A História da Guerra do Vietnã

A História da Guerra do Vietnã Andrew Wiest...

Resenhas - A História da Guerra do Vietnã

Didi 06/11/2016

Quando o excesso de preto e branco atrapalham a leitura
O livro foi estruturado como um grande livro didático de história: o texto principal, caixas com complementares, pequenos pontos de interesse em caixinhas na borda de algumas páginas e muitas, mas muitas fotos e um bocado de mapas - e de quebra há algumas páginas no final com a cronologia dos eventos. É uma riqueza de informação sobre a Guerra do Vietnã e que serve como introdução para quem desconhece o conflito, como material de consulta posterior e até como um complemento para que já conhece ao menos um pouco do conflito.

Entretanto, a edição brasileira possui problemas que não passam despercebidos. e que causam incômodo na leitura do material.

A edição brasileira veio num tamanho reduzido fazendo com que os textos, as fotos e os mapas disputem espaço e atenção do leitor. Os mapas ficaram confusos com letras muito pequenas com essa redução de tamanho.

Outro problema é que o livro foi todo impresso em preto e branco. Os mapas possuem uma gama de informações e ficaram terríveis sem cores, tornando complicado distinguir uma área X da área Y, já que interpretar a diferença de nuance de um cinza claro para um cinza não tão claro é uma tarefa árdua até para quem possui a visão mais perfeita no mundo.

Vale a pena tê-lo em sua estante? Sim, vale a pena! Possuímos pouco material sobre a Guerra do Vietnã publicado no Brasil e o conteúdo deste livro é muito bom. Porém, pesquise bastante para conseguir comprá-lo por um preço entre R$40,00 e R$60,00: este livro infelizmente é muito encontrado por R$85,00, que é um preço desencorajador e que não condiz com o material produzido no Brasil - justificaria se tivessem produzido o livro no Brasil em cores, num tamanho maior e com capa dura, quase nos moldes da edição americana.

Krisley 21/07/2016

O livro é uma bagunça
O conteúdo é bem abrangente, abordando a guerra na terra, na água, no ar, nos países vizinhos do Laos e Camboja e o front doméstico nos Estados Unidos (protestos, assassinatos e toda a questão política, social e cultural na década de 60). A narrativa tem um estilo mais jornalístico, sendo de leitura super rápida, cobrindo vários tópicos, mas sem aprofundar nos assuntos.

Os capítulos não seguem uma ordem cronológica, indo e voltando no tempo, assim como o texto não segue uma sequência muito lógica, onde algo é mencionado diversas vezes, para só depois ter uma seção explicativa.

O texto às vezes é repetitivo, falando a mesma coisa em sequências ao longo de algumas páginas e depois repetindo novamente no próximo capítulo. Muitos dos textos auxiliares, presentes em diversas páginas em caixas laterais ou quadros, estão mal posicionados em termos narrativos ou não acrescentam nenhuma informação nova.

Há diversos erros de digitação, fonte de tamanho variável nos quadros auxiliares e mapas no limite da inutilidade, com legendas sofríveis, níveis de cinza que dificultam a interpretação além de não apresentarem escala ou orientação. Na abertura do capítulo 13, a imagem que cobre mais de uma página mostrando um tanque passando numa estrada, está com uma legenda que descreve um helicóptero sendo empurrado de um navio.

Livro todo em preto e branco, capa comum, 17x24 cm, com mais de 300 fotografias, cerca de 30 mapas e diagramas, além de quadros informativos. Folhas brancas, papel offset. São 269 páginas (tirando o sumário, índice onomástico, etc) com pelo menos uma imagem cada (às vezes três), de diferentes tamanhos e resoluções.

Isso tudo faz com que o livro fique um pouco poluído visualmente, o texto mesmo ficou espremido entre as figuras. Esse tipo de formatação não é problema quando está em um formato maior e colorido. Essa edição parece uma fotocópia reduzida da versão de “luxo” de capa dura, 21x28 cm e papel fotográfico da própria editora.

No final do livro tem uma cronologia de duas páginas e uma pequena biografia que divide uma página com um quadro de estatísticas de tropas, mortes e desaparecidos.

O preço normal (fora de promoções) de mais de 50 reais não está de acordo com a baixa qualidade gráfica.
Albert 21/07/2016minha estante
Obrigado pelas informações Krisley, foram bastante úteis. Uma alternativa de referência, poderia ser com o livro A Primeira Guerra Mundial do H.P Wilmott, afinal esta obra é de tamanho grande e folhas de alta qualidade, sem falar na parte gráfica. Você sugere que se assemelha de uma forma geral com o do Wilmott?

Krisley 21/07/2016minha estante
De certa forma sim, mas a parte gráfica do "A Primeira Guerra Mundial" do H.P Wilmott da editora Nova Fronteira é um pouco mais elaborada e em um formato ainda maior. O "História da Guerra Civil Americana" da Mbooks se assemelha mais. Na Amazon americana é possível ver uma amostra do livro digital, só clicar na capa (Look inside) https://www.amazon.com/Illustrated-History-Vietnam-War/dp/1782742883 .

Eduardo 14/11/2016minha estante
Como leitor/colecionador de livros sobre o Conflito no Sudeste Asiático, estas resenhas comentários foram úteis na tomada de decisão em adquiri-lo, ou não. Haja visto que suspeitava, - que pra quem já possui um certo background no assunto,- tal obra pudesse ser um pouco redundante e superficial, tirando o valor um tanto salgado. A edição norte americana, pelo que pude ver, há fotos de alta qualidade, e talvez valha o investimento. Talvez adquira, caso encontre-o numa promoção.
Obrigado pelas opiniões.