A Tradição Arcana

A Tradição Arcana Marco de Moraes

Resenhas - A Tradição Arcana

Jessika 14/05/2021

Eu gostei tanto que gostaria muito que tivesse continuação, amei a história e os personagens!
"O livro A Tradição Arcana – do Caos às Travessias Mágicas, de Marco de Moraes, me surpreendeu de muitas formas. A começar pelo título que não parece ser de uma história de fantasia e sim um exemplar de estudos místicos sobre a Tradição Arcana, por exemplo. O que, na minha opinião, é um ponto muito positivo. Gera curiosidade antes mesmo de ler a sinopse e faz o futuro leitor da obra pensar: como será que ele abordou esses conceitos nessa fantasia? Ao menos, foi o que passou pela minha cabeça.

Sobre esses conceitos que mencionei… sim, o livro contém três temas difíceis de serem abordados: Caos, Travessias Mágicas e a Tradição Arcana. Temas complexos que já fizeram muita gente queimar a “mufa” pra poder entender. Alguém aí lembra da Teoria do Caos ou do Efeito Borboleta? Se sim, então você sabe do nível de complexidade que estou falando.

Poucos são aqueles que conseguem falar desses assuntos de forma clara, bem explicada, simplificada, de fácil entendimento para o leitor. Principalmente para o leigo no assunto, aquele que não tem a intenção de estudar física, filosofia ou mesmo conceitos e tradições mágicas/místicas e só está afim de uma boa história para ler.

Entretanto, o autor consegue fazer isso com primor, ambos os tipos de leitores ficarão satisfeitos e nem um pouco confusos em todas as vezes que esses temas forem abordados. Porque o autor não entra a fundo nesses temas, ele usa o básico do básico e os explica de uma forma simples e direta ao somá-los a trama. E isso é ótimo, pois facilita o entendimento do leitor de modo a permitir que o mesmo entre na aventura, junto com os personagens, quase que por “osmose”.

Bom, os personagens principais meio que não têm muito tempo para estudos teóricos, muito menos para os estudos práticos, embora devam, precisem e necessitem muito de conhecimento nessas e em outras áreas. Porque há muito o que aprender, porém, o tempo é curto e o tanto que eles têm para estudar é o mesmo tanto que têm para investigar, descobrir, agir e evitar que algo grandiosamente ruim aconteça e prejudique a todos. E no meio de tudo isso estava Augusto, que ainda tinha seus próprios problemas para resolver. (...)"

Continue a ler a resenha no nosso blog:

site: https://portalgeekers.wordpress.com/2018/02/07/resenha-a-tradicao-arcana-do-caos-as-travessias-magicas-de-marco-de-moraes/#more-2580

Quennick 08/04/2021

Blog Eureka Mundo
Neste livro conheceremos Augusto. Augusto é um homem já feito que foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide, o que o levou a ser internado em um hospício. Seu comportamento agressivo e sua mania de perseguição fez com que ele seja acusado de ter causado o acidente de seu primo, que devido a queda de três lances de escada teve que ser internado e ficou em coma. Depois desse dia, o personagem principal convive com as regras da Clinica de Reabilitação Mental São Benedito. Porém, dias após dia, esse lugar apresenta uma nova história que envolve magia, suspense e a tradição arcana. Um livro repleto de muita ação que nos envolve do inicio ao fim, com uma intensidade incrível!! Um excelente livro!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/04/a-tradicao-arcana-do-caos-as-travessias.html

umbookaholic 22/06/2017

Um livro a ser lembrado! <3
Preciso começar esse post falando sobre a narrativa do Marco. De forma simples e poética, o autor vai nos apresentar uma outra forma de ver esse mundo que acreditamos conhecer tão bem. Ao mesmo tempo que a narrativa do autor é simples, ela tem certas peculiaridades. A escolha de palavras do Marco é muito boa, faz com que você se apegue aos personagens e se ponha no lugar deles. O livro é repleto de frases marcantes e metáforas, o que deixa tudo ainda mais legal.

Os personagens do livro são bem legais, também. A forma como cada um é apresentado é ótima, já que tudo acontece e é explicado no momento certo. Você não precisa nem de 100 páginas pra saber que esse é um livro meio devagar, sim, mas por que o autor soube usar muito bem cada página. O personagem principal, o Augusto, tá bem perdido no começo do livro, o que faz com que nós fiquemos perdidos, o que foi sensacional. Essa sensação de estar andando no escuro foi fundamental pra me fazer querer mais e descobrir o que tá havendo. Conforme o Augusto vai conhecendo toda aquela nova realidade, nós vamos sendo apresentados à tudo aquilo junto com ele.

Existe uma organização secreta na história, a O.L.S.A, e meu deus! Esse livro, apesar de ser de fantasia, tem um quê muito grande de livros de investigação. O tempo todo os personagens estão correndo atrás de alguma coisa, ou tentando descobrir algo. O mistério em torno d'A Tradição é tão grande, que você devora o livro pra saber o por quê de tudo. As páginas viram sozinhas! O Marco foi muito feliz na escolha de misturar tantos gêneros, digamos assim, em um livro só. Já adianto que indico pra todo mundo que tá afim de começar a ler livros de fantasia, mas não sabe por onde. É uma ótima pedida. ;)

Duas coisinhas me incomodaram durante a leitura: a revisão e a forma como o autor nomeia os personagens. A revisão do livro deixou a desejar um pouco; senti falta de vírgulas em certos pontos. O autor, quando vai se referir a um personagem, nem sempre o chama pelo nome; às vezes ele usa "o mais novo", "o motoqueiro", "o passageiro". Isso pode ser bastante incômodo se você não tiver prestando bastante atenção na leitura, então fica a dica pra quem for ler.

Esse é o primeiro livro da Editora Pendragon que tenho a oportunidade de ler, então gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Gostei MUITO da diagramação e do acabamento do livro (apesar de ter ressalvas quanto a revisão, como já mencionei). O material da capa, a textura e gramatura das folhas: tudo lindo! Só não gostei muito da orelha, achei meio estranha. kkk!

Fica aqui, então, a minha recomendação de um livro nacional bem legal, cheio de ação, aventuras e um quê de teoria da conspiração! haha!

site: http://www.umbookaholic.com/2017/06/a-tradicao-arcana.html
Larissa.Alves 19/12/2017minha estante
Me incentivou a ler!!! Obrigada pela resenha ??

umbookaholic 20/12/2017minha estante
De nadaaa! Tem vídeo no canal, tbm, se quiser assistir!

Suzane | @memoriasdeumaleitora 28/11/2016

Aventura, ação e mistério!
A Tradição Arcana vai contar a história de Augusto, um jovem que foi internado num hospício após supostamente jogar seu primo escada a baixo do terceiro andar e deixá-lo em coma. Porém Augusto não se lembra com precisão daquele dia, e ele ainda mantém dúvidas sobre o que de fato aconteceu, e a estadia no hospício não facilita em nada clarear sua mente, afinal ele é submetido a tratamentos extremamente pesados.

"Aquele era o lugar onde todos os sonhos viravam pesadelos."
Augusto foi diagnosticado com Esquizofrenia Paranoide, e mantém um quadro de comportamento agressivo e mania de perseguição, e o fato de ele ver coisas o perseguindo não o ajudam muito. Nosso protagonista tenta por diversas vezes fugir da Clínica de Reabilitação Mental, afinal aquele lugar só o faz mal, até que certo dia consegue ver a luz da liberdade, e ao chegar do outro lado do muro dá de cara com um motoqueiro misterioso a sua espera. Mas tanto esforço o faz desmaiar antes de qualquer coisa.

Esse livro é complicado resenhar pois não posso contar muito sobre a história, é interessante vocês lerem ela "no escuro" assim como eu li, sem saber muito para os fatos tomarem o impacto necessário.

Porém posso dizer que Augusto vai descobrir muitas coisas e vai entrar num mundo de magia muito interessante e diferente do que estamos acostumados, vamos compreender o porque Augusto vê pessoas, todo o segredo que envolve sua família e toda a verdade sobre a sua internação.

Somos apresentados a personagens secundários que dão toda uma base a história, e como o livro é narrado em terceira pessoa, conseguimos ter uma visão ampla e conhecer a fundo os personagem tendo uma maior compreensão da história toda. Alguns personagens eu me apeguei bastante e me identifiquei, hehe.

A Tradição Arcana trás aventura, muita magia, mundos para explorar, e muita ação, ou seja, perfeito para os amantes de fantasia, e com um desfecho que eu amei. Recomendo muito!

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2016/11/resenha-tradicao-arcana-marco-de-moraes.html
Marco de Moraes 07/12/2016minha estante
Adorei o seu trabalho nesta leitura. Fico feliz que tenha gostado do livro, principalmente do final!
Abraços

Suzane | @memoriasdeumaleitora 17/12/2016minha estante
Muito obrigada Marco

Isa - @livros_em_mente 12/11/2016

{Resenha} A Tradição Arcana - Marco de Moraes
"A realidade é meramente uma ilusão, apesar de ser uma ilusão muito persistente. Albert Einstein."

Tudo começa com Augusto internado em um manicômio, ele está lá porque foi acusado de empurrar seu primo da escada do terceiro andar, e agora seu primo está em coma no hospital. Mas ele sabe que não fez isso, pelo menos é o que ele acha, pois ele nunca fica lúcido desde que foi levado para o hospício, não consegue colocar os pensamentos em ordem, e infelizmente não lembra de nada que aconteceu naquele dia. Desde pequeno Augusto vê pessoas o perseguindo, então sua família pensa que ele está ficando doido, por isso o internam.

Lá na clínica eles tem um tratamento diferenciado, não querem ajudar quem esta doente da cabeça (como eles falam), ao contrário, fazem de tudo para piorar a situação. Augusto sofre diariamente lá, apanha, toma banho com água cheia de pedras de gelo (bom, não pode se dizer que é um banho, quando ele está amarrado e os caras que jogam a água nele), é dopado todos os dias com fortes medicamentos. Mas isso está para acabar, pois ele vai conseguir fujir. Coisas estranhas começam a acontecer e ele percebe que esta na hora de sair dali.

Já do lado de fora tem alguém a sua espera, é Carlos, só que ele não vê bem, usou muita força e acaba desmaiando. Quando acorda, está no apartamento de Carlos, bom, está na hora de descobrir algumas coisas.

Carlos conta que Augusto na verdade é um sensitivo, por isso ele vê pessoas que outros não vêem, são almas, pessoas de outra dimensão. Ele conhece também Cezar, um velho mago, amigo de seu pai. Descobre que seu pai também era um, e que eles faziam parte de uma ordem secreta. Ele ainda vai descobrir muita coisa, vai embarcar em uma jornada para descobrir o que aconteceu naquele dia em que seu primo rolou escada abaixo. Também terá que conhecer sobre esse lance de sensitivo, porque andam acontecendo várias coisas estranhas, alguém quer destruir o mundo e ele terá que descobrir o que é. Ira fazer viagens para outra dimensão. Será que ele conseguirá se lembrar? Conseguira controlar seu poder e ajudar a descobrir o que anda acontecendo? Poderá voltar pra casa? Perguntas e mais perguntas, é tudo que Augusto tem por enquanto.

"Mais do que tomar posse das chaves junto do guarda, era necessário encontrar a chave para abrir a porta do seu próprio caminho."

"Será que tive culpa? Será que realmente derrubei meu primo durante um surto?, eram perguntas que davam margem a outras questões."

O livro é contado em terceira pessoa, a escrita é leve, só que teve algumas partes do livro que eu achei meio massante (talvez porque sou uma romântica, e senti falta disso, mais isso não é culpa do autor, rsrsrs. Eu é que acho que tem que ter romance em tudo). Bom, temos várias aventuras e e encrencas em que o Augusto e o Carlos se metem, várias imersões em outro mundo, um mistério que só será revelado no final, e que final.
Eu recomendo o livro, para quem gosta de aventuras, mistérios e magos.

O livro é lindo, eu amei cada detalhe dele. A capa, contra capa e até dentro do livro.

Se quiser ver mais resenhas, é só acessar o link do meu blog abaixo:

Beijinhos ??
Marco de Moraes 07/12/2016minha estante
Muitíssimo obrigado pa leitura e resenha!
Espero fazer mais parcerias futuramente.
Abraços

Isa - @livros_em_mente 07/12/2016minha estante
Obrigada você também pela oportunidade e confiança. Também espero beijossss e boa sorte!!! Que você escreva muitos e muitos livros ainda. ??

Pri Gonçalves 20/08/2016

Uma história totalmente diferente sobre magia!
Esse livro me surpreendeu bastante, primeiro porque a sinopse me deu uma ideia diferente, segundo porque a abordagem sobre Magia é bem incomum, muito mais rustica o que eu gostei mais do que imaginaria. É uma história profunda, intrigante, que mistura dimensões, magia e ordem secretas culminando em um fim, aliais, o que mais gostei foi o fim! Super indico!!
Marco de Moraes 01/09/2016minha estante
Gostei bastante do trabalho de vocês! Boa resenha!

Danielle 24/07/2016

A trama gira em torno de Augusto, um jovem órfão que foi internado em uma clínica de reabilitação mental pela sua própria família que acredita ter sido ele que derrubou seu primo da escada de casa e o rapaz permanece em um coma profundo. O fato de Augusto antes do acidente ter dito aos seus tios que via algumas coisas que ninguém mais via acabou sendo fundamental para que ele fosse diagnotiscado com esquizofrenia.

Após diversas tentativas de fuga do hospício, um dia Augusto consegue obter sucesso e ao conseguir passar pelos muros um misterioso rapaz de moto está a sua espera. A partir desse momento a trama começa a se desenvolver e muitos mistérios sobre o passado de Augusto virão a tona, ele irá descobrir o que há por trás da sua possível esquizofrenia, que é um mundo novo e repleto de magia, e que também pode ser muito perigoso.

Augusto junto ao seus novos amigos irão tentar desvendar os motivos de muitos acidentes e calamidades estão acontecendo na cidade e nisso terão que enfrentar muitos perigos e mergulhar no mundo da magia até então desconhecida por Augusto. Ação e Adrenalina não irão faltar nessa estória.

O livro está narrado em terceira pessoa dando uma visão mais ampla da estória para o leitor, bem diferente do primeiro livro do autor "Presas", que está em primeira pessoa com um visão mais limitada ao protagonista porém muito profunda. Gosto dos dois tipos de narrativas cada um tem sua peculiaridade. Conheci o Marcos há alguns anos em um evento literário onde ele me contou que em breve seu livro seria publicado e me falou um pouco da estória e quando o livro finalmente foi publicado comprei, li e gostei muito, fiquei muito honrada ao receber o convite dele para ler seu livro novo e mais uma vez posso dizer que que adorei a leitura e que o autor mostrou que está evoluindo cada vez mais.

Recomendo a leitura a todos que gostem de livros que envolvam fantasia e magia.

site: www.ciadoleitor.com.br
Marco de Moraes 01/09/2016minha estante
Adorei a resenha! Muito obrigado! :D

Mari 27/06/2016

"Estava feito. Ponto."

Há algum tempo o autor Marco de Moraes me falou sobre um futuro projeto e me convidou para ler o primeiro capítulo da obra. Ele conseguiu me deixar bem curiosa a respeito da história e, quando A Tradição Arcana chegou para mim, logo fiquei animada com a ideia de finalmente saber o desenrolar da história de Augusto Ferreira.

"Aquele era o lugar onde todos os sonhos viravam pesadelos."

Augusto é um homem que está internado em um hospício diagnosticado com Esquisofrenia Paranoide. Comportamento agressivo e mania de perseguição fazem parte de sua ficha e ele está internado desde que seu primo caiu de três lances de escada e foi internado em coma. Augusto foi acusado pelo ocorrido e, há três meses, precisa conviver com a solidão e os costumes da Clínica de Reabilitação Mental São Benedito. Mas isso não quer dizer que ele não tenha tentado fugir. Depois de muita perseverança, ele encontra sua liberdade ao mesmo tempo em que um novo enigma começará a fazer parte de sua vida: a Tradição Arcana.

"Tudo seria feito com a mais perfeita exatidão."

A narrativa em terceira pessoa é minha favorita e o motivo é simples: ela permite que o autor apresente detalhes que poderiam ser exagerados e tornar a narrativa em primeira pessoa massante. Eu já conhecia a escrita de Marco de Moraes por conta de seu primeiro lançamento, Presas, onde a narrativa era em primeira pessoa, e fiquei feliz em ver como ele amadureceu e conseguiu apresentar uma história ainda mais bem construída que a anterior. A divisão dos capítulos, o desenrolar da trama, os diálogos bem desenvolvidos, os descobrimentos do protagonista, tudo acontece tudo é apresentado de uma forma fascinante que nos deixa tão próximos do cenário que parece que estamos fazendo parte de tudo.

[...] LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://www.magialiteraria.net/2016/06/resenha-tradicao-arcana-marco-de-moraes.html
Marco de Moraes 29/06/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha!

Seu trabalho ficou completo, excelente!