Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Alanna Fernandes 09/11/2021

Tem gente que vai me matar e me chamar de herege, mas não me identifiquei com os contos de Clarice.

Não senti toda a potência, inteireza e vastidão em seu contos da mesma maneira que senti em seus romances.

A maioria dos contos são exaustivos e, em minha opinião, sem objetivos ou sem desfechos razoáveis.
Douglas Finger 09/11/2021minha estante

Douglas Finger 09/11/2021minha estante
Eu começei lendo Clarice atraves dos contos, oq me fez ama-laa! Kkkk

Alanna Fernandes 13/11/2021minha estante
Eu sô polemycah kkkkkkk

Alanna Fernandes 13/11/2021minha estante
Me indica uns específicos para eu ler?

Kkkkkk

Douglas Finger 14/11/2021minha estante
Mas se você leu todos os contos dela, como vou te ajudarr?? kkkk dona Clarice ja era pra ter te encantado!

Alanna Fernandes 14/11/2021minha estante
????? kkkk eu vou tentar de novo ano que vem!

Douglas Finger 14/11/2021minha estante
Entrarei em oracao desde ja kkkk ??

@cacaleitura 17/11/2020

absolutamente INCRÍVEL
Esse foi meu primeiro contato direto com a autora e me tocou de uma forma surreal. Diante desses contos, pude viver, sentir e admirar as fases de sua vida!

? resenha completa no insta: @cacaleitura
Carolina 03/04/2021minha estante
Tenho uma pergunta: no conto 'Mais dois bêbados' a página 132 realmente acaba sem a fala??? Fiquei em dúvida.

Obs: a edição que eu tenho é a de capa dura da editora Rocco

@cacaleitura 03/04/2021minha estante
simmm!
Esse é um dos traços da escrita de Clarice.
Uma frase incompleta, um texto com final aberto, uma metáfora fora da caixa..

Kemilly.Kessy 25/06/2021minha estante
Como faz pra ler??

Carolina 26/09/2021minha estante
Sugiro que tenha a mente aberta para lidar com muita subjetividade, coisas abstratas mas com muita realidade.

luci 05/12/2021minha estante
A Clarice é incrível, né?! ?

Mayra 06/10/2022minha estante
Não sei mecher

Mayra 06/10/2022minha estante
Não sei mecher

Luciano Luíz 24/11/2016

BENJAMIM MOSER é um fã declarado de CLARICE LISPECTOR. Tanto que já escreveu uma biografia e depois se enveredou numa pesquisa profunda para fazer a coletânea completa dos contos. É engraçado ver um estrangeiro fazer isso. Enquanto no Brasil nunca ocorreu de ninguém ter tido interesse em publicar um livro com todas as estórias (ou histórias) curtas da autora. Porém, brasileiro é assim mesmo. Geralmente espera alguém fazer lá fora para então trazer pra cá. Patético. No final desse volume há algumas explicações do porquê isso não ter acontecido anteriormente, mas sinceramente, não convence. Clarice Lispector - Todos os Contos foi publicado primeiro no Reino Unido e Estados Unidos. Foi considerado um dos melhores livros de 2015 e também levou o prêmio de uma das melhores capas do ano.
Pra quem não sabe, Clarice nasceu na Ucrânia, daí, ainda bebê de um mês, veio pro Brasil. Ela se dizia pernambucana. Estudou, cresceu, casou e então viveu muitos anos fora da nação brasileira. Há quem diga que ela é a maior escritora brasileira de todos os tempos.
Seus escritos, tanto contos, como artigos, trabalhos jornalísticos, etc. e tal nas décadas de 1940 até 1970 eram considerados por muitos como algo além de seu tempo ou mesmo subversivo, imoral e similares.
É comum novos leitores a conhecerem pelas frases espalhadas pelas redes sociais (da mesma forma que outros tantos escritores brasileiros e estrangeiros mortos e vivos, famosos e desconhecidos).
Então depois de sair lá fora esse calhamaço, decidiram por trazer pra cá a mesma edição com leves diferenças no tamanho e diagramação da capa. A versão brasileira tem título e nome da autora menor na lombada. Ainda na lombada, de onde se originam as rachuras (aqueles riscos rosas), na versão brasileira não está alinhado ao centro entre os lábios, na edição americana é mais caprichado. Fora isso, são outros detalhes, mas ínfimos.
A surpresa aqui foi terem mantido a mesma capa com a maior fidelidade possível da estrangeira. Capa dura e sobrecapa. É uma edição lindona, pequena, com 650 e tantas páginas. Mas... pra mim isso é o melhor deste volume.
Ele começa com um prefácio grande do organizador, onde lambe o cu da autora até o limite considerando-a como uma deusa da literatura. Então vêm os contos que tem enredos pobres, repetitivos, narrativas nada impressionantes no uso das palavras (o organizador de alguma forma quer passar em sua apresentação de que Clarice era mesmo fodona na arte da escrita). São textos fracos e que alguns deles décadas atrás causavam alguma polêmica, porém, nada que seja de impacto de verdade, pois mesmo hoje, com a sociedade atual, alguns contos são ainda considerados como uma afronta aos chamados bons costumes. Só que no meu caso como leitor de vasta bagagem, não vi algo que possa considerar como estupendo e impactante. Tem momentos interessantes, mas que logo passam.
Clarice dava vida às suas mulheres fazendo o possível para que transmitisse a sensação de realidade. Aqui e ali ela conseguia, lá não. E quando descrevia seus personagens masculinos, era um trabalho ruim demais.
Alguns dos últimos contos foram encomendados, e ali ela faz um comentário de que há quem tenha chamado esses textos de lixo. Só que pra mim, o que ela conseguiu fazer de mais ou menos bom, está em alguns daqueles parágrafos.
O conto que mais gostei, foi da menina ruiva sentada na calçada, quando passa uma senhora com um cachorro linguiça que olha pra guria. Foi o que realmente gostei de passear pelas linhas mesmo sendo tão pequeno o texto.
Claro, há aqueles onde vemos as diferenças sociais econômicas, a velhice, o abandono por outra pessoa seja por doença, anos de convivência ou mesmo a tal da paixão ou interesse carnal, a fome sexual de senhoras por jovens rapazes e por aí vai.
Enfim, o livro fica muito bonito na estante, mas não traz absolutamente nada de especial. A grande vantagem é para quem tem interesse em ter todos os contos ao invés de comprar vários volumes.
E claro, esse livro é muito bom para quem nunca leu nada. Ou para quem está iniciando suas aventuras literárias. Tá certo que alguns contos tem a narrativa muito, mas muito, muitíssimo precária (não se trata de complexidade), mas assim mesmo dá pra insistir e ler quaisquer dos 83 textos na ordem que quiser.
No final, a autora comenta um pouco sobre a produção de vários contos. Aliás, alguns destes contos na verdade mais parecem crônicas e tem até uma peça de teatro. Porém, assim mesmo foi muito bacana terem sido inclusos.
Enfim, esse é um daqueles livros que eu acreditava que entraria na minha lista dos melhores. Mas, meu gosto pessoal e técnico não se apaixonaram por Clarice. Pra alguns, a melhor escritora brasileira, pra mim, ela foi apenas uma escritora medíocre que teve nome e nada além disso.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/LLSantosTextos/?fref=nf
Andy 15/06/2017minha estante
Acho que você levou muito pro pessoal o fato de detestar Clarice. Não gostar dela é um fato, mas chamar de medíocre? Acho que precisa rever seus conceitos como "leitor de vasta bagagem". E como resenhista você é péssimo.

Davenir - Diário de Anarres 12/11/2017minha estante
Acho que faltou embasar a crítica. Ficou no "ela é uma escritora medíocre" porque eu disse e pronto.

lispector 07/03/2019minha estante
É possível vermos alguém que se diz com "vasta bagagem de leitura" e não consegue apreciar Clarice Lispector, uma mulher que conseguiu fazer milhares de pessoas sentirem algo impressionante com a leitura,não concordo com a sua opinião,já que para mim o prefácio é maravilhoso e os contos nada repetitivos, retratam a época de forma magestosa e com aquele jeitinho da Clarice, mas cada um tem sua opinião, eu respeito a sua,mesmo acreditando que a Clarice é um ícone a ser ressaltado.

Gio 06/06/2021

EU LI CLARICE LISPECTOR
Me perdoem, mas aproveito esse espaço para comemorar. Para mim, ler mais de 600 páginas de Clarice Lispector é uma conquista enorme. Que artista! Que escritora divina! Eu já sabia que, para um começo assim, não entenderia boa parte de seus contos, mas mesmo os que tive dificuldade, pude sentir toda a sua intensidade descrita nas páginas. Clarice nos mostra a parte cru da vida. A melancolia que nos persegue. Os devaneios que nos invadem. Transforma dia comum em algo marcante.

Tenho 24 anos e li todos os contos da Clarice Lispector. Que bom dia para estar viva. ?
helloitsmiih 06/06/2021minha estante
que coisa linda, Clarice é uma pessoa que consegue tocar nossa alma??

Gio 06/06/2021minha estante
Ela tocou demais do lado de cá. Poderia ficar horas falando sobre essa experiência. ??

Fernando Lafaiete 17/11/2020

Todos os Contos - Clarice Lispector | A Bela e a Fera, dois seres em um ser chamado Clarice.
********************************NÃO contém spoiler********************************
Resenha postada originalmente postada em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

******************************************************************************

Autora: Clarice Lispector

Editora: Rocco / Literatura Nacional / 656 páginas

Se as palavras são uma arma, como muitos críticos afirmam ser, Clarice sabia as usar como ninguém. Poderia dizer que lê-la é uma tarefa fácil, mas não seria uma afirmação das mais correta a se fazer. Como decifrar o indecifrável? Ler Clarice Lispector é uma experiência única, não exatamente confortável e aprazível, mas única em quase todos os sentidos. É se abrir para novas descobertas; embarcar no íntimo da autora e de suas personas ficcionais, tentar entender seus questionamentos e afirmações, ao mesmo tempo que tentamos nos entender sem nos afogarmos no mais intímo do nosso ser. É bela, é poética, é epifânica, é desagradável, enigmática e esclarecedora. Uma autora cujos escritos impactam, confundem, entregam intensidade e nos fazem pensar: será que entendi o que li? Talvez não tenha entendido, ou talvez tenha, fico sem saber exatamente o que pensar. Seus textos são puros fluxos de consciência da autora, dos personagens, de um por vez, dos dois juntos. São curtos, mas parecem longos. São profundos, falam de amor, de felicidade, de relacionamentos, de crueldade, de superações e de incertezas. Ah... as incertezas! Ah... o amor e a felicidade!! O que significam e por que razão lhe concedemos tanta importância? O que esperar de histórias de uma autora que afirmava não escrever para agradar ninguém? O que esperar de uma escritora que se questionava e questionava tudo e todos? Como ela mesma dizia... "O que se vem depois da felicidade? O se tem depois que se é feliz?"

Reunindo os 85 contos escritos por Lispector (organizados por seu biógrafo Benjamin Moser), Todos os Contos, a elogiada e premiada coletânea - considerada uma das mais importantes da literatura mundial e uma das melhores de 2015, segundo New York Times - apresenta em ordem cronológica os curtos desabafos da autora desde sua juventude até sua fase mais madura. O que nos possibilita acompanharmos passo a passo de sua evolução como escritora, se é que isso é possível. Clarice Lispector se progredia e se regredia todos os dias e a todo momento, o que faz a tarefa de lê-la  de fato um exercício de tentar decifrar o indecifrável. Iniciamos com PRIMEIRAS HISTÓRIAS (1940), vamos para LAÇOS DE FAMÍLIA (1960), seguindo para A LEGIÃO ESTRANGEIRA (1964), parando para respirar em FELICIDADE CLANDESTINA (1971), indo para ONDE ESTIVESTE DE NOITE (1974); A VIA CRUCIS DO CORPO (1974) vem logo em seguida... VISÃO DO EXPLENDOR: IMPRESSÕES LEVES nos encaminha para o final que termina com ÚLTIMAS HISTÓRIAS (1979). Oito "coletâneas" excepcionais, singulares, difíceis de serem compreendidas por inteiras, mas magníficas separadas e juntas.

Não se atreva a achar que irá entender tudo que irá ler. O objetivo aqui não é entender palavra por palavra, mas sim em seguir até o final sem medo do que irá encontrar pela frente. É perder o fôlego e recuperá-lo sem se deixar abater. É se desafiar, é se divertir, é rir e chorar. É entrar nesse turbilhão chamado Clarice Lispector, não permitindo ser vencido. Tente dar sentido ao que ler, e entenda que o ser-humano é complexo o suficiente para não ser entendido por inteiro; e isso é fascinante. Clarisse fazia antiliteratura como ela mesma fazia questão de dizer. Escrevia para se libertar, para incomodar e para nos fazer refletir sobre a vida. Mesmo não gostando, era comparada com Virginia Woof. Uma se entregou à vida, a outra deixou de vivê-la... mas ambas entendiam que somos o mais complexos dos complexos que existem por aí, e isso as torna ainda mais incríveis do que já são.

Seja descrevendo de forma verborrágica a cidade de Brasília (conto Brasília), nos levando na epifania de uma mulher que passa a entender o mundo ao seu redor (conto Amor) ou narrando cenas de traições e assassinatos, a verdade é que Lispector era uma escritora completa, capaz de escrever o que quisesse e como quisesse. Se não a entendemos, já não é extamente problema dela. Releituras se fazem necessárias e análises aprodundadas são por vezes essenciais. Todos os Contos de Clarice Lispector é uma obra fundamental para ser lida, estudada e destrinchada. Se debruçar em textos tão intensos é uma tarefa que poucos se permitem, mas que todos deveriam ao menos tentar. Hoje eu sei que se um dia me perguntarem: Quem é Lispector? Eu responderei: A Bela e a Fera em uma única mulher.
João 17/11/2020minha estante
Esse livro possui o conto O grande passeio?

Fernando Lafaiete 17/11/2020minha estante
Olá Vitor... Tem sim. É apresentado pelo título Viagem a Petrópolis. É excelente e me despertou uma revolta e algumas lágrimas. Indico demais!

Ane Vasconcel 25/02/2020

Ler essa antologia foi como conhecer mais profundamente Clarice, um conto é um pedaço da autora, todos os contos são a experimentação do sopro Lispector. Sou admiradora dessa célebre escritora, embora ela não aceitasse oficialmente o título de escritora, porque sua escrita é como o vento que flui naturalmente e enche os pulmões humanos, as linhas que foram escritas, datilografadas, por Clarice, são até hoje significantes e tocantes, para quem de fato por elas consegue ser tocado, para quem não entende, faltou o toque que autora uma vez disse "Ou toca ou não toca".Os estudos acadêmicos sobre Lispector cresce constantemente, o que a define não somente como uma autora da imersão no universo feminino, mas como uma autora que escreveu sem muito enfeite falando para outros, que, igualmente a ela, são gente.
Gu Vaz 25/02/2020minha estante
Estou lendo e amando profundamente.

Ane Vasconcel 25/06/2020minha estante
Que bom! Clarice é uma relação de encontro de alma, ao ler sua obra, ou você entende tudo não entendendo nada, ou você não entende nada de nada. Kkk

Magasoares 16/12/2021

Todos os Contos
Sei que vou desagradar muitos leitores desse livro, mas vou dar minha opinião sincera. Não gostei! Aliás, a maioria dos contos nem entendi a lógica. Me deu a impressão que Clarice quando escreveu esses contos, escreveu só para ela entender, só ela sabia o que realmente fazia sentido em cada conto que escrevia. O menos pior foi o conto; Felicidade Clandestina, com a qual Clarice usa aquela frase muito famosa dela; (..) Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.
Douglas 16/12/2021minha estante
Tinha esse livro, lia um conto e não entendia nada, tentei outros e ficava sem entender. Troquei no sebo, Clarice Lispector não é para mim.

Magasoares 16/12/2021minha estante
Nem para mim, Douglas.

Rosabel Poetry 28/10/2023

As 85 Clarices
Aos olhos de quem sou, ler Clarice é uma identificação, uma dor e uma esperança. Este livro em particular faz dessa experiência maior pois ao reunir contos de diferentes períodos ele somou diferentes Clarices e me fez perceber que a maior coerência entre elas talvez seja justamente isso, a escrita. Porque ela retira o que era antes aprisionado em nossas almas, coisas que podem parecer tão simples, mas que ao rodopiar pela mente criativa assumem um outro aspecto e geram essa necessidade das palavras, necessidade da escrita, necessidade de vida.
JurúMontalvao 28/10/2023minha estante
??

iamatilda 23/11/2023minha estante
Moça vc sabe se nessa coletânea entra também os romances? Tipo hora da estrela? Ou tem que comprar esses separadamente?

Lima 09/07/2022

Todos os feitiços, encarnações e contos de Clarice Lispector
Terminei a leitura e me faltam palavras para comentar o que eu sinto e senti durante esse tempo que passei em contato com a obra de Clarice Lispector. "Todos os contos" vai muito além de uma simples literatura ou de uma singela coletânea de histórias de qualquer autor que já li na vida. É, na verdade, um amontoado de retalhos, feitiços e encantamentos em prosa, uma magia que surpreende e enbasbaca o leitor virgem de Clarice, mas que, acima de tudo, tende a sufocá-lo. O cenário em que muito desses contos se passam é em lares domésticos, protagonizados por personagens que fogem completamente dessa domesticidade. Na verdade, são seres performáticos, atores em cena nesse incômodo ensaio teatral que é a sociedade e seus exigentes padrões fictícios que tendem a nos ditar como sermos humanos. Quando se dão conta dessa grande inventisse que é o ser social, os personagens de Lispecor explodem em uma loucura já não mais contida, em uma busca frenética para se encontrarem, até voltarem logo em seguida para o "eu", que já não é o "eu" cívico de antes, mas um desdobramento do indivíduo, estranho a si mesmo, porém autêntico. A carga melancólica de algumas histórias é pesada demais para não ser sentida e, alguns personagens, marcantes demais para serem esquecidos ao fechar o livro e guardá-lo na estante. Após a leitura, o que aprendi foi o que já sabia há muito: eu desprezo e me surpreendo com o ser humano, tão brilhantemente retratado por Clarice em seus contos. Que prosa genial. Que mulher genial. Uma das melhores leituras do ano. Minto. Da vida!
Babi 09/07/2022minha estante
mandando isso aqui pro marcelo, é daqui que vai vir o 10!!!!!

Lima 10/07/2022minha estante
@babi kkkkkkkkkkk bixa a nossa sorte vai mudar, o 10 de Iracema tem que acontecer!

Natália 20/04/2018

Clarice é a minha autora de cabeceira. Parece que em qualquer momento da vida, ela vai ter alguma coisa pra me dizer. Lembro da prova de literatura em que eu li o conto "Tentação", e desde então eu já o reli mais de 50 vezes. Não sei dizer porque gosto tanto dele; talvez a conexão que a menina sinta com o cachorro na rua, neste conto, seja o que eu sinto com Clarice e suas obras. Clarice pra mim é mais do que frases bonitas que você pode publicar no facebook, O que ela escreve algumas vezes me perturba, ou então me conforta. Eu gosto de aplicar uma citação quando falo de Clarice, e isso a resume perfeitamente como escritora: "De tudo o que se escreve, aprecio somente o que alguém escreve com seu próprio sangue. Escreve com sangue; e aprenderás que sangue é espírito.” (“Assim falou Zaratustra” - Friedrich Nietzsche). Clarice escrevia com sangue, e é por isso que sempre que eu leio, sinto que o espírito dela permanece naquelas páginas.
Isso é só um esboço do que eu queria escrever sobre ela, é muito difícil escrever sobre livros que amo muito. É sentimento demais pra racionalizar e por em palavras.
Bia 18/07/2019minha estante
Que lindo o que você escreveu!

Natália 20/07/2019minha estante
obrigada!!

Sérgio 14/02/2023

Clarice. Simplesmente Clarice
Quando falo que tenho um amor por Clarice, é descarregado de qualquer hipérbole. Realmente a amo. Lidar com a prosa de Clarice é viver o mundo da maneira que ele realmente é: poesia. O toque é ela conseguir verbalizar isso. Clarice é uma pessoa completamente inteira sabe. Ler seus livros é entender e saber que ela lidou com os aprendizados da vida da forma mais perfeita possível. Diante da realidade do mundo, Clarice se fez humana. É muito prazeroso ver a evolução de Clarice, vivemos uma vida com ela. À medida que sua prosa fica cada vez mais etérea, a gente percebe que, mesmo Clarice se dissolvendo no ar, vamos reconhecê-la no oxigênio que respiramos. Clarice é. Clarice foi. Clarice será. Clarice é Clarice. E para ela nenhuma classe gramatical consegue sintetizar o que Clarice é. Vamos senti-la para sempre nesse mundo. Nunca deixarei de acreditar que Clarice é eterna. O meu maior desejo era tomar uma
coca-cola com ela e trocar dois dedos de prosa.
DricaL1705 06/04/2023minha estante
Fantástico comentário?

Alane.Sthefany 02/04/2022minha estante
Li apenas um livro dela, achei bem difícil a leitura, não que seja ruim, foi que eu precisei pensar bastante, mas amei o livro (Paixão Segundo G.H.).

Queria saber quanto tempo você demorou para ler e se é uma leitura "mais" tranquila (tradução, linguagem...).

Alessandra.Laine 12/09/2021

Ilusões perdidas
Esse livro é adstringente no começo ... doeu, confundiu, desmoralizou; mas no fim, saímos com a ilusão - falsa - de que poderíamos todos ser Clarice ! Como se bastasse se sentar na frente de uma folha branca e deixar a mão registrar teus pensamentos, em toda liberdade ! Simples assim ! Quem nos dera ...
Nina 15/09/2021minha estante
Amei sua resenha.

Jéssica 19/03/2021

...
O segredo é sentir Clarice. Não é entender Clarice. Ela se comunica com a minha alma e não com a minha língua falada. É uma conversa que vem de dentro para um outro dentro. O primeiro dentro é o dela, o segundo dentro sou eu. Não leio Clarice, eu SINTO Clarice em mim. É mais do que literatura, é conversa de ALMA.
ba3 19/03/2021minha estante
Meudeus resumiu tudooooooooooo

Dani Ramos 10/08/2018

Ótimo.
E assim termino o projeto lendo ?Todos os Contos? da Clarice Lispector! Adorei demais essa experiência e esses meses foram prazerosos conhecendo a fundo toda a escrita e suas emoções por trás de cada palavra. Super indico à todos a leitura dos contos ou qualquer romance da autora. Ela é incrível de todas as formas e admirei os modos encantadores da sua forma de pensar. E fico imensamente feliz comigo mesma por ter alcançado essa minha meta, meu primeiro projeto de 2018 realizado! #Feliz
Gabi Florence 16/08/2018minha estante
undefined