O Enigma das Estrelas F.T. Farah

Resenhas - O Enigma das Estrelas

Fernanda 28/04/2014

Resenha: O Enigma das Estrelas
Resenha: “O enigma das estrelas” possui uma leitura bem leve e jovial, e introduz cenas objetivas e ao mesmo tempo curiosas. A história é bem dinâmica e a aventura se faz presente na narração, diante de personagens descontraídos e dispostos a desvendar qualquer mistério.

Jonas, Vicentinho, Alfredo, Carola e Carmem são amigos que se encontram em Morro do Ferro, um lugar que possui algumas histórias e lendas locais, envolvendo coisas enigmáticas e maldições. Eles não temem o desconhecido e essa é a melhor parte, já que idealizam planos mirabolantes e são cúmplices em suas ações. Assim decidem organizar um acampamento para desfrutarem a companhia um do outro, e de início nem imaginavam o que estaria por vir.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-o-enigma-das-estrelas-f-t-farah.html

ju1101 03/02/2023

esse foi o primeiro livro que eu li na vida. faz muitos anos desde que o li e lembro que gostei tanto que sabia tudo de cor (hoje em dia não me lembro de quase nada kkkkk). não sei se eu iria gostar agora, mas quando eu era uma pequena humana eu me lembro de ter amado

Ju 29/04/2014

O Enigma das Estrelas
Ok, vamos lá. Estou um tanto quanto decepcionada com esse livro, mas vou tentar apresentá-lo a vocês da melhor forma possível. Afinal, os motivos que me fizeram não gostar dele podem fazer alguns de vocês se interessarem... rs...

Morro do Ferro. Uma cidade em que é difícil encontrar um morador que nunca tenha visto um disco voador, ou até mesmo um extraterrestre. Existe até um morador que se tornou um mendigo e não consegue se manter sóbrio desde sua abdução - mas nisso pouca gente acredita, os moradores preferem pensar que ele é um bêbado louco. Com certeza é a opção mais confortável para continuar vivendo suas vidas sem preocupações. Se é que isso é possível em um lugar amaldiçoado...

"- Um padre se apaixonou por uma mulher. Certo dia, o sacristão pegou os dois atrás do altar. Pelados. Revoltado, ele saiu da igreja aos berros dizendo que (...) os moradores deveriam matá-lo para se livrarem da ira de Deus. O padre foi amarrado com a mulher em uma figueira na praça. Antes de morrer, ele amaldiçoou Morro do Ferro. (...) Alguns dias depois um morador contou que uma bola de fogo apareceu no céu, jogou um raio na figueira e ela secou na horinha. (...) Muitas pessoas se mudaram daqui e as que ficaram diziam que os demônios vieram se vingar da morte do padre."

Cinco amigos - Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho - costumam passar sempre suas férias de julho por lá, já que é a cidade natal de seus pais. O pai de Jonas acha que o filho está muito ligado à tecnologia, que precisa de um contato maior com a natureza. Então, tem uma ideia: que ele e seus amigos acampem assim que chegarem à cidade. Convence os pais dos outros garotos (e garotas) e lá vão os cinco, rumo ao Morro dos Anjos (o lugar em que luzes estranhas usualmente aparecem).

Nem todos ficam felizes com isso. Alguns estão bem assustados com a possibilidade de encontrar extraterrestres, demônios, ou simplesmente animais selvagens sedentos por sangue... Uma das meninas está tendo pesadelos constantes, acha que eles estão correndo um perigo desnecessário. Será que esse perigo é real?

A narrativa do livro flui, os diálogos são bem construídos. A diagramação está boa, a letra utilizada é de um tamanho bom para a leitura. Há pequenas ilustrações no início dos capítulos que aumentam o interesse do leitor. Quando um capítulo termina na frente de uma folha, o verso dela é preto. =)

O que, afinal, fez com que eu me decepcionasse? Primeiramente, achei fraca a construção das personagens. Não consegui me envolver com elas, porque sabia muito pouco a respeito de cada uma. Isso é algo que me incomoda bastante. Como é o primeiro de cinco livros, acredito que isso ainda poderá ser trabalhado nos volumes seguintes.

O segundo motivo é muito mais pessoal. Tenho pânico de cobras, e elas têm uma participação grande na história. Achei nojentos os extraterrestres que o autor escolheu para colocar na narrativa e, no final, quando ele explica algumas alterações que fez da primeira edição para essa, fiquei ainda mais revoltada com a escolha, porque na primeira edição ele usou extraterrestres diferentes. Mas quem acha répteis seres fascinantes vai gostar da alteração.

Por último, eu esperava que algum mistério fosse resolvido... só que na verdade o mistério é apenas apresentado. Mas o autor não tem culpa das minhas expectativas terem sido inadequadas... rs... ele não me prometeu uma história fechada em cada livro, e sim uma série, sem nenhuma especificação de como seria trabalhada.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/04/resenha-geracao-editorial-o-enigma-das.html
Dani 03/07/2014minha estante
Sempre vejo muitas críticas negativas sobre este livro, tanto que perdi a vontade de ler rsrs
Parece ser uma leitura leve, pouco aprofundada, uma dica para quem deseja passar o tempo. Não sei se leria, mas não teria altas expectativas rs

Jessica599 25/10/2015

Gostei muito!
O Enigma das Estrelas é aquele tipo de história legal e descontraída que prende aos pouquinhos e te faz gostar dos personagens logo de primeira, pelo carisma.
A história de passa em Morro do Ferro, um município de MG que muitos acreditam ser um local assombrado. Lendas locais dizem que um padre foi flagrado com uma mulher nua e recebeu condenação de morte. Mas, antes de morrer em praça pública, rogou uma maldição na cidade. Dizem até que o padre foi levado pelo próprio demônio. Desde então, luzes no céu e presenças misteriosas têm assombrado seus moradores.
E é exatamente em Morro do Ferro - nesse lugar macabro - que Jonas, Carola, Alfredo, Vicentinho e Carmem vão passar as férias. Assim que chegam ao vilarejo, os cinco são envolvidos pelos mistérios do lugar, e incentivado pelo pai do Jonas - que convence os outros pais - as crianças vão acampar sozinhas em Morro dos Anjos.

É nessa atmosfera mística de lendas, maldições ETs e abduções alienígenas que os garotos enfrentam a maior aventura (de terror) de suas vidas! Um dos meninos começa a ouvir vozes, e os outros têm terríveis pesadelos e dificuldades para dormir. Três dias de aventura, sozinhos na mata, era tudo o que os garotos queriam. Mas... Eles não estavam sozinhos.

O livro é muito divertido. Mas, lembre-se que ele é direcionado para crianças, então não espere uma narrativa adulta. O livro tem ilustrações muito legais e curiosidades bem interessantes; além de ótimas referências musicais pra quem curte o bom e velho rock nacional, também tem dicas de filmes de alienígenas!

site: www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

Robson 10/04/2014

Paginas enroladas e extremamente infantis!
A sensação de receber um livro de surpresa é ótima, você não sabe o que esperar do livro e, com isso, acaba sentindo uma necessidade imensa de descobrir logo se o bendito é bom. O que realmente se torna chato nestes momentos é quando você acaba lendo o livro e se decepcionando com ele. E foi exatamente isso que aconteceu com “O Enigma das Estrelas” do Brasileiríssimo Fabio Farah.

A sinopse do livro literalmente promete uma aventura misteriosa e de tirar o folego, convidando-me a me aventurar com os quatro personagens, mas aqui é que mora a primeira decepção com o livro. O enredo demora a desenvolver-se, se atendo a tópicos não muito necessários à trama principal. O autor peca muito nesta parte, pois o livro é pequeno e isso demanda uma história com um ritmo mais “frenético” e envolvente. Ao ler a sinopse e ver a capa (linda, diga-se de passagem), criei a expectativa de uma aventura infanto-juvenil e engraçada, mas conforme passava as páginas, pude perceber que estava lendo algo extremamente infantil, daqueles que você lê quando está na quinta ou sexta série do ensino fundamental. Ok, isso leva a mais um ponto que quero deixar claro aqui. O plot principal do livro me lembrou muito a de outros dois livros infantis que li quando estava no colégio: Mistério em Veneza (A turma dos Tigres – Thomas Brezina) e Rah, O Mensageiro do Sétimo Raio (Luci Guimarães Watanabe). Todo o clima de amigos criando um grupo para desvendar mistérios, extra-terrestres e coisas estranhas, faz com que eu pense que o autor tentou combinar o enredo destes dois livros para criar o seu (essa pode não ter sido a intenção do autor, mas foi o que eu senti durante a leitura).

Um dos poucos pontos que me agradaram ao ler “O Enigma das Estrelas” foi, sem dúvidas, a narrativa do autor. Se há uma coisa que eu posso dizer sem medo, é que Fabio Farah narra muito bem o que quer contar em seu livro, sem aquela típica sensação de que está querendo assemelhar-se aos grandes best-sellers americanos que estamos acostumados a ler na nossa querida literatura. Ele é simples e objetivo, sem se prender a descrições e mais descrições sobre a folha que está caindo do pinheiro e o fato do livro ser narrado em terceira pessoa, acaba fazendo com que o autor abranja mais facilmente todos os seus personagens.

“Tá bom, Robs! O livro é pequeno, você vai acabar soltando um spoiler gigantesco se continuar falando sobre ele.”

Dito isso, só para finalizar a resenha com chave de ouro, eu tenho que dizer que gostei bastante da dinâmica com que os nossos cinco personagens se envolvem. Eles acabam se completando e isso torna a leitura mais agradável. Além disso, o livro se finaliza de uma maneira boa, deixando um gancho ótimo para a continuação e me dando esperanças de continuar a série e ter algo um pouco mais envolvente.

Em suma, “O Enigma das Estrelas” é um livro que eu indicaria (com certas ressalvas) para professores utilizarem como leitura complementar nas aulas de português do ensino fundamental, afinal, o autor demonstra riqueza cultural em sua narrativa. Mas ainda tenho que dizer que no momento em que ele começa a inserir algumas mitologias à sua narrativa, acaba se perdendo um pouco e não aproveitando-as de uma maneira muito completa.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-o-enigma-das-estrelas-clube-dos-misterios-1-fabio-farah/

Mari 13/04/2014

Resenha: O Enigma das Estrelas
"O Enigma das Estrelas" narra uma aventura de cinco amigos, Jonas, Alfredo, Vicentinho, Carmem e Carola, para o amaldiçoado Morro do Ferro, um vilarejo cercado de erosões e histórias sinistras sobre extraterrestres. Quase todos os moradores já viram luzes pelo céu, inclusive um morador alega que já foi abduzido pelos ETs onde foi usado como cobaia em diversas experiências.

Nas férias de julho todos se reencontram no pequeno vilarejo e neste ano o grupo de amigos topam passar três dias acampados no alto do Morro dos Anjos, famoso por suas histórias assombradas.

Diz a lenda que após um padre ser queimado em praça pública, várias coisas aconteceram no pequeno vilarejo. Anjos? Extraterrestres? Demônios? Cada um tem a sua teoria, mas todos acreditam que o padre está em busca de sua vingança.

Jonas será o líder nessa aventura e planeja aterrorizar seus amigos com histórias sobre ETs, além de querer ficar um tempo sozinha com Carola e ter a chance de se declarar para ela.

Já no alto do morro, os amigos começam a presenciar coisas estranhas, e o pior é la em cima os celulares não tinham sinal, teriam que ficar ali e torcer para que nada de bizarro acontecesse. Mal sabem eles que a aventura não tinha nem começado ainda e das surpresas que iriam encarar...

O livro é pequeno e a narrativa é bem leve, sem muitas complexidades, afinal o livro é um infanto-juvenil. É uma leitura descontraída e que deixou um grande gancho para uma possível continuação.

Eu gostei bastante, me lembrou dos livros que eu lia quando era menor, bateu uma saudade...!

Espero que vocês tenham gostado da resenha!!
Beijos!!

site: http://insaciavelmenteapaixonada.blogspot.com.br/2014/04/resenha-o-enigma-das-estrelas.html

Simeia Silva 16/04/2014

O Enigma das Estrelas inaugurou a série Clube dos Mistérios. Tudo pode acontecer quando se mexe com criaturas fantásticas , com o sobrenatural , com o desconhecido.
Histórias de arrepiar , de deixar o coração na boca.

Na minha humilde opinião, esse é um livro que deveria ser o primeiro lido por nossos filhos quando aprendem a ler , é um livro fantástico e prende a atenção e que te faz imaginar cada cena, cada detalhe , por isso li e guardo até hoje para meus pequenos quando estiverem maiores.

Bjs

site: http://ateliedoslivros.blogspot.com.br

Mari Martelote 22/04/2014

Misterioso, infantil e mal interpretado
"Antes de começar, só para explicar melhor meu título mesmo, o mal interpretado está ligado ao público que o está lendo. O livro é um infanto-juvenil voltado para infantil então, não leia caso você tenha menos de 15 anos, ok?!"

Com uma leitura bem dinâmico e fácil, o autor fez com que, no final do livro, eu me interessasse pela história dos cinco aventureiros. Confesso que não talvez não tenha me interessei totalmente pela história, partes por ter espera um pouco mais dela, partes por talvez não estivesse muito no meu estilo de leitura atual, visto que a história é extremamente focada no público infantil.

Então, para a galera da casa dos acima de 16 anos, esse livro é restritamente não recomendável. Para os outros casos, a leitura é completamente envolvente e vai fazer você se deliciar e entrar de vez nessa "loucura" de férias.

Para ler a crítica completa, acesse:

site: http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com.br/2014/04/clube-dos-misterios-1-o-enigma-das.html

Alineprates 23/04/2014

Recebi esse livro de surpresa da Geração Editorial e fiquei muito contente, sai dando pulinhos, pois adoro livros juvenis.

Como já mencionei, esse é um livro voltado para o público juvenil, então não existe uma trama complexa e densa, nem um aprofundamento nos personagens. É uma aventura para crianças e o livro deve ser analisado como tal.

Nesse livro vamos acompanhar cinco amigos: Alfredo, Vicentinho, Carmem, Carola e Jonas, eles sempre passam as férias escolares em Morro de Ferro, MG. Este vilarejo é cheio de histórias macabras e assustadoras, sobre alienígenas/demônios. Dessa vez os cinco amigos resolvem acampar no topo do Morro dos Anjos, um lugar isolado de comunicação e famoso por incidência de luzes e outros mistérios. As crianças vão viver uma experiência que mudará suas vidas para sempre.

Uma aventura eletrizante, onde as crianças viverão situações de arrepiar. E descobrirão que existe algo muito poderoso por traz de todas as histórias do vilarejo.

Esse livro me lembrou muito os livros do Marcos Rey e da Stella Carr, que eu costumava ler quando criança e senti uma enorme nostalgia.

O autor tem uma ótima escrita para o público juvenil, e conduz a trama de forma bem envolvente, insere um romance típico da idade e vários mistérios.
Outra coisa bem bacana é a dinâmica do grupo, os personagens tem ótima interação, estão sempre apoiando uns aos outros e mostrando que a verdadeira amizade

Esse é o primeiro livro do Clube dos Mistérios, a série será composta por 5 livros. Eu fiquei bem curiosa a respeito da série, pois nesse primeiro livro descobrimos como se forma o Clube dos Mistérios e o que ele representa para as crianças, além do fato da história terminar com um ótimo gancho para a continuação.
Eu pretendo sim,,continuar a série. É um livro leve de narrativa rápida e muito objetiva, mas que proporciona ao leitor uma ótima diversão.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br

Camilla 25/04/2014

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros

Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.
No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

O Enigma das Estrelas é o primeiro volume da série Clube dos Mistérios, escrita pelo autor nacional F.T. Farah. Publicado pela Geração Jovem, trata-se de um livro infantojuvenil, com 160 páginas e uma ótima linguagem, fatores que propiciam uma leitura rápida e agradável.
Por se tratar de um livro voltado para leitores mais jovens, os personagens, todos na faixa etária dos 12 anos, vivem aventuras e diálogos bastante simples e sem floreios. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos momentos intercalados entre os 5 amigos.
Logo no início, nos deparamos com um grande mistério vivenciado pelos moradores do Morro do Ferro. Na verdade, está aí uma situação que qualquer leitor do interior vai compreender. Estranhas aparições de luzes e desaparecimentos são o pano de fundo para boa parte das “prosas” entre os moradores do vilarejo. Todos os anos, um grupo de amigos, residentes em estados diferentes, se reencontra no vilarejo, trazendo consigo seus filhos, que também mantém amizade. Ao contrário dos anos anteriores, desta vez, tudo parece diferente. Deixados sozinhos para montar acampamento no alto do Morro dos Anjos, os garotos acabam vivendo experiências incríveis e assustadoras.
No lugar, conversas rotineiras sobre luzes suspeitas ou pessoas consideradas loucas dão espaço a uma trama ainda mais complexa do que os simples contatos de peimeiro grau. Seriam os deuses-serpente uma possibilidade real? Criaturas avistadas desde os primórdios poderiam ser mais do que fantasia?
Ao mesmo tempo em que a linguagem de fácil compreensão deixa a leitura fluir, o livro contém algumas curiosidades bem interessantes. Considerando-se o tema como algo misterioso e, até mesmo, fantástico, cada detalhe a respeito do desenrolar da trama traz novidades. Infelizmente, algumas situações acabam ficando vagas, mesmo para uma narrativa minimalista. A falta de aprofundamento dos personagens também é algo que me incomodou um pouco. Os adultos da trama me pareceram, na acepção mais pejorativa da palavra, burros demais pro meu gosto, além de inconsequentes, algo que eu esperaria das crianças.
Com relação ao enredo, não há mais o que se falar, sob o risco de me estender além do devido. Gosto muito do tema seres de outro mundo e a história conseguiu me convencer quanto à natureza misteriosa e beirando o terror da presença suspeita de tais seres. As pequenas curiosidades acrescentadas ao final dos capítulos são um detalhe que me chamou bastante atenção, ilustrando a narrativa com fatos reais (ou pelo menos considerados reais pelos ufólogos). Durante a leitura, notei um certo paralelo traçado entre os visitantes do espaço e outros seres assustadores, algo bem interessante de se por em pauta.
Quanto à diagramação, gostei bastante da arte da capa e ilustrações ao longo dos capítulos, algo bem natural em livros do gênero infantojuvenil. Apesar das folhas brancas, a leitura não foi nada cansativa, com o bom tamanho da fonte, o que acrescenta mais pontos à Geração.
Por fim, a leitura é mais do que recomendada para aqueles que apreciam sci-fi e se enquadram na faixa etária dos personagens, já que o livro é um ótimo exemplar ao estilo de leitura escolar do Ensino Fundamental.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Fernanda 28/04/2014

[Resenha] O Enigma das Estrelas Clube dos Mistérios - Livro 01 F.T. Farah - Geração Editorial.
Data de postagem 29-04
O Enigma das Estrelas

O livro conta a história de cinco amigos que se encontram durante as férias em Morro do Ferro para acamparem. Desde que chegaram à cidade coisas esquisitas passaram a acontecer e todos têm pesadelos desde o primeiro dia.

Uma parte da galera adulta dizia que ET’s era invenção. Mas quando Jonas desaparece por quinze dias eles começam a acreditar que existe algo de estranho embora não ligam muito para o fato. Os garotos resolveram pesquisar mais a fundo sobre o assunto e descobrem que em Morro Ferro existem monstros querendo acabar com a humanidade e substituí—la por seres de outro planeta. Então, decidem acabar com esses monstros quando retornarem à cidade.

O livro é pequeno e se continuar escrevendo vou contar spoiler e não gosto disso. Quem quiser saber mais, vai ter que ler. rs

Mas há muito mais, um clima de romance surge entre os meninos e as meninas e as coisas podem esquentar, mais quando eles estiveram mais velhos, lógico.

Jonas o desaparecido voltou das férias com um olhar diferente e, sinceramente, não sei o que vai ser dele, o escritor não diz muito e o que nos resta é esperar pelo próximo livro.

Eu estou com certo medo, pois as descrições dos bichos me assustaram um pouco. sério! rs

Bom, o livro tem uma leitura super-rápida, em algumas horas havia terminado. Este não foi um dos melhores livros que li, mas ele é bem legal naquilo que se propõe: ficção científica. Para quem gosta do gênero fica a dica para leitura.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Naty__ 28/04/2014

Você acredita em ETs?

Quando recebi o livro O enigma das estrelas, confesso que estava super ansiosa para lê-lo. Vi algumas resenhas criticando a obra de forma negativa; isso fez com que minha curiosidade apenas aumentasse. Afinal, geralmente, quando leio esse tipo de crítica, fico tentada a ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.

Confesso que tive um pensamento diferente das resenhas que li. Embora a obra tenha uma aventura mais leve, não desmerece a sua qualidade. Para as crianças, adolescentes e jovens, iniciantes no mundo literário, é uma leitura incentivante. Até porque, ela é sutil, descontraída e a leitura é bastante fluída.

“Como todos os moradores daquela região mineira, já ouvira diversos ‘causos’ de luzes misteriosas que surgiam no céu e desapareciam sem deixar rastro” (p.10).

O enigma das estrelas inicia com a viagem de Bento deixando a fazenda de seu compadre Chico, em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, em Minas Gerais. Esse vilarejo está cercado por erosões naturais e artificiais.

Prepare-se para desvendar esse grande enigma!

É para este misterioso lugar que Jonas, Carola, Alfredo, Vicente e Carmem vão passar as férias. Lá, eles decidem partir para uma grande aventura: acampar em Morro do Ferro. Jonas é apaixonado por Carola e vê, nesse passeio sinistro, a chance de ter uma oportunidade de ficar a sós com ela.

Alfredo viaja contra sua vontade para esse vilarejo, pois desejava ficar junto de Victoria, sua grande paixão. Porém, seu pai, Antônio, o impede de ficar sozinho em casa (uma promessa feita à mãe do garoto que morreu e pediu que Antônio não deixasse o filho sozinho).

“Sinto muito, mas você vai ter que deixar o namoro pra depois das férias. Se for pra dar certo, quatro semanas não vão fazer a menor diferença” (p.18).

Em sua série Clube dos Mistérios, Farah nos apresenta uma eletrizante aventura. Um enigma perturbador que não deixará o leitor sossegado enquanto não descobrir o desfecho da obra.

Alguém pode estar observando seus passos... Cuidado!

Tudo começou com uma intrigante história: um padre amaldiçoa Morro de Ferro. Ele foi queimado em praça pública porque foi considerado um pecaminoso pelos moradores, pois se apaixonou por uma mulher. Eles foram encontrados nus, atrás do altar, pelo sacristão. A partir desse acontecimento, luzes misteriosas começaram a surgir e perseguir os moradores.

“– Jonas, gosto muito de você. Mas está começando a me irritar. Tomo cinco xícaras de chá de camomila pra esquecer isso e conseguir dormir e o que você faz? Fica apertando o mesmo botão. Seria melhor se me desse um bule de café” (p.45).

A história é envolvente e misteriosa. A vontade do leitor é devorar as páginas e isso acontece de forma eficiente. Com uma linguagem simples, Farah atrai os jovens para essa incrível aventura.

Você poderá ser um dos escolhidos!

A diagramação é perfeita, as ilustrações foram bem criadas. Samuel tratou dos detalhes de forma divina. A revisão foi bem feita, notei apenas um erro, mas que não desmerece a qualidade da obra.

“A criatura enfiou o cilindro em sua narina esquerda. Após sentir pontadas doloridas na cabeça, sua vista escureceu e ele, novamente, perdeu os sentidos” (p.90).

Certamente, é um livro que merece ser lido por aqueles que estão procurando uma fantasia leve, bastante diferente e muito divertida.

Jessica Oliveira 29/04/2014

O Enigma das Estrelas
Recebi O Enigma das Estrelas de surpresa da Geração Editorial, adoro livros juvenis e por esse motivo fiquei bem curiosa sobre a história.

Esse é o primeiro volume da série Clube dos Mistérios, onde cinco amigos Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho vai passar as férias de julho em Morro do Ferro, lugar em que vão todos os anos, só que eles nem imaginam que esse ano as suas ferias vão ser muito diferente do que estavam imaginando.

Incentivados pelo pai de um dos garotos a acamparem no topo do Morro dos Anjos, os cinco amigos partem para esse aventura sem nem imaginar o que irá acontecer quando chegarem em seu destino. Coisas estranhas começam a acontecer e apesar de não quererem acreditar, começam a perceber que as lendas de que o Morro do Ferro seja uma cidade amaldiçoada e com presença de alienígenas não são somente lendas assim.

O Enigma das Estrelas é uma leitura rápida, com uma história gostosa de se ler e que é voltada para crianças/adolescentes. Por se tratar de um primeiro volume não temos muito a exploração dos personagens, percebemos que p autor deixa ganchos para a sua continuação. Algo que gostei bastante e que algumas pessoas não gostaram, é o fato do autor colocar explicações, filmes e fatos sobre os alienígenas em boxes separados do texto. Achei bem interessante e descobri várias coisas sobre esses seres que ainda não sabia.
Não posso falar muito do que se trata a história, além do que já falei, pois por se tratar de um livro pequeno acabaria dando spoiler e isso é algo que não gosto de fazer.

Sobre a diagramação e o layout a editora caprichou, as letras possuem um espaçamento e tamanho confortável para leitura, a cada capítulo temos uma ilustração retratando o que será mostrado naquele capítulo. Uma coisa que me deixou chateada é que as folhas são brancas, não gosto deste tipo de folhas mas por se tratar de um livro onde a leitura é rápida, li em apenas 3 horas, as folhas nem chegam a atrapalhar.

Em suma O Enigma das Estrelas é uma aventura voltada para o público juvenil, sendo assim não espere um enredo complexo com uma abordagem detalhada de personagens. É uma leitura para se passar o tempo e relaxar de leituras mais pesadas. Se você curte um mistério e gosta de livros infanto-juvenis acredito que irá apreciar muito a leitura desse livro.

site: www.booksandmovies.com.br/

Dressa Oficial 29/04/2014

Resenha O Enigma das Estrelas
Olá, tudo bem com você?

Se alguém aqui gosta de ET’s com certeza vai adorar esse livro, pois é exatamente isso que ele fala.

Os protagonistas dessa história é uma turma de adolescentes com cerca de 12 anos cada um e nele conhecemos o Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.

Todos eles tem o costume de passar as férias escolares do meio do ano numa cidade chamada Morro do Ferro onde tem fama se ser a terra dos extraterrestres.

Alguns moradores juram ter visto, outros juram ter sidos abduzidos e outros afirmam nunca terem visto nada.

A cidade é rodeada de mistérios principalmente uma lenda onde um padre depois de ser queimado em praça pública por ser flagrado cometendo um adultério roga uma praga em toda a cidade.

Muitos acreditam que as luzes misteriosas que se vê é dessa praga, já outros acham que podem ser de extraterrestres.

Acontece que os cinco amigos sem muita atividade para fazer na cidade resolvem acampar e isso é só a porta do começo dos mistérios que envolvem a trama, um deles é abduzido por seres estranhos e os amigos tentam ir em busca de mais informações.

O livro conta com uma trilha sonora muito legal sobre Raul Seixas, eu gosto muito das músicas dele então sou suspeita a dar minha opinião sobre isso.

O livro tem dicas de filmes e outras coisas mais que falam sobre Extraterrestres e quem gostar do assunto vai se identificar, mas por ser considerado um livro infanto juvenil não creio que agrade todas as crianças.

O livro se trata de uma série "O Clube dos Mistérios" e terão ainda outros livros contando outras aventuras da turma.

Para quem se identificou com o tema tenho certeza que irá gostar.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/04/resenha-o-enigma-das-estrelas.html

Viviane Martins 06/05/2014

O Enigma das Estrelas
A história se passa em Morro do Ferro. Onde cinco amigos sempre vão passar as férias com seus pais.
A cidade é conhecida pela maldição que o padre lançou sobre ela depois de ser descoberto cometendo um dos pecados, e também por ter uma alta incidência de OVNIS.
Logo no inicio das férias, os pais dos cinco amigos sugerem que eles acampem por três dias, o que logo é aceito pelas crianças, digo crianças, pois o autor não especificou as idades, então imagino que tenham entre 11 a 13 anos. E logo no primeiro dia coisas estranhas começam a acontecer.

Os personagens são legais e os diálogos entre eles é bem coisa de pré-adolescentes. Sem contar que o livro depois que pega o ritmo a leitura até que é rápida.
Porém sempre acreditei que se os homenzinhos verdes realmente existiam seria algo como na série do Arquivo X, mesmo alguns sendo maus, tinhas os bons também. E a forma como eles são descritos no livro como sempre ruins, sei lá, não me agradou muito.
O livro que é descrito como juvenil o que entendo uma vez que os personagens são bem novos. Mas teve trechos que achei a narração um tanto pesada para a idade sugerida. Primeiro por que a ideia de Ets fazendo experimentos torturantes, já acho forte, e o fato de a maldição da cidade ter surgido porque o padre foi pego transando com uma mulher, um dos grandes pecados da igreja, também já é pesado para idade, mesmo a garotada de hoje ser bem avançada, ainda acredito que devem existir alguns limites.
Outra coisa que me intrigou, foi o fato a narração ser uma ficção, e conter parágrafos que parecia querer me convencer de que aquilo era real. E o fato de a todo o momento ter a troca do ponto de vista dos personagens, acho que se tivesse focado em dois no máximo já ajudaria muito o desenrolar da história.
Eu entendo que seja o primeiro livro de uma série, com uma leitura rápida, e que acredito, esse tenha sido mais uma introdução a toda a aventura, mas me incomodou o autor ter deixado quase tudo para os próximos livros.
Mas apesar disso, acho que o autor escreve muito bem, e a criação dos personagens foram bem condizentes com as suas respectivas idade. Como falei os diálogos e até mesmo as atitudes, lembram muito os pré-adolescentes. E apesar de ser um livro mais para aventura, encontramos o inicio de um romance entre dois personagens.
Eu gostei muito da diagramação. Ao final de cada capitulo sempre tinha uma página em branco e no inicio de outro uma página toda preta e uma ilustração.
Eu queria muito ter gostado realmente da história, mas ainda não rolou, vou ler os próximos, quem sabe acabe gostando. Mas ainda acho que para realmente curti a fundo o estilo é uma boa escolha.