Yakuba

Yakuba Thierry Dedieu

Resenhas - Yakuba

penapensante 21/05/2016

Excelente!
Muitas vezes somos obrigados a fazer uma escolha difícil, capaz de mudar o rumo de nossas vidas. Com Yakuba não foi diferente, o garoto teve que agir com sabedoria debaixo do sol escaldante da savana africana
Leia a resenha completa em Pena Pensante! =)

site: http://www.penapensante.com.br/2016/05/yakuba-de-thierry-dedieu.html

Sofia Trindade 02/06/2016

Yakuba é um garoto que já está na idade certa para se tornar um grande guerreiro em sua aldeia. Mas para isso ele terá que passas por um teste que prove que ele está apto para o cargo tão importante para eles. O menino estava preparado para realizar o teste, porém ele não imaginava que teria que tomar uma decisão muito difícil e fazer uma escolha que mudara sua vida para sempre.

Yakuba é um livro que me surpreendeu logo quando chegou. Ao receber o pacote grande do correio fiquei imaginando o que haveria ali dentro e logo me deparei com um livro grande e de capa dura.
O livro é composto por 40 páginas, ilustrações muito lindas, trechos pequenos da história, mas uma mensagem muito linda que pode ensinar muita coisa para os jovens leitores.

É um livro muito rápido de ler, você pode ler em 5 minutos, mas o mais importante é a bagagem de conteúdo que, mesmo tendo poucas páginas, ele traz. A decisão de Yakuba acarretou uma consequência para a vida dele. Uma consequência que nos traz a reflexão do que faríamos se estivéssemos no lugar dele. Como eu disse anteriormente é uma pequena história que ensina muito para os leitores e pode ser adaptada para a sala de aula ou ambientes de ensino muito facilmente. Recomendei o livro para minha mãe que é professora e recomendo para todos os professores que estão lendo a resenha.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/06/resenha-yakuba.html

Sergio 01/08/2016

Yakuba
Yakuba é um jovem e está prestes a se tornar um guerreiro. Na tribo onde vive, porém, para ser reconhecido como tal, é necessário demonstrar sua coragem indo sozinho à savana, e voltar de lá apenas quando enfrentar um leão. Nosso protagonista parte, então, na busca incessante de seu inimigo. Sob o sol escaldante, Yakuba caminha, até que avista ao longe seu oponente. Entretanto, algo inesperado acontece: Yakuba encontra o leão ferido, deitado nas sobras de uma árvore.

É neste ponto que a estória apresenta seu clímax. Diante de tal fato, caberá a nosso personagem principal (e talvez o único, se desconsiderarmos o narrador e o leão) decidir seu próprio futuro. Matar o leão e ganhar o respeito de sua tribo ou poupar-lhe a vida e se tornar homem perante seus próprios olhos?

Thierry Dedieu consegue ser objetivo e ao mesmo tempo emblemático. A construção da personalidade de Yakuba, embora que feita de forma parcial e totalmente rápida, gera no leitor uma sensação de familiaridade. A expectativa criada para sabermos a decisão tomada é inevitável: somos impulsionados a devorar as páginas seguintes e, quando nos damos conta, o livro já acabou.

A edição da Galera Júnior está impecável. O livro apresenta um tamanho diferenciado, sendo maior do que o habitual. Considero que tal dimensão tenha como intuito tornar as ilustrações mais vivas e a experiência com o exemplar mais agradável. Embora curto (sim, o livro apresenta apenas 40 páginas), Yakuba nos transporta para as tribos africanas e todo este cenário "primitivo", mas ao mesmo tempo amplamente cultural, que tais organizações sociais podem oferecer.

Além de possuir um enredo singelo, com um ponto alto totalmente definido e um desfecho singular, a obra consegue ser acessível e de fácil compreensão, tornando-se recomendada não apenas para adultos, mas também para adolescentes e até mesmo crianças.

Não revelarei, por motivos óbvios, a escolha de Yakuba. Recomendo, entretanto, que todos vocês, leitores, deem uma chance ao livro e desfrutem, assim como eu, desta maravilhosa leitura. Perca-se (ou se encontre) nas misteriosas e perigosas savanas africanas.

Até logo,
Sérgio H.

site: www.decaranasletras.blogspot.com
Pizza Fernandes 16/05/2023minha estante
essa resenha foi maior que o livro

yasmine 12/12/2020

Amo livros infantis por passarem mensagens profundas de um jeito simples e esse livro é exatamente assim.