Não Nascemos Prontos!

Não Nascemos Prontos! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Nascemos Prontos!

Jubspeixoto 22/06/2020

Ser feliz é ser tranquilo
O ser humano, complica muito a vida, e esse livro com bate papo filosófico, faz refletir ou nos momentos ali, será que a gente não tá exagerando em alguns pontos e talvez a cabeça não tá pregando peças?
Realmente o livro te provoca, muitas questões pelo menos comigo foi assim, de que às vezes a gente fica muito na ansiedade pensando demais no futuro ou pensando demais no passado e o que importa é o presente nós não nascemos prontos realmente não tem manual.

nanarissa 01/11/2020

Entrega o que se propõe a fazer
O subtítulo da obra diz exatamente ao que ela se propõe (e cumpre!): provocar. Uma junção de vários pequenos capítulos, cada um com uma temática diferente e atual para se refletir, fazendo diversas citações para aqueles que (como eu) foram pegos pelas provocações e sentem agora a necessidade de procurar e saber mais. Ótima proposta e catapulta para novas e diferentes leituras!

Carol 13/07/2023

Superficial
Não gostei da leitura e a culpa é minha porque não prestei atenção ao fato de que são provocações filosóficas. São vários textinhos pequenos sobre assuntos diversos que, obviamente, têm por função apenas provocar o leitor a refletir sobre eles. Assim, o professor não se aprofunda em nenhum deles, o que me deixa agoniada pela quantidade de brechas que os textos têm. Mas, por serem provocar, fica a cabo do leitor preenchê-las. Acho que, pelo mesmo motivo que não gosto de contos contos não gostei desse modelo de escrita: acho que é algo mal desenvolvido e incompleto. Gosto de textos mais elaborados e que se aprofundam na matéria, ainda que eu discorde.

Barkley 15/07/2022

Provocações filosóficas
O livro faz jus ao título, realmente nos faz refletir profundamente em temas como: o amor entre nós; a busca pelo conhecimento ; respeito ao próximo; noção de tempo.

É composto por curtos capítulos, com importantíssimos assuntos. A cada página que passa, levanta muitos questionamentos.

Cortella, nos traz frases de pessoas importantes, como Guilherme Guimarães, Shakespeare e outros. Recomendo que leiam o livro com um dicionário ao seu lado. É rico em palavras.

Recomendo à todos que leiam e releiam, é de suma importância pensar sobre os tópicos abordados.
Vanessa.Alessi 17/07/2022minha estante
Adorei a descrição! Vou colocar na lista de leituras..

Barkley 17/07/2022minha estante
Recomendo e muito.

Zayanne 10/05/2021

Ainda assimilando.
Receber a indicação desse livro foi como receber um conselho daqueles bons e que a gente guarda com o maior carinho.

Devorei cada página como quem anseia por um conhecido transformador e inspirado; curiosamente, encontrei essa experiência em cada pequeno ensaio ali exposto.

Marquei páginas, fiz anotações em cada capítulo, mas tenho a sensação que estarei digerindo cada palavra pelo resto da minha vida.

Amanda1791 09/04/2023

A primeira obra do Cortella que li. Francamente, esperava mais.
Algumas provocações fizeram todo o sentido na minha mente e assinei em baixo em algumas delas, mas não é um livro que leria ou recomendaria.

Rayssa414 18/01/2023

Nada de mais
Não é lá um livro muito interessante, debate muitos assuntos, tem boas citações, algumas reflexões, mas é só isso.

Um livro para passar o tempo de forma produtiva, é pequeno e nos fornece alguns conhecimentos.

Ricardo743 12/03/2014

Para aqueles que buscam provocações filosóficas mais, ''fortes'' digamos, não é o livro indicado. Levanta algumas questões um pouco diferentes e força aqueles que não tem como hábito o contestar da realidade em que vivem.

Alef 01/01/2014

"Não nascemos prontos " como todo livro de provocações filosóficas não é um livro para ser lido de forma contínua ,mas sim de forma intermitente pausada por reflexões. Tomar esse cuidado é importante para tornar a leitura proveitosa.

No livro, Cortella relata sobre temas de forma rica ,porém concisa. Sempre preciso, o autor menciona citações tornando a leitura ainda mais interessante - é mesmo um dom de Cortella. Pedagógico, prático e dialético ,Cortella apresenta temas mas nada conclui sobre eles. A intenção? Provocar. Pensemos pois.

Luliane.Machado 17/09/2022

Pensamentos necessários
Nessa obra Cortella nos leva a pensar sobre situações que nos acontecem em dias atuais e que em função de estarmos sempre na correria, resolvendo o que é urgente não prestamos atenção.

Exemplos:
1. Tacocracia - É um termo que significa "ditadura da velocidade", que denota a noção de que as melhores coisas são classificadas como as mais rápidas.

2. "Memória fugaz, história veloz Lembramos facilmente a data que findou a Segunda Guerra Mundial, mas não recordamos fatos recentes como em que ano ocorreu o processo de impeachment do presidente brasileiro. ?????"

3. ""Na correria do dia a dia, o urgente não vem deixando tempo para o importante!""

4. ""Cuidado com a tristeza. Ela é um vício." Gustave Flaubert"

5. ""A recordação da felicidade já não é felicidade; a recordação da dor ainda é dor". George Gordon".

Erika.Reis 07/10/2022

Comecei gostando bastante das primeiras reflexões, mas sinto q perdeu o ritmo no meio, fato que me fez não dar 5 estrelas. Mas é ótimo, tem ótimas ideias e viradas de chave, recomendo pra quem quer estudar filosofia sem sentir que estuda filosofia.

Julia Carraro 21/10/2020

Reflexões interessantes
Cortella é sempre brilhante em suas reflexões e auxilia por meio deste livro na busca pela auto-aceitação (ao menos ao meu ver).