Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

bevivendo 21/02/2024

Potente e um pouco desagradável
São muitos contos diferentes, quase todos que a autora escreveu em sua carreira literária. Alguns me tocaram muito em lugares estranhos e diferentes, a escrita é muito crua, em quase todos os contos parece que você está dentro da cabeça da personagem.

Porém, algo que me incomodou muito foi a perspectiva branca e classe média de praticamente todos os contos, a forma que as pessoas negras e empregadas domésticas são citadas é desagradável e muitas vezes racista. No fim do livro eu já estava um pouco saturada de ver sempre essas personagens retratadas da mesma maneira.

Recomendo a leitura crítica.

megabypl 05/02/2024

Leitura obrigatória
Que experiência incrível! foram quase dois anos com Clarice e fico muito feliz por ter escolhido, lá atrás, entrar em contato com os escritos dessa escritora magnífica. Clarice não é só escritora, Clarice não tem somente obras publicadas, Clarice é um estado de espírito, um jeito de ser, um estilo de vida. Clarice é tão além de tudo que ler suas obras passa a ser necessidade fisiológica depois que você começa. Chegam tempos em que ler Clarice se torna indispensável. Você pensa: estou precisando de Clarice. Seja para reequilibrar, seja para voltar ao fundo das coisas ou para bater de frente com as implicâncias da vida. Clarice é um abrir de olhos para aquelas coisas que só nós sabemos em nossa própria cabeça, aquele sentimento de que a vida não é só essa aqui, de que a mente nos apunhala, talvez, e os anseios do coração nos tomam o inconsciente.
Recomendo a leitura para quem quer conhecer a obra da autora em ordem cronológica, e também ser introduzido à escrita dessa escritora BRILHANTE!

Alexandra280 30/01/2024

Clarice é uma mulher incrível, única, impressionante. uma leitura tão interessante wue tive dessa mulher.

ao mesmo tempo, clarice me confundia em algumas palavras, mas sua visão é um jeito que acho tão único, impressionante.

admiro muito ela e sempre vou admirar a Lispector!

28/01/2024

Esqueci de fazer review desse ups

É daquelas coletâneas em que você lentamente vai mergulhando na mente de alguém e os contos que não fariam sentido soltos funcionam muito bem inseridos no contexto dos diferentes livros e fases da Clarice. Os contos são uma ótima introdução, muito mais fácil do que já começar com um livro dela.
Incrível como um livro de mais de 600 páginas pareceu tão curto (e marcante) mesmo sendo tão complexo.

Marcos Paulo 21/01/2024

É apenas Clarice Lispector. Muitos vão gostar e outros, odiar. Tem lá os que acham que ela não faz literatura e sim filosofia. Mas ela é um pouco tudo, não respeita limites na sua escrita. Seus textos podem ser contos, jornalísticos, ficcionais e até filosóficos, porém sua escrita incomoda. A literatura é para incomodar mesmo.

Virgínia Melo 17/01/2024

Riqueza
Perfeito!!!!! A autora utiliza de metáfora, leitura densa, mas que vale a pena ler cada página. Leitura que toca bem no íntimo da alma. Cada conto nos passa alguma mensagem e nos toca profundidade!!! Muito profundo, perfeito!!!!

Allan.Franck 22/12/2023

Paraíso de Clarice
Livro que me acompanhou durante boa parte deste ano. Por se tratar de contos, a leitura se deu ao longo de 2023 e cada qual mostrava o trabalho desta excelente autora. A obra é muito bem organizada, por nos apresentar desde o primeiro conto de Clarice, ainda jovem, até a implosão intelectual da mesma à medida que se aproximava da morte. Realmente uma viagem literária! Uma forma de conhecer na íntegra a escrita da autora em diferentes momentos de sua vida. Indicação para todos aqueles que apreciam suas cenas cotidianas simples e tramas psicólogicas e epifânicas.

Rosabel Poetry 28/10/2023

As 85 Clarices
Aos olhos de quem sou, ler Clarice é uma identificação, uma dor e uma esperança. Este livro em particular faz dessa experiência maior pois ao reunir contos de diferentes períodos ele somou diferentes Clarices e me fez perceber que a maior coerência entre elas talvez seja justamente isso, a escrita. Porque ela retira o que era antes aprisionado em nossas almas, coisas que podem parecer tão simples, mas que ao rodopiar pela mente criativa assumem um outro aspecto e geram essa necessidade das palavras, necessidade da escrita, necessidade de vida.
JurúMontalvao 28/10/2023minha estante
??

iamatilda 23/11/2023minha estante
Moça vc sabe se nessa coletânea entra também os romances? Tipo hora da estrela? Ou tem que comprar esses separadamente?

luke - among the living. 07/10/2023

A escrita de Clarice trafega entre o surreal, o brilhante, o complexo e o belo. Posso dizer que foi uma das leituras mais difíceis que eu já tive mas bem, nas palavras da própria, ´´todo cavalo é selvagem e arisco quando mãos inseguras o tocam.´´

Um livro para ficar na memória.

P.mateuss 10/09/2023

Delicia
Foi minha introdução a autora e foi difícil achar algo para ler depois que esse livro saiu da minha rotina. Vale super.

alicetomaz 04/09/2023

Cartas a hermengardo ????
De minha janela enxerguei-te debruçado à tua. não me olhaste e parece mesmo que não me conheces ainda. levaste à boca o finzinho do cigarro, depois amassas-te-o com cuidado, jogaste-o fora... e pronto. só isso. mas eu compreendi a mensagem.

JAlia.Clasen 24/08/2023

Este livro é simplesmente incrível e único. A forma como Clarice consegue trazer contos que sempre irão te fazer refletir sobre algo é impressionante. A escrita presente neste livro é capaz de te prender até a última palavra de cada conto.
Esse foi o meu primeiro contato com alguma obra da autora e fiquei encantada!

bhets 07/08/2023

Caetano Veloso um dia disse que quando leu Clarice achou que ia ficar doido. E é isso.

A profundidade da escrita dessa mulher é absurda.

É doida como toda pessoa que presta deve ser rs

Ronaldo 04/08/2023

São vários contos geniais, daqueles cheios de frases memoráveis e passagens que nos fazem refletir sobre a vida.

Clarice Lispector joga com as palavras: começa uma cena bonita e logo vem algo diametralmente oposto. Ela choca o leitor regularmente.

Alguns contos são muito psicodélicos, como o que fala sobre Brasília. Nem sempre é simples entender a mensagem por debaixo do texto.

Talvez seja essa a intenção. Quem sabe?

-h. 26/07/2023

Ainda sem reação
Fico pensando em uma forma de conseguir expressar em simples palavras tudo o que é esse livro. Posso dizer que se torna uma experiência de vida.
Clarice Lispector é profundidade, sentimento, compreensão e tantos outros adjetivos.
Se puder, leia. Leia e leia. Com certeza um marco na minha vida esse livro, e não poderia ser outro para começar minhas leituras e agora paixão por Clarice.
É aquele livro que terminarmos e ficamos 10min em silêncio analisando tudo o que vivemos.
Que livro, Clarice! A cada conto era um sopro de tantas emoções.