Origem do Além

Origem do Além Evezel

Resenhas - Origem do Além

Myzlen1 05/08/2021

Salada mitológica temperada com filosofia
Ambientação - 3

A história se passa no universo cósmico, temos planetas, galáxias, constelações, de um modo muito primordial, apesar de não ser muito aprofundado é bom e cumpre seu papel.

Escrita - 1

A escrita incomoda bastante, temos uma mescla de termos e citações filosóficas em meio a história, mas também temos partes inteiras de eventos repetitivos e faltou cuidado nos diálogos e construções dos personagens. A ideia estava boa, mas a escrita não acompanhou. O que salvou foram as batalhas que ficaram boas.

Protagonista - 0,5

Temos diversos protagonistas e isso é uma ideia bem ousada, tem um preço a ser pago e nesse caso foi alto, se juntar todos não temos um, sem carisma, sem profundidade, sem história, sem nada que os torne memoráveis, talvez com uma exceção, ainda assim temos protagonistas caricatos e infantis, em alguns momentos sequer parecia estar ocorrendo uma guerra.

Coadjuvante - 0,5

Na mesma linha dos protagonistas, apesar de cada um guardar uma essência, eles representam essa essência de forma muito robótica e pouco convincente. A ideia novamente foi interessante, porém a execução não acompanhou.

História - 2

A história tem um conceito bom, mescla filosofia e mitologia de uma forma interessante, na guerra entre ordem e caos há uma visão maniqueista da coisa toda. Os plot são entregues antes da hora, fazendo com que tudo seja bem previsível e anticlimax, apesar das batalhas serem interessantes o livro muitas vezes é cansativo. Pode e provavelmente também deve ser lido de forma figurada e interpretativa e a história ganha bastante se for observada dessa forma, porém, dado os demais problemas não ajuda a tornar a experiência mais agradável.

Nota - 1,5

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ x ] Um filme
[ ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ x ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ ] Requer atenção
[ ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ ] Meia dúzia
[ x ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ x ] Eu entendi a referência
[ ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente
Gean 04/11/2022minha estante
Também gostei muito da ideia do livro, mas acabei abandonando por causa da escrita

Amanda Cabral 22/05/2023minha estante
Comecei hoje e já não ta difícil um personagem falando "ensinar - lhe - ei" e o outro "bora lá, mano"...

Nifrido 30/10/2018

Excelente!
Para um livro de estreia, Evezel não subestima a inteligência do leitor e nos apavora com tamanha articulação em sua escrita! Recomendo 100%

luizadelamare 01/05/2021

Favorito da vida!
Inspirado na teoria da Cosmogênese da Teosofia, a história vai nos contar o desfecho da guerra entre o Sol e o Caos, onde temos o nascimento de um novo planeta que está coberto de trevas. Assim, para ajudá-lo nesta batalha, o Sol recruta doze guerreiros: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
É uma fantasia épica, de tirar o fôlego! Cada capítulo te surpreende e te mostra o quanto o autor estudou e investiu nesta história. Os doze signos do zodíaco são muito bem trabalhados, além de ser impecável a forma como conhecemos as lutas internas de cada um e de como isso será importante para a conclusão desta guerra.

Flávia 21/05/2021

Um achado em 2021
Origem do Além é a obra de estreia do autor brasileiro Evezel, publicada em 2016. Sendo uma produção independe e agenciada pela AZO, a trama acontece no universo e talvez seja uma das leituras mais originais que eu já tive o prazer de ler. A narração é desenvolvida em primeira pessoa (em momentos pontuais) e em terceira pessoa durante todo o resto do livro. Pode ser encontrado em e-book na Amazon, com uma capa comemorativa de 5 anos de lançamento. Possui belíssimas ilustrações e a leitura é bastante confortável, devido a diagramação minuciosa.
Sobre a história: Somos imersos em uma batalha entre o Sol e a força destruidora chamada de Caos. Eles estão em luta pela liderança de um novo sistema recém-criado, numa galáxia igualmente nova. Porém, o surgimento de um planeta desencadeia uma força de trevas tão potente, que o Sol não consegue dar conta sozinho e será o fim se as trevas se expandirem. Dessa forma, ele convoca as forças protetoras daquele sistema, mas apenas doze delas se apresentam para a batalha: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Sim, os signos do zodíaco.
Origem do além, para esta simples leitora, foi um dos maiores achados desse ano. Uma fantasia épica com uma linguagem bem fluida e imersiva de uma forma que você começa a ler e não quer mais parar (principalmente nas ultimas cem páginas). Tive a chance de estar ainda mais envolvida com esse livro devido a um acontecimento referente a meu signo, que me deixou um pouco chateada (juro que só um pouquinho), mas que ao final me surpreendeu positivamente de todas as formas possíveis. Não poderia ter sido descrito melhor. Incluindo a “picuinha” com outros signos ditos como opostos.
O livro é a prova do domínio do autor sobre assuntos como Cosmogênese, astrologia e filosofia. Conseguimos ver uma influência de Aristóteles, Dante Alighieri e os mais atentos também podem encontrar um pouquinho de Platão e até o Cristianismo. Consegui ler em dois dias, mas com certeza teria sido em apenas um se não fosse as demandas da vida. O Desenvolvimento é bastante interessante de ser acompanhado e o final foi muito justo diante de todo o acontecimento. A literatura brasileira só tem a agradecer por Evezel ter nos presenteado com tamanha história. Cinco estrelas, favoritado e guardado no lugar mais quentinho do meu coração.

Leprechaum 25/06/2021

Um escritor surpreendente
Esse livro é realmente muito bom, eu com certeza indicaria para pessoas que querem começar no mundo da leitura, assim como Harry Potter e Percy Jackson Origem do Além tem o necessário para se tornar um clássico ponta pé inicial no mundo dos livros, algo que me incomodou um pouco foi a linguagem nas falas dos personagens que hora transita de formal e épica para algo clichê de romance japonês, tirando isso, um dos melhores desse ano

gabi 03/07/2021

Não me prendeu muito, fiquei meio desconfortável com o estilo de escrita que variava entre aquele mais "clássico" e um mais moderno.
Não é meu tipo de fantasia.

Fcentelles 12/06/2022

De um amigo escritor
Uma leitura fantástica.... Uma batalha épica entre a armada do sol contra o caos.... Para quem curte uma literatura fantástica é uma excelente pedida... e de quebra ajuda um autor brasileiro... Parabéns Evezel pela grande obra.

Luany 19/07/2021

História incrível, estava ansiosa pra ler por se tratar de signos o que achei bem original, no livro da pra ver o quanto o autor se dedicou e estudou pra desenvolver esse livro.
Os doze signo do zodíaco são muito bem trabalhados, gostei muito da forma que é abordado as lutas internas de cada signo e como cada um lida com isso, é interessante a forma como nos identificamos quando chega o nosso signo ou até de outro alguém que é de X signo e vemos como bate as características.
O plot twist desse livro é demais, parece tão óbvio o que vai acontecer e quando surge o plot te deixa de queixo caído rs além do turbilhão de sentimentos que é os últimos capítulos e principalmente o final que foi surpreendente e emocionante.

Corujadasneves 26/12/2021

Excelente
Esse livro me fez rir, torcer, chorar, desesperar por todos aqueles personagens, tudo o que senti. E pensa numa escrita maravilhosa, foi a primeira coisa que me apaixonei. Não tenho muitas palavras para descrever essa obra, mas tornou-se mais um favorito do ano

Se você não leu Origem do Além, não sabe o que está perdendo. Recomendo como porta de entrada para quem quer entrar na fantasia.

Glenda 13/03/2023

Pqp, hein, molecote?!
Cara, eu admito que não me empolguei ao ver que o livro tinha signos. Entretanto, não posso dizer que o livro é SOBRE signos.
Eu vejo doze amigos diferentes com um objetivo, responsabilidades e muito pra aprender e ensinar
Evezel foi capaz de dar vida aos seres e ao mesmo tempo trazer a essência que no zodíaco eles transmitem, oq ainda não duvido que tenha sido bem feito por causa de pesquisas e estudos, pois o livro é a personificação de alguém que ama o que faz.
Desmistificando qualquer preconceito que eu tinha, consegui me atraí pela história, pelos personagens, pelo enredo de cada um e eles como um todo. Eu amei conhecer cada personagem e depois conhece-los em conjunto.
Me arrepiei demais com o final do livro, vivi altas emoções e, mano, nesse momento são só seis horas da manhã.
Segundo livro do Evezel que leio, mas com certeza ABSOLUTA haverão mais.

Dan BS 14/10/2017

Origem do além - Uma estória impressionante do começo ao fim
Em um conceito geral gostei bastante da estória, os personagens são cativantes e a cenas de ação são muito bem descritas, o universo criado impressiona, é uma ficção que se mistura com a realidade.

Porém em algumas partes, o autor entra em detalhes muito técnicos, deixando a narrativa um pouco cansativa e em outras fica repetitivo os capítulos.

Para um primeiro livro, onde existe um número grande de personagens para manter no enredo, o autor faz um trabalho espetacular e consegue passar a essência dos personagens.

É uma leitura que não me arrependo, me identifiquei em partes com cada membro da armada do sol.

Danielle.Vedovelli 03/05/2016

A cosmologia de Origem do Além
No início havia somente Uno, qual pertencia ao cosmos, que resolve então criar o Universo. Nesse processo surgem com relevância as Galáxias e nelas existem diversos Sistemas (quais são regidos por um líder). Dentro dos Sistemas surge um sem número de núcleos (que são regentes de forças menores) e diversas constelações (que são regentes de forças constelares).

Doze forças se destacam e viram o braço direito de Uno (ficam conhecidas como Forças Maiores), são elas: Coragem, Generosidade, Diplomacia, Altruísmo, Liderança, Segurança, Justiça, Lealdade, Alegria, Trabalho, Voluntariado e Compreensão .

O Vilão da história, o Caos, inveja Uno e cria doze forças maléficas (quais ficam conhecidas como Sinister) são elas: Agressividade, Teimosia, Mentira, Medo, Egoísmo, Dependência, Manipulação, Vampirismo, Insatisfação, Ambição, Discrepância e Solidão.

A história de Origem do Além se passa dentro de um Sistema da Galáxia batizada por Uno de Via Láctea, mais precisamente no Sistema Solar (tem esse nome, pois o seu líder é o Sol).

O Sol é a primeira coisa a surgir naquela parte da Via Láctea. Quase junto da formação do Sol forma-se um grande globo de trevas, que nada mais é do que o Caos.

O Caos tenta corromper sem sucesso o globo flamejante chamado Sol e isso gera uma enorme briga entre os dois, qual o Sol sai vitorioso, depois disso Uno o concede a liderança do Sistema que a sua volta nascerá. Nisso começam a surgir os núcleos em volta do Sol (o líder decide chama-los pelo primeiro nome de Planeta), o curioso é que na maioria das vezes em que um planeta ali nasce o Caos aparece em volta do recém-nascido tentando corrompe-lo, mas o Sol consegue irradiar os seus raios e expulsar o vilão de seus pupilos. Nascem então: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão e também a amante do Sol, a Lua (qual recebe o título de satélite). Também vão surgindo às constelações, quais contam com forças poderosíssimas para ajudar o Sistema Solar.

Os tempos são tranquilos até a sucumbência de um núcleo portando uma escuridão que nem mesmo o líder consegue iluminar acontece. O Sol apela para que os regentes emprestem suas forças para ele. Surpreendentemente somente doze forças aparecem (todas as doze forças são forças menores, também chamadas de forças planetárias), são eles: Áries de Marte, Touro de Vênus, Gêmeos de Mercúrio, Câncer (filho da Lua), Leão (filho do Sol), Virgem de Mercúrio, Libra de Vênus, Escorpião de Plutão, Sagitário de Júpiter, Capricórnio de Saturno, Aquário de Urano e Peixes de Netuno (sub regido por Júpiter).

O Sol lamenta por forças constelares não terem se apresentado, mas admira a fibra e coragem das doze forças que se voluntariaram, confia à tarefa de eliminar o Caos do novo planeta a eles e passa a chama-los de Armada do Sol. O líder explica para a Armada como o Caos trabalha, a situação do terreno do planeta e os alerta que não poderá ajuda-los fisicamente.

Segundo o Sol, o Caos trabalha com portais de trevas chamados de Umbra (um para cada ponto cardeal do planeta, que no caso deste são quatro), quais são defendidos por Tenebris, os líderes do exército do mal, exército também chamado de Crudelis. E, segundo o líder, dentro de cada Umbra existem três escravos das trevas (chamados Portentum) qual fazem toda a escuridão de lá sair. O principal trabalho delegado a Armada do Sol é destruir os quatro Tenebris e erradicar os quatro Umbra, o resto ficaria nas mãos do Sol resolver. E para entrar no Umbra (já que são três partes, ou Portentum, para serem destruídas) o Sol dividiu a Armada em três grupos para o equilíbrio ser preciso, são esses os Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), os Fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) e os Mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes).

O Sol dá um pouco de sua chama para os doze e então eles partem para combater o mal do núcleo negro. Mas o que o Sol não sabe é que alguns núcleos (muitos são os seus irmãos, as estrelas) guardam um pouco do Caos dentro de si e a entrada da Armada não vira surpresa nenhuma, já que o Caos fica sabendo desta e avisa para os seus asseclas do mais novo plano do Sol.

Chegando ao núcleo a Armada do Sol já escolhe o leste como destino e resolve erradicar o Umbra do lado escolhido, quando assim o fazem uma série de surpresas e acontecimentos começam a ocorrer, como as batalhas internas dos Sinister contra as Forças Maiores, a possessão do Caos sobre o corpo de um Tenebris, o despertar dos Tenebris para a verdade, a intervenção direta do Sol no núcleo antes do combinado, a traição de uma das forças com a morte prematura de outra, a chegada de duas grandes forças constelares, a guerra final e a conclusão épica de todos esses acontecimentos que se entrelaçam de forma sublime e de fácil compreensão.

site: http://pt.origemalem.wikia.com/wiki/Origem_do_Al%C3%A9m_(Livro)

Murilo 17/07/2016

Uma revelação da fantasia nacional.
Em Origem do Além vemos toda uma história mística para a criação do universo, que fora criado por Uno, que nada mais é do que uma representação de Deus. Em oposição, temos o Caos, que se traçarmos uma comparação bíblica, seria o Diabo.

Uno criou todas os sistemas e designou protetores para todos eles. O Sol ficou encarregado de proteger todo o sistema solar. Mas o Caos viva tentando dominar os planetas protegidos pelo Sol. Até que finalmente ele consegue dominar um recém formado planeta, que fica envolto em trevas que nem mesmo as luzes do Sol conseguem expulsar.

Para expulsar as forças do Caos e restaurar a paz no sistema, o Sol convoca doze protetores do sistema solar, cada um representando um planeta, um deles representando a Lua e seu filho Leão. Quem leu a sinopse vai perceber que esses doze protetores são nada mais nada menos do que a representação dos doze signos.

Evezel cria toda uma mitologia utilizando elementos místicos já conhecidos, mas de uma forma única e original e, mesmo com tantos personagens, ele consegue dar destaque a todos, apresentar suas inseguranças e qualidades.

Os combates vistos em Origem do Além também dão um show a parte, além de serem bem violentos. E também conseguimos ver destaque para todos os personagens nas lutas, tanto dos mocinhos quanto dos vilões. O livro também conta com belas ilustrações dos personagens entre os capítulos.

Origem do Além é um livro recomendado para todos os amantes de Fantasia, e Evezel tem potencial para se tornar uma revelação brasileira do gênero, espero poder ler mais coisas do autor.

site: www.nerdbucks.com.br

@anfitrisea 11/02/2018

[BLOG] ATRAVÉS DA ESCRITA | RESENHA: ORIGEM DO ALÉM

Hey pessoal, como estão? :)
Hoje venho trazer a resenha de um livro super interessante. Espero que gostem! :)

Em Origem do além, Uno criou todo o universo e seus sistemas e designou seus protetores, sendo o Sol encarregado por cuidar do Sistema Solar. Entretanto, há a presença do Caos sempre tentando dominar os Sistemas e Planetas, e as coisas complicam quando ele consegue dominar um novo Planeta que acaba de surgir, o qual o Sol não conseguiu proteger a tempo. A partir daí se inicia uma guerra contra o caos para derrotá-lo e salvar o novo planeta. O sol, vendo que não poderá fazer muita coisa sozinho, convoca a Armada do Sol, que é a união de doze forças do Sistema Solar. Os guerreiros que se oferecem para lutar nessa batalha e que formam a Armada são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

O que a Armada do Sol não sabe é que eles irão entrar não apenas em uma batalha contra o Caos, mas também contra seus maiores defeitos, pois só assim aprenderão a ter o controle necessário para vencer o grande inimigo junto aos seus companheiros.

O livro me chamou muito a atenção quando eu descobri que se passaria na criação do Universo e que contaria com os signos do zodíaco. Porém, apesar de contar com elementos já conhecidos, Evezel os utiliza de uma maneira bem original e diferente, o que é bem interessante. É uma ótima recomendação para quem se interessa por signos e para quem não se interessa também, justamente por ser construído de uma maneira bem diferente do que conhecemos por signos.

Uma coisa que vale a pena ser destacada é a forma como o escritor conseguiu trabalhar tão bem em cada personagem. Além dos 12 guerreiros também encontramos outros personagens, claro, e todos eles foram super bem desenvolvidos e conseguimos conhecer bem todos eles. A Armada do Sol tem um foco maior, pois se destacam em praticamente o livro todo e acompanhamos suas batalhas internas, fazendo com que o leitor conheça mais ainda eles. isso tudo com certeza foi algo muito positivo para a história, pois acredito que a história se torna mais cativante quando conhecemos bem os personagens que são apresentados. Com tantos personagens seria fácil o autor se perder ou acabar deixando alguns de lado, mas isso não aconteceu.

Origem do Além é uma fantasia super interessante, pois é bem diferente do que geralmente encontramos. Eu mesma nunca havia lido nada parecido e gostei muito do enredo. O autor explorou bem os elementos utilizados por ele e conseguiu construir uma história super instigante. O livro também conta com muita cena de ação (até porque se passa em uma guerra, né? hehe) e essas cenas são super bem descritas, contando com muitos detalhes para fazer o leitor acompanhar de fato tudo o que está acontecendo.

Apesar do livro ser ótimo e muito interessante, a escrita dificultou um pouco minha leitura pois não senti que ela fosse tão fluída e em alguns momentos se tornava até mesmo lenta para mim. Ao mesmo tempo que o ótimo enredo impulsionava minha leitura, a escrita tornava-a lenta e eu acabei demorando bastante tempo para ler o livro, mesmo gostando muito do que eu estava lendo e mesmo querendo ler tudo de uma vez. Apesar disso, acho que todos deveriam dar uma chance ao livro, pois essa foi uma dificuldade minha, o que não significa que todos terão essa experiência, e mesmo assim valeu muito a pena ler o livro, pois a história é mesmo ótima.

O livro conta com ilustrações dos personagens e dos símbolos deles, o que eu achei muito legal, pois além de ser algo bem criativo, as ilustrações ficaram realmente ótimas e contam certinho com as descrições feitas pelo autor durante o desenrolar da história.

Como se não bastasse tudo isso, o livro traz ótimas lições sobre como trabalhar nossos defeitos e qualidades para nós mesmos e para aqueles que estão ao nosso redor e conta com inúmeras mensagens sobre amor, amizade, confiança, união, respeito e muito mais.

Recomendo muito para quem gosta de fantasia, ficção científica, astrologia, batalhas e lições, pois esse livro conta com tudo isso e mais um pouco. Foi uma ótima experiência lê-lo!

Espero muito que tenham gostado da resenha e espero ter conseguido enaltecer o quanto achei esse enredo super interessante, mesmo já tendo falado isso algumas vezes haha. Me contem nos comentários se vocês já leram a obra ou se ficaram com vontade de ler, sempre gosto de acompanhar as respostas de vocês!

site: atravesdaescrita.blogspot.com