spoiler visualizarPaulo Henrique 29/05/2016
Tornando a vida mais produtiva
Charles Duhigg não é um desses escritores especialista em pesquisas na área de administração e nem se propõe a criar teorias. O livro basicamente é um compilado de histórias que mostram como podemos ser mais produtivo e divide as histórias em 8 capítulos:
1 - Motivação - Fala de como um General americano conseguiu motivar Fuzileiros a serem mais produtivos, usando a motivação como canalizador. Traz outras duas histórias que demonstram como solicitar que sua equipe decida também torna eles mais motivados e consequentemente mais produtivos.
2 - Equipes - Este capítulo traz histórias do Google e suas pesquisas pela equipe de alta performance. Traz também como surgiu o Saturday Night Live um programa de sucesso na TV americana. No resumo esse capítulo também tenta provar que uma equipe motivada é aquela que pode decidir.
3 - Foco - Muito interessante, pois fala de mapas mentais e de como é importante pensarmos no que pode dar errado para evitar fracassos no futuro. Aqui traz a história do voo da Air France 447 Rio - Paris que veio a cair e os motivos dos erros e compara com o voo da Qantas 32 que conseguiu pousar em condições bem piores que o da Air France. A resposta, claro, está no Foco, ou seja, focar no problema sem deixar que o caos o contamine.
4 - Determinação de Metas - Muito interessante também, pois fala de metas SMART. Se tivermos apenas metas SMART tenderemos a não nos desafiar, pois elas são de curto prazo. O autor então nos convida a ter uma meta forçada, mas ao mesmo tempo SMART e para provar a validade dos argumentos conta a história da GE. Outra história também é da Guerra de Yom Kippur entre árabes e israelenses, sendo que estes mesmo tendo muita informação de que seriam invadidos não acreditaram nos relatórios que eles mesmos geravam, por que? Bem leiam que irão entender como uma meta SMART pode prejudicar o negócio.
5 - Gestão de Pessoas - Um capítulo que utilizando uma história de sequestro, tenta provar que dar as pessoas autonomia de decisão é realizar uma gestão eficiente. Conta também da história da NUMMI, uma fábrica recuperada pela Toyota que coloca as pessoas no centro do negócio e treina as mesmas para ter autonomia de decisão.
6 - Tomada de Decisão - Um história sobre uma jogadora de pôquer que sofria de pânico tenta demonstrar sobre como tomamos decisões e de que maneira isso irá impactar nossa vida. O autor tenta provar que pensamos sempre do ponto de vista da certeza de acerto e que isso pode ser uma maneira errada de pensar, pois o correto é o que poderia dar errado. Esse tipo de pensamento está relacionado com probabilidade, o que para o ser humano não é algo fácil de se pensar.
7 - Inovação - Para quem é amante dos filmes da Disney traz a história de como foi a criação do desenho Frozen. O objetivo é mostrar que um inovação nasce em sua grande maioria de idéias já existentes, mas que são utilizadas de maneira diferente. Outra mensagem é de que as respostas podem estar nas nossas experiências passadas.
8 - Absorção de Dados - Aqui usa uma história de uma escola problema em Cincinnati-USA que passa a ser exemplo de sucesso. O que fizeram? Passam a utilizar dados estatísticos de performance dos alunos para mudar como davam aula, mas principalmente obrigam os professores a colocarem em papel os dados, mesmo eles estando disponíveis em computador. Isso obriga os professores a escreverem e assim entrarem em contato com a informação, evitando o chamado “cegueira informacional”. Portanto anotar o que os outros falam é mais eficiente do que apenas ler.
Por fim o autor tenta resumir tudo em um apêndice onde tenta deixar uma receita de como ser mais produtivo. Posso garantir que a leitura vale a pena e que estou me esforçando para adotar algumas das práticas do livro.