Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi

Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi Joachim Meyerhoff

Resenhas - Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi

1 | 2 | 3 | 4

Marcus.Santana 25/11/2022

Um livro sensível e Incomum. Excelente para entretenimento!
Trata-se de uma obra excelente para uma ressaca literária, apesar do tamanho. Uma leitura leve e diferente, pois escrita sob o olhar de uma criança sensível e pura. Um livro que foge do senso comum.

Um livro que nos fazem viajar e sentir que estamos vivendo em lugares, culturas e situações totalmente distintas do nosso dia a dia.

O livro conta a história de uma família bastante incomum que vive nos arredores de um hospital psiquiátrico para crianças e adolescentes. Narrado em primeira pessoa pelo Joachim, filho mais novo do Diretor deste hospital, uma criança muito esperta e curiosa.

Logo nas primeiras páginas do livro, ele se depara com um morto num jardim e sua reação é um tanto diferente do que podia se esperar de uma criança, pois ele vai correndo até sua escola e conta para todo mundo o que descobriu. Neste momento, já podemos perceber que o mundo gira de uma forma diferente para o garoto, de uma forma bem peculiar e que conheceremos através desta obra.

O livro é dividido em memórias, então em cada capítulo podemos acompanhar fases e acontecimentos da vida de Joachim e sua família. As cenas mesclam passado, presente e futuro, apresentando cenas cotidianas e, muitas vezes, nada usuais da convivência da família com os funcionários e pacientes. Como se isso não bastasse, estamos na Alemanha Ocidental, vivenciando costumes, culturas e locais bem diferentes dos livros americanos que lemos todos os dias. E a experiência é incrível!

Joachim gosta de dormir ao som dos gritos dos pacientes, o que é muito estranho, mas para ele tudo era normal, já estava habituado a tudo isso. Também era amigo de alguns pacientes e não tinha medo ou receio de alguns deles.

Assim como a capa do livro, que nos traz uma sensação de carinho e desconforto, tudo ao mesmo tempo, a narrativa produz e intensifica esses sentimentos, sob o olhar inocente e leve do narrador, que trata de questões duras e sensíveis com uma certa rudeza e leveza, que podem causar estranhamento ao leitor. Como eu disse, esse é um livro bem diferente dos outros.

Em poucas páginas você já se sente nativo e parte daquela família tão distinta e, ao mesmo tempo, tão parecida com a sua. A camaradagem e as desavenças entre os irmãos, o carinho excessivo da mãe, o amor grosseiro e divertido do pai são as pinceladas coloridas em meio a um clima hostil e sombrio do hospital psiquiátrico. E são estes elementos que fazem com que a narrativa pareça ainda mais palpável e real.

Leitura tranquila, sensível, trágica e divertida, marcada por um quase estilo alemão de dureza nos personagens e capaz de proporcionar todos os tipos de reações no leitor. Recomendo!

Nath Mel 27/08/2022

Livro muito interessante que relata a vida de um filho que vive num casarão dentro de um manicômio. Seu pai é o psiquiatra desse hospital psiquiátrico infantil e sua mãe doente mental.

Um família normal rodeado pela loucura.

Izzie 24/12/2021

Diário de recortes de uma vida
Quando iniciei a leitura, sabia da proposta, que não tratava-se de uma narrativa contínua mas de pequenos relatos e situações que o próprio autor viveu ao crescer em uma casa dentro de um hospital psiquiátrico.

Alguns capítulos são interessantes, outros sem sentido e incompletos. O livro é um grande diário de recortes da vida do autor. A escrita é de fácil entendimento, com um ritmo até bacana.

Gabriela Gonçalves 21/11/2021

Eu só queria dar um socão na cara desse autor
Que leitura difícil! Não por ser um livro complicado, mas por ser um livro que não apresenta propósito. A premissa de conhecer uma criança que mora numa casa dentro do terreno de um hospital psiquiátrico é muito interessante. Mas o que o autor faz nesse livro devia ser enquadrado como crime de tortura ao leitor.

O livro é apenas um grande apanhado de memórias/histórias que o personagem conta, mas que não apresenta uma linha que guie a narrativa. Parece que lemos fragmentos avulsos. Ah, esqueci de falar que esse livro é meio que uma autobiografia do autor.

Pois bem, durante 348 páginas conhecemos uma família desinteressante e superficial. É uma narrativa sem propósito, pois em nenhum momento há uma reflexão ou até mesmo uma moral para os acontecimentos que são apresentados. O personagem narrador claramente possui alguma neurodivergência, pois tem ataques de fúria de maneira descontrolada (e os pais não fazem nada). Algumas histórias são interessantes, mas elas não conseguem salvar o livro. É ruim! Também tem muitos momentos gordofóbicos.

Durante todo o livro o personagem conta as suas histórias/momentos da vida, mas termino a leitura com o sentimento de que ainda não o conheço. Ele nada na superficialidade dos fatos. Momentos que poderiam ser explorados são desperdiçados.

Além disso, o personagem é um bosta. Admiro a coragem que autor teve para escrever uma autobiografia e expor ao mundo o quanto é um babaca. Não há crescimento do personagem. Ele sai de 0 e continua em 0.

Pelo menos, a única coisa boa que consigo encontrar, a leitura é fluída. Você consegue ler rápido, mesmo que não esteja acontecendo nada de interessante por trás. Enfim, uma das piores leituras do ano e da vida.

Camila 18/10/2021

Parece ser divertido e peculiar, mas acaba sendo meio comum. Nada de especial. Recomendo se você não tiver mais interessante pra fazer rs

Paula 02/10/2021

Talvez, a loucura esteja do lado de dentro.
Um livro peculiar, acabou sendo uma leitura bem arrastada, não por ser chato, mas por ser um livro que te faz pensar o que de fato é considerado loucura e lucidez.
O enredo começa sendo contado por uma criança que mora no hospício devido seu pai ser o diretor, acompanhamos seu crescimento, suas descobertas e a fachada de lucidez de todos aqueles que são considerados sãos ser questionada. E em outras vezes, questionamos se tal paciente é realmente louco.
Um misto de sentimentos por esse livro.

Ak 06/08/2021

Quando finalmente voltará a ser como nunca foi.
Esse título do livro traduzido para o português pegou muito bem a essência da história, até a metade dele eu estava achando que era tudo ficção, mas não, é um livro sobre a infância, adolescência e vida jovem adulta do autor o que torna tudo muito mais interessante, começa com histórias muito inocentes contadas sobre a visão de uma criança, sobre sua família, a escola e o hospital psiquiátrico que é sua vizinha, no decorrer que o tempo passa e a idade vai avançando as histórias vão ficando mais pesadas, tragédias acontecerão, tem umas partes muito, muito triste principalmente lidando com animais :( no mais eu gostaria que o livro tivesse imagens, tem uma imagem do autor no final mas mostra ele na fase adulta/meia idade, fiquei curiosa de ver quem realmente era sua família, e ele jovem, o hospital psiquiátrico, isso enriqueceria ainda mais a história. Só não é 5/5 por conta da descrição de algumas partes envolvendo animais que não foram nada felizes :(

Bah 16/07/2021

Quando o seu normal é o não-normal
Vemos aqui um livro que é auto-biografico, íntimo, cru, caótico e bonito, começando de forma bem aleatória sem nenhum real significado naquilo, para seguir as trilhas do autor sobre sua infância e um pouco da sua juventude já adulto, contando sobre as coisas interessantes que viveu e as tristezas que sobreviveu, eu ri e chorei com esse livro, uma leitura que eu não sei se posso dizer se gosto ou desgosto mas que certamente me deixou saudades quando o terminei. Eu sinto essa estranha sensação de quem quer chorar mas não sabe pelo que.
Eu vi nesse livro amor, dor, raiva e uma estranha compreensão, uma estranha similaridade, certamente ele ficará ecoando dentro do meu ser por um tempo, como um amigo que virou apenas conhecido e que você aceitou sem resistir quando viraram apenas estranhos com lembranças.

leticias 14/04/2021

Hospital psiquiátrico
O livro é muito bom. E o caminho que ele segue, sua história vai contando como tudo pode mudar facilmente. No primeiro momento achei cansativo, mas o livro flui muito bem.

karol 11/03/2021

Eu demorei muito pra ler esse livro pelo fato dele ter muitos detalhes e nao ter uma história que te prende, mas depois eu descobri que é uma autobiografia. Gostei dele ter falado do pai dele mas achei o final meio corrido

Johanna F. 27/11/2020

Achei um livro extremamente interessante. O autor conta casos de sua vida peculiar sem a pretensão de fazer uma grande reflexão e dar algum tipo de julgamento ou sentido. Simplesmente narra as situações e expressa como ela os fez sentir na época e como ele as vê agora, tudo do ponto de vista pessoal e muito particular. Isso que eu amei no livro, é claramente particular e sobre a vida de uma pessoa específica e, ainda assim, nos diz muito sobre a sociedade, a humanidade, os "loucos" e os "normais". O processo de resgatar memórias acaba sendo aplicado no leitor, e me peguei lembrando de várias vivências em detalhes que nem sabia que ainda lembrava. Excelente leitura.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/11/2020

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A história é narrada por Joachim, também chamado de Josse. Acompanharemos Josse desde seu primeiro dia de aula, aos sete anos, até se tornar adulto. A casa onde ele mora com os pais e os dois irmãos mais velhos, na Alemanha, fica dentro dos muros de uma instituição psiquiátrica, pois seu pai é médico e diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e adolescentes com mais de 1000 pacientes.

A capa, o título e a sinopse me fizeram colocar o livro nos desejados, e acabei pegando o e-book no Kindle Unlimited. Mas a leitura não me prendeu tanto quanto eu imaginava, pois parece que a história não tem um fio condutor, um destino, são apenas relatos soltos da vida de um garoto: momentos entre pai e filho, brigas com os irmãos, a escola...

Os pacientes do hospital não tiverem tanto destaque quanto eu esperava, alguns poucos são mostrados apenas pelos olhos do Josse que, muitas vezes, não sabia muito sobre eles.

Pensei em abandonar a leitura por volta da metade, mas persisti até o final, na esperança de ter algo marcante no desfecho, o que não aconteceu, porém, nos últimos 25% do livro, a leitura teve um ritmo um pouco mais ágil e pude perceber, nas entrelinhas, como a forma como Josse via os pais mudou: na infância, tanto a mãe quanto o pai eram dignos de admiração, um porto seguro, mas, com o passar dos anos, os problemas do casal foram aparecendo, as fragilidades do relacionamento, os defeitos, algo que muitos de nós passamos a ver ao crescer.

Fiquei sabendo que "Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi" faz parte de uma série, onde o autor conta mais de suas memórias nos outros volumes que, infelizmente, não foram publicados no Brasil. A obra não superou minhas expectativas, pela de uma ligação mais firme entre um relato e outro, mas é uma leitura que tem citações marcantes e que pode agradar leitores em busca de narrativas sobre registros familiares.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2020/06/resenha-livro-quando-finalmente-voltara.html

MateusSilva 17/11/2020

O livro funcionou pra mim?
Sim, essa história me prendeu do começo ao fim, infelizmente o livro não agradou a todos mas minha experiência de leitura foi diferente, eu ri com vários diálogos do protagonistas e situações que realmente nos fazem refletir se a vida tem que ser vivida muitas vezes ao pé da letra.
Me emocionei em algumas partes quando eles tentam resolver os conflitos familiares.
Eu gostei bastante.
A única coisa que realmente deixa a gente na dúvida é se o protagonista tem uma doença mental ou não, porque a história já trata o próprio José como uma criança com distúrbio mental e conforme ele vai crescendo da a entender que ele realmente não tinha nada de doente, mas eu creio que realmente ele nunca foi doente e o modo como ele era criado no meio dos pacientes do hospital influenciava ele em crescer como eles, em ter um distúrbio mental como os pacientes para se parecer como os pacientes.
Vale muito a pena ler, se for ler Leia com calma e preste atenção na história, vc vai gostar.

Jaque @blogmalucadoslivros 12/11/2020

Infelizmente não rolou
Quando finalmente voltará a ser como nunca foi, era um livro que eu queria muito ler há algum tempo, mas infelizmente foi uma leitura um tanto frustrante pra mim.

A PREMISSA:
Quando finalmente voltará a ser como nunca foi, conta a história do pequeno Joachim Meyerhoff (isso mesmo, este livro é uma autobiografia). Ele cresceu em um hospital psiquiátrico, com seu pai - que era o médico responsável por este hospital -, sua mãe e seus dois irmãos. Sua família é bem peculiar.

"Penso muito em por que sempre me senti bem melhor entre os supostamente anormais do que estre os supostamente saudáveis."

O mundo de Joachim era os pacientes deste hospital e a história começa no dia em que o garoto acaba vendo um destes pacientes morto. Mas isso não é algo estranho para Joachim, pois através do olhar dele vamos percebendo como seu mundo é diferente.

O QUE EU ACHEI:
Quando finalmente voltará a ser como nunca foi, não foi uma leitura tão agradável para mim. Eu confesso que em partes, foi culpa minha por que não pesquisei sobre este livro antes de ler. Sim, eu vi a sinopse mas ainda assim não sabia que seria uma autobiografia, o que também não seria um problema se pelo menos a narrativa tivesse funcionado para mim, e isso infelizmente não aconteceu.

A história em si, tem sim suas qualidades. É uma trama peculiar, diferente que nos faz refletir sobre o que realmente é ser normal e nos tira da nossa zona de conforto. E tentar entender a cabeça de Joachim é bem intrigante.

Só que infelizmente sinto que não li este livro no momento certo, a leitura não tem um plot, e acabei me arrastando e demorei mais do que eu esperava para finalizar está leitura.

Enfim, mesmo assim fico feliz de ter conseguido finalizar a leitura e recomendo pra quem for ler, para dar uma chance de mente aberta as peculiares deste livro!

site: https://www.instagram.com/p/CHghbumjqeD/

Dilalilac 14/07/2020

A autobiografia mais inacreditável
Nada nesse livro indica uma autobiografia. Nem capa, nem sinopse, nem editora... Eu desconfiei após, já avançada na leitura, esbarrar com o nome do protagonista. Precisei procurar na wiki, lá estava. Sim, o Joachim cresceu numa casa no meio de uma instituição psiquiátrica para menores de idade, por seu pai ser o diretor do hospital.
É tão surreal a forma como ele viveu normalmente com os gritos noturnos dos pacientes, como o diferente sempre foi muito normal pra ele.
E como a escrita dele é viva, crua e poética ao mesmo tempo.
Não me surpreende a nota um pouco baixa, pois quem não sabe que é um livro real pode sentir como um apanhado de crônicas da infância. Não é uma história que segue uma trama, afinal é uma vida. Uma vida em uma família intensa.
Houveram partes mais lentas do que outras? Sim. E houveram também as que pareciam deslocadas, despropositadas e a mérito de curiosidade também. É algo mais morno, mas muito interessante e vivaz. É uma vida fascinante, que me apeguei demais e amei a narrativa.

1 | 2 | 3 | 4