A Primeira Vez

Sophie McKenzie
Jenny Valentine

Resenhas - A Primeira Vez

larilari 07/01/2021

Honestamente, ainda não consigo decidir se amei esse livro ou se ele deixou a desejar. Muitas das histórias começaram de maneira confusa e, quando finalmente conseguia me identificar com o determinado protagonista, o enredo terminava e começava um novo. Imagino que seja essa a intenção, mas é algo que me incomodou de certa forma. Deixou aquele gostinho de ?e agora? O que acontece depois??
Comecei a ler esse livro por conta do Patrick Ness, que também é autor de Chaos Walking, uma das minhas trilogias favoritas. Entretanto, fiquei muito desapontada com o conto dele durante boa parte do andamento; e quando finalmente minha atenção se prendeu, ele terminou.
Como um todo, o livro varia entre histórias leves e contos mais chocantes. Há pouco desenvolvimento e, por conta disso, as questões abordadas acabam não sendo tão trabalhadas quanto poderiam ser. É uma leitura rápida, apesar da diferença de escrita entre os autores ser gritante em muito momentos, o que acaba te desestabilizando entre um conto e outro.
Em contrapartida, os conflitos juvenis mostrados no decorrer das páginas são de fácil identificação por parte do leitor, tratando-se das preocupações triviais que a maior parte dos adolescentes já teve. Para quem está iniciando essa nova fase da vida, é um prato cheio.

Jamily 11/08/2020

Resenha - A primeira vez
Um livro que todo adolescente - ou melhor, qualquer pessoa - deveria ler.

Eu ganhei esse livro em abril de 2017, como presente de aniversário de uma amiga muito querida. Lembro muito bem da minha reação só de ver a capa do livro, que acabou se tornando uma de minhas preferidas. Lembro que mais tarde, olhando o livro melhor, eu li o nome dele; o nome do cara que escreveu um dos meus livros preferidos "O Chamado do Monstro": Patrick Ness! Só de saber que ele era um dos autores eu me empolguei. Eu realmente não sei porquê eu parei de lê-lo pela metade, mas depois de hoje, eu me arrependo amargamente!

Atenção: não se deixem influenciar pela capa bonitinha e nem pelo tema do livro, pois o conteúdo dele é muito mais do que aparenta. O que eu quero dizer é que esse é um livro muito necessário, de verdade. É dividido em oito histórias curtas e de escrita simples, de oito autores diferentes, e cada um tem sua maneira de escrever, e cada história tem um certo grau e, além disso, variam de épocas e culturas! O tema é virgindade, e ela é abordada de várias maneiras, boas e ruins; e é justamente isso que vai acabar com você.

Sobre as maneiras ruins: se você é sensível quanto à violência, violência sexual e/ou violência psicológica, vou deixar o título das histórias que mais me abalaram de alguma maneira por conta disso; não para você não ler, mas sim para se preparar antes! E não se preocupem, a última história do livro é como uma calmaria após a tempestade. "A idade do consentimento", "Com os garotos é diferente", "Charlotte" e "A toalha branca", sendo as duas últimas citadas, as mais pesadinhas.

Além de tudo, o livro também aborda sexualidade: gays, lésbicas e até mesmo assexuais, de certa forma (me digam que não foi só eu quem saquei isso na Katya, por favor!).

E por último, direi as minhas histórias favoritas:
"Com os garotos é diferente" (que foi escrita pelo Patrick Ness, coincidência?), por abordar o tema super necessário que é "o que é perder a virgindade?" e "A idade do consentimento", por ter ensinado eu, uma adolescente de 15 anos na época, a diferença entre Eddie's e Danny's (só quem leu vai entender a referência).

Eu entendi completamente o objetivo dos autores com esse livro e quero compartilhar isso com o mundo. Por favor, leiam A Primeira Vez e me digam que eu não sou a única defensora desse livro.

Obrigada por lerem até aqui. Até mais!
gabrielareislr 03/09/2020minha estante
resenha incrível me deixou com muita vontade de ler

Jamily 04/09/2020minha estante
Aaah, que ótimo! Alcancei meu objetivo, hihi