar nossa mente ( pelo menos comigo foi assim).
Por meio de pequenas provocações filosóficas ele nos leva ver como estamos alheios ao que acontece no nosso meio e a nossa volta.
Nada mais nos causa espanto.
Vivemos no mundo do vapt-vupt, e isso que faz com que nos tornemos intolerantes e impacientes. A tecnologia que devia ser nosso servo está se tornando nosso Senhor. Acreditamos que tudo nasce pronto e não nos damos conta que tudo exige um processo: o de se fazer .
Ele argumenta que é errônea a idéia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha ela fica: para que isso acontecesse, ela teria que ter nascido pronta e se desgastando ao pouco ( achei o máximo)
Argumenta também que não nascemos prontos, vamos nos fazendo . O que se torna velho em nós está no nosso passado e não no nosso presente.
Cortella defende que devemos viver o tempo. Devemos vivificá-lo, torná-lo substantivo de modo que ele possa se tornar desfrutável e, assim sendo, impediremos a mediocridade espiritual.
Em resumo, acredito que de todas as provocações se sobressai uma crítica à nossa pressa e de como não sabemos aproveitar o nosso tempo.
Na página 15 do livro, Cortella cita uma frase de Guimarães Rosa:" não convém fazer escândalos de começo; só aos poucos é que o escuro é claro".
Estou ainda no começo, mas o escuro está sendo substituído por um pequenino facho de luz – como a luz de um vaga-lume e, eu, me permito fazer uso do dito popular: devagar se vai ao longe. Ou seria: eu vou ao longe?

Elaine 20/03/2022

Sou fã do Cortella! Em poucas páginas eu consegui refletir em vários momentos e eu gosto de leituras que me fazem questionar o meu comportamento e de de como posso melhorar como pessoa. Temos muito que aprender, ensinar e colocar em prática e quando não soubermos ter a humildade de perguntar.

Jeffer 29/06/2011

Trecho
Um bom livro é aquele que te emociona, isto é, aquele que produz em ti sentimentos vitais, que gera perturbações, que comove, abala ou impressiona. Em outras palavras, um bom livro é aquele que, de alguma maneira, te afeta e impede que passe adiante incólume. (pág. 133)

bruno 15/12/2022

Cortella, de forma bastante leve nos faz refletir sobre a vida de forma geral, com diversas citações de diversas personalidades, ao contrário do que parece, o autor não se aprofunda teoricamente, tornando a leitura bastante acessível e não algo cansativo. É um livro curtinho que vale a pena.

Emanuele153 18/01/2024

Cortella é inspirador
O livro é, do início ao fim criado para te fazer refletir sobre a vida, assim como todos os livros de Mario Sergio Cortella. Ele faz colocações tão sinceras e verdadeiras, coisas que dificilmente paramos pra pensar naturalmente

Esse livro em especifico, como o próprio título já diz, fala sobre como estamos em constante evolução, como não nascemos prontos. E assim como o autor fala: que graça teria se já nascessemos prontos? Tudo seria recriação e redescoberta, nada seria novo...

Aninha 24/12/2011

Nunca estaremos...
"estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento." (página 12)

O filósofo e educador Cortella nos presenteia com 31 pensatas sobre temas diversos: satisfação, felicidade, tempo, esperança, tristeza, resignação, nostalgia, tecnologia, sabedoria, destino, entre outros.

O objetivo não é chegar a uma conclusão, mas questionar o que se pensa. É indagar os porquês. É fazer com que cada um perceba que a vida se faz a cada dia, que ninguém está pronto.

"Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo."

Enquanto estamos vivos, que tal cuidar das coisas que verdadeiramente são importantes?

"E se fosse isso perder a vida: fazermos a nós próprios as perguntas essencias um pouco tarde demais?" Gilbert Cesbron

" O tempo não é só passagem; é, também, esgotamento, restando para muitos apenas alguns horizontes de perplexidade tardia."

Mas podemos gastar o tempo com o ócio?

"Ócio não é falta do que fazer, mas possibilidade de, nas condições apresentadas, fazer a escolha lúdica do que se deseja sem constrangimento ou compulsoriedade."

Ao discorrer sobre a amizade, ele separa as que ocorrem por força das circunstâncias e as reais:

"...poucas são as relações interpessoais que fogem ao utilitarismo das afetividades simuladas. Cada vez mais temos amizades fugazes, com data de validade restrita."

"a felicidade de um amigo deleita-nos, enriquece-nos, não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe." Jean Cocteau

Mas, e a felicidade, é possível ser feliz?

Ao citar Beda, ele diz: "...o sucesso está na generosidade mental (ensinar o que se sabe), na honestidade moral (praticar o que se ensina), na humildade inteligente (perguntar o que se ignora)."

Dica: se você acha que no dia que conquistar seus sonhos será feliz e estará satisfeito, nem leia esse livro. A acomodação não combina com a busca ininterrupta do procurar saber mais, sonhar mais, viver mais.

Viver é buscar, com esperança.

"Esperançar é se levantar, é ir atrás, é construir, é não desistir, é levar adiante, é juntar-se com outros para fazer de outro modo."

Afinal, quem fica parado é poste, né Zé Simão?

Boa leitura!

Marina.Miotti 15/01/2022

O livro não nascemos prontos de Cortella, ressalta que não podemos nos deixar cair na monotonia. Não somos um utensílio ou um eletrodoméstico, precisamos estar sempre mudando.
°°° 15/01/2022minha estante
Acho esse título incrível, da a sensação de ser simples, mas só ele já consegue levantar várias reflexões.

Sucka 14/10/2022

De fato, não nascemos prontos.
Que bom ser provocada a pensar!
Este livro era o que eu precisava ler neste momento em que estou me indagando de certas coisas.
Este livro irá te fazer refletir e claro, tem ótimas indicações de livros.
Espero que apreciem a leitura tanto quanto eu.

Maria 18/12/2021

o corpo são é produto do espírito são.
mais uma vez tirando o chapéu pro cortella por ressaltar o óbvio de uma maneira sagaz. gosto de como a representação atual da sociedade seja a ansiedade, porque é real. de fato, vivemos no tempo do "eu preciso fazer agora" e consequentemente a sobrecarga de responsabilidade e afins levam o ser humano a beira de colapsos questionáveis.

Marcos Aurélio 05/10/2023

Crônicas cotidinas com muitas referências
Cortella é um dos filósofos e escritores brasileiros que mais gosto.

Leio as crônicas ouvindo a voz do professor ecoando na minha cabeça. São textos do cotidiano que falam muito sobre, princípios, valores, moral.

As crônicas me dão asas, viajo. Às vezes entendo simplesmente, às vezes as referências me fazem sentir o peso do argumento, às vezes apenas acalmo e deixo fluir.

Leve e prazerosa leitura.

Vrodriguues 26/08/2022

"o tempo não é só passagem: é, também, esgotamento."
Não gostei, acredito que talvez seja porque Filosofia não seja o meu gênero de leitura. Tem uma proposta interessante, é uma leitura rápida, gostei das citações de pessoas, mas achei a escrita confusa e entendiante, não consegui me prender.

Léia Viana 27/09/2010

O mundo das palavras de Cortella é sempre uma descoberta fascinante e de muito aprendizado sobre tudo. Não há como não aprender com ele. Além de ter uma didática toda especial ao longo de seus textos, ler sua obra é como se uma cortina fosse retirada de nossos olhos.
Este escritor enriquece o mundo de qualquer um que se dê a oportunidade de lê-lo e de assistir a suas palestras.

Lelê 21/10/2022

Provocações Filosóficas
Cortella elucida que um bom livro é aquele que traz sentimentos, despertando e tornando vivo tudo aquilo que carregamos dentro de nós mesmos, após a leitura se tornou evidente o quanto isso é verídico. O livro é carregado de questões instigantes e provocadoras, fazendo-se pensar em diferentes questões que passam despercebidas ao longo da vida.

Vinícius 20/05/2020

A primeira metade do livro é cinco estrelas, já a segunda...
Tem boas reflexões. Apesar de já ter quase uma década, continua trazendo detalhes interessantes. Só acho que na segunda metade do livro não consegui me identificar tanto. Não sei nem dizer se ficou repetitivo demais, mas achei as reflexões iniciais tão interessantes que depois acabou decepcionando.