As Aventuras de Sargento Verde

As Aventuras de Sargento Verde Helena Gomes

Resenhas -

Anna Medeiros 31/12/2022

Cara, eu amo a literatura brasileira.
Sou meio supeita pra falar, mas esse livro é maravilhoso. E é ótimo, as vezes, ler algo de um gênero que você não está acostumado a ler, e assim acabar conhecendo histórias que talvez você jamais conheceria.

Eu amei os personagens, a história, a mensagem filosófica por traz dos símbolos, etc.

Na Nossa Estante 27/05/2016

Sabe quando você vê um livro e automaticamente pensa: PRECISO LER ESSE LIVRO!?!? Pois é, aconteceu exatamente isso quando vi a Editora Biruta lançando As Aventuras de Sargento Verde. Sargento Verde é um personagem das nossas narrativas folclóricas brasileiras, trata-se de uma menina que se disfarça de menino usando roupas verdes e acaba se tornado objeto de interesse de uma rainha sendo obrigada por ela a realizar várias missões impossíveis.

Conheci essa personagem do nosso folclore quando li "Histórias de Tia Nastácia" de Monteiro Lobato e me encantei com ela e fiquei ansiosa por conhecer essa nova versão da história feita pela Helena Gomes e, sinceramente, achei essa versão século XXI genial.

A história contada em "As aventuras de Sargento Verde" funciona como um verdadeiro trabalho de tecelagem, pois para o compor a autora pegou sete diferentes histórias do nosso folclore e cerziu uma a outra para montando apenas uma narrativa com começo, meio e fim, na qual se conseguiu bordar amor, mistérios, aventuras, fantasia e reviravoltas incríveis.

Como na narrativa de Lobato, Sargento Verde é uma menina que se veste de menino e acaba vivendo no palácio e acaba virando objeto de amor da própria Rainha. No entanto, Helena Gomes incrementa a narrativa, inclui uma valorosa parceria com o príncipe mais novo e costurando outras narrativas constrói um romance entre eles em meio a várias aventuras.

Nessas aventuras Sargento, menina cheia de habilidades físicas e intelectuais, enfrenta dragões, monstros marinhos, fadas, bruxas, transformações mirabolantes e até mesmo problemas de memória. Ela salva pessoas e é salva, ajuda e é ajudada, vence e é vencia utilizando por horas a identidade de homem, por horas a de mulher e nos melhores momentos uma mistura das duas em uma aventura na qual personagens bipolares não existem, o mau não é absolutamente mau e nem o bem absolutamente bom.

A Helena Gomes e a Ágatha Kretli entregam ao público um livro nada menos que excelente, uma com seu texto preciso, muito enxuto, livre de machismo e muito consciencioso, a outra com ilustrações belíssimas encantando os olhos e a imaginação. Indico As aventuras de Sargento Verde para todos os amantes de uma boa aventura.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/05/as-aventuras-de-sargento-verde-resenha.html

stellapas 14/01/2023

Eu pessoalmente amei a narrativa e pra mim o final foi completamente inesperado. Tudo o que queria falar é que amei esse livro MESMO. Recomendo ele pra pessoas que gostam de aventuras, magia e ficção.

Juüæy. 08/03/2024

Cheio de reviravoltas, adorei!
Um livro infantil cheio de mágica, aventura, reviravoltas e romance adequado. Li em 1 dia, em poucas horas, maravilhoso e ótimo para crianças ou pré-adolescentes. Porém, o livro é extremamente resumido, deixando os acontecimentos muito acelerados e desorganizados para algumas pessoas. Foi até agoniante para mim no início processar tudo que havia acontecido em poucas páginas. Um livro bem sofrido também, não em questão de tristeza ou abordagem de assuntos pesados, mas sim porque os protagonistas não tinham sequer um dia de paz. Claro, é um livro pequeno e não caberia tanto, porém isso me irritou um pouco no início. Bem, é um livro infantil, não dá para reclamar de tudo e não vai agradar todo mundo que lê, porém é ótimo como uma distraçãozinha.

Maritax 30/03/2024

Maravilhoso!
Esse livro é lindo! Lindo! E mais lindo! É bem estruturado, conta a história de uma forma tão envolvente e se eu pudesse ler pela primeira vez de novo, eu claramente leria! ?

Pandora 02/05/2016

Irene Moreira 15/07/2016

Em As aventuras de Sargento Verde a autora Helena Gomes entrelaçou de forma fantástica personagens dos universos de Monteiro Lobato, Irmãos Grimm e alguns contos de fadas cheio de aventuras, suspense, mistério, fantasia regados com muito amor.
O moleiro e sua esposa viviam na pobreza até que uma fada propõe torná-lo rico recebendo em troca a criança que seria deixada na porta de sua cabana. Só que a menina, no ano em que completaria doze anos, descobre tudo e resolve fugir e fingir ser um menino para poder enganar a fada e ser respeitada.
No início de sua viagem ela vai salvar o príncipe que passa a chamá-la de Sargento Verde. Ele a leva para o palácio onde serão companheiros inseparáveis onde ela passa a ter de tudo. Participa de suas aulas aprendendo a ler e escrever e de seus treinos.
"Ganhou força, agilidade, desenvolveu o raciocínio, adquiriu conhecimento."
Ela e o príncipe vão passar por diversos desafios enfrentando dragões para poder pegar água milagrosa da fonte e salvando uma princesa de uma magia.

Leia a resenha completa no blog da Saleta de Leitura

Saleitura 15/07/2016

"Ganhou força, agilidade, desenvolveu o raciocínio, adquiriu conhecimento."
O príncipe é traído por seus irmãos mais velhos fugindo para não ser morto contando sempre com a ajuda de Sargento. Por mais que Sargento enfrente o dilema de não revelar a sua identidade e o seu amor pelo príncipe ele já sabe e corresponde do mesmo sentimento.
Uma história sobre uma fonte milagrosa, um dragão que vira princesa, a rainha que colecionava rouxinóis encantados e se transformava em coruja, a vida de escravidão de um lenhador, um peixe gigante com dentes afiados, um rio subterrâneo somada a maldade "de fadas e homens." Tantas coisas ruins que sofrem além de um segredo que poderá mudar a vida de nossos heróis.
Vamos passar por vários cenários que fazem recordar inesquecíveis contos de fadas.
"Um conto dentro de um conto
e mais outro
e mais outro conto..."
A autora Helena Gomes apaixonada por contos de fadas nos brinda com uma história mágica que se enche de vida e cores através das ilustrações de Ágatha Kretli.

" A todos que acreditam no poder
das histórias e da imaginação."

Resenhado por Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/07/resenha-as-aventuras-de-sargento-verde.html

Italo Teixeira 20/02/2017

Para todas as idades lerem
As Aventuras de Sargento Verde foi uma das leituras que fiz esse mês sem nenhuma pretensão e foi uma ótima experiência, Helena Gomes escreveu nessa obra 7 contos que vão interligando-se e contando a história de Sargento Verde.

O livro inicia-se quando um moleiro que passava por necessidades financeiras encontra uma fada e esta promete-lhe riquezas desde que ele entregasse uma "pequeno ser" que estaria em sua casa. De pronto ele aceita e ao chegar em casa descobre que uma criança tinha sido deixada em sua casa. Logo o moleiro e a esposa cuidam da criança até o período da adolescência. Quando a jovem criança estava perto de completar 12 anos descobre que seria entregue à uma fada e por isso decide fugir de casa.

Para não ser reconhecida a garota decide cortar os seus cabelos como de rapaz e passa a viver como menino. Enquanto fugia ela encontrou um garoto preso em um poço, tratava-se de uma espécie de desafio para testar o seu valor. Porém, era nítido que o garoto não conseguiria sair do poço sem ajuda e para acabar com a aflição do menino ela decide ajuda-lo (mas em nenhum momento ele percebeu tratar-se de uma garota)

De imediato surge uma amizade entre esses dois, de uma forma natural e inocente. A "garota" volta com seu recém amigo para a terra dele, onde ele era príncipe e ela passaria e receber treinamento para então tornar-se Sargento Verde.

As Aventuras de Sargento Verde, como já disse anteriormente, foi uma leitura que fiz ser grandes pretensões e que conseguiu me surpreender. Acreditei tratar somente de uma história infantil, mas a Sargento Verde consegue surpreender o leitor em vários momentos: é uma personagem destemida, corajosa e ao meu ver, empoderada. Ela foge rumo ao desconhecido, com uma identidade nova, em uma vida nova e aos poucos, vai conseguindo superar as dificuldades que surgem no caminho.

Além disso, Sargento Verde prezava muito sua emancipação, e mesmo que em momentos do livro pensasse na questão de relacionamentos, não deixava de querer aprender a se defender e "se virar" só.

Helena Gomes escreveu um ótimo livro de entretenimento para todas as idades, mas não contentando com o comum, acrescentou também elementos como a emancipação feminina o que tornou, para mim, a personagem ainda mais interessante. A edição, por sua vez, está magnífica. A editora teve cuidado na revisão, não deixando passar nenhum erro gramatical, somado também a uma trabalho gráfico memorável.

site: http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/2017/02/resenha-as-aventuras-de-sargento-verde.html

Bruh 28/04/2022

Legal
É um livro bom de ser lido bem rápido e com vários contos legais contando as histórias de sargento verde e o príncipe mais novo.

Sargento verde ? uma menina que se veste de menino para fugir de uma fada que na verdade era sua mãe que não sabia que tava atacando a própria filha.

Príncipe mais novo ? um cara super fraco que se apaixonou por sargento e virou melhor amigo e esposo dela, tiveram várias aventuras e um filho juntos.

bandecretina 09/01/2024

Te amo sargento verde
Eu li esse livro quando eu tinha uns 6/7 anos e foi o meu favorito durante muito tempo. já reli esse livro tantas vezes que sei a história de trás pra frente e continua sendo muito marcante na minha vida. eu sou MUITO suspeita pra falar mas eu acho esse livro muito bom e recomendo muito a qualquer pessoa. é muito gostosinho de ler e te prende bastante, eu acho. ?