Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Jess 27/03/2021

"Acautelai-vos de uma mulher que sonha."

"Há coisas que só se aprende quando ninguém as ensina. E com a vida é assim."

Todos Os Contos, como o próprio nome já diz, reúne todos os contos publicados pela Clarice Lispector durante a sua carreira, e também alguns encontrados após o seu falecimento.

Os contos abordam diversos assuntos diferentes e em cada um deles é possível se deleitar com o estilo único da Clarice de falar sobre o cotidiano, suas reflexões acerca de Deus, da sociedade, sentimentos, ser mulher, vida e morte, a litetatura em si...

Eu já era fascinada pela figura da Clarice antes de ler qualquer obra dela, é como se ela exercesse algum tipo de magnetismo. Quando li A Hora da Estrela esse fascínio só aumentou. Agora entendo porque até hoje os seus admiradores são tão apaixonados pela sua vida e pelo seu trabalho. Explicar Clarice é difícil, ela transcende todas as definições.

O livro é uma obra-prima. Para os admiradores de Clarice é um prato cheio do qual vale a pena se fartar.

"Viver é dramático. Mas não há escapatória: nasce-se."

"Só se tem o momento que vem. O presente já é passado."

caroline 27/06/2021

Clarice... Há muito buscava descobrir o motivo por trás de tanto amor e admiração por seus escritos. E descobri. Descobri e me tornei mais uma de seus ? muitos e apaixonados ? fãs.

Sua escrita cativante e genial, é capaz ? ouso dizer ? de conquistar qualquer um. Se ao ler Clarice, você não conseguir gostar, apenas escolha uma outra obra, um outro conto ou um outro momento.

Baseada em minha curta, mas satisfatória experiência, há algo dela para todos ? ou quase todos ? os gostos. E se acaso não conseguir "entendê-la", tenha em mente que ao ler Clarice é mais importante o *sentir* do quê o próprio entender.

Estendi a leitura por meses, pelo simples fato de que não queria me desapegar. Esta edição é incrível; uma das melhores compras literárias, bem como a(s) melhor(es) leitura(s) de meu ano ? ainda que este nem mesmo tenha terminado.

Como uma nova e empolgada fã, estou aqui apenas para incentivar outros a conhecer este tesouro nacional e mundial chamado Clarice Lispector.

Não é nem mesmo necessário desejar uma boa leitura, caro leitor, pois com Clarice, você com certeza terá!

Darty 05/03/2023

Coletânea de contos
Não é um livro simples de ler, quis desistir algumas vezes.
Adorei alguns contos e odiei outros.....

Lima 09/07/2022

Todos os feitiços, encarnações e contos de Clarice Lispector
Terminei a leitura e me faltam palavras para comentar o que eu sinto e senti durante esse tempo que passei em contato com a obra de Clarice Lispector. "Todos os contos" vai muito além de uma simples literatura ou de uma singela coletânea de histórias de qualquer autor que já li na vida. É, na verdade, um amontoado de retalhos, feitiços e encantamentos em prosa, uma magia que surpreende e enbasbaca o leitor virgem de Clarice, mas que, acima de tudo, tende a sufocá-lo. O cenário em que muito desses contos se passam é em lares domésticos, protagonizados por personagens que fogem completamente dessa domesticidade. Na verdade, são seres performáticos, atores em cena nesse incômodo ensaio teatral que é a sociedade e seus exigentes padrões fictícios que tendem a nos ditar como sermos humanos. Quando se dão conta dessa grande inventisse que é o ser social, os personagens de Lispecor explodem em uma loucura já não mais contida, em uma busca frenética para se encontrarem, até voltarem logo em seguida para o "eu", que já não é o "eu" cívico de antes, mas um desdobramento do indivíduo, estranho a si mesmo, porém autêntico. A carga melancólica de algumas histórias é pesada demais para não ser sentida e, alguns personagens, marcantes demais para serem esquecidos ao fechar o livro e guardá-lo na estante. Após a leitura, o que aprendi foi o que já sabia há muito: eu desprezo e me surpreendo com o ser humano, tão brilhantemente retratado por Clarice em seus contos. Que prosa genial. Que mulher genial. Uma das melhores leituras do ano. Minto. Da vida!
Babi 09/07/2022minha estante
mandando isso aqui pro marcelo, é daqui que vai vir o 10!!!!!

Lima 10/07/2022minha estante
@babi kkkkkkkkkkk bixa a nossa sorte vai mudar, o 10 de Iracema tem que acontecer!

Safo from Lesbos 30/05/2022

O que dizer de Clarice?
Adoro ler essas antologias, você consegue acompanhar, não diria a evolução, pq ninguém é retilíneo só pra cima ou pra baixo, mas o caminhar dos autores, uns contos são maravilhosos, sacadas incríveis, outros chatos, tediosos, outros nos demandam mais tempo em cada frase pra entender de verdade. Reintero aqui a observação de Clarisse racista e gordofóbica que já havia comentado quando li o livro anterior de crônicas. Vale a pena!

Ray 28/05/2020

"Por outro lado, as pessoas que me cercavam moviam-se tranquilas, a testa lisa sem preocupações, num círculo onde o hábito há muito alargara caminhos certos, onde os fatos explicavam-se razoavelmente por causas visíveis e os mais extraordinários se ligavam, não por misticismo mas por comodismo, a Deus. Os únicos acontecimentos capazes de perturbar suas almas eram o nascimento, o casamento, a morte e os estados a eles contínuos. Ou engano-me e, na minha feliz cegueira, não sabia enxergar mais profundamente? Não sei, agora parece-me impossível que na zona escura de cada homem, mesmo nos mais pacíficos, não se aninhe a ameaça de outros homens, mais terríveis e dolorosos." Trecho do conto Obsessão, escrito por Clarice Lispector e publicado originalmente em 1941.

najuliass 01/11/2022

"Não a executes, é o que deves fazer. Não a escutei e a possuíras. Não ames e terás dentro de ti o amor. Não fumes o teu cigarro e terás um cigarro aceso dentro de ti. Não ouças a Quinta Sinfonia de Beethoven e ela nunca terminará para ti"

Gabriel 08/06/2016

Fantástico!
O livro ficou incrível! Além de bonito, é muito mais prático do que comprar todos os livros dela separadamente. Os contos são maravilhosos! Vale muito a pena lê-los.

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/11/2017

?Isto Não É Literatura. É Bruxaria...?
Incluído na lista dos melhores livros de 2015 do New York Times e vencedor do Pen Translation Prize, ?Todos os Contos? foi lançado no Brasil, em 2016, quando já era sucesso no exterior. Esta inusitada trajetória remete a um projeto inédito que reuniu num único volume toda a obra de Clarice Lispector como contista.

A organização deste material coube a Benjamin Moser, biógrafo da escritora, que também responde pelo prefácio. Intitulado ?Glamour e Gramática?, o texto aproxima o leitor da obra e, por conseguinte, da própria Clarice: ?uma Tchekhov feminina nas praias da Guanabara?.

Em linhas gerais, ela é um caso raro até mesmo inédito na literatura, isto é, uma mulher burguesa, heterossexual, casada, com filhos que não começou a escrever tarde, não parou com o casamento ou a maternidade nem sucumbiu às drogas ou ao suicídio. Clarice chegou a declarar que não gostava da comparação com Virgínia Woolf, pois a escritora britânica desistira da vida e ?o terrível dever é ir até o fim?.

Aliás, na contramão da literatura brasileira da época, influenciada por temáticas ideológicas e voltada a discussão de nossos problemas, ela dedicou-se à pesquisa estética, tratava de assuntos inerentes ao universo feminino e seu ambiente familiar por meio de uma linguagem própria, marcada pelo fluxo de consciência, uma mutabilidade gramatical e o tom intimista.

Reunindo 85 textos em ordem cronológica, ?Todos os Contos? permite acompanhar tanto o amadurecimento como as diversas fases da escritora. Ele inicia com dez histórias escritas durante a adolescência e encerra com outras duas, que Clarice não teve tempo para concluir. Os demais capítulos apresentam os seguintes livros: ?Laços de Família? (1960), ?A Legião Estrangeira? (1964), ?Felicidade Clandestina? (1971), ?Onde Estivestes de Noite? (1974), ?A Via Crucis do Corpo? (1974) e ?Visão do Esplendor: Impressões Leves? (1975).

Para quem pretende conhecer maiores detalhes acerca destas obras, as ?Notas Bibliográficas? são bastante esclarecedoras. Elas também dão uma boa ideia das dificuldades enfrentadas para coligir os contos que, em geral, foram traduzidas das primeiras edições publicadas em livros.

Por fim, levei pouco mais de dois meses para concluir a livro. Li sem pressa e alguns textos, mais herméticos, mereceram uma ou mais releituras. Também vasculhei a Fortuna Crítica de Clarice, conheci a biografia de Moser e redescobri a ?A Hora da Estrela? que ganhou uma caprichada edição comemorativa dos quarenta anos de lançamento. Enfim, uma experiência que recomendo.

Nota: Atenção para o design da capa que também foi premiada pelo New York Times em 2015. Aliás, esta é uma edição com acabamento impecável, confeccionada com papel de qualidade e cômoda diagramação. Cinco estrelas!

Magasoares 16/12/2021

Todos os Contos
Sei que vou desagradar muitos leitores desse livro, mas vou dar minha opinião sincera. Não gostei! Aliás, a maioria dos contos nem entendi a lógica. Me deu a impressão que Clarice quando escreveu esses contos, escreveu só para ela entender, só ela sabia o que realmente fazia sentido em cada conto que escrevia. O menos pior foi o conto; Felicidade Clandestina, com a qual Clarice usa aquela frase muito famosa dela; (..) Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.
Douglas 16/12/2021minha estante
Tinha esse livro, lia um conto e não entendia nada, tentei outros e ficava sem entender. Troquei no sebo, Clarice Lispector não é para mim.

Magasoares 16/12/2021minha estante
Nem para mim, Douglas.

joaoggur 27/01/2022

Palavras que incendeiam.
Muito se fala daquela tal escritora nascida na antiga união soviética chamada Clarice Linspector. Esse falatório sempre me chamou a atenção, mesmo eu nunca tendo oportunidade de ler. Até que um dia, quase como um ato de rebeldia, comprei muitos livros dela e os li. Se me permitem o vocabulário chulo, não entendi [*****] nenhuma. Meu primeiro erro. Querer colocar tudo para dentro me forçando a acelerar o ritmo de leitura. Parecia um biscoito recheado de anti-coloquialismo e ambiguidade.

Até que deixei esses livros na estante, para um dia poder usufruir de tal literatura tão proeminente.

Esse dia chegou. Peguei todos aqueles livretos e os li atentamente. Meu segundo erro. Quis ler livros escritos de forma sentimental como um livro injuntivo.

Até que finalmente entendi o que faltava para compreender aqueles contos, e imagino que todos que tiveram dificuldade no entendimento da coesão do texto provavelmente cometeram do mesmo erro: Clarice não se entende, se sente.

Simplesmente comecei a ler querendo sentir o que ela passava com aquelas palavras, não querendo compreendê-las em si. O meu grande acerto, sem dúvida alguma.

Encontrei poesias e textos de qualidade e maestria quase sobrenaturais: aquelas palavras me incendiavam de forma única, quase como uma criança entretida em uma cantiga. Suas palavras me cativavam como nunca nenhuma palavra me cativaram.

Por isso, sem dúvida alguma, Clarice se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Ela prova a capacidade humana de produzir obras quase irreais.

Não é uma leitura fácil, não mesmo. Precisa ter muita bagagem literária, devo admitir. Mas o resultado disso é espetacular.

Maiara.Alves 29/03/2021

Experiência incrível
“Todos os Contos” foi lançado no Brasil, em 2016, quando já era sucesso no exterior. Esta inusitada trajetória remete a um projeto inédito que reuniu num único volume toda a obra de Clarice Lispector como contista.

Reunindo 85 textos em ordem cronológica, “Todos os Contos” permite acompanhar tanto o amadurecimento como as diversas fases da escritora. Ele inicia com dez histórias escritas durante a adolescência e encerra com outras duas, que Clarice não teve tempo para concluir.

Levei muito tempo para concluir a leitura. Li sem pressa e alguns contos, mais herméticos, mereceram uma ou mais releituras.
Clarice é uma das minhas escritoras preferidas e ler uma coletânea de seus contos é um excelente modo de conhecer ainda mais o trabalho dessa brilhante escritora.
Cada conto é um passaporte para um mergulho em si mesmo e uma incitação para nos confrontarmos com a multiplicidade de seres que somos. Ela tem a capacidade de fazer o leitor perder o fôlego no meio da leitura e sob esse ponto de vista chega a ser perturbador. Portanto se você não leu nada de Clarice Lispector mas tem vontade de começar esteja preparado para uma leitura avassaladora. Mas nada que eu disser fará jus à Clarice Lispector.

renata1004 22/03/2023

é inconcebível que eu e clarice lispector tivemos em nossa vida acesso ao mesmo alfabeto e às mesmíssimas palavras da língua portuguesa

Daniele do Valle 27/01/2023

Livro extraordinário
Estou fazendo a resenha só porque estou participando de um desafio mesmo, tá?! ?? De qualquer forma, não tem novidade aqui. Tudo o que essa mulher escreve é para mim extraordinário. Já li diversos romances, quase todas as crônicas, agora quase todos os contos, muitas entrevistas e até cartas e não me lembro de não ter gostado de alguma coisa. É sem dúvidas, a minha escritora favorita. ??

João 05/06/2016

Finalmente
A possibilidade de ler os contos reunidos permite outras leituras. Essa reunião enriquece diretamente a visão panorâmica da obra da autora, além de favorecer a percepção de sua evolução (?) como escritora.