Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

mafer_lucena 09/10/2022

Clarice, com certeza uma das maiores que já tivemos!
"Eu sou feita de tão pouca coisa e meu equilíbrio é tão frágil, que eu preciso de um excesso de segurança para me sentir mais ou menos segura."

pedro villar 16/08/2022

Acho que Brasília, já pro final do livro, define bem minha experiência lendo Clarice: A primeira parte genial, brilhantes analogias, reflexões profundas a respeito de questões humanas complexas traduzidas em uma prosa de uma escritora muito acima da média. Já a segunda parte... Bom, digamos que não é pra mim. Acho que ela extrapola o limite do fluxo de consciência, da abstração, e se torna apenas entediante e enigmática demais.

É assim em todo o livro que, até por reunir todos os contos (inclusive alguns inacabados), é muito irregular.

Mas é uma escritora brilhante, que em seus melhores momentos produziu pérolas como Viagem à Petrópolis, Feliz Aniversário e Mineirinho. Só por isso vale a pena ler.

tbbrgs 31/07/2022

Todos os Contos, Clarice Lispector
Clarice como escritora de contos é extremamente múltipla. Lendo esta coletânea, organizada cronologicamente, pude acompanhar o amadurecimento de sua escrita e, a partir disso, analisar como seus temas, suas abordagens e suas visões foram se moldando com os anos. Clarice trata muito comumente de temas atemporais, com os quais nós podemos nos identificar ao longo da leitura pois são temas universais: solidão, velhice, casamento, maternidade, infância, família, dinheiro. Ela molda esses temas de variadas e singulares formas para criar contos que nos tocam, contos que apontam o dedo para a sociedade, contos que nos fazem rir, contos que nos horrorizam, contos que nos botam pra pensar. A habilidade de Clarice em fazer isso é o que a torna uma escritora de excelência. Recomendo a leitura!

Kalliny 14/07/2022

Todos os contos clarice
Clarice Lispector é um desses amores literários eternos que tenho, não é uma leitura constante mesmo assim está sempre lá. Quando vi uma edição em inglês com os contos completos de Clarice cobicei o livro no mesmo instante, demorou um pouco para a mesma edição chegar em terras brasileiras, por incrível que pareça, e o livro é maravilhoso.

O livro foi organizado por Benjamin Moser o biógrafo de Clarice. Todos os contos são organizados cronologicamente o que dá ao leitor a oportunidade de sentir o amadurecimento da escritora, a mudança de cenários e de visão de mundo, é uma oportunidade ímpar de mergulhar no universo de Clarice.

Muitos dos contos, principalmente os primeiros, nunca tinha lido e foi ótimo colhesse-los, mostram uma feminismo tão contemporâneo que se entende porque Clarice é uma dessas escritoras que em tempos conectados mais tem textos e citações espalhados por aí.

Gosto de livros de contos porque é uma leitura que não precisa de continuidade obrigatória, são livros que podem morar ali na cabeceira da cama e se ler um conto hoje outro daqui há um mês e ir degustando aos poucos. É bem verdade que com os contos de Clarice eu devorei tudo de uma vez só, vale cada página.

O livro, de 655 páginas contém todos os contos publicados, apêndice e nota bibliográfica. Eis uma excelente sugestão para presente de Natal!

Carlos 12/07/2022

Clarice Lispector - Todos os contos
Obra magnânima contendo todos os contos de um dos maiores gênios ?ocultos? do século XX. Os contos de Clarice, além de geniais, apresentam uma forte característica poética.

Não lia Clarice desde o vestibular da UNICAMP em 2017, agora pretendo ler o restante da obra dela.

?Clarice foi, simplesmente, o amor de minha vida.?

Lima 09/07/2022

Todos os feitiços, encarnações e contos de Clarice Lispector
Terminei a leitura e me faltam palavras para comentar o que eu sinto e senti durante esse tempo que passei em contato com a obra de Clarice Lispector. "Todos os contos" vai muito além de uma simples literatura ou de uma singela coletânea de histórias de qualquer autor que já li na vida. É, na verdade, um amontoado de retalhos, feitiços e encantamentos em prosa, uma magia que surpreende e enbasbaca o leitor virgem de Clarice, mas que, acima de tudo, tende a sufocá-lo. O cenário em que muito desses contos se passam é em lares domésticos, protagonizados por personagens que fogem completamente dessa domesticidade. Na verdade, são seres performáticos, atores em cena nesse incômodo ensaio teatral que é a sociedade e seus exigentes padrões fictícios que tendem a nos ditar como sermos humanos. Quando se dão conta dessa grande inventisse que é o ser social, os personagens de Lispecor explodem em uma loucura já não mais contida, em uma busca frenética para se encontrarem, até voltarem logo em seguida para o "eu", que já não é o "eu" cívico de antes, mas um desdobramento do indivíduo, estranho a si mesmo, porém autêntico. A carga melancólica de algumas histórias é pesada demais para não ser sentida e, alguns personagens, marcantes demais para serem esquecidos ao fechar o livro e guardá-lo na estante. Após a leitura, o que aprendi foi o que já sabia há muito: eu desprezo e me surpreendo com o ser humano, tão brilhantemente retratado por Clarice em seus contos. Que prosa genial. Que mulher genial. Uma das melhores leituras do ano. Minto. Da vida!
Babi 09/07/2022minha estante
mandando isso aqui pro marcelo, é daqui que vai vir o 10!!!!!

Lima 10/07/2022minha estante
@babi kkkkkkkkkkk bixa a nossa sorte vai mudar, o 10 de Iracema tem que acontecer!

Marcus Oliver 08/07/2022

Reflexivo, confuso e muito mais
A nota é puro gosto pessoal e nada técnica, uma vez que os ?Todos os contos? é meu segundo contato com Clarice.
Teve contos que me deixaram confuso e tive que pesquisar artigos científicos, resenhas de acadêmicos e ensaios de pesquisadores; uma vez que se trata de tantos signos que fogem da minha compreensão atual que me fez terminar um conto sem palavras e não entendendo nada. As leituras complementares ajudaram a clarear melhor o que foi mostrado e de que maneiras eu poderia enxergar melhor as construções ficcionais de Clarice.
Creio que é um pouco exagerado iniciar a leitura de Clarice por essa obra, ela é robusta demais e pode assustar a primeira vista; mas uma vez que se inicia o fascínio pela ficção da autora é instantâneo.
A grande vantagem é que esse livro reune por completo toda a obra de contos da autora, então compensa e muito comprá-la e guardá-la para futuras releituras (algo que definitivamente farei no futuro).
Como sempre, recomendo Clarice a qualquer um; sua capacidade de adentrar na psiquê dos personagens e desvendar nossas próprias angústias e sentimentos por meio de palavras é impressionante e de tirar o fôlego, sem contar que se pode ver diferentes formas de uso do fluxo de consciência que é marca tão conhecida da escritora e em seus romances. Os contos permitem uma amplitude de cenas e perspectivas que diversos personagens e situações podem contar uma história ou reflexão; deixando este livro extremamente cativante, confuso, reflexivo e muito maia.

Isa 01/07/2022

Essa edição traz um compilado com todos os contos de Clarice, os contos estão em ordem cronológica e é incrível como pôde-se perceber o amadurecimento de Clarice. Os contos tem uma enorme densidade psicológica, característica da Clarice, que consegue transformar uma simples cena do dia a dia em um reflexão da alma. Sinto que Clarice coloca um pouco de si em cada história, e conforme se lê sente-se mais próximo a ela. Ícone da literatura brasileira, como uma escrita peculiar e envolvente. Vale muito a pena ler e entender um pouco mais dessa grande mulher que foi Clarice Lispector!

Beatriz 15/06/2022

intenso!
A decisão de encarar as mais de 600 páginas dessa coleção foi tomada pela curiosidade de conhecer o trabalho de Clarice Lispector para além de A Hora da Estrela - leitura desenrolada por demanda de ensino médio. Foram cerca de 5 meses do primeiro ao último conto, sem um ritmo regular e com uma constante carga de agitação. A causa disso é, possivelmente, por uma intensidade quase fundamental nos textos da autora, que somam 83 neste volume. Em suma, condensar todas as sensações derivadas dessa leitura é uma missão quase impossível, mas recomendo a experiência a todos tenham interesse em contos ou em descobrir mais sobre a escritora (vale cuidado pelos possíveis gatilhos.)

Marina.Ibarra 12/06/2022

Quanto mais eu leio mais apaixonada fico
O que dizer da Clarice né? Sério, faz tanto sentido ela ter se tornado o que é. Porque suas histórias são incríveis e tem uma sensibilidade indescritível. Acredito que todos um dia precisam ler algo dessa mulher..

Safo from Lesbos 30/05/2022

O que dizer de Clarice?
Adoro ler essas antologias, você consegue acompanhar, não diria a evolução, pq ninguém é retilíneo só pra cima ou pra baixo, mas o caminhar dos autores, uns contos são maravilhosos, sacadas incríveis, outros chatos, tediosos, outros nos demandam mais tempo em cada frase pra entender de verdade. Reintero aqui a observação de Clarisse racista e gordofóbica que já havia comentado quando li o livro anterior de crônicas. Vale a pena!

Faluz 28/05/2022

TODOS OS CONTOS - Clarice Lispector
Esses contos brasileiros escritos por Clarice Lispector nos fazem partir à uma viagem interior. Leitura que nos proporciona uma dobra em nossa subjetividade.
Temas e reflexões que nos aprofundam em nosso próprio ?eu?.
Clarice sempre brilhante nessa arte de criar e nos fazer refletir.

Shir 12/04/2022

Perfeito
Como não se identificar com esses contos? Tive, por muitas vezes, a impressão de viver exatamente o que o conto retratava.

Alane.Sthefany 02/04/2022minha estante
Li apenas um livro dela, achei bem difícil a leitura, não que seja ruim, foi que eu precisei pensar bastante, mas amei o livro (Paixão Segundo G.H.).

Queria saber quanto tempo você demorou para ler e se é uma leitura "mais" tranquila (tradução, linguagem...).