Inesquecível

Inesquecível Max Belzareno

Resenhas - Inesquecível

Fernando Nery 27/04/2016

Um Livro Inesquecível
Olá, Meus Amigos do Mundo Literário!
Encontro-me solitário em uma fila. Inúmeras pessoas rodeiam-me. Nenhuma delas preenche minha solidão. A maioria está rindo. O ambiente é festivo.
Olho o relógio. Meu amigo não chegou. Algumas garotas olham para mim. Pelo menos, isso é bom. O olhar feminino envaidece e traz conforto.
A fila não acaba. As pessoas manifestam uma certa irritação. Todas estão ansiosas para adentrar na festa que promete ser "Inesquecível".
Distraio-me e meu olhar vagueia pelo horizonte. Um toque em meu ombro se faz presente. Finalmente, chegou o meu amigo Max Belzareno. O rapaz é bonito e rouba a cena. As garotas deixam de me olhar e encaram o rapaz com desejos lascivos. Confesso que a presença dele desperta uma ponta de ciúmes. De fato, não me importo com as garotas em si. Todas me parecem superficiais, entretanto, a vaidade de sentir-me admirado permanece em mim.
Max me olha calado. Parece muito na dele. Dou um sorriso para meu amigo que é retribuído. Do lado de fora, em meio à algazarra, escutamos o som pauleira. Na realidade, não queria estar nessa festa. Max também não. O "gurizão", de 25 anos, fita os meus olhos. Percebo que ele protela em dizer-me algo.
O que foi? indago meu amigo.
Nada. responde pouco convincente.
Ocorre um silêncio interminável, mesmo com o burburinho da multidão. Silêncio de almas tímidas. A fila anda uns poucos centímetros.
Fernando, preciso dizer-lhe algo. sinto que suas palavras saem com dificuldade. Trata-se de uma confissão.
Diga-me, Max. falo carinhosamente.
"Sabe, uma coisa bem pessoal que não contei para ninguém... mas escrevi esse livro para exorcizar sentimentos ruins que eu tinha dentro de mim... e por incrível que pareça, FUNCIONOU! entendo que a obra mencionada é o 'Inesquecível', publicação da Chiado Editora. Eu não conseguia me livrar deles... então criei um quadro e busquei soluções dentro da história e o resultado é isso que tu viu... ou melhor, LEU hehe... acho que o maior benefício que a leitura desse livro me proporcionou foi me ajudar a sair de uma zona ruim... e espero que ajude outras pessoas... é estranho eu falar que esse livro me ajudou, uma vez que EU MESMO que dei vida à história... mas é como dizem... os personagens vão ganhando forma e força... e chega um momento que somos conduzidos por eles... pra quem me perguntar quem eu sou dentro da história, eu sou um pouco de CADA UM, em diferentes, fases de minha vida..."
Fico perplexo frente à declaração de meu amigo. Max demonstra coragem e confiança. Mantenho-me reticente. A quietude incomoda-o.
"É preciso que falemos daquilo que nos preocupa e não do que todos gostariam de escutar." Max fala com voz embargada.
"Eu aprendi que falar às vezes não é uma coisa boa. Afinal, nós dois sabemos que nem todas as verdades são para todos os ouvidos."
===========
Olá, Galera!!!
Fiz uma pequena brincadeira para introduzi-los no clima do livro "Inesquecível", de Max Belzareno, uma publicação da Chiado Editora.
Max pode ser iniciante, porém, escreve com a maestria de autores experientes. O seu talento é incrível. A obra possui 300 páginas que fascinam o leitor. O estilo de escrita de Max é formidável. Percebemos o seu zelo na escolha das palavras de forma que a estrutura textual garante pleno entendimento dos assuntos abordados.
O texto é esclarecedor e ao mesmo tempo reflexivo, levando-nos a filosofar sobre diversos temas que assolam o pensamento contemporâneo.
As discussões dadas estão na boca do povo, e é meio triste perceber que no ano de 2016, algumas delas ainda são consideradas tabus para a humanidade.
Um questionamento bastante pertinente à obra é: devemos falar sobre o que nos incomoda ou permaneçamos calados, pois a verdade nos apoquenta?
Max confessou-me que o livro foi uma "espécie de exorcismo". O seu desejo era libertar-se de demônios internos. O texto acima da confissão do autor é verdadeiro e copiei literalmente de uma mensagem enviada.
Por meio do livro, ele exprime as angústias de seu coração, e os personagens são reflexo de seu turbilhão mental. O impressionante é que os questionamentos e angústias retratados na obra não são exclusividade de Max. Muitos homens e mulheres passam pelos mesmos sofrimentos e falta de aceitação em relação a sua sexualidade.
O universo refletido pela mente "Belzareniana" é o mundo das relações homoafetivas reprimidas. Max toca no tema da homossexualidade de maneira realística, e mostra-nos os conflitos interiores, bem como os medos associados a uma sociedade preconceituosa.
A história inicia-se com uma grande festa. Vemos Lorenzo, um rapaz bonito e rico, que atrai diversos olhares femininos e a companhia de pessoas interesseiras cujo desejo é aproveitar-se de sua popularidade.
A princípio, Lorenzo parece alguém confiante e sem problemas. Depois, vemos que o rapaz é tomado por grandes angústias. Há uma tristeza, uma espécie de vazio em sua vida. Na fila de um grande evento denominado "Inesquecível", o protagonista avista Tony, um ex-amigo. Lorenzo experimenta uma ponta de dor ao ser aquele com quem compartilhou bons momentos.
Descobrimos que Tony foi abandonado por Lorenzo sem qualquer explicação. Uma amizade bela se desfaz sem um motivo plausível. A narrativa da obra é feita em terceira pessoa, entretanto, o mergulho profundo na mente de Lorenzo cria a sensação de que, em muitos momentos, lemos algo em primeira pessoa. Observa-se um texto com alto grau de teor psicológico.
Paralelamente à descrição perfeita do universo mental de Lorenzo, o autor expõe singularmente os cenários exteriores. Vemos o ambiente festivo com riquezas de detalhes. Os seres humanos presentes figuram como ornamentos do reino da futilidade.
Geralmente em livros que leio, encontro um certo desequilíbrio entre a retratação dos sentimentos internos dos personagens e os elementos de seu mundo exterior. Ora, predominam características internas dos indivíduos; ora, acentuam-se as descrições dos ambientes que os cercam. Max traz a marca da originalidade ao estabelecer o equilíbrio entre o interior e o exterior.
O desespero de Lorenzo se dá pelo fato de se reconhecer como homossexual e não aceitar sua natureza. Secretamente, nutre ganas por Tony. Eis o motivo da desunião ocorrida entre os dois.
Não sei se cabe o título de covarde ao protagonista, porém é verdade que ele se mantém distante de Tony para não encarar quem é de fato. Sabe aquela história de esconder a sujeira debaixo do tapete?
É quase isso que ocorre com Lorenzo, todavia, ele não esconde a sujeira, mas a riqueza de sua sexualidade e sentimentos amorosos. Quem disse que amar uma pessoa do mesmo sexo é algo sujo? Amor verdadeiro não tem sexo.
Muitas batalhas ocorrem no coração de Lorenzo e ele não consegue vencer, aprisionando-se em uma realidade que não tem nada a ver com seus sentimentos. Lorenzo é o cara profundo que vive na superficialidade por puro medo.
Durante o percurso narrativo, também encontramos o universo angustiante de Tony com suas amarguras. O autor intercala capítulos que dão ênfase a Lorenzo e outros que enfatizam a personalidade de Tony. Constatamos que o segundo compartilha de desejos comuns ao protagonista, também não revelados.
O ex-amigo carrega mágoas profundas do abandono e tudo parece dizer que se encontrar com aquele que o rejeitou, não haverá possibilidade de reconciliação.
Frente aos acontecimentos, o leitor almeja um possível encontro entre os dois. A ansiedade invade a alma de quem lê.
Para encurtar a história, o encontro ocorre por intermédio de Helena, uma garota feia. A personagem secundária carrega características tão marcantes e inteligentes que toma ares de protagonismo em muitas cenas. Nas palavras dela, notamos a força do conhecimento psicológico do autor da obra. Helena é o retrato fiel das pessoas desprezadas, mas que agregam em si valores profundos e marcas de sabedoria.
Sobre o resultado do reencontro, abstenho-me de mencionar qualquer coisa. O que posso dizer é que Max Belzareno foi perfeito em sua estreia. Seu enredo tem uma excelente base reflexiva. O autor demonstrou um intenso conhecedor da psicologia humana. É impossível não se encantar com sua escrita
Sei que meu texto alongou-se, mas quando vocês lerem, terão a percepção de que muitos assuntos foram deixados de fora, visto que Max detalha os seres humanos e o ambiente com grande esmero e precisão.
O título "Inesquecível" faz jus à obra. Muitos autores escolhem outros como fonte de inspiração. Afirmo que Max Belzareno tem um lugar guardado em minha vida como uma das melhores fontes para meus futuros escritos. Classifiquei o livro dele com CINCO ESTRELAS no Skoob. Infelizmente, não há possibilidade de qualificá-lo com milhões delas no sistema.
Não recomendo o livro. Imponho sua leitura. Garanto que tal imposição é algo distinto e salutar (risos) que se tornará um fato "Inesquecível" para o leitor.
Para adquirir a obra, clique aqui.
Então, gostaram da proposta do livro? Comentem, pois desejo saber a opinião de todos.
Deixo meu forte abraço. Até breve.

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2016/04/resenha-inesquecivel-de-max-belzareno.html
Nilton Alves 10/01/2017minha estante
Adorei sua resenha. Estou ansioso para ler