As leis invisíveis do dinheiro

As leis invisíveis do dinheiro Ricardo Melo

Resenhas - As leis invisíveis do dinheiro

Emerson 20/03/2019

Evolução Financeira
O livro aborda auto conhecimento e saúde em todos os aspectos da vida de um ser humano para conseguir evoluir. Não só financeiramente mas num todo.

Mi 31/01/2021

Primeira experiência no tema
Essa foi minha primeira leitura nessa temática - aliás, minto, li "Pai rico Pai pobre" em 2007 para fazer um trabalho da faculdade do meu chefe. Sim, amigos, já aturamos muitas coisas de chefes abusivos por aqui.
Detestei o livro à época e nunca mais li nada sobre finanças. Eu ganhava R$ 300,00 e mal tinha grana pra pagar a faculdade. Hoje, claro, continuo sem grana mas venho pensando em formas de administrar melhor o que ganho - aliás, não GANHO nada porque trabalho pra RECEBER o valor. E esta é uma temática que o livro explora bastante: o poder das palavras que usamos, em especial quando o assunto é dinheiro. Que visão temos das pessoas ricas? Trapaceiras? Que tiveram mais oportunidades que nós? Mesquinhas? E por aí vai.
Eu conheço o autor Ricardo Melo há algum tempo porque acompanho outros trabalhos dele nas redes sociais. Então, já sabia que, no geral, ele é meio repetitivo. Já devo ter escutado a história de vida dele, pelo menos, umas 10 vezes, e aqui no livro não foi diferente.
O livro poderia ter metade das páginas se ele não repetisse tanto a mesma coisa, porém pra quem tem zero conhecimento no tema, até que a repetição não é de todo ruim.
Não esperem ler esse livro pra saber o caminho exato pra investir e multiplicar sua renda, até porque não acredito que exista uma receita pronta que sirva para todos. E o Ricardo é couch financeiro, logo, ele não entregaria tudo que sabe num livro.
Porém, ele apresenta o conceito TED de riqueza, que seria um alinhamento entre Tempo, Energia e Dinheiro. Observando desse ponto de vista, não adianta ter dinheiro e não ter tempo pra usufruir a vida. Nem ter muito tempo e não ter grana pra fazer nada. E vida sem energia é doença na certa. Ele explora essas três fontes em capítulos separados, apresenta exemplos fictícios e de sua própria jornada como investidor e como consultor.
Acho que esse foi um bom começo pra mim, porque me trouxe o lembrete importante do tempo e da energia. Me fez pensar também no quanto precisamos ter uma reserva financeira para emergências. E mais uma vez me confirmou que é o estudo que nos capacita a atuar em qualquer área, mas nem sempre a gente enxerga isso.
Então, se você também está interessado nessa área, te convido a ler meu histórico de leitura pra ver se rola afinidade com o autor e, então, partir pra leitura.
Eu recomendo sim, principalmente para iniciantes ou para aqueles que, porventura, estejam perdendo qualidade de vida na busca desenfreada de ganhar dinheiro para curtir a aposentadoria - que pode nem chegar.